Você sabe o que é um e-mail marketing? É uma ferramenta muito importante usada para o trabalho de divulgação da empresa, com o objetivo de atrair clientes em potencial. Esse tipo de estratégia se mostra muito eficiente nessa atração, além de possibiltar que você estude o comportamento da sua base de leads, sabendo o que mais os interessa. Por isso, a análise de performance de e-mail marketing é tão importante.

Sendo assim, o principal objetivo da planilha é proporcionar um gerenciamento claro e objetivo da performance de e-mails relacionados ao marketing da empresa. Esse gerenciamento se dará por meio da gestão semanal dos mesmos, bem como através de indicadores estratégicos fornecidos.

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

 

Cadastro

 

Para começar a fazer o estudo da performance de e-mail marketing, é necessário cadastrar suas bases de e-mails. Conforme a figura abaixo, devem ser listadas todas essas bases.

 

 

Informações

 

As abas relacionadas às semanas visam promover um controle semanal quantos aos e-mails, já oferecendo algumas análises básicas por cada tipo de e-mail enviado.

Nota-se, primeiramente, que o controle é separado em dois tipos: “Sem retorno financeiro” e “Com Vendas”. O preenchimento é feito de forma similar. Isso também se aplica para as demais semanas. Como o preenchimento dessas abas segue a mesma metodologia, iremos demonstrá-la por meio da semana 1.

O primeiro passo é preencher os seguintes campos:

  • Assunto: assunto do e-mail enviado;
  • Base: base utilizada para envio do e-mail;
  • Data: data de envio;
  • Horário: horário de envio;
  • Disparos: quantos e-mails foram disparados;
  • Abertos: quantos e-mails abertos;
  • Cliques: cliques recebidos por meio dos e-mails enviados;
  • Vendas: vendas oriundas dos e-mails enviados;
  • Receita: receita recebida das vendas que vieram dos e-mails enviadas.

 

 

Com os preenchimentos realizados, a planilha irá gerar indicadores estratégicos para análise da performance de cada e-mail. Será possível verificar:

  • Abertos/Disparos: número de e-mails abertos em função dos e-mails disparados;
  • Cliques/Disparos: números de cliques recebidos em função dos e-mails disparados; 
  • Vendas/Cliques: vendas realizadas em função dos cliques recebidos;
  • Receita Média: receita adquirida em função do número de vendas realizadas.

 

 

Panorama

 

A aba Panorama é onde conseguimos analisar de forma visual a performance de e-mail marketing. Nessa planilha, mais do que unir as informações, está aba servirá para análise mensal da performance dos e-mails enviados neste períodos.

Note que, como já se está familiarizado, os indicadores utilizados são os mesmos utilizados para cada semana, logo, a análise dos mesmo é similar.

Tem-se o exemplo ilustrativo:

 

 

 

Saiba mais!

 

Para que você possa aprender mais sobre performance de e-mail marketing, separei um estudo de caso especialmente para você!

 

A, Rublescki - Biblioteca On-line de ciências da comunicação – BOCC, 2009 - bocc.ubi.pt