À essa altura do campeonato, se você acompanha nosso Blog, já sabe o que é a metodologia Lean Seis Sigma, não é mesmo?

Mas o que fazer para identificar potenciais projetos Lean Seis Sigma? Afinal, é importante saber onde precisaremos aplicar o Lean Seis Sigma, pois essa metodologia não é para qualquer tipo de problema.

Na verdade, o Lean Seis Sigma tem um certo tipo de problema em que ele consegue atuar de forma efetiva, que são aqueles problemas que se encaixam bem nas características da metodologia. Esse tipo de problema é o que vai gerar um projeto Lean Seis Sigma.

Já aqueles que não se encaixam na metodologia necessitarão de outra forma de resolvê-los, o que não é o nosso caso.

 

Como identificar um bom projeto?

 

Você precisa ter em mente que para definir qual o problema ou oportunidade será trabalhada na metodologia Lean Seis Sigma, é necessário compreender como identificar um bom projeto.

Existem muitas fontes que uma companhia pode utilizar a fim de procurar por potenciais projetos Lean Seis Sigma. Algumas delas são:

 

Desdobramento de metas

 

Algumas empresas possuem metas estratégicos bem definidas, estabelecendo essas metas num nível estratégico, que depois são repassadas para as gerências, e dentro de cada gerência o gestor define as metas da área. E são exatamente essas metas da área que podem ser alavancadas com um projeto Lean Seis Sigma.

Por exemplo, é comum que uma empresa defina algo do tipo: quero reduzir meus custos de produção.

Essa meta estratégica é então desdobrada para uma gerência operacional como sendo a redução dos custos operacionais. Sendo assim, surge a oportunidade de um projeto focado nessa redução dos custos operacionais.

 

Mapeamento de processos

 

Essa é outra forma de identificar bons processos, sendo o cerne da metodologia Lean Manufacturing, por exemplo.

Quando mapeamos e estudamos os processos de forma detalhada, analisando quais são as etapas críticas e, dentro dessas etapas, quais são as tarefas críticas do processo, conseguimos enxergar onde estão os “pontos fora da curva”, os desvios, desperdícios e, sendo assim, as oportunidades de melhoria.

 

Identificação de desperdícios

 

Identificar desperdícios é uma prática muito boa para qualquer empresa que esteja em busca de maior produtividade.

De acordo com a metodologia Lean Seis Sigma, existem 8 tipos de desperdício, como por exemplo defeitos e estoque. Logo, cada vez que um desperdício é identificado, surge a oportunidade de um projeto focado em combatê-lo.

Por exemplo, vamos imaginar que uma empresa perceba que um produto tem sido fabricado com defeito. Assim, reduzir a quantidade de defeitos gerados pode ser um bom projeto Lean Seis Sigma.

Se em uma outra área, como a administrativa, a empresa mapeia que para uma informação ser gerada um mesmo documento chega a ser preenchido três vezes, um novo projeto pode ser a solução.

 

Necessidade dos clientes

 

A necessidade dos clientes é, sem dúvidas, um prato cheio para potenciais projetos Lean Seis Sigma.

Lembre-se de que estamos falando tanto de clientes externos quanto internos. Feedbacks e reclamações da parte dos clientes são muito úteis, pois através deles muitas oportunidades de melhoria são percebidas, assim como os problemas a serem resolvidos.

Por exemplo, imagine que uma fabricante de bebidas receba reclamações de que seu produto têm apresentado um sabor diferente do padrão que agrada aos clientes.

Logo, um projeto Lean Seis Sigma pode ser aplicado para resolver esse problema, melhorando a qualidade desse produto aos olhos do cliente.

 

Benchmarking

 

Um ponto importante a se considerar para potenciais projetos Lean Seis Sigma é o que os concorrentes estão fazendo, o famoso benchmarking. Se eles estão melhores em algum dos processos de produção ou apresentando resultados melhores, isso é sinal de que a empresa deve colocar em prática um projeto Lean Seis Sigma.

 

Que tal saber tudo sobre Lean Seis Sigma?

 

Agora que você já aprendeu a identificar potenciais projetos Lean Seis Sigma, que tal saber tudo sobre essa metodologia?

Para isso, torne-se Green Belt em Lean Seis Sigma com o curso que a Voitto traz até você! Nosso certificado possui acreditação do The Council for Six Sigma Certification, instituição renomada e reconhecida como autoridade em acreditação Seis Sigma.