O e-mail marketing pode ser um importante aliado para os empreendedores, pois por meio dele é possível obter os melhores resultados na hora de abordar o público alvo. Hoje em dia muitos estão cientes da eficiência dessa estratégia para o funil de vendas.

Além disso, o e-mail marketing apresenta mais uma série de vantagens na hora de vender um produto ou serviço. Para você  saber mais a respeito do que essa ferramenta e estratégias podem fazer pelo seu negócio, confira os seguintes tópicos:

 

  • O que é e-mail marketing?

  • Por que utilizar e-mail marketing

  • Funções do e-mail marketing na estratégia de marketing

  • Tipos de e-mail marketing

  • Por que não se deve comprar listas de e-mails

  • 7 passos para ter sucesso com e-mail marketing

  • 3 ferramentas para o e-mail marketing

  • Exemplos de e-mail marketing

 

O que é e-mail marketing?

 

O e-mail marketing é uma estratégia de Marketing Digital onde a sua principal característica  é a comunicação entre uma empresa e os seus consumidores, ou leads, por meio do envio de e-mails personalizados e com objetivos de conversão pré-definidos.

Esse contato por e-mails normalmente é realizado a partir da criação e organização de uma lista de contatos. Além disso, esse processo também ocorre por meio da utilização de ferramentas de automação de marketing, que servem para escalar o processo de personalização das mensagens.

 

Email marketing: O que é e como utilizar essa ferramenta no seu negócio.jpg

 

Por que utilizar e-mail marketing?

 

Você pode utilizar o e-mail marketing por causa de uma série de motivos. Entre eles é importante salientar:

 

  • Elevado e escalável retorno financeiro;

  • Grande alcance, pois várias pessoas utilizam email hoje em dia;

  • Previsível alcance, diferente do que ocorre em campanhas feitas em redes sociais;

  • Formato flexível, ou seja, permite a inclusão de links, imagens e textos. 

 

Funções do email marketing na estratégia de marketing

 

O email marketing possui várias funções em uma estratégia. Sendo assim, ele não se resume apenas a vender produtos, mas também funciona como um canal para fortalecer os laços com os seus clientes e potenciais clientes.

Por isso, uma campanha de email marketing vai além e apresenta mais funções. Todas elas capazes de trazer várias vantagens para o seu negócio. Veja mais detalhes delas a seguir!

 

Manter contato com o público alvo

O contato com o público deve ser constante e deve ser feito não apenas durante a venda, mas também após a realização do negócio. Isso demonstra que o cliente é importante para você.

Para manter esse contato, o e-mail marketing pode enviar emails com conteúdos relevantes acerca do seu produto ou serviço em forma de newsletter. 

 

Engajamento e nutrição dos leads

Quando um lead (um cliente em potencial) escolhe receber os seus e-mails é um indício que ele tem interesse no que você tem para oferecer. Por isso, aproveite esse canal e reforce o seu engajamento com sua lista de endereços de email.

Envie mensagens personalizadas para o público certo e nos momentos certos, mostre que o seu negócio está sempre à disposição dos clientes.

 

Realização de vendas

O email marketing é um eficiente recurso para efetuar vendas dos seus produtos, ainda mais se levarmos em conta que, hoje em dia, muitos clientes são adeptos das compras online, pesquisando e fechando compras na internet. 

Diante disso, o email marketing funciona perfeitamente para dar aquela força aos clientes, os estimulando a partir do cadastro até a ação de compra.

 

Tipos de e-mail marketing

 

Existem diferentes tipos de email marketing e cada um deles conta com características e propósitos diferentes. É importante saber optar por aquele que é o mais adequado para os seus objetivos. Vamos ver quais são? 

 

Nutrir leads

A nutrição são emails com conteúdo segmentado e objetivo específico. Conforme o próprio nome indica, esses são emails que auxiliam o lead a atravessar o funil de vendas até chegar a etapa de compra.

Ao identificar um grupo de contatos que você notou estar interessado em um tema determinado, é possível prosseguir a abordagem expondo mais conteúdos relevantes e segmentados, estreitando ainda mais esses leads com o seu negócio.

 

Newsletter

Caso você utilize um blog para ter presença online e proporcionar mais conteúdo ao seu público, então é válido usar o tipo de email marketing próprio para esse fim, que alerta para os inscritos quando um conteúdo novo é postado.

A Newsletter também é relevante caso o negócio seja uma loja online. Nesse caso, ela avisa sobre novos produtos, promoções e datas comemorativas.

 

Convites

Os emails são alternativas excelentes para promover e divulgar diferentes tipos de eventos, mostrando de forma personalizada e objetiva por quais razões o referido evento é importante para os seus contatos.

Por isso, para formular emails capazes de promover eventos, lembre-se sempre de expor todas aquelas informações fundamentais relacionadas ao evento.

Sendo assim, é importante mencionar o local, a data, a hora e até o limite de participantes, caso seja necessário. Além disso, é essencial inserir em destaque o link para a página de inscrição ou compra de ingressos.

 

Por que não se deve comprar listas de email

 

Alguns empreendedores acreditam que ter à disposição uma infinidade de endereços de email é a melhor maneira de aplicar o email marketing. Por essa razão apelam para a compra de listas de email. 

Isso é um grande erro pois, se tratando de e-mail marketing, quantidade não é a mesma coisa que qualidade. O ideal é conquistar uma base de contatos de forma natural, com engajamento e conteúdo relevante.

É desse modo que você cria uma lista de contatos coesa, composta por pessoas que fazem parte do seu público e realmente enxergam no seu negócio a solução para os problemas. 

Para entender melhor, confira abaixo alguns dos motivos que fazem da compra de listas um equívoco.:

 

Você se torna invasivo

A caixa de entrada do e-mail de uma pessoa é um “terreno sagrado”, pois é ali que essa pessoa acessa assuntos profissionais e cotidianos. Ao ver um assunto que não interessa, ela simplesmente irá ignorar e ainda considerar invasiva a postura da sua empresa.

 

E-mails inexistentes

Tais listas normalmente são compostas por endereços de email falsos, inexistentes ou que possuem erros de digitação. Isso aponta para os provedores que você está a enviar campanhas para uma lista comprada. Desse modo, além de perder dinheiro você poderá ser penalizado por esses provedores.

 

Falta de segmentação

Uma das características mais benéficas do e-mail marketing é justamente a segmentação, ou seja, a possibilidade de entrar em contato apenas com quem é o público do seu empreendimento. Por isso, a utilização de listas compradas significa caminhar na contramão dessa vantagem.

As listas são constituídas por várias pessoas que em nenhum momento solicitaram os seus serviços e, muitas vezes, não possuem o perfil da sua persona. Por isso, envie emails apenas para quem realmente está à disposição de entrar em contato com você.

 

7 passos para ter sucesso com e-mail marketing

 

Para você obter os melhores resultados com uma estratégia de e-mail marketing, é importante seguir alguns passos básicos. Veja mais sobre esses pontos! 

 

1 - Construa uma lista de e-mails de qualidade

Você viu que a compra de listas de e-mail mais atrapalha do que ajuda. É numa hora dessas que saber como construir uma lista de e-mails qualificada é a chave para o sucesso do seu e-mail marketing.

Para construir uma lista eficiente você pode utilizar o seu blog. Ali você sabe que quem efetuou o cadastro é porque tem interesse nos seus produtos ou serviços. 

Com o intuito de agilizar esse processo, é importante utilizar algumas ferramentas adequadas para isso, tais como a Hellobar e o OptinSkin. Esse último é um plugin do WordPress.

Campanhas em redes sociais também são eficientes para a construção de uma lista. Nesse caso você pode efetuar postagens com links para o usuário realizar o cadastro.

Além disso, a utilização de landing pages (chamadas de páginas de captura) também é uma boa opção. Por meio dela os seus leads podem efetuar cadastro para receberem seus emails.

 

2 - Crie um cronograma para o envio de e-mails

A criação de um cronograma para enviar e-mails é importante, pois por meio dele você tem mais controle sobre o seu conteúdo, evitando envios de forma exagerada, repetitiva e inconvenientes para o público.

Para estabelecer esse cronograma leve em conta as reações do seu público, bem como o nicho do seu negócio. O cronograma de envio que uma loja de roupa deve adotar, por exemplo, é diferente do de uma rede de supermercado.

 

3 - Escolha o template ideal

Outra vantagem do e-mail marketing é a sua vasta alternativa de personalização, que possibilita elaborar mensagens diferenciadas e adequadas para cada tipo de público.

Por isso, é importante escolher o template ideal. E para não errar na escolha, opte pelos responsivos, que se adaptam a qualquer formato de tela. 

Além da responsividade, é necessário que ele apresente espaço para imagens e texto, pois a presença de apenas imagens faz com que alguns provedores considerem esse tipo de e-mail como spam. O ideal é mesclar de forma agradável blocos de imagem e texto.

Você tem também a opção de criar os seus templates, porém nunca esqueça que ele deve ser responsivo e levar em conta outros aspectos que valorizam a Experiência do Usuário, tais como fonte adequada e imagem em boa resolução, por exemplo.

 

4 - Escreva um texto curto

O texto curto é importante, visto que atualmente o tempo médio de atenção na internet é curtíssimo devido aos diversos estímulos que a web proporciona. 

Por isso, é fundamental ser objetivo na mensagem. Revise o texto e elimine o que não se mostra necessário para o momento. Além disso, evite parágrafos longos.

 

5 - Utilize a linguagem adequada

Saiba que a mensagem que você está a escrever será enviada para a sua persona. Portanto, use termos e expressões adequados para o perfil dessa persona. Tente imaginar que o seu e-mail é um diálogo entre amigos.

Essa postura amigável, aliada a linguagem adequada, fortalece o elo entre o seu negócio e a sua persona. 

 

6 - Personalize o e-mail

Assim como a linguagem adequada é importante, a personalização bem feita também tem relevância. 

A personalização de um email marketing conta com algumas características básicas. Uma delas é indagar o que o seu público almeja receber, isso facilita descobrir quais são os interesses dele. 

Contudo, para deixar a comunicação ainda mais pessoal, não deixe que ele seja mais um cliente, chame-o pelo nome. Isso inclui enviar a mensagem personalizando o conteúdo para o nome do contato, não da empresa a qual ele é contratado por exemplo.

 

7 - Adote métricas de análise

Ao utilizar o email marketing, é importante saber como está o andamento da campanha. Ainda bem que existem métricas para isso. Algumas delas são as taxas de entrega (são os emails que não foram rejeitados), as taxas de abertura e as taxas de cliques.

Todas, respectivamente, são importantes para mensurar quantos e-mails foram abertos e em quantos o usuário clicou. 

Para te ajudar a entender e avaliar como sua empresa está se saindo nesta tarefa, não deixe de conferir a planilha gratuita de Performance de Email Marketing.

 

Planilha de Performance de Email Marketing

 

3 ferramentas para utilizar o email marketing de forma profissional

 

Atualmente é possível contar com várias ferramentas de email marketing. Enquanto algumas são adequadas para campanhas específicas, outras são mais completas e se adaptam a vários propósitos dentro da sua campanha. Confira!

 

Mailchimp

Essa é uma das ferramentas gratuitas mais conhecidas. É completa, permite a criação de listas personalizadas, possibilita a mensuração de resultados e pode ser integrado com outros programas, tais como o Shopify, o Magento e o Woo Commerce.

 

Mailify

Essa ferramenta permite a criação de campanhas automatizadas e multichannel, onde o disparo de email marketing e o envio de SMS podem ser revezados.

A tecnologia da Mailify leva em conta os princípios de Inteligência Artificial, bem como apresenta uma fácil personalização. No entanto, ela não é gratuita.

 

RD Station

É considerada uma das ferramentas mais completas do Brasil, pois permite não apenas o envio de e-mail, mas também a criação de landing pages, mensuração das ações, sugestões de pautas e integração com as redes sociais.

 

Exemplos de email marketing

 

O email marketing apresenta várias vantagens. Para entender como deve ser um modelo ideal de email é preciso pensar no seu objetivo com a campanha e no perfil da sua persona. Para te ajudar, mostramos aqui dois exemplos: 

 

#1 - email promocional enviado por uma editora literária:

 

{título} Promoções imperdíveis para apreciadores de ficção científica

 

Olá (insira o nome da pessoa)

 

Pelo jeito você curte bastante ler ficção científica. Que tal conferir alguns dos nossos livros em promoção? Tem clássicos do Isaac Asimov e lançamentos de novos autores em destaque. Aproveite.

 

[imagem]

[botão de ação]


 

#2 - email convidando para um evento promovido pela mesma editora

 

{título} Não perca o bate-papo sensacional com Martha Gabriel 

 

Olá (insira o nome da pessoa)

 

Assim como você, a gente também ama livros sobre a revolução digital. Por isso, lhe convidamos para o nosso próximo evento: um bate papo com a escritora Martha Gabriel sobre o que esperar para o mercado de trabalho do futuro.

Não perca esse sensacional encontro que será na Livraria Café com Leitura, às 14h, quinta-feira, dia 16 de abril.

 

[imagem]
 

[botão de ação]

 

Continue aprendendo!

 

Se você gostou do conteúdo deste artigo, continue aprendendo! Assim como o Email Marketing, existem várias outras técnicas poderosíssimas para potencializar as vendas da sua empresa.

Estas técnicas vão desde identificar os tipos de clientes e traçar estratégias para lidar com eles, até formas de chamar a sua atenção e melhorar os níveis de conversão.

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