Por que eu devo ler este artigo?
O que é Pipeline de Liderança?
Etapas para construção do Pipeline de Liderança
Importância do Pipeline de Liderança
Torne-se um líder!

Como desenvolver lideranças e alcançar grandes resultados em uma empresa?

Confira seis etapas para construir o seu pipeline da liderança e alcançar grandes resultados para sua equipe produtiva e para a empresa.

Roberta da Trindade
Por: Roberta da Trindade
Como desenvolver lideranças e alcançar grandes resultados em uma empresa?

Líderes não nascem prontos, a liderança é uma habilidade e pode ser desenvolvida. Em 2000, Ram Charan,Stephen Drotter e James Noel criaram um dos modelos mais conhecidos e utilizados para o desenvolvimento de lideranças.

Esse método tornou-se um dos livros mais vendidos no mundo, o Pipeline de Liderança. Nessa metodologia, os autores trazem seis etapas para apoiar as empresas, de forma personalizada, no desenvolvimento de seus líderes.

Continue neste artigo e confira como desenvolver lideranças, tomar decisões e alcançar grandes resultados em sua empresa a partir dos seguintes tópicos:

  • Por que eu devo ler este artigo?
  • O que é Pipeline de Liderança?
  • Etapas para a construção do Pipeline de Liderança;
  • Importância do Pipeline de Liderança;
  • Torne-se um líder! 

Vamos lá!

Por que eu devo ler este artigo?

O papel do líder muda constantemente e está interligado à sua equipe. Cerca de 70% do engajamento de um time, por exemplo, é atribuído à qualidade do seu líder. (Gallup).

Por outro lado, está cada vez mais difícil encontrar e desenvolver líderes no cenário da nova economia e globalização.

  • Se você é líder, poderá observar em que estágio do Pipeline se encontra e as habilidades necessárias; 
  • Se você quer se tornar um líder, conseguirá entender os desafios e estágios que deverá percorrer; 
  • Se você é contratante, RH ou treinador, terá um caminho de seis etapas, que te apoiará de forma personalizada para o desenvolvimento do time de líderes que a sua empresa precisa.

Mas antes, traremos o conceito de Pipeline de Liderança e como ela é essencial para a gestão de pessoas em um ambiente de trabalho.

O que é Pipeline de Liderança?

Pipeline em sua tradução literal significa cano ou encanamento, mas na prática é um processo que envolve etapas, como delegar tarefas e identificar pontos fortes de cada membro da equipe.

Pensando em pipeline de liderança, podemos definir como as etapas pelas quais os líderes devem passar para que possam ser submetidos às transformações necessárias para desenvolvimento da habilidade de liderar.

Segundo os autores do Pipeline, todo líder passa, ou deveria passar, por seis etapas, para desenvolver suas habilidades de liderança.

Práticas exemplares de liderança

Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade. Mas deveríamos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma?

Pensando nisso, Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses grandes gestores.

Assim, chegou-se a conclusão de que existem cinco práticas básicas em comum adotadas por grandes líderes no mundo, que serão explicadas em nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança.

Além disso, no nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança!

5 práticas exemplares de Liderança, baixe agora!

Etapas para construção do Pipeline de Liderança

Neste artigo, trataremos das seis transições, provocando reflexões e novas pesquisas sobre o assunto.

1 - De gerenciar a si mesmo para gerenciar os outros

O primeiro passo é o treinamento profissional para o gestor de primeira linha. As habilidades que deverão ser adquiridas incluem planejamento do trabalho, criação de equipe, atribuição de tarefas, motivação, aconselhamento e avaliação do trabalho do time.

Segundo Charan, “gestores de primeira viagem precisam aprender a realocar seu tempo de forma a não somente concluir o trabalho que lhes é atribuído como também ajudar os outros a terem um desempenho eficaz”.

Além disso, um dos desafios do gestor que está iniciando é entender que existem novas tarefas, que vão além das suas individuais. É preciso ter um olhar agora para o coletivo, para ensinar aos outros.

Do contrário, se manterá no operacional, ainda que esteja à frente das responsabilidades de gestão.

Um de seus maiores riscos para uma empresa é valorizar o trabalho gerencial e não apenas tolerá-lo. Aqui, a figura de quem está na posição hierárquica acima do gestor de primeira passagem é fundamental, apontando erros e acertos e reforçando a necessidade de mudança de paradigmas.

2 - De gerenciar os outros para gerenciar gestores

Embora aqui aconteça a construção da base de gestão de uma empresa, essa etapa costuma ser ignorada, inclusive nos treinamentos de lideranças.

Se na etapa 1, ainda era possível observar tarefas individuais do gestor, na etapa 2, ele deverá se concentrar exclusivamente na gestão.

Sendo assim, algumas das habilidades a serem desenvolvidas são a seleção e desenvolvimento, bem como a atribuição de tarefas gerenciais e lideranças às  pessoas que se tornarão os novos líderes da empresa, ou seja, que estarão na passagem um.

Aqui, o gestor de passagem dois deve ter bem claro que será mentor e começar a se voltar às questões estratégicas que sustentam o negócio.

3 - De gerenciar gestores para liderar uma função

Aqui, alguns desafios antes ocultos começam a aparecer. Novas habilidades de comunicação precisam ser desenvolvidas, para percorrer ao menos mais dois níveis.

Ademais, se o líder funcional precisar gerir áreas fora de sua expertise, ele precisará mais do que conhecê-las: precisará valorizá-las. Duas habilidades são fundamentais nessa passagem: o trabalho em equipe com outros gestores e a competição por recursos baseada nas necessidades do negócio.

Já não basta conhecer a estratégia de sua função, mas sim a estratégia da organização como um todo, com visão de futuro e busca de vantagens competitivas sustentáveis e não temporárias.

Então, a necessidade de se tornar um estrategista competente é bem maior do que nas anteriores.

4 - De gestor funcional para gestor de negócios

Nessa fase, a autonomia dos líderes é aumentada e as suas responsabilidades também. Exige-se grandes mudanças nas habilidades, no gerenciamento de tempo e nos valores profissionais.

Por isso, é uma das passagens mais importantes do pipeline, onde é necessário adotar uma perspectiva de lucro e visão de longo prazo, deixando de olhar somente para planos e propostas técnicas.

O gestor deve estar mais sensível às questões de diversidade, já que tratará com muito mais pessoas do que antes. Ainda, precisará ter um olhar mais aprofundado para as metas futuras, sem se descuidar das necessidades presentes.

Também existe um grande risco do pipeline ficar obstruído, pelo gestor não usar suas funções de apoio, tendo como consequência o não alcance do desempenho pleno da equipe.

Para Charan, gestores de negócios precisam aprender a confiar em todos os gestores funcionais, aceitar conselhos e receber feedback deles, ainda que eles mesmos nunca tenham passado por essas funções.

5 - De gestor de negócios a gestor de grupo

Se você consegue gerir um negócio, certamente conseguirá gerir dois ou mais negócios, certo? Errado. Uma coisa não é garantia de outra.

Esse raciocínio já começa equivocado, uma vez que o gestor de negócios, tende a valorizar o sucesso do seu próprio negócio, enquanto o gestor do grupo, valoriza o sucesso do negócio de outras pessoas.

Na passagem 5, tais habilidades precisam passar por mudanças críticas: avaliação de estratégias para alocação de capital e pessoal, desenvolvimento de gestores de negócio, estratégia de portfólio e autoavaliação.

Em suma, a liderança torna-se mais holística nesse nível.

6 - De gestor de grupo a gestor corporativo

Esses gestores são mais focados em valores do que habilidades, já que estas foram desenvolvidas nas etapas anteriores.

Nessa etapa, costumam estar os CEOs e, uma vez que tenham pulado etapas, a empresa terá um pipeline obstruído, provocando consequências negativas em todos os outros níveis.

Um desses erros é o gestor achar que está dirigindo um portfólio de negócios e não uma entidade, pois não percebem a necessidade drástica de mudanças de valores, além de ter uma mentalidade mais cristalizada tendo como base suas experiências e atribuições, dificultando assim, o desenvolvimento.

Importância do Pipeline de Liderança

O conhecimento sobre cada passagem auxilia na descoberta de problemas ocultos em cada nível da organização, oferecendo assim, um meio de solucioná-lo.

O pipeline de lideranças, apoia em primeiro momento o autoconhecimento, para que depois haja a criação de um plano de desenvolvimento individual (PDI) com avaliações e feedbacks.

É importante frisar que cada empresa pode adaptar seu pipeline de lideranças conforme o porte e necessidade, apenas jamais esquecer do plano de sucessão e carreira para que a empresa não fique refém da falta de líderes qualificados.

Torne-se um líder!

Se as dicas de como desenvolver bons líderes foram úteis para você, não deixe de se inscrever em nossa Newsletter e ficar por dentro de todas as novidades sobre Lean Six Sigma no Blog Voitto.

Atualmente, os líderes precisam sobreviver a um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo como o mercado. Isso porque as empresas necessitam de certas competências e habilidades organizacionais diferentes daquelas que traziam sucesso antigamente.

Tendo isso em mente, você se considera preparado para os desafios da liderança?

Caso sua resposta seja não, fique tranquilo porque preparamos uma super qualificação pra você! Sendo assim, o curso de Liderança para Gestores irá te preparar para conduzir equipes rumo ao alto desempenho através de uma cultura forte, alinhada a estratégia da organização, ao perfil dos membros e ao contexto de mercado, tudo isso embasado pelos principais best-sellers sobre liderança.

Imperdível, não é mesmo? Inscreva-se agora no nosso curso de Liderança para Gestorese se torne um líder de alta performance!

Liderança para Gestores

Roberta da Trindade

Roberta da Trindade

Roberta da Trindade é paranaense, empreendedora na Efoco RH. Administradora, especialista em Gestão Comercial e Gestão de Pessoas. Cursos livres em Gamificação (Universidade Pensilvânia), Design Thinking (Universidade Virgínia ), Marketing e Vendas (USP).

Autora do best-seller Guia de Bolso Spin, produtora de conteúdo e educadora nas áreas de liderança e vendas.

Expertise na criação de áreas de Treinamento. Idealizadora de projetos como Liderança e Poiesis, a Semana dos Líder e Academia de Gigantes, programa de integração e formação de líderes e instrutores de treinamento.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Liderança Para Gestores

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.