O que é e-mail marketing?
Por que analisar a performance de e-mail marketing?
Como analisar a performance de e-mail marketing no Excel?
Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha
Passo a passo para o preenchimento da planilha de performance de e-mail marketing
Quer saber mais sobre Excel?

Aprenda a fazer uma análise de performance de E-mail Marketing com nossa planilha do Excel!

Aprenda como atrair clientes em potencial utilizando o Microsoft Excel para analisar a performance de e-mail marketing.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda a fazer uma análise de performance de E-mail Marketing com nossa planilha do Excel!

Ter estratégias de Marketing Digital bem definidas é uma das melhores formas de atrair clientes para um negócio. Neste contexto, o e-mail marketing possui um papel muito importante.

Além de possuir uma estratégia de e-mail marketing bem definida, é muito importante que seu desempenho seja avaliado para identificação de oportunidades ou melhorias.

Para te ajudar nessa tarefa, oferecemos para você uma planilha gratuita e totalmente editável, que tem como principal objetivo proporcionar um gerenciamento claro e objetivo da performance de e-mails relacionados ao marketing da empresa. Esse gerenciamento se dará por meio da gestão semanal dos mesmos, bem como por meio de indicadores estratégicos fornecidos.

Então, para ter acesso à ela e entender um pouco mais sobre e-mail marketing, continue acompanhando nosso artigo!

Mas antes temos uma dica para você!

Em um mundo que os meios digitais se tornam cada vez mais importantes, o e-mail-marketing se tornou uma ferramenta poderosa de conversão dentro do seu funil de vendas.

Para um melhor resultado, o acompanhamento da performance dos e-mails é fundamental, então, criamos a Planilha de Performance de E-mail Marketing para facilitar o seu controle.

Ao baixar nossa planilha de Performance de E-mail Marketing, você terá uma ferramenta eficiente para acompanhar os resultados das suas campanhas de e-mails, garantindo uma boa gestão de resultados.

Bora começar? Baixe agora e acesse nossa ferramenta gratuitamente!

 Performance de E-mail Marketing

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que tem por objetivo atrair clientes em potencial, os leads.

A estratégia consiste em disparo de e-mails que podem ser personalizados de acordo com o perfil de cada lead para que seja criada uma proximidade do mesmo com a marca, com o objetivo de fazer uma conversão.

Por que analisar a performance de e-mail marketing?

Ao adotar qualquer tipo de estratégia, é importante que seus resultados sejam acompanhados. Não seria diferente para a performance de e-mail marketing do seu negócio.

Esse tipo de estratégia se mostra muito eficaz na atração potenciais clientes, além de possibilitar que você estude o comportamento da sua base de leads, sabendo o que mais os interessa. Por isso, a análise de performance de e-mail marketing é tão importante.

Esse acompanhamento possibilita que por meio da identificação de possibilidades de melhoria, o contato com o público-alvo seja cada vez maior e mais eficaz.

Também possibilita que engajamento dos leads seja maior, trazendo os mesmos cada vez mais próximos de fechar uma venda.

Como analisar a performance de e-mail marketing no Excel?

Analisar a performance de e-mail marketing do seu negócio ficará muito simples por meio da nossa planilha totalmente editável que se adapta à realidade da sua estratégia!

Sendo assim, o principal objetivo da planilha é proporcionar um gerenciamento claro e objetivo da performance de e-mails relacionados ao marketing da empresa. Esse gerenciamento se dará por meio da gestão semanal dos mesmos, bem como com o auxílio de indicadores estratégicos fornecidos.

Então que tal fazer o passo a passo com a gente? Para facilitar sua vida, baixe nossa Planilha de Performance de E-mail Marketing para impulsionar o seu marketing digital!

Está esperando o que? Aproveite!

Clique e baixe a planilha de performance de e-mail marketing!


Agora que você já tem nossa planilha em mãos, que tal ver uma videoaula para aprender como ela funciona?

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha

Passo a passo para o preenchimento da planilha de performance de e-mail marketing

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

Planilha de performance de e-mail marketing

1. Cadastro

Para começar a fazer o estudo da performance de e-mail marketing, é necessário cadastrar suas bases de e-mails. Conforme a figura abaixo, devem ser listadas todas essas bases.

Planilha de performance de e-mail marketing

2. Informações

As abas relacionadas as semanas visam promover um controle semanal quantos aos e-mails, já oferecendo algumas análises básicas por cada tipo de e-mail enviado.

Nota-se, primeiramente, que o controle é separado em dois tipos: "Sem retorno financeiro" e "Com Vendas". O preenchimento é feito de forma similar. Isso também se aplica para as demais semanas. Como o preenchimento dessas abas segue a mesma metodologia, iremos demonstrá-la por meio da semana 1.

O primeiro passo é preencher os seguintes campos:

  • Assunto: assunto do e-mail enviado;
  • Base: base utilizada para envio do e-mail;
  • Data: data de envio;
  • Horário: horário de envio;
  • Disparos: quantos e-mails foram disparados;
  • Abertos: quantos e-mails foram abertos;
  • Cliques: cliques recebidos por meio dos e-mails enviados;
  • Vendas: vendas oriundas dos e-mails enviados;
  • Receita: receita recebida das vendas que vieram dos e-mails enviadas.

Planilha performance de e-mail marketing


Com os preenchimentos realizados, a planilha irá gerar indicadores estratégicos para análise da performance de cada e-mail. Será possível verificar:

  • Abertos/Disparos: número de e-mails abertos em função dos e-mails disparados;
  • Cliques/Disparos: números de cliques recebidos em função dos e-mails disparados;
  • Vendas/Cliques: vendas realizadas em função dos cliques recebidos;
  • Receita Média: receita adquirida em função do número de vendas realizadas.

Planilha performance de e-mail marketing

3. Panorama

A aba Panorama é onde conseguimos analisar de forma visual a performance de e-mail marketing. Nessa planilha, mais do que unir as informações, está aba servirá para análise mensal da performance dos e-mails enviados neste período.

Note que, como já se está familiarizado, os indicadores utilizados são os mesmos utilizados para cada semana, logo, a análise dos mesmo é similar.

Tem-se o exemplo ilustrativo:

Planilha performance de e-mail marketing


Viu como é fácil?

Quer saber mais sobre Excel?

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o nosso curso Formação Master em Excel.

Com ele, você será capaz de utilizar fórmulas desde as mais básicas até as avançadas automatizar cálculos com fórmulas e funções elementares criar gráficos e macros para tornar sua planilha automatizada e muito mais!

Preparado para analisar grandes volumes de dados de uma forma mais simples e fácil e a realizar análises avançadas por meio da construção de Dashboards de Gestão?

Inscreva-se já e se torne destaque no mercado de trabalho!

Formação Master em Excel

Esse artigo te ajudou? Compartilhe com seus amigos!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Performance De Email Marketing

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.