Por que medir o desempenho do produto?
Qual a diferença entre desempenho e qualidade?
Como medir o desempenho do produto?
Quais os três principais erros ao medir o desempenho do produto?
A regra de ouro para vender mais e mudar a realidade do seu negócio!

Você sabe como medir o desempenho dos seus produtos em relação ao mercado? Confira!

Descubra como acompanhar o desempenho dos seus produtos por meio de KPI’s e qual a relação entre eles e o faturamento do seu negócio.

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
Você sabe como medir o desempenho dos seus produtos em relação ao mercado? Confira!

Você quer aumentar o faturamento do seu negócio mas não sabe por onde começar? Ter controle sobre o desempenho dos seus produtos no mercado é a chave para o sucesso de qualquer empresa e aprender como medir isso é essencial para um bom empreendedor.

Os Key Performance Indicators (KPI’s) ou em português, indicadores de desempenho, são a melhor ferramenta para acompanhar a performance dos seus produtos e traçar estratégias de crescimento mais assertivas para seu negócio.

Nessa leitura vamos nos aprofundar sobre o que são KPI’s, qual a importância de utilizá-los e como medir o desempenho dos produtos pode aumentar a lucratividade da sua empresa. Continue com a gente!

  • Por que medir o desempenho do produto?
  • Qual a diferença entre desempenho e qualidade?
  • Como medir o desempenho do produto?
  • Quais os três principais erros ao medir o desempenho do produto?
  • A regra de ouro para vender mais e fidelizar clientes!

Vamos lá?

Por que medir o desempenho do produto?

Medir o desempenho do produto em relação ao mercado é uma forma de acompanhar a performance do seu negócio.

Na prática isso quer dizer identificar quais produtos estão gerando mais retorno para a empresa, quais estratégias de venda estão realmente funcionando e quais práticas estão gerando prejuízos no seu faturamento.

Como já falamos anteriormente, a melhor forma de medir esse desempenho é por meio de KPI’s e, aliás, pensando em ajudar você a impulsionar seu negócio, a Voitto preparou um kit de templates de KPI’s imperdível para você baixar de forma 100% gratuita.

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Agora que você tem em mãos as ferramentas certas para acompanhar o desempenho dos seus produtos, é hora de colocar isso em prática.

Analisando a performance dos seus produtos é possível implementar soluções assertivas e turbinar as vendas da sua empresa além de, claro, garantir qualidade para os seus clientes. Mas fique atento, porque é nessa parte que muita gente se confunde!

Qual a diferença entre desempenho e qualidade?

A diferença entre desempenho e qualidade é que, enquanto o desempenho se refere a eficiência e funcionalidade de um produto, a qualidade está relacionada à visão do consumidor sobre aquele produto.

Segundo Newton Tadachi Takashina, autor do livro “Indicadores da qualidade e do desempenho - como estabelecer metas e medir resultados” as definições de cada um desses conceitos são:

  • Qualidade: algo que distingue o produto do ponto de vista do cliente
  • Desempenho: algo que distingue o produto para atender às necessidades e expectativas do cliente

Ter foco no desempenho significa otimizar seus produtos pensando em gerar valor aos seus clientes, atendendo da melhor forma suas necessidades.

Fazendo um teste simples, qual dos produtos abaixo você acredita que tenha melhor desempenho?

Computador antigo e de nova geração


A resposta parece muito simples, não é? No computador mais novo o design é mais ergonômico, a velocidade de processamento é mais rápida e existem mais funcionalidades para o usuário.

Mas para as empresas conseguirem implementar todas essas melhorias foi necessário primeiro medir o desempenho de seus produtos. Você está pronto para aprender como fazer isso?

Como medir o desempenho do produto?

Para medir o desempenho do produto é necessário utilizar indicadores de desempenho. No entanto, com uma pesquisa rápida você vai descobrir que existem diversos tipos de KPI’s e nem todos são focados na performance de produtos.

Como escolher os melhores KPI’s para minha empresa? Para facilitar o seu trabalho, nos separamos aqui uma lista com os 5 melhores KPI’s empresariais para você aplicar ao seu negócio!

1- Expansion Revenue

Imagine que você decide assinar a conta básica da Netflix, e após dois meses de uso, está louco para dar um upgrade no seu plano. A receita gerada pelo excesso de compras, além do preço inicial pago pelo consumidor é o Expansion Revenue.

Essa é uma ótima estratégia para impulsionar a lucratividade em empresas que vendem serviços, porque o plano básico serve como uma porta de entrada a novos clientes. Para calcular essa taxa é muito simples:

Expansion Revenue= valor adicional gerado pelos upgrades de assinaturas

2- Net Churn

Essa é métrica mais temida por diversos empresários, estamos falando sobre a porcentagem de queda na receita em decorrência do cancelamento de pedidos, ou seja, qual foi o prejuízo gerado pelos consumidores que se arrependeram de uma compra. Confira como calcular:

Net Churn Customer= ((receita perdida – nova receita) / valor total do MRR) * 100

* MRR é a receita mensal recorrente (Monthly Recurring Revenue)

3- Return On Investment (ROI)

O retorno sobre investimento é um indicador que avalia se um investimento realmente tem gerado bons resultados, com base no valor de retorno que foi convertido a empresa. Veja como calcular:

ROI = receitas - custos / custos.

4- Ticket Médio

Você sabe qual o valor médio gasto por cada um dos seus clientes? Esse indicador ajuda a entender qual o nível de satisfação do cliente e se ele volta a adquirir produtos ou serviços na sua loja. Como calcular?

Ticket médio = número de vendas em determinado período / número de cliente

5- Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Quanto a sua empresa gasta para conquistar um novo cliente? Essa métrica é super importante para traçar estratégias para o lançamento de novos produtos e alavancar campanhas de vendas durante o ano. Aprenda como calcular:

CAC = (investimento em marketing + investimento em vendas) / número de novos clientes

Quais os três principais erros ao medir o desempenho do produto?

Os três principais erros cometidos pelas empresas ao medir o desempenho de seus produtos são:

  • Escolher KPI’s em excesso
  • Fazer uma má análise dos dados coletados
  • Não acompanhar de forma consistente os KPI’s

Tenha em mente que, para vender mais e fidelizar mais clientes, é necessário acompanhar o desempenho dos seus produtos com base nos principais indicadores e de forma consistente, durante um longo período de tempo.

Com uma maior base de dados é possível fazer análises mais assertivas e obter melhores resultados. Você quer continuar essa jornada e dar um passo a frente para mudar a realidade do seu negócio? Continue com a gente!

A regra de ouro para vender mais e mudar a realidade do seu negócio!

Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?

Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

Pensando nisso, te convido a conhecer o nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendas, que te preparará para trabalhar com os principais gatilhos utilizados pelas maiores empresas no mercado, embasado pelos principais best-sellers sobre vendas.

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Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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