O que é PROCV?
Como funciona o PROCV?
Exemplo de aplicação do PROCV
Como usar PROCV para puxar dados de outras abas da mesma planilha?
Aprenda mais!

Aprenda a utilizar a função PROCV do Excel de forma prática!

Aprenda sobre a função PROCV, sua aplicabilidade no Microsoft Excel, como ela funciona e veja exemplos práticos para entender tudo sobre ela!

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Aprenda a utilizar a função PROCV do Excel de forma prática!

O PROCV é uma função que tem como objetivo automatizar a visualização de dados no Microsoft Excel.

Dominar as funções do Excel é o desejo de muitas pessoas. Afinal, essa ferramenta proporciona diversas possibilidades, seja para uso profissional ou pessoal.

Por falar nisso, já imaginou digitar o código de uma peça em um campo e rapidamente o Excel retornar com uma lista de todas as informações complementares, como nome, valor, quantidade, fabricante, entre outros?

Esse é o funcionamento da nossa querida função PROCV. Legal, não é mesmo? Nesse post você aprenderá a fazer uso dessa ferramenta e entenderá todo o seu funcionamento com exemplos práticos e muito úteis.

Então, se você quer saber mais do que congelar painéis e aprender tudo sobre o PROCV, acompanhe os seguintes tópicos:

  • O que é PROCV?
  • Como funciona o PROCV?
  • Exemplo de aplicação do PROCV;
  • Como usar PROCV para puxar dados de outras abas da mesma planilha?

Vamos lá?

O que é PROCV?

O PROCV é uma das funções de pesquisa e referência no Microsoft Excel. Ela realiza uma procura vertical de um determinado argumento na primeira coluna de uma tabela selecionada e retorna o valor referente presente em uma outra coluna na mesma tabela.

Ou seja, essa função pesquisa um determinado valor e retorna um valor a ele associado. Mas para que isso é útil?

Imagine que temos uma tabela com informações acerca de um produto. Poderíamos usar a função PROCV para retornar o preço com base no código do produto, por exemplo. Mas como essa função faz isso? Entenda mais assistindo à videoaula gratuita abaixo:

Como funciona o PROCV?

A sintaxe da função PROCV funciona com base em 4 parâmetros, ou seja, são 4 informações que devemos dar à função, assim como o próprio software sugere. Isso será mostrado a seguir.

Deve ficar claro que a busca sempre será na primeira coluna da matriz. Vamos analisar os argumentos da função:

Função PROCV (valor procurado; matriz tabela; nº índice coluna; procurar intervalo).

  • Valor procurado: você escolhe o argumento que deseja procurar em uma determinada matriz tabela;
  • Matriz tabela: deve ser feita a seleção da matriz tabela em que se deseja realizar a busca, ou seja, o intervalo onde estão as informações;
  • Nº índice coluna: deve escolher qual coluna que contém o dado desejado, relacionado ao argumento selecionado;
  • Procurar intervalo: pode ser colocado 1 (verdadeiro) ou 0 (falso). Se colocarmos 0 (falso), a busca será exata, ou seja, só serão retornados valores iguais ao argumento selecionado. Já no caso do valor 1 (verdadeiro), a busca é pelo valor aproximado, retornando valores próximos ao valor procurado.

Achou complexo? Vamos pensar na seguinte sintaxe para facilitar a compreensão.

Como funciona a função PROCV


Nesse caso, temos a matriz tabela onde estão as informações, o valor procurado e o valor que se deseja ser retornado. Desse modo, para obter o que a figura sugere, devemos separar os argumentos da seguinte forma:

=PROCV(Valor procurado 3; Matriz Tabela; Coluna 2; 0). O resultado que se espera é “C”, pois o valor referente ao Valor procurado 3 na Coluna 2 é a letra “C”.

Dica: Sempre trabalhe com o valor procurado na primeira coluna da esquerda da matriz tabela. A função PROCV no Excel atua sempre da esquerda para a direita e sempre na primeira coluna.

Se o valor estiver no meio da base de dados e não tiver como alterar de lugar, você pode copiar a coluna e colar no início da tabela. Para evitar o aspecto de repetição de dados, você pode ocultar a coluna.

Entenda mais sobre o funcionamento das funções PROCV e PROCH com um e-book gratuito!

O Excel é uma ferramenta com diversas funções que às vezes deixam até os mais experientes confusos.

A PROCV e PROCH são protagonistas quando o assunto é gerar dúvidas. Você sabe qual é a diferença entre elas?

O nosso e-book gratuito sobre PROCV e PROCH é a oportunidade para que você entenda como trabalhar com uma grande quantidade de dados de maneira ágil, otimizada e dinâmica.

Aprenda o passo a passo para utilizar essas funções clicando no botão abaixo!

E-book PROCV e PROCH

Exemplo de aplicação do PROCV

Imaginemos que uma rede de farmácias deve rotineiramente realizar a atualização de seu cadastro de medicamentos. Ela possui uma tabela fixa com os códigos dos fabricantes e os respectivos descontos advindos de parcerias.

Como um relatório de todos os medicamentos deve ser feito semanalmente, precisa-se de um instrumento que seja capaz de agilizar esse processo.

O objetivo é partir da lista de medicamentos encontrada, encontrar o código do fabricante, se esse possui parceria e, em caso afirmativo, qual o desconto adquirido.

Isso tudo é possível de ser feito utilizando o PROCV. Para isso, temos um banco de dados em forma de tabela em uma aba da planilha chamada “Código”:

Exemplo de aplicação do PROCV


E uma outra tabela na aba "Parceria", como apresentado a seguir:

Exemplo de aplicação do PROCV


Para executar o comando, vamos criar uma outra tabela para armazenar as informações que queremos. Ela deve conter uma coluna para armazenar o código, outra para identificar se há ou não parceria e uma terceira coluna para o desconto. Veja uma parte da tabela!

Exemplo de aplicação do PROCV


Na coluna código desta tabela, vamos realizar uma busca na matriz tabela presente na aba “Código”.

Conforme explicado acima, a busca sempre será realizada na primeira coluna e nesse caso queremos que retorne o valor referente na segunda coluna.

Para realizar essa operação, basta selecionar a célula onde deseja ser exibido o resultado e digitar a seguinte equação:

Exemplo de aplicação do PROCV


Agora iremos realizar o mesmo procedimento, porém a busca será realizada na aba “Parceria” para determinarmos se o laboratório possui parceria e qual o desconto.

Logo, serão dois PROCV na mesma matriz tabela, referenciando às colunas 2 e 3. Observem que agora não estamos buscando o laboratório e sim o código retornado com a primeira busca.

Exemplo de aplicação do PROCV


Para encontrar o desconto da parceria faremos o mesmo procedimento, porém a busca será na coluna 3, pois é onde o valor se encontra.

Se por acaso tivéssemos mais informações para trazer, bastaria ir alternando o número da coluna assim por diante.

Em ambos os casos, utilizamos como último argumento o valor 0 (falso), com o intuito de retornarmos apenas valores exatos.

Se chegou até aqui, você já sabe o que é PROCV, como usar e como ele poderá te ajudar no dia a dia, certo?

O conhecimento de Excel é, cada vez mais, essencial para qualquer profissional e pode abrir portas no mercado de trabalho.

Como usar PROCV para puxar dados de outras abas da mesma planilha?

A função PROCV possibilita a interação entre abas da mesma planilha para que você possa realizar a busca das informações. Confira o passo a passo:

Primeiramente, vamos relembrar os termos:

=PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)

  • O valor procurado deverá ser selecionado na aba em questão;
  • Em seguida, deve-se clicar na outra aba que contém as informações desejadas;
  • Por fim, especifique se você deseja uma correspondência 0 (falsa) ou seja, uma busca exata, ou 1 (verdadeira), com valores aproximados. 

Aprenda mais!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Excel Para Iniciantes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.