O que é a taxa de conversão?
Como calcular a taxa de conversão?
O que é uma boa taxa de conversão e como aumentá-la?
Como otimizar a taxa de conversão ao longo do funil de vendas?
Dica de ouro!

Saiba como monitorar os Leads da sua empresa com a taxa de conversão!

Entenda o que é taxa de conversão, saiba como calcular e descubra como monitorar os Leads da sua empresa para desenvolver estratégias de expansão.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como monitorar os Leads da sua empresa com a taxa de conversão!

A conversão de um cliente é um dos principais objetivos de qualquer campanha de marketing digital. Ela é parte fundamental do processo de vendas, e reflete se o investimento feito está sendo compensado.

Uma das métricas para verificar isso é a taxa de conversão.

Neste artigo, vamos aprender mais sobre suas características, abordando os seguintes tópicos:

●     O que é a taxa de conversão?

●     Como calcular a taxa de conversão?

●     O que é uma boa taxa de conversão e como aumentá-la?

●     Como otimizar a taxa de conversão ao longo do funil de vendas?

O que é a taxa de conversão?

De maneira simples, a taxa de conversão é o percentual de visitantes que acessam seu site ou landing page e são “convertidos” (em outras palavras, fazem o que você precisa).

Essa conversão pode significar várias coisas, dependendo do seu objetivo de negócios.

Alguns dos principais tipos de conversão são: fazer uma compra, preencher um formulário, ligar para sua empresa, entrar no chat online, assinar uma newsletter, se cadastrar no site, fazer o download de algum material gratuito, entre outros.

Existem várias ações de conversão que uma pessoa pode tomar em um site.

Então, a partir dessas ações mensuráveis, podemos estabelecer que medir a taxa de conversão é uma métrica de marketing digital que verifica quantos potenciais clientes estão de fato virando consumidores ou leads.

O segredo para vendas está em um bom atendimento! Você sabia que 60% dos consumidores já tiveram a intenção de fazer uma compra, mas desistiram por causa do mau atendimento?

Acredito que não gostaria de estar nessa estatística, acertei? Com o curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento você aprenderá a melhorar o seu processo de vendas, desde a sua abordagem até o momento do fechamento, a utilizar a técnica de vendas A.I.D.A, a identificar os tipos de clientes, a aplicar armas da persuasão e, ainda, a fidelizar o seu cliente!

Preparado para desenvolver habilidades e adotar estratégias dos vendedores de sucesso para melhorar a conversão de clientes e vender cada vez mais e melhor?

Use o cupom BLOG50 na nossa página de Checkout e comece a se qualificar COM 50% DE DESCONTO! Clique na imagem abaixo e se inscreva no nosso curso Técnicas de Vendas e Excelência no Atendimento!

Clique aqui e saiba mais!

Como calcular a taxa de conversão?

Calcular a taxa de conversão é muito simples. Vamos ver um exemplo prático:

Um gerente de marketing está realizando uma campanha com anúncios no Facebook. Ele atinge um total de 10000 pessoas.

Dessas 10000, 400 usuários clicaram no anúncio (que nesse caso, é o que vamos considerar como uma conversão). Assim, a taxa de conversão será calculada da seguinte forma:

Taxa de conversão = Número de conversões/Número total de visitas

400/10000 = 0.04 ou uma taxa de conversão de 4%.


Sabendo que 4% dos usuários que vêem um anúncio são convertidos, agora temos uma métrica de crescimento.

As taxas de conversão são métodos efetivos de comparar a performance de diferentes meios de divulgação. Também, podemos medir o sucesso de uma campanha de marketing.

Quando utilizada corretamente, a análise da taxa de conversão pode ajudar a mostrar quais meios são mais efetivos para divulgar um produto específico.

Ela também pode revelar a necessidade de outras melhorias, como aprimorar a experiência de usuário, por exemplo.

Dessa forma, podemos otimizar nossa taxa de conversão por meio da redução de custos de aquisição de clientes. Assim, aumentamos a receita por visitante, adquirimos mais clientes e expandimos os negócios.

Utilizando nosso exemplo anterior, em que nossa página de destino tem uma taxa de conversão de 4% e recebe 10000 visitantes por mês, a página gera 400 conversões.

Se a taxa de conversão pode ser aumentada para 10%, otimizando diferentes elementos na página, o número de conversões geradas salta para 1000 por mês.

Sempre há espaço para melhorias quando se trata de aumentar as conversões, e as grandes empresas estão constantemente melhorando seus sites e aplicativos para criar uma experiência melhor para seus usuários.

O que é uma boa taxa de conversão e como aumentá-la?

Existe um senso comum de que uma boa taxa de conversão está entre 1% e 4%. Entretanto, isso não é totalmente verdade.

A taxa de conversão depende muito do contexto. Cada site, página e público são diferentes.

Não podemos comparar a taxa de conversão de uma landing page de um curso online com o anúncio no Instagram de uma loja de roupas. São duas coisas totalmente distintas.

Diferentes sites têm diferentes origens de tráfego (e a qualidade do tráfego faz toda a diferença), volumes de tráfego, tipos de leads, diferentes percepções de marca e diferentes relações com seus públicos.

Além disso, as taxas de conversão variam muito dependendo da meta de conversão (cliques em anúncios nas redes sociais, cadastramento em um site, inscrições em boletins informativos, etc.).

Portanto, é melhor se concentrar no desenvolvimento de uma melhor experiência de usuário, e as conversões vão ocorrer naturalmente. Uma boa taxa de conversão é melhor do que a que você conseguiu no mês anterior.

Então, pensando nisso, pontos que você pode melhorar para aumentar a taxa de conversão do seu site são:

●     Adicione um pop-up ao seu site;

●     Remova os campos de formulário desnecessários;

●     Adicione depoimentos, avaliações e logotipos;

●     Remova distrações;

●     Torne os primeiros passos fáceis, como induzir o fornecimento do e-mail, por exemplo;

●     Desenvolva um Call To Action chamativo, que se comunica com as necessidades do cliente;

●     Adicione um chat online ao seu site.

Como otimizar a taxa de conversão ao longo do funil de vendas?

Para fazer a otimização da taxa de conversão, você precisa conhecer bem as características do seu produto e dos clientes que acessam seu site.

Essas duas informações vão definir em qual etapa do funil de vendas estão as pessoas que vão ser convertidas.

No topo do funil, estão os clientes que ainda estão reunindo informações sobre um produto ou descobrindo que têm um problema.

Para esse tipo de usuário, o melhor é fornecer conteúdos informativos, como oferecer o download de um ebook ou se cadastrar para ganhar um curso gratuito.

No meio do funil, os clientes já sabem que têm um problema e estão buscando uma solução.

Nesse caso, o objetivo é atrair os consumidores para entrar em contato com a empresa, assinando uma newsletter ou conversando com um vendedor.

No fundo do funil estão as pessoas que já conhecem a empresa, e só resta decidir se vão fechar a compra ou não.

Para isso, você pode oferecer uma proposta de valor, ou benefícios como desconto, amostras e frete grátis.

Saber em qual etapa do funil seus clientes estão é fundamental para estabelecer uma comunicação assertiva. Utilizando a abordagem correta e uma boa estratégia de vendas você pode aumentar a sua taxa de conversão sem precisar fazer muito esforço.

Dica de ouro!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gatilhos Mentais Para Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.