Já imaginou digitar uma informação em um campo e automaticamente o Excel te trazer todas as informações complementares?

Legal, né? Nesse post vou te ensinar a fazer isso utilizando uma função que você você provavelmente já ouviu falar, o PROCV.

Se você quer saber realmente para que essa função serve e como que ela funciona por meio de um exemplo prático, esse artigo é para você!

 

Assista gratuitamente nossa vídeo-aula relacionada

 

 

O que é PROCV?

 

O PROCV é uma das funções de pesquisa e referência no MS Excel. Ela realiza uma procura vertical de um determinado argumento na primeira coluna de uma matriz tabela selecionada e retorna o valor referente presente em uma outra coluna na mesma tabela.

Ou seja, essa função pesquisa um determinado valor, e retorna um valor a ele associado. Mas para que isso é útil?

Imagine que temos uma tabela com informações a cerca de um produto. Poderíamos usar a função PROCV para retornar o preço com base no código do produto, por exemplo. Mas como essa função faz isso? Vamos descobrir?

Mas antes disso, temos um material educativo para você. Confira o nosso ebook gratuito sobre procv e proch, através dele você vai aprender tudo sobre essa ferramenta.

 

 

Como funciona a função PROCV?

 

A sintaxe da função PROCV funciona com base em 4 parâmetros, ou seja, são 4 informações que devemos dar à função, assim como o próprio software sugere. Isso será mostrado a seguir.

Deve ficar claro que a busca sempre será na primeira coluna da matriz. Vamos analisar os argumentos da função:

Função PROCV (valor procurado; matriz tabela; nº índice coluna; procurar intervalo).

  • Valor procurado: você escolhe o argumento que deseja procurar em uma determinada matriz tabela;
  • Matriz tabela: deve ser feita a seleção da matriz tabela em que se deseja realizar a busca, ou seja, o intervalo onde estão as informações;
  • Nº índice coluna: deve escolher qual coluna que contém o dado desejado, relacionado ao argumento selecionado;
  • Procurar intervalo: pode ser colocado 1 (verdadeiro) ou 0 (falso). Se colocarmos 0 (falso), a busca será exata, ou seja, só serão retornados valores iguais ao argumento selecionado. Já no caso do valor 1 (verdadeiro), a busca é pelo valor aproximado, retornando valores próximos ao valor procurado.

 

Achou complexo? Vamos pensar na seguinte sintaxe para facilitar a compreensão.

 

 

Nesse caso, temos a matriz tabela onde estão as informações, o valor procurado e o valor que se deseja ser retornado, desse modo, para obter o que a figura sugere, devemos separar os argumentos da seguinte forma:

=PROCV(Valor procurado 3; Matriz Tabela; Coluna 2; 0). O resultado que se espera é “C”, pois o valor referente ao Valor procurado 3 na Coluna 2 é a letra “C”.

Dica: Sempre trabalhe com o valor procurado na primeira coluna da esquerda da matriz tabela. A função PROCV no Excel atua sempre da esquerda para a direita e sempre na primeira coluna.

Se o valor estiver no meio da base de dados e não tiver como alterar de lugar, você pode copiar a coluna e colar no início da tabela. Para evitar o aspecto de repetição de dados, você pode ocultar a coluna.

 

Exemplo de aplicação do PROCV

 

Imaginemos que uma rede de farmácias deve rotineiramente realizar a atualização de seu cadastro de medicamentos. Ela possui uma tabela fixa com os códigos dos fabricantes e os respectivos descontos advindos de parcerias.

Como um relatório de todos os medicamentos deve ser feito semanalmente, precisa-se de um instrumento que seja capaz de agilizar esse processo.

O objetivo é partir da lista de medicamentos, encontrar o código do fabricante, se esse possui parceria e, em caso afirmativo, qual o desconto adquirido.

Isso tudo é possível de ser feito utilizando o PROCV. Para isso, temos um banco de dados em forma de tabela em uma aba da planilha chamada “Código”:

 

 

E uma outra tabela na aba “Parceria”, como apresentado a seguir:

 

 

Para executar o comando, vamos criar uma outra tabela para armazenar as informações que queremos. Ela deve conter uma coluna para armazenar o código, outra para identificar se há ou não parceria e uma terceira coluna para o desconto. Veja uma parte da tabela!

 

 

Na coluna código desta tabela, vamos realizar uma busca na matriz tabela presente na aba “Código”.

Conforme explicado acima, a busca sempre será realizada na primeira coluna e nesse caso queremos que retorne o valor referente na segunda coluna.

Para realizar essa operação, basta selecionar a célula onde deseja ser exibido o resultado e digitar a seguinte equação:

 

 

Agora iremos realizar o mesmo procedimento, porém a busca será realizada na aba “Parceria” para determinarmos se o laboratório possui parceria e qual o desconto.

Logo, serão dois PROCV na mesma matriz tabela, referenciando às colunas 2 e 3. Observem que agora não estamos buscando o laboratório e sim o código retornado com a primeira busca.

 

 

Para encontrar o desconto da parceria faremos o mesmo procedimento, porém a busca será na coluna 3, pois é onde o valor se encontra.

Se por acaso tivéssemos mais informações para trazer, bastaria ir alternando o número da coluna que você deseja retornar na função PROCV.

Em ambos os casos, utilizamos como último argumento o valor 0 (falso), com o intuito de retornarmos apenas valores exatos.

 

Aprenda mais!

 

Se chegou até aqui, você já sabe o que é PROCV, como usar e como ele poderá te ajudar no dia a dia, certo?

O conhecimento de Excel é, cada vez mais, essencial para qualquer profissional e pode abrir portas no mercado de trabalho.

Eu te convido a aprender ainda mais sobre essa incrível ferramenta que é o MS Excel no nosso curso de Formação Master em Excel. Com ele você irá aprender sobre inúmeras outras funções do Excel que podem te ajudar muito no seu dia a dia.

 

 

Não deixe de nos presentear com seu comentário. Conte para mim o que você achou desse post e me ajude a melhorar ainda mais nosso conteúdo. Seu feedback é importante para nós!