O que são os métodos ágeis?
O que é DSDM?
Qual a diferença entre o DSDM e a metodologia tradicional?
Quais são os princípios do DSDM?
Quais as etapas de um projeto DSDM?
De que forma o DSDM se difere de outros métodos ágeis?
Seja ágil e especialize-se para o mercado!

Conheça o DSDM, uma alternativa ágil que proporciona grandes resultados

Ainda não sabe o que é DSDM? Então, acompanha o que preparamos para você e descubra como utilizar essa ferramenta e melhorar seus projetos.

Alice Becker
Por: Alice Becker
Conheça o DSDM, uma alternativa ágil que proporciona grandes resultados

DSDM é um acrônimo que significa “Dynamic Systems Development Method” ou, em português, “Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Dinâmicos”. Você pode não saber ainda o que é o DSDM, mas imagino que já tenha ouvido falar do Scrum, certo?

Bom, da mesma forma que o Scrum, o DSDM é um método ágil, usado para o desenvolvimento e gerenciamento de projetos. As metodologias ágeis proporcionam projetos bem estruturados, com entregas incrementais e de grande valor para os clientes.

O mais incrível disso tudo é que as metodologias ágeis são baseadas na prática e procuram auxiliar projetos com escopos que sofrem mudanças ao longo do tempo. Como existem vários frameworks, é possível escolher o que se adapta melhor a sua realidade.

Então, ficou curioso para saber um pouco mais sobre o DSDM? Quer entender como ele pode ser útil em seus projetos? Acompanhe o que preparamos para você nos seguintes tópicos:

  • O que são os métodos ágeis?
  • O que é DSDM?
  • Qual a diferença entre o DSDM e a metodologia tradicional?
  • Quais são os princípios do DSDM?
  • Quais as etapas de um projeto DSDM?
  • De que forma o DSDM se difere dos outros métodos ágeis?

Preparado para descobrir mais desse assunto? Continue a leitura do artigo!

O que são os métodos ágeis?

Antes de falarmos sobre o DSDM e suas características precisamos, primeiramente, entender o que é uma metodologia ágil.

Os métodos ágeis são uma abordagem iterativa e incremental de gerenciamento de projetos que se concentra na entrega contínua de valor aos clientes, colaboração entre equipes multifuncionais e resposta flexível a mudanças nos requisitos do projeto.

Essa abordagem visa atender às necessidades do consumidor de maneira mais eficiente, permitindo uma maior flexibilidade para lidar com mudanças e incertezas no decorrer do processo de desenvolvimento.

Alguns dos métodos ágeis mais conhecidos são o famoso Scrum, mas também se enquandra o Kanban, Extreme Programming (XP), Lean e DSDM..

Agora que você já sabe o que são os métodos ágeis, vamos conhecer um dos seus principais modelos: o DSDM. Confira no tópico abaixo!

O que é DSDM?

O DSDM (Dynamic Systems Development Method) é uma metodologia de desenvolvimento incremental e iterativa, ou seja, a cada nova etapa são feitas melhorias nas versões anteriores. Além disso, baseia-se na ideia de que 80% dos resultados dependem de 20% do tempo.

O DSDM foi criado por um conjunto de especialistas e consultores em Engenharia de Software no Reino Unido, em 1994, que visavam o desenvolvimento de projetos de alta qualidade, mesmo que estivessem limitados por prazos e por orçamentos.

A intenção desse grupo era criar projetos robustos, rápidos e responsivos. Dessa maneira, um dos focos do DSDM é manter uma aproximação entre usuários finais e equipe de desenvolvimento.

Atualmente, o DSDM é mantido pela organização Agile Business Consortium, anteriormente chamada de DSDM Consortium, que é responsável pela atualização das versões, além de disponibilizar diversos materiais informativos e gratuitos. A versão atual do DSDM é a 4.0.

Qual a diferença entre o DSDM e a metodologia tradicional?

Imagino que você deva estar se perguntando: “Qual é a diferença entre o DSDM e a metodologia tradicional?” Bom, a diferença entre eles está no princípio fundamental das metodologias e, para que você possa entender melhor, trouxemos esse esquema para você.

Esquema DSDM

A metodologia tradicional, também chamada de “Waterfall” ou, em português, “cascata”, trata a funcionalidade do projeto como sendo fixa. Já o tempo e os recursos do projeto são vistos como variáveis.

Na prática, como uma ação é dependente da anterior, se essa atrasar, aquela também atrasará. Buscando solucionar essa questão, a DSDM trata o tempo e os recursos como fixos, sendo a funcionalidade variável.

Isso significa que, ao longo do projeto, poderá haver mudança no escopo. Considerando que o usuário final participa ativamente com a equipe de desenvolvimento, é natural que o escopo mude, fazendo dessa técnica extremamente útil, com resultados satisfatórios.

Contudo, quais são os princípios que regem o DSDM? É o que vamos descobrir agora!

Quais são os princípios do DSDM?

De acordo com a Agile Business Consortium, existem 8 princípios do DSDM:

  1. Focar na necessidade do negócio;
  2. Entregar dentro do prazo;
  3. Colaborar;
  4. Nunca comprometer a qualidade;
  5. Construir incrementalmente a partir de bases sólidas;
  6. Desenvolver iterativamente;
  7. Comunicar de forma contínua e clara;
  8. Demonstrar controle.

Aposto que você ficou curioso para saber como são desenvolvidos e gerenciados os projetos, não é mesmo? Então, confira o que preparamos no tópico logo abaixo!

Quais as etapas de um projeto DSDM?

Os projetos desenvolvidos em DSDM apresentam três etapas diferentes: pré-projeto, ciclo de vida e pós-projeto.

Curioso para descobrir o que cada fase significa? Siga com a leitura para entender mais!

Pré-Projeto

Nesta fase, são identificados os projetos candidatos. Além disso, realizam-se orçamentos e contratos. É a etapa anterior ao desenvolvimento do projeto.

Ciclo de vida

Essa etapa está subdividida em 5 partes que representam o decorrer do desenvolvimento do projeto.

As partes são: análise de viabilidade, estudo do negócio, iteração de modelos funcionais, iteração de projeto e desenvolvimento e implementação.

Pós-Projeto

Nesta etapa, são feitas melhorias e ajustes de acordo com o escopo do projeto. A manutenção é uma prática contínua, repetida a cada ciclo de vida.

De que forma o DSDM se difere de outros métodos ágeis?

O DSDM é uma metodologia extremamente vantajosa especialmente por lidar com questões que, no geral, são de preocupação ao se adotar métodos ágeis. Ela exige fundamentos básicos para os estágios iniciais do projeto.

Além disso, permite a criação de escopo e características fundamentais antes do desenvolvimento do projeto. Dessa maneira, há uma redução de surpresas indesejadas nos projetos.

O método também apresenta um maior número de papéis a serem desempenhados do que é previsto em outros métodos. Assim, é possível se adequar a diversos ambientes corporativos sem comprometer a agilidade.

Seja ágil e especialize-se para o mercado! 

Confira o eBook Scrum para Gestão ágil de Projetos e se especialize ainda mais na área!

Você vai conhecer todos os eventos, artefatos, papéis desempenhados e as barreiras encontradas na implementação da Metodologia Scrum, utilizada como forma de gerenciamento de projetos em 58% das maiores referências ágeis do mundo todo.

Metodologia Ágil vem sendo cada vez mais essencial para o mercado de trabalho, já que devemos estar preparados para nos adaptar às mudanças de forma rápida, sem desperdiçar tempo e agregando o maior valor possível ao cliente.

Não perca tempo! Baixe o seu agora!

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos , baixe agora!

Alice Becker

Alice Becker

Grad. em Engenharia Acústica, pela Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior como membro da Base Jr. Participou de projeto de pesquisa relacionado ao desempenho acústico de alvenaria estrutural. Conquistou 3º lugar no I Concurso Nacional Conrado Silva de Acústica de Salas. Possui formação em Scrum, Produção de Conteúdo Web, Copywriting e Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Como Se Adaptar Ao Home Office De Maneira Agil E Produtiva

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.