No mundo moderno, a busca pelo crescimento pessoal tem sido cada vez valorizada, pois esse crescimento permite que pessoas se tornem cada vez melhores, se desenvolvendo pessoalmente e profissionalmente.

Ou seja, não basta focar no desenvolvimento profissional, mas também é necessário que se dê atenção ao lado humano, pois ele impacta de forma significativa em todas as áreas da vida de uma pessoa, inclusive na área profissional. Lembre-se de que pessoas melhores se tornam profissionais melhores.

Agora que você já sabe o porquê de se investir em seu crescimento pessoal, vou te mostrar “como” com essas dicas úteis e práticas que reuni especialmente para você. Preparado?

 

1. Leia livros constantemente

 

Livros são fontes inesgotáveis de conhecimento. Pare para pensar o seguinte: através de um livro, você tem acesso a solução do problema que alguém levou, em alguns casos, uma vida inteira para descobrir.

Além disso, livros desenvolvem a capacidade de desenvolver sua habilidade de leitura, escrita e fala, aumentando seu vocabulário e contribuindo para uma maior eloquência, que por sua vez é essencial na carreira de qualquer profissional.

Aqui no blog, nós inclusive já fizemos um artigo com 11 livros que todo líder precisa ler, uma lista obrigatória para quem deseja alcançar o crescimento pessoal e profissional. Alguns livros como O Poder do Hábito, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas e Sonho Grande são excelentes opções para você começar.

 

2. Autoconhecimento

 

O autoconhecimento é essencial para o desenvolvimento pessoal, pois através dele você poderá identificar seus pontos fortes e seus pontos de melhoria, podendo direcionar sua atenção a essas áreas.

Com um pouco de atenção, você identificará a maior parte desses pontos com certa facilidade. Por exemplo, pense nas coisas que você evita fazer por não se sentir confiante. A área em questão provavelmente é um ponto de melhoria.

Outra forma de identificar pontos de melhoria é prestar atenção a todas as situações que te causam desconforto no seu dia a dia, ou seja, coisas que te deixam incomodado. Essas situações são um prato cheio para a percepção dessas áreas a serem desenvolvidas.

Feito isso, é preciso trabalhar passo a passo para corrigir esses pontos e transformar fraqueza em força.

 

3. Aprenda um novo idioma

 

Sem dúvida, aprender um novo idioma é uma das melhores experiências para seu crescimento pessoal. Pense bem em todos os benefícios associados a esse aprendizado. E o melhor de tudo isso? Não há nenhuma desvantagem.

Aprender uma nova língua te permite estar em contato com mais pessoas, sendo exposto a culturas diferentes, o que por sua vez é uma experiência que te levará a um outro patamar de conhecimento.

Em relação a qual idioma aprender, não preciso nem falar do inglês, certo? Esse já se tornou basicamente uma obrigação na vida da maior parte dos profissionais. Com certeza, é o idioma que mais abre portas, pois permite contato com o mundo todo, dado o fato de que é a língua universal, usada no comércio internacional e em trabalhos científicos.

Mas não pare somente no inglês, ao invés disso, expanda seus horizontes ainda mais, pois a cada novo idioma, é uma nova cultura e mais contatos disponíveis, consequentemente aprimorando seu crescimento pessoal.

 

4. Pratique exercícios físicos regularmente

 

A mente e o corpo estão totalmente ligados. Logo, para o bom funcionamento de suas capacidades mentais, é importante que se dê atenção ao corpo, mantendo-o ativo com uma rotina regular de exercícios.

Independente do tipo de exercício, seja uma caminhada ou mesmo a academia, o importante é manter a regularidade. Lembre-se de que um “você” melhor começa com uma saúde melhor.

 

5. Desafie um amigo

 

Uma boa forma de se alcançar o sucesso é desafiar um amigo para essa jornada de crescimento pessoal. É muito mais fácil atingir um objetivo quando há uma espécie de competição acontecendo, especialmente se for na forma de uma aposta entre amigos, pois um ajuda o outro a se manter animado.

Ao decorrer do caminho, você notará que ambos chegarão mais longe do que se cada um tivesse seguido por si mesmo. Outro ponto positivo disso é que através dessa jornada compartilhada é possível pedir feedback ao outro, identificando assim pontos de melhoria que você não conseguiu rastrear sozinho.

 

6. Gerencie seu tempo

 

Essa dica é fundamental para ser bem sucedido no seu crescimento pessoal. Por que é fundamental? Porque o tempo é uma das únicas coisas que é impossível de se recuperar. Pense bem acerca disso. Qualquer outro recurso você pode ganhar de volta com trabalho e dedicação. O tempo, por outro lado, não volta.

Inclusive, um desculpa comum a quase todas as pessoas para não investir em crescimento pessoal é a falta de tempo. Mas será que isso é de fato verdade? Já tentou contabilizar todo o tempo gasto em redes sociais e aplicativos de mensagens? E se você convertesse todo esse tempo em investimento pessoal, aplicando algumas dessas dicas?

Então, certamente isso alavancaria sua vida pessoal e também profissional. Para essa tarefa, você pode fazer de algum dos vários aplicativos que fazem esse controle do tempo gasto em cada app.

Eu e alguns dos outros redatores desse blog usamos o Quality Time, que também permite traçar metas quanto ao uso do smartphone, além de alertas por tempo de uso. Infelizmente, esse aplicativo só está disponível para Android, mas existem várias outras opções no mercado.

 

Bônus: faça cursos de desenvolvimento pessoal

 

Essa dica bônus se baseia em uma das principais propostas da Voitto, que é trazer até você cursos que lhe proporcionam crescimento pessoal e profissional. Contamos com uma grande variedade de cursos gratuitos, como Formação de White Belt em Lean Seis Sigma e Introdução ao Lean Manufacturing.

Também temos cursos voltados diretamente para o desenvolvimento pessoal, tais como Oratória e Técnicas de Apresentação e Formação de Líder Coach. Então, não perca tempo e comece já sua jornada em busca do crescimento pessoal!

 

E aí, pronto para começar?

 

Como você pôde perceber com essas dicas, alcançar o crescimento pessoal é um processo gradativo, dependendo muito da sua dedicação. Talvez seja difícil mudar tudo de repente, é verdade, mas você pode começar tentando aplicar uma ou duas dessas dicas e depois ir acrescentando as outras.

Tenha em mente que não adianta nada saber o que fazer mas não colocar em prática. Portanto, dedique-se a essa missão e trace metas de onde quer estar daqui a algum tempo e trabalhe duro para atingir essa meta. De fato, só depende de você.

Ah, e não se esqueça de deixar seu comentário abaixo, pois sua opinião nos ajuda a melhorar nosso conteúdo constantemente, além de ajudar outras pessoas que leem esse texto.