Como surgiu o termo que se refere ao aspecto ambiental?
Quais são as principais etapas?
Primeira etapa: Planejamento
Segunda etapa: identificação dos aspectos ambientais
Deixamos uma dica incrível para você!
Terceira etapa: Avaliação de impactos e determinação dos aspectos significativos
Quarta etapa: Determinação de controles
Dica Bônus!
Que tal se destacar no mercado de trabalho?

Você sabia que o método Kaizen pode te auxiliar na Gestão Ambiental?

Saiba quais são as etapas necessárias para o controle dos aspectos ambientais e como a filosofia Kaizen pode auxiliar em cada uma delas.

Rafaela Pádua Vilela
Por: Rafaela Pádua Vilela
Você sabia que o método Kaizen pode te auxiliar na Gestão Ambiental?

Você sabe o que são aspectos ambientais? E como as empresas podem controlar uma melhor gestão ambiental?

Sem dúvida, chegamos a um momento da história em que as empresas procuram, cada vez mais, desenvolver e divulgar ações de prevenção e redução de danos causados ao meio ambiente.

Estes diferentes atores são os órgãos ambientais, as comunidades próximas de onde a empresa está instalada, as empresas clientes e até o cliente final do produto.

Todos estão cada vez mais exigentes em relação à prevenção de danos ao meio ambiente.

Porém, para que tais impactos não ocorram é necessário que a organização mantenha uma melhoria contínua da sua gestão ambiental, que é feita através do controle de seus aspectos ambientais.

Para te deixar ainda mais alinhado com esse assunto, deixo aqui um breve resumo do que você irá aprender nesse texto:

  • Como surgiu o termo que se refere ao aspecto ambiental?
  • Quais são as principais etapas?
  • Primeira etapa: Planejamento
  • Segunda etapa: Identificação
  • Terceira etapa: Avaliação de impactos e determinação dos aspectos significativos
  • Quarta etapa: Determinação de controles

Como surgiu o termo que se refere ao aspecto ambiental?

A princípio, o termo aspecto ambiental foi definido pela Norma ISO 14001, que o conceitua como: elementos das atividades, produtos ou serviços de uma organização que interagem ou podem interagir com o meio ambiente e causar um impacto ambiental.

Portanto, os resíduos, efluentes, emissões atmosféricas e ruídos gerados nas atividades de produção das organizações são considerados aspectos ambientais.

É importante destacar que o lixo eletrônico e os insumos e matérias-primas utilizados nos processos também são considerados aspectos e devem ser controlados.

Uma forma para garantir que a organização execute este controle de maneira eficiente é a inclusão da cultura Kaizen na sua gestão ambiental, uma filosofia que busca a melhoria contínua da qualidade, focada nos fatores: mão de obra, método, material e máquina.

Quais são as principais etapas?

Abaixo pontuamos algumas etapas necessárias para realizarmos o controle dos aspectos ambientais e como a filosofia Kaizen pode auxiliar em cada uma delas.

Primeira etapa: Planejamento

Para uma boa identificação dos aspectos ambientais deve-se estudar detalhadamente cada processo, incluindo atividades não rotineiras e serviços realizados por empresas terceirizadas dentro da organização.

Como o prazo para a finalização da atividade normalmente é curto, devemos evitar ao máximo falhas e retrabalhos. Sendo assim, cada etapa do projeto deve ser muito bem planejada. São elas:

  • Identificação dos aspectos ambientais;
  • Avaliação dos potenciais impactos e determinação dos aspectos significativos;
  • Determinação de controles.

Como o primeiro dia de uma semana Kaizen, com a equipe reunida, deve-se fazer um levantamento de todas as áreas e departamentos, por isso é importante que a empresa tenha um mapeamento dos seus processos.

Em seguida, é o momento de atribuir a cada colaborador da equipe as seguintes responsabilidades:

  • Realizar a identificação dos aspectos in loco (no próprio local);
  • Definir a metodologia de avaliação dos potenciais impactos e determinar os aspectos significantes, estes mesmos colaboradores serão responsáveis em elaborar a Planilha de Levantamento de Aspectos Ambientais e Avaliação de Impactos, conhecida como Planilha LAIA;

Liderar o projeto, será o responsável por acompanhar o andamento das atividades, revisar e aprovar o resultado final. O coordenador ou gerente da equipe pode desempenhar esse papel.

Segunda etapa: identificação dos aspectos ambientais

Após levantarmos todas as áreas ou departamentos da organização e atribuirmos a cada membro da equipe as suas responsabilidades, é o momento de realizarmos a identificação in loco (no próprio local).

Uma forma bem simples de realizar essa identificação é imaginar que, no chão de fábrica, todas as possíveis entradas e saídas dos processos serão consideradas aspectos ambientais.

Como mostra o fluxograma da atividade abaixo:

Segunda etapa: identificação de aspectos ambientais


Na cultura Kaizen, esta etapa também pode ser considerada como uma gestão do Gemba, palavra de origem japonesa que significa local onde a ação acontece.

É importante que os colaboradores envolvidos e os responsáveis pelos processos estejam presentes no momento de identificação, afinal eles são quem melhor conhece as atividades.

Dessa maneira, eles poderão informar com exatidão quais são os produtos utilizados, se há expectativa de compra de novos produtos, quais os resíduos gerados e suas destinações atuais, além de outras informações relevantes para que o levantamento dos aspectos ambientais seja eficiente.

Deixamos uma dica incrível para você!

Você sabe o que é um Líder Kaizen?

Bem, a Formação de Líderes Kaizen ocorre quando um profissional se torna qualificado para liderar uma equipe em projetos de melhorias ágeis que duram até 5 dias. Para isso, ele utiliza conceitos como Takt Time, Tempo de Ciclo, Jidoka, Ciclo PDCA, tudo amarrado com a implementação da filosofia através de uma liderança firme e bem desenvolvida.

Sendo assim, com o curso Formação de Líderes Kaizen você aprenderá uma abordagem prática que te levará por uma introdução dos conceitos e o passo a passo de cada um dos 5 dias de um evento kaizen.

Além disso, você ainda receberá templates exclusivos em Excel para aplicar os conceitos estudados na sua empresa!

Muito importante, não é mesmo? Então, não perca tempo e se inscreva agora no nosso curso de Formação de Líderes Kaizen!!

Formação Líderes Kaizen


Agora que você já viu como se destacar e se tornar um profissional completo, iremos continuar te explicando sobre o método Kaizen.

Terceira etapa: Avaliação de impactos e determinação dos aspectos significativos

Nesta etapa os membros da equipe deverão determinar, para todos os aspectos encontrados, quais os potenciais impactos ambientais correspondentes e como gerir uma boa gestão ambiental.

Depois que a equipe determinar os possíveis impactos ambientais e como continuar com a gestão ambiental da empresa, será o momento de avaliar os aspectos por meio dos filtros de significância estabelecidos pela metodologia escolhida, identificando assim quais necessitam de priorização dos controles.

Os filtros de significância devem envolver a severidade, escala, probabilidade e frequência do possível impacto ambiental.

Existe uma diversidade de metodologias disponíveis para esta avaliação, desde algumas mais simples até outras com maior grau de complexidade.

É importante destacar que a Norma ISO 14001 não estabelece uma metodologia específica, definindo apenas requisitos mínimos que a metodologia adotada deve atender.

Quarta etapa: Determinação de controles

Após avaliarmos os aspectos ambientais é o momento de determinarmos formas de controle, dependendo das suas características, dos requisitos das legislações, das instalações da empresa, dos processos, das partes interessadas, das tecnologias disponíveis, além de outros fatores que a equipe julgar como relevantes.

Para produtos químicos também é importante avaliar a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) do material.

Uma boa maneira de determinarmos este controle é adotar a ferramenta da qualidade 5W2H, que consiste em um checklist e faz referência a sete palavras em inglês: what (o quê?), why (por quê?), where (onde?), when (quando?), Who (quem?), how (como?) e how much (quanto custa?).

Esta ferramenta pode ser adaptada às necessidades do Sistema de Gestão Ambiental, fazendo com que o controle dos aspectos ambientais ocorra de forma clara e objetiva. Veja o exemplo:

Quarta etapa: determinação de controles


As informações geradas podem ser utilizadas para compor o documento LAIA, que também deve envolver a metodologia de avaliação de impactos escolhida, como mostra o exemplo abaixo:

Documento LAIA


Neste documento, os controles de cada aspecto ambiental serão estabelecidos, entretanto, essa etapa não acaba por aqui. Na filosofia Kaizen devemos implementar medidas para garantir que esses controles sejam eficazes, como:

Procedimento Operacional Padrão (POP)

Também conhecido como Rotina Operacional (RO), é um documento com instruções sobre a atividade e tem a finalidade de registrar e padronizar a operação.

Este documento também pode conter os aspectos ambientais envolvidos na atividade, a forma de manipulação dos mesmos (controle) e as ações corretivas, caso ocorram acidentes.

Treinamento dos Colaboradores

Para um bom controle dos aspectos ambientais é necessário que os colaboradores do Gemba e a alta direção estejam envolvidos e comprometidos em evitar que impactos ambientais ocorram.

Para isso, é importante a realização de treinamentos sobre a execução das atividades, segundo os POPs, e de conscientização ambiental.

Monitoramento

Alguns aspectos ambientais, como emissões atmosféricas e efluentes industriais, devem estar de acordo com parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental, e o descumprimento desses requisitos pode ocasionar em multas e em possíveis impactos ao meio ambiente.

A partir da criação da planilha de controle LAIA, é possível identificar quais legislações a empresa deve atender e quais aspectos ambientais devem ser monitorados por meio de análises laboratoriais.

Planos de Ação

Para melhoria contínua da gestão ambiental, é necessário envolver metas para redução de aspectos ambientais, como: redução da geração de resíduos sólidos, do consumo de energia e do desperdício de água.

Quando minimizamos essa geração, além de protegermos o meio ambiente, também há uma redução nos custos da empresa. Em média, o tratamento de 1 Kg de um resíduo perigoso no Brasil é de R$2,00.

Colocando isso em uma perspectiva de produção massiva, a redução pode significar uma economia de milhares de reais.

Planos de Manutenção

Os planos de manutenção de máquinas e equipamentos têm a finalidade de evitar falhas e acidentes, reduzindo assim a geração de aspectos ambientais.

Plano de Atendimento de Emergência

A empresa deve responder às situações de emergência causadas por acidentes e mitigar os danos causados ao meio ambiente. O plano deve conter: ações de mitigação, preparação, resposta e recuperação do local. É muito importante que a empresa tenha um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Manter LAIA atualizada

A LAIA deve ser revisada em um prazo estabelecido e sempre que houver mudanças ou substituição de produtos no processo, garantindo assim que todos os aspectos ambientais sejam identificados e controlados.

Vimos que, a partir do controle de aspectos ambientais aliados à filosofia Kaizen, é possível identificar os riscos ambientais aos quais a organização está exposta, às legislações ambientais que a empresa deve atender e identificar o nível de "maturidade" de controle ambiental que a empresa possui.

Todos estes fatores possibilitam a definição da estrutura e dos fundamentos do SGA (Sistema de Gestão Ambiental).

Dica Bônus!

O método Kaizen está se tornando cada vez mais popular, pois quanto mais o mercado fica competitivo, mais as empresas buscam soluções, como a metodologia Lean Manufacturing, para se destacarem.

E o Kaizen é um ponto chave dentro dessas metodologias para obter sucesso!

E se você curte sobre o meio ambiente e gostaria de aprender ainda mais (ou até mesmo estudar sobre esse assunto) deixo aqui um artigo sobre o curso de Engenharia Ambiental que a Voitto preparou especialmente para você!

Que tal se destacar no mercado de trabalho?

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Rafaela Pádua Vilela

Rafaela Pádua Vilela

Engenheira Sanitarista e Ambiental graduada pela Universidade da Amazônia, pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Estácio Belém. Auditora Interna de Sistema de Gestão Integrada - ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, ISO 45001:2018 e ISO 22000:2018 / FSSC 22000. Possui experiência nas áreas de meio ambiente e segurança do trabalho de indústrias e certificação nos cursos de Líder Kaizen, Identificação de Aspectos e Avaliação de Impactos Ambientais e White Belt em Lean Seis Sigma.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.