O que é Pensamento Sistêmico?
Qual a importância de aplicar o Pensamento Sistêmico?
Como aplicar o Pensamento Sistêmico nas organizações?
Dificuldades de aplicar o Pensamento Sistêmico
As 5 disciplinas do Pensamento Sistêmico
Como desenvolver o Pensamento Sistêmico?
Diferenças entre Pensamento Sistêmico e Pensamento Linear
Comece agora, desenvolva as suas habilidades!

Entenda a importância de agir com o Pensamento Sistêmico no mundo corporativo

Descubra neste artigo como o Pensamento Sistêmico influencia nossas vidas, decisões e relações no trabalho, além dos 5 princípios básicos do pensamento crítico.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda a importância de agir com o Pensamento Sistêmico no mundo corporativo

Você tem enxergado a sua empresa como um todo? Conhece os impactos que cada pequena ação dentro dela pode gerar para que ela alcance os resultados almejados?

Usar o Pensamento Sistêmico a favor da organização pode transformar a realidade de gestores e colaboradores no alcance de suas metas.

Na década de 90, o escritor Peter Senge lançou um livro que tinha como propósito uma "visão sistêmica" das empresas, focada em melhorias. Para ele, o pensamento sistêmico é uma das grandes fontes para a inovação nas organizações, pois por meio dele há um processo legítimo de aprendizado contínuo.

Dessa forma, o livro "A Quinta Disciplina", estabelece cinco disciplinas que levam ao aprendizado organizacional, sendo que o sistema empresarial é como um conjunto de engrenagens, onde o funcionamento de cada parte impacta no todo.

Então, para que você possa entender melhor sobre o que é o pensamento sistêmico e aplicar esse método na sua organização, separamos os seguintes tópicos:

  • O que é o Pensamento Sistêmico?
  • Importância de aplicar o Pensamento Sistêmico;
  • Como aplicar o Pensamento Sistêmico nas organizações?
  • Dificuldades de aplicar o Pensamento Sistêmico;
  • As 5 disciplinas do Pensamento Sistêmico;
  • Como desenvolver o Pensamento Sistêmico?
  • Diferenças entre Pensamento Sistêmico e Pensamento Linear.

Curioso? Então vem comigo!

O que é Pensamento Sistêmico?

ilustração de uma pessoa em dúvida


O pensamento sistêmico é a busca de entender o funcionamento de sistemas como um todo, envolve ter a visão holística dos processos. O holismo é um conceito criado por  Jan Christiaan Smuts em 1926, primeiro-ministro da África do Sul, onde ele descreve esse conceito em seu livro "Holismo e Evolução" da seguinte forma:


"A tendência da Natureza, através de evolução criativa, é a de formar qualquer ‘"todo"’ como sendo maior do que a soma de suas partes"


Ou seja, o pensamento sistêmico permite ter a perspectiva global, sem distinção de setores, sem tratar os processos de forma individual.

É a disciplina que busca entender os elementos estruturais, através de modelos mentais mais complexos. Segundo Senge, criador do conceito de pensamento sistêmico, o ponto para interpretar a realidade de forma sistêmica é enxergar círculos de influência, e não de linhas retas. Traçando os fluxos de influência, ficam claros os padrões que se repetem continuamente, melhorando ou piorando as situações.

Quanto mais comum é um processo, mais o vemos de forma linear. Processos do dia a dia acabam sendo incorporados e dificilmente paramos para pensar nas atividades que realizamos com frequência, nem analisar as etapas que o antecedem.

Obviamente, as divisões de setores e áreas são de suma importância para o funcionamento de uma organização, para que cada funcionário exerça sua especialidade no seu campo de formação. Mas aos funcionários, e principalmente aos líderes, visualizar a empresa como uma organização única.

Para implantar o pensamento sistêmico na companhia, os gestores têm que ter claro quais as habilidades e competências dos colaboradores, bem como comportamentos e pontos de melhoria.

E assim, estudar todos os ecossistemas para enxergar os pontos de melhoria e desenvolver um plano de ação.

Quais as características do Pensamento Sistêmico?

Existem 3 características principais do pensamento sistêmico que devem ser levadas em consideração, elas foram pensadas por Fritjof Capra no livro “Patterns of Connection: Essential Essays from Five Decades” e são as seguintes:

  1. Mudança das partes para o todo: para enxergarmos o todo, precisamos conhecê-lo em partes e assim também deve ocorrer a transição;
  2. Das pessoas para os relacionamentos: é preciso olhar para cada um de forma isolada e então compreender o relacionamento como uma rede;
  3. Das estrutura para o processo: é preciso focar nos processos a fim de entender as estruturas que o sustentam.

Entender essas características ajudará a usar o pensamento sistêmico como um conceito fortalecedor na empresa.

Qual a importância de aplicar o Pensamento Sistêmico?

É importante aplicar o pensamento sistêmico, principalmente para que os colaboradores da organização se sintam parte desse todo.

Você provavelmente já deve ter visto o filme Tempos Modernos, onde Charles Chaplin expõe o drama da exploração trabalhista. O filme critica as condições de trabalho durante a Revolução Industrial, a relação homem-máquina é extremamente preocupante e é muito bem abordada no filme.

Em uma época em que o trabalho era estritamente mecânico, o longa aponta que os funcionários nem mesmo sabiam o que havia no final da esteira de produção; ou seja, o resultado final da execução das partes individuais.

Portanto, a aplicação do pensamento sistêmico, garante um diferencial  que impactará diretamente na produtividade dos funcionários que irão se identificar com os objetivos da empresa quando entenderem que fazem parte de algo maior e da sua importância dentro da organização.

Como os ecossistemas acabam sendo expostos dentro da empresa, a tomada de decisão acaba sendo muito mais consistente, alinhando as tarefas a todos os envolvidos no processo.

Dessa forma, o pensamento sistêmico propicia muitos benefícios, como:

  • Visão da empresa como um todo: Como mencionado no começo desta seção, a visão holística ajuda os gestores e demais profissionais a enxergarem a organização como um todo e não como um conjunto de partes isoladas. Traz à tona quais necessidades da empresa, suas forças, fraquezas, e qualquer outro fator que propicie o o planejamento de estratégias assertivas que ajudarão a empresa;
  • Priorização do trabalho: expõe quais atividades são realmente fundamentais para companhia, que trarão efetivamente resultado para empresa;
  • Consideração sobre as necessidades dos stakeholders: no processo sistêmico, a opinião dos stakeholders, dos clientes e dos fornecedores são levadas em consideração e suas necessidades passam a ser mais bem atendidas;
  • Vantagem competitiva no mercado: analisa os processos mais de perto, deixando claro quais estratégias devem ser desenvolvidas para que a empresa se torne referência em seu segmento. Pelo pensamento sistêmico, é possível reconhecer que expertise a empresa adquiriu com o tempo, e qual vantagem competitiva possui perante os concorrentes, podendo-se pensar inclusive na abertura de uma Spin-off;
  • Melhores tomadas de decisão: adotar indicadores desenvolve uma capacidade de decisão muito mais clara, ágil e eficaz. Do contrário, decisões aparentemente benéficas, mas não baseadas em dados, acabam prejudicando a produtividade ou vendas;
  • Identificação rápida de falhas: automatizar tarefas, controle de qualidade e indicadores faz os gargalos ficarem mais claros;
  • Capacidade de análise crítica: uma visão sistêmica clara evita correções superficiais e prolonga as melhorias.

Como aplicar o Pensamento Sistêmico nas organizações?

Agora que você já aprendeu sobre a importância do Pensamento Sistêmico, chegou o momento de aprender a aplicá-lo no seu empreendimento ou na organização onde você trabalha.

Começar a aplicar o pensamento sistêmico em uma organização exige dedicação de todos os envolvidos, é preciso dar foco na conscientização do time para que todos entendam o conceito e a necessidade das mudanças.

Alguns passos práticos podem ser seguidos para aplicar o pensamento sistêmico em empresas:

  1. Garanta que os líderes da empresa estejam alinhados sobre as expectativas e ações a serem tomadas;
  2. Promova a conscientização de todo o time sobre a importância das mudanças realizadas e da colaboração entre todos;
  3. Busque deixar as decisões transparentes, dando um exemplo a ser seguido por todos;
  4. Invista em treinamentos que auxiliem nesse período de transição;
  5. Use o planejamento estratégico da empresa como o pontapé do pensamento sistêmico.

Seguindo esses passos você poderá realizar essa renovação na empresa em que atua e alcançará resultados.

Dificuldades de aplicar o Pensamento Sistêmico

Uma das maiores dificuldades de aplicar o pensamento sistêmico nas empresas é o alto índice de rotatividade.

Porém, a rotatividade só é alta porque as empresas não compreendem que é justamente a falta do pensamento sistêmico que não fideliza os funcionários às empresas.

Como já diz o próprio Senge, os seres humanos só absorvem as mudanças, quando também alteram sua maneira de ver o mundo.

E fica muito difícil obter isso sem implementar uma cultura focada no estímulo ao aprendizado contínuo.

No momento que a empresa e os gestores conseguirem enxergar essa questão, terão compreendido a essência do pensamento sistêmico.

As 5 disciplinas do Pensamento Sistêmico

As 5 disciplinas do pensamento sistêmico são detalhadas no livro "A Quinta Disciplina" de Peter Senge. O pensamento sistêmico não é uma metodologia de resultado imediato.

Senge explica que "as organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir".

E para que uma organização alcance esse patamar, são necessárias cinco disciplinas:

1. Domínio pessoal

O domínio pessoal é uma característica do indivíduo que busca se desenvolver. Quanto maior a expansão da sua capacidade pessoal, maior as chances de se criar um ambiente que engaje as pessoas no alcance das metas.

Os líderes das empresas exercem um papel fundamental no desenvolvimento do domínio pessoal dos colaboradores, pois esse domínio se trata também de como os indivíduos e as organizações trabalham juntos para melhorar o ambiente das empresas e se desenvolverem.

Então, ajudar os membros da equipe a desenvolverem a criatividade e outras habilidades afeta também o crescimento da empresa.

2. Modelos mentais

Os modelos mentais influenciam o modo como vemos e interpretamos situações. Em uma organização, eles estão ligados ao ponto de vista da empresa, e é importante que os colaboradores sigam os modelos mentais das mesmas.

No caso dos modelos mentais de colaboradores e organização não serem compatíveis, a busca por um equilíbrio é necessária para que o trabalho seja desenvolvido.

3. Visão compartilhada

O objetivo da visão compartilhada não é apresentar sua visão, mas angariar seguidores em relação ao propósito estabelecido pela empresa com base na compreensão dos objetivos dos colaboradores.

A visão compartilhada faz com que os membros da equipe se sintam parte da empresa, e comecem a entender o sucesso da organização como o seu sucesso por terem objetivos em comum.

4. Aprendizado em equipe

O aprendizado em equipe está relacionado à capacidade das pessoas deixarem de lado seus posicionamentos para adotarem posturas que buscam defender uma ideia do grupo.

Para isso é possível implementar melhorias explorando talentos individuais, mas sempre em busca de um resultado em equipe.

5. Pensamento sistêmico

Analisando e compreendendo a empresa como um sistema integrado, o pensamento sistêmico possibilita criar formatos de análise e linguagem capazes de compreender as relações que modelam os sistemas.

Pensar sistemicamente faz com que as pessoas entendam que suas atitudes afetam todas as partes da organização por meio de relações de causa e efeito.

Como desenvolver o Pensamento Sistêmico?

Para desenvolver o pensamento sistêmico nas organizações é necessário que primeiro os colaboradores estejam conscientes da importância de adotar essa visão e percebam que são parte de um sistema.

Além disso, os líderes e gestores devem ter a habilidade de reconhecer as competências dos membros da equipe, os pontos de melhorias para trabalhar em cima de capacitações e ainda avaliar as relações dos colaboradores dentro da empresa e a capacidade deles de interagir entre si.

Alguns pontos podem ser trabalhados, como não entender problemas como casos isolados e sim tentar entendê-los como parte do todo, perceber que focar em apenas uma parte não é a solução e que é possível buscar soluções sustentáveis pensando a longo prazo ao invés de pensar a curto prazo nos problemas.

Para te ajudar nesse processo, assista ao vídeo que separamos especialmente para vocês, nele você vai aprender como tomar as melhores decisões, e isso vai te ajudar no processo de desenvolvimento do pensamento sistêmico:

Diferenças entre Pensamento Sistêmico e Pensamento Linear

O Pensamento Sistêmico permite que a equipe olhe para os problemas  como um todo, entendendo os impactos que cada ação pode causar.

É comum que, em uma empresa, alterações que acontecem em um determinado setor também afetem outros, quando há essa compreensão por parte dos colaboradores, o problema quando surge é resolvido de forma completa.

Já o Pensamento Linear foca em apenas uma tarefa, na resolução daquele problema específico e, muitas vezes, desconsidera seus impactos em outros âmbitos.

Comece agora, desenvolva as suas habilidades!

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.