Como se deu a evolução do Lean?
Como se deu a evolução do Seis Sigma?
Como surgiu o Lean Seis Sigma?
2 projeções para o futuro do Lean Seis Sigma!
Invista em um futuro de sucesso para sua carreira!

Saiba mais sobre a evolução histórica do Lean Seis Sigma e seu futuro!

Neste artigo, entenda como se deu a evolução histórica do Lean Seis Sigma e ainda, confira suas principais percepções para o futuro!

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Saiba mais sobre a evolução histórica do Lean Seis Sigma e seu futuro!

É muito provável que você já tenha ouvido falar algo sobre o Lean Seis Sigma, não é mesmo? Mesmo que não tenha, com certeza você já teve ou tem afinidade com alguma de suas áreas de aplicação.

Essa metodologia que promete minimizar os desperdícios e potencializar os pontos fortes está cada vez mais ganhando um espaço de destaque no mercado de trabalho e entregando resultados em larga escala.

Mas, você sabe como se deu a evolução histórica do Lean Seis Sigma? Se sua resposta for não, não se preocupe, pois o objetivo desse artigo é justamente te contar maiores detalhes sobre:

  • Como se deu a evolução do Lean? 
  • Como se deu a evolução do Seis Sigma? 
  • Como surgiu o Lean Seis Sigma? 
  • 2 projeções para o futuro do Lean Seis Sigma!
  • Invista em um futuro de sucesso para sua carreira! 

Vamos à leitura?

Como se deu a evolução do Lean? 

O Lean é uma metodologia relativamente recente, visto que seus indícios de surgimento se deram no início de 1900.

Antes que o Lean Manufacturing se concretizasse como metodologia, foram essenciais que outros conceitos fossem estabelecidos. Tais como:

  • Conceito Jidoka, desenvolvido por Sakichi Toyoda; 
  • Representação do movimento básico, desenvolvido por Frank e Lillian Gilbreth; 
  • Fórmula de distribuição desigual, desenvolvida por Vilfredo Pareto; 
  • Modelo T, desenvolvido por Henry Ford; 
  • Princípios da Administração Científica, desenvolvidos por Taylor; 

Logo, esses fatores serviram como base para o desenvolvimento do que hoje conhecemos como Lean, visto que a base científica foi muito importante para chegar ao conceito e aplicação do mesmo.

Além disso, o contexto global teve interferência direta no desenvolvimento do Lean, tal qual teve um grande crescimento após a Segunda Guerra Mundial que aconteceu entre 1938-1945.

Com o crescimento do modelo e aprimoramento de princípios do Lean como o Just in time, a metodologia já estava consolidada no final da década de 1990, tal qual teve o livro “A máquina que mudou o mundo” apresentado ao mundo.

Além disso, em 1998, houve a fundação do Lean Institute Brasil e em 2011, a publicação do livro “Manual Toyota de Produção”, onde o foco é voltado para essa metodologia inovadora que revolucionou a maneira de produzir.

Antes de continuar, confira essa super dica!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Muito interessante, não é mesmo? Agora, é hora de entender sobre o surgimento da outra parte do Lean Seis Sigma, confira o próximo tópico!

Como se deu a evolução do Seis Sigma? 

A partir de 1700, o Seis Sigma já começava a se desenvolver como metodologia. Assim como o Lean, muitos conceitos formulados antes foram fundamentais para o surgimento do Seis Sigma, tais como:

  • Aprimoramento da curva de distribuição normal por Carl Gauss em 1809; 
  • Teste estatístico realizado por William Gosset em 1900; 
  • Controle Estatístico do Processo (CEP) introduzido por Shewhart em 1924; 

Além disso, é imprescindível destacar a influência da Motorola no desenvolvimento do Seis Sigma, afinal, essa metodologia tem seu nome atribuído a Bill Smith, que foi o criador da metodologia na empresa.

Após a implementação na Motorola, o Seis Sigma foi disseminado para a General Eletric e outras empresas também começaram a adotar a metodologia, tais como: Ford, Sony, John Deere, entre outras.

Agora que você já conhece a origem de ambas as metodologias, deve estar curioso para saber como se deu essa poderosa junção, não é mesmo? Para descobrir isso e muito mais, confira o tópico a seguir.

Como surgiu o Lean Seis Sigma? 

Apesar de que o Seis Sigma surgiu antes do Lean, suas aplicações se deram em períodos semelhantes. Diante disso, foi inevitável que os consultores das metodologias percebessem a sinergia que ambas compartilhavam. 

O principal foco do Seis Sigma é melhorar a qualidade dos processos, ou seja, amplificar os pontos fortes já existentes. Enquanto isso, o principal foco do Lean é a redução dos desperdícios durante um processo, ou seja, minimizar os pontos fracos.

Dessa forma, as duas metodologias juntas visam melhorar o que já é bom e reduzir o que ainda é empecilho, formando assim uma dupla imbatível que visa a melhoria contínua.

Vale ressaltar ainda que o Lean Seis Sigma é uma metodologia muito versátil, que pode ser aplicada em diferentes áreas,como de produtos e serviços, visando atingir os objetivos personalizados da mesma, o que torna ele ainda mais eficiente.

Hoje, o Lean Seis Sigma se ampliou exponencialmente e vem alcançado resultados muito satisfatórios nas instituições que sua implementação foi feita. Mas, você sabe quais são as percepções para o futuro dessa metodologia?

Não deixe de conferir o próximo tópico para saber mais sobre isso!

2 projeções para o futuro do Lean Seis Sigma!

Para o futuro, as expectativas são altas para a metodologia Lean Seis Sigma! 

A otimização de processos proporcionada por essa metodologia de melhoria contínua é muito valorizada pelas instituições e constitui em um caminho para o alcance de qualidade de produto e atendimento da necessidade do cliente.

Além disso, engana-se quem pensa que uma metodologia de origem antiga pode ficar ultrapassada com o avanço da tecnologia, afinal, as inovações são muito contributivas para a implementação do Lean Seis Sigma. 

Além disso, tem dois fatores que os especialistas apontam como essenciais para o futuro do Lean Seis Sigma, tais que são:

1. Ampliação de recursos tecnológicos 

A tecnologia está em constante evolução, isso é inegável. Com ela, metodologias como o Lean Seis Sigma tem grandes projeções para um futuro ainda mais promissor.

A utilização de ferramentas básicas para a melhoria de processos é o primeiro passo, mas, a implementação de tecnologias mais avançadas podem levar a metodologia Lean Six Sigma para outro patamar.

Isso porque, agora a metodologia conta com recursos muito mais avançados para o mapeamento de processos, verificação e correção de desperdícios. Dessa forma, o grau de eficiência se potencializa muito.

2. Melhoria na gestão de dados

Os dados são importantes recursos para qualquer instituição que queira obter sucesso. Por isso, essa melhoria na gestão dos dados que vem sendo verificada cada vez mais é tão importante.

Diante disso, o Lean Seis Sigma encontra um cenário muito favorável para sua implementação, tal que conta com dados que antes não estavam disponíveis devido às  limitações.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre por dentro do que acontece de mais relevante e que mais agrega o seu conhecimento.

Invista em um futuro de sucesso para sua carreira! 

A metodologia Lean Seis Sigma já demonstrou, ao longo da sua história, a enorme capacidade de redução de custos e desperdícios e otimização dos processos para as grandes empresas.

O conhecimento na metodologia Lean Seis Sigma faz a diferença para as empresas com projetos que impactam verdadeiramente a organização. E você pode conquistar o título que te dá a possibilidade de gerenciar todos esses projetos.

Já imaginou dominar essa metodologia e se tornar um dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho? É por isso que a Voitto possui a formação no Pacote Especialista Master Black Belt, uma formação completa que engloba todos os níveis do Seis Sigma.

O Pacote Master Black Belt da Voitto conta com 250 horas de carga horária e foi feito para você que quer se tornar Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma!

Lembrando que nossas capacitações em Seis Sigma são os únicos cursos online acreditados pelo fórum Six Sigma Brasil, além de possuírem acreditação internacional pelo The Council for Six Sigma Certification, alinhada com o conteúdo recomendado pela ASQ (American Society for Quality) e com a ISO 10353.

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma!

Formação Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Treinamento De Green Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.