O que é e-mail marketing?
Por que utilizar e-mail marketing?
Funções do email marketing na estratégia de marketing
Tipos de e-mail marketing
Por que não se deve comprar listas de email?
7 passos para ter sucesso com e-mail marketing
3 ferramentas para utilizar o email marketing de forma profissional
Exemplos de email marketing
Continue aprendendo!

Email Veja o que é email marketing e como usar essa ferramenta para impulsionar seu negócio

O email marketing é uma ferramenta altamente eficaz presente em diversas estratégias de negócios. Veja agora com esse artigo as razões para adotá-la!

Ana Clara Macedo
Por: Ana Clara Macedo
Email Veja o que é email marketing e como usar essa ferramenta para impulsionar seu negócio

O e-mail marketing pode ser um importante aliado para os empreendedores, pois por meio dele é possível obter os melhores resultados na hora de abordar o público alvo. Hoje em dia muitos estão cientes da eficiência dessa estratégia para o funil de vendas.

Além disso, o e-mail marketing apresenta mais uma série de vantagens na hora de vender um produto ou serviço. Para você saber mais a respeito do que essa ferramenta e estratégias podem fazer pelo seu negócio, confira os seguintes tópicos:

  • O que é e-mail marketing?
  • Por que utilizar e-mail marketing
  • Funções do e-mail marketing na estratégia de marketing
  • Tipos de e-mail marketing
  • Por que não se deve comprar listas de e-mails
  • 7 passos para ter sucesso com e-mail marketing
  • 3 ferramentas para o e-mail marketing
  • Exemplos de e-mail marketing

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de Marketing Digital onde a sua principal característica é a comunicação entre uma empresa e os seus consumidores, ou leads, por meio do envio de e-mails personalizados e com objetivos de conversão pré-definidos.

Esse contato por e-mails normalmente é realizado a partir da criação e organização de uma lista de contatos. Além disso, esse processo também ocorre por meio da utilização de ferramentas de automação de marketing, que servem para escalar o processo de personalização das mensagens.

Agora, para te ajudar a entender e avaliar como sua empresa está se saindo nesta tarefa, não deixe de conferir a planilha gratuita de Performance de Email Marketing!

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Por que utilizar e-mail marketing?

Você pode utilizar o e-mail marketing por causa de uma série de motivos. Entre eles é importante salientar:

  • Elevado e escalável retorno financeiro
  • Grande alcance, pois várias pessoas utilizam email hoje em dia
  • Previsível alcance, diferente do que ocorre em campanhas feitas em redes sociais
  • Formato flexível, ou seja, permite a inclusão de links, imagens e textos.

Funções do email marketing na estratégia de marketing

O email marketing possui várias funções em uma estratégia. Sendo assim, ele não se resume apenas a vender produtos, mas também funciona como um canal para fortalecer os laços com os seus clientes e potenciais clientes.

Por isso, uma campanha de email marketing vai além e apresenta mais funções. Todas elas capazes de trazer várias vantagens para o seu negócio. Veja mais detalhes delas a seguir!

Manter contato com o público alvo

O contato com o público deve ser constante e deve ser feito não apenas durante a venda, mas também após a realização do negócio. Isso demonstra que o cliente é importante para você.

Para manter esse contato, o e-mail marketing pode enviar emails com conteúdos relevantes acerca do seu produto ou serviço em forma de newsletter.

Engajamento e nutrição dos leads

Quando um lead (um cliente em potencial) escolhe receber os seus e-mails é um indício que ele tem interesse no que você tem para oferecer. Por isso, aproveite esse canal e reforce o seu engajamento com sua lista de endereços de email.

Envie mensagens personalizadas para o público certo e nos momentos certos, mostre que o seu negócio está sempre à disposição dos clientes.

Realização de vendas

O email marketing é um eficiente recurso para efetuar vendas dos seus produtos, ainda mais se levarmos em conta que, hoje em dia, muitos clientes são adeptos das compras online, pesquisando e fechando compras na internet.

Diante disso, o email marketing funciona perfeitamente para dar aquela força aos clientes, os estimulando a partir do cadastro até a ação de compra.

Tipos de e-mail marketing

Existem diferentes tipos de email marketing e cada um deles conta com características e propósitos diferentes. É importante saber optar por aquele que é o mais adequado para os seus objetivos. Vamos ver quais são?

Nutrição de leads

A nutrição são emails com conteúdo segmentado e objetivo específico. Conforme o próprio nome indica, esses são emails que auxiliam o lead a atravessar o funil de vendas até chegar a etapa de compra.

Ao identificar um grupo de contatos que você notou estar interessado em um tema determinado, é possível prosseguir a abordagem expondo mais conteúdos relevantes e segmentados, estreitando ainda mais esses leads com o seu negócio.

Newsletter

Caso você utilize um blog para ter presença online e proporcionar mais conteúdo ao seu público, então é válido usar o tipo de email marketing próprio para esse fim, que alerta para os inscritos quando um conteúdo novo é postado.

A Newsletter também é relevante caso o negócio seja uma loja online. Nesse caso, ela avisa sobre novos produtos, promoções e datas comemorativas.

Convites

Os emails são alternativas excelentes para promover e divulgar diferentes tipos de eventos, mostrando de forma personalizada e objetiva por quais razões o referido evento é importante para os seus contatos.

Por isso, para formular emails capazes de promover eventos, lembre-se sempre de expor todas aquelas informações fundamentais relacionadas ao evento.

Sendo assim, é importante mencionar o local, a data, a hora e até o limite de participantes, caso seja necessário. Além disso, é essencial inserir em destaque o link para a página de inscrição ou compra de ingressos.

Por que não se deve comprar listas de email?

Alguns empreendedores acreditam que ter à disposição uma infinidade de endereços de email é a melhor maneira de aplicar o email marketing. Por essa razão apelam para a compra de listas de email.

Isso é um grande erro pois, se tratando de e-mail marketing, quantidade não é a mesma coisa que qualidade. O ideal é conquistar uma base de contatos de forma natural, com engajamento e conteúdo relevante.

É desse modo que você cria uma lista de contatos coesa, composta por pessoas que fazem parte do seu público e realmente enxergam no seu negócio a solução para os problemas.

Para entender melhor, confira abaixo alguns dos motivos que fazem da compra de listas um equívoco.:

Você se torna invasivo

A caixa de entrada do e-mail de uma pessoa é um "terreno sagrado", pois é ali que essa pessoa acessa assuntos profissionais e cotidianos. Ao ver um assunto que não interessa, ela simplesmente irá ignorar e ainda considerar invasiva a postura da sua empresa.

E-mails inexistentes

Tais listas normalmente são compostas por endereços de email falsos, inexistentes ou que possuem erros de digitação. Isso aponta para os provedores que você está a enviar campanhas para uma lista comprada. Desse modo, além de perder dinheiro você poderá ser penalizado por esses provedores.

Falta de segmentação

Uma das características mais benéficas do e-mail marketing é justamente a segmentação, ou seja, a possibilidade de entrar em contato apenas com quem é o público do seu empreendimento. Por isso, a utilização de listas compradas significa caminhar na contramão dessa vantagem.

As listas são constituídas por várias pessoas que em nenhum momento solicitaram os seus serviços e, muitas vezes, não possuem o perfil da sua persona. Por isso, envie emails apenas para quem realmente está à disposição de entrar em contato com você.

7 passos para ter sucesso com e-mail marketing

Para você obter os melhores resultados com uma estratégia de e-mail marketing, é importante seguir alguns passos básicos. Veja mais sobre esses pontos!

1 - Construa uma lista de e-mails de qualidade

Você viu que a compra de listas de e-mail mais atrapalha do que ajuda. É numa hora dessas que saber como construir uma lista de e-mails qualificada é a chave para o sucesso do seu e-mail marketing.

Para construir uma lista eficiente você pode utilizar o seu blog. Ali você sabe que quem efetuou o cadastro é porque tem interesse nos seus produtos ou serviços.

Com o intuito de agilizar esse processo, é importante utilizar algumas ferramentas adequadas para isso, tais como a Hellobar e o OptinSkin. Esse último é um plugin do WordPress.

Campanhas em redes sociais também são eficientes para a construção de uma lista. Nesse caso você pode efetuar postagens com links para o usuário realizar o cadastro.

Além disso, a utilização de landing pages (chamadas de páginas de captura) também é uma boa opção. Por meio dela os seus leads podem efetuar cadastro para receberem seus emails.

2 - Crie um cronograma para o envio de e-mails

A criação de um cronograma para enviar e-mails é importante, pois por meio dele você tem mais controle sobre o seu conteúdo, evitando envios de forma exagerada, repetitiva e inconvenientes para o público.

Para estabelecer esse cronograma leve em conta as reações do seu público, bem como o nicho do seu negócio. O cronograma de envio que uma loja de roupa deve adotar, por exemplo, é diferente do de uma rede de supermercado.

3 - Escolha o template ideal

Outra vantagem do e-mail marketing é a sua vasta alternativa de personalização, que possibilita elaborar mensagens diferenciadas e adequadas para cada tipo de público.

Por isso, é importante escolher o template ideal. E para não errar na escolha, opte pelos responsivos, que se adaptam a qualquer formato de tela.

Além da responsividade, é necessário que ele apresente espaço para imagens e texto, pois a presença de apenas imagens faz com que alguns provedores considerem esse tipo de e-mail como spam. O ideal é mesclar de forma agradável blocos de imagem e texto.

Você tem também a opção de criar os seus templates de email, porém nunca esqueça que ele deve ser responsivo e levar em conta outros aspectos que valorizam a Experiência do Usuário, tais como fonte adequada e imagem em boa resolução, por exemplo.

4 - Escreva um texto curto

O texto curto é importante, visto que atualmente o tempo médio de atenção na internet é curtíssimo devido aos diversos estímulos que a web proporciona.

Por isso, é fundamental ser objetivo na mensagem. Revise o texto e elimine o que não se mostra necessário para o momento. Além disso, evite parágrafos longos.

5 - Utilize a linguagem adequada

Saiba que a mensagem que você está a escrever será enviada para a sua persona. Portanto, use termos e expressões adequados para o perfil dessa persona. Tente imaginar que o seu e-mail é um diálogo entre amigos.

Essa postura amigável, aliada a linguagem adequada, fortalece o elo entre o seu negócio e a sua persona.

6 - Personalize o e-mail

Assim como a linguagem adequada é importante, a personalização bem feita também tem relevância.

A personalização de um email marketing conta com algumas características básicas. Uma delas é indagar o que o seu público almeja receber, isso facilita descobrir quais são os interesses dele.

Contudo, para deixar a comunicação ainda mais pessoal, não deixe que ele seja mais um cliente, chame-o pelo nome. Isso inclui enviar a mensagem personalizando o conteúdo para o nome do contato, não da empresa a qual ele é contratado por exemplo.

7 - Adote métricas de análise

Ao utilizar o email marketing, é importante saber como está o andamento da campanha. Ainda bem que existem métricas para isso. Algumas delas são as taxas de entrega (são os emails que não foram rejeitados), as taxas de abertura e as taxas de cliques.

Todas, respectivamente, são importantes para mensurar quantos e-mails foram abertos e em quantos o usuário clicou.

3 ferramentas para utilizar o email marketing de forma profissional

Atualmente é possível contar com várias ferramentas de email marketing. Enquanto algumas são adequadas para campanhas específicas, outras são mais completas e se adaptam a vários propósitos dentro da sua campanha. Confira!

Mailchimp

Essa é uma das ferramentas gratuitas mais conhecidas. É completa, permite a criação de listas personalizadas, possibilita a mensuração de resultados e pode ser integrado com outros programas, tais como o Shopify, o Magento e o Woo Commerce.

Mailify

Essa ferramenta permite a criação de campanhas automatizadas e multichannel, onde o disparo de email marketing e o envio de SMS podem ser revezados.

A tecnologia da Mailify leva em conta os princípios de Inteligência Artificial, bem como apresenta uma fácil personalização. No entanto, ela não é gratuita.

RD Station

É considerada uma das ferramentas mais completas do Brasil, pois permite não apenas o envio de e-mail, mas também a criação de landing pages, mensuração das ações, sugestões de pautas e integração com as redes sociais.

Exemplos de email marketing

O email marketing apresenta várias vantagens. Para entender como deve ser um modelo ideal de email é preciso pensar no seu objetivo com a campanha e no perfil da sua persona. Para te ajudar, mostramos aqui dois exemplos:

#1 - email promocional enviado por uma editora literária:

{título} Promoções imperdíveis para apreciadores de ficção científica


Olá (insira o nome da pessoa)


Pelo jeito você curte bastante ler ficção científica. Que tal conferir alguns dos nossos livros em promoção? Tem clássicos do Isaac Asimov e lançamentos de novos autores em destaque. Aproveite.


[imagem]

[botão de ação]

#2 - email convidando para um evento promovido pela mesma editora

{título} Não perca o bate-papo sensacional com Martha Gabriel


Olá (insira o nome da pessoa)


Assim como você, a gente também ama livros sobre a revolução digital. Por isso, lhe convidamos para o nosso próximo evento: um bate papo com a escritora Martha Gabriel sobre o que esperar para o mercado de trabalho do futuro.Não perca esse sensacional encontro que será na Livraria Café com Leitura, à 14h, quinta-feira, dia 16 de abril.


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[botão de ação]

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Ana Clara Macedo

Ana Clara Macedo

Ana Clara Macedo é a Head de Marketing da Voitto, formada em Comunicação Social pela UFU, Estudos de Mídia pela UBI (Portugal), com MBA em Gestão da Comunicação em Mídias Sociais pela ESPM. Desde 2014, atua no mercado digital trabalhando com criação de conteúdo, estratégias de inbound marketig, SEO, SEM, CRO e growth hacking. Em 2019 foi eleita uma das profissionais mais influentes dentro da comunidade RD Connect da Resultados Digitais.

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