Ano passado, em um típico almoço de domingo em família, eu estava conversando com os meus tios sobre a faculdade e mercado de trabalho, quando me fizeram a seguinte pergunta:

 

Tia: Fernanda, você está procurando estágio?

Eu: Estou sim, mas está complicado achar uma vaga.

Tio: Você sabe o que é LinkedIn? Dá uma pesquisada e faz um para você, ótimas empresas costumam recrutar profissionais por lá.

 

Como o meu tio possui uma carreira consolidada e trabalha em uma empresa que é referência no setor automobilístico, eu resolvi seguir o conselho dele e fui pesquisar sobre esta ferramenta na qual eu poderia conseguir o meu tão sonhado estágio.

Se, assim como eu, você ficou curioso para saber o que é LinkedIn, continue lendo este artigo, pois eu vou te contar tudo o que eu descobri sobre essa rede e se o conselho do meu tio foi mais valioso que aquelas piadas do almoço de domingo.

 

O que é LinkedIn?

 

O LinkedIn é a maior rede social  profissional do mundo. Através dela você pode encontrar um emprego, investir no seu networking (rede de contatos profissionais) e se manter atualizado acerca das principais tendências do mercado.

Só no Brasil o Linkedin já ultrapassou a marca de 29 milhões de usuários e estima-se que no mundo esta rede tenha mais de 500 milhões de participantes.

E não é só as pessoas que estão em busca de emprego que participam ativamente desta rede, grandes empresas também estão de olho no Linkedin para fazer negócios e  captar os melhores candidatos.

Então, depois de entender o que é o Linkedin, eu fiz o meu cadastro no site e fui pesquisar o que meu perfil precisava ter para chamar a atenção dos recrutadores, os famosos headhunters .

 

O que você precisa ter para atrair recrutadores?

 

Capriche na foto de perfil

 

Antes de pensar em qual foto você vai colocar no seu perfil é fundamental que você  se lembre de uma coisa: O LinkedIn não é igual o Facebook ou Instagram, como falado anteriormente, é uma rede profissional.

Logo, você vai postar uma  foto na praia, com a família ou com o seu cachorro? Não, de maneira alguma você vai fazer isso.

A sua foto precisa passar uma boa impressão do profissional que você é, pois um perfil com uma foto adequada é até 14 vezes mais visitado do que um perfil sem foto.

Então, pense na mesma imagem que você quer passar em uma entrevista de emprego, na qual você veste uma roupa que não chama muita atenção e mantém uma postura adequada a situação, ou seja, não fica como um robô mas também não exagera no sorrisão.

 

Faça um título atraente e um bom resumo

 

Se a foto do seu perfil vai fazer com que as pessoas entrem na sua página, o título e o resumo vão garantir a sua entrevista de emprego.

Assim, desperte o interesse das pessoas com o seu título profissional. Nele você tem um limite de 120 caracteres para escrever sobre o cargo no atual ou último emprego e a sua formação acadêmica.

Já o seu resumo deve conter os seus objetivos e explorar a sua trajetória profissional e/ou acadêmica através de todos os pontos fortes da sua carreira. Você possui 2000 caracteres disponíveis, então aproveite esse espaço para fazer um texto atrativo e que chame atenção para o que você deseja.

Veja como o Diretor Executivo do Grupo Voitto, Thiago Coutinho de Oliveira, elaborou o seu resumo profissional:

 

 

Também é válido ressaltar que tanto no título quanto no resumo não convém colocar que você está desempregado ou em busca da primeira oportunidade de trabalho, pois o linkedin trabalha com palavras-chaves.

Dessa maneira, na hora do recrutador procurar por um profissional ele vai pesquisar pela área de atuação, afinal ele quer os melhores profissionais, seja eles desempregados ou não.

 

Invista no seu networking

 

O LinkedIn é uma das redes de relacionamentos que está entre as 10 mais acessadas do Brasil. Assim a possibilidade de conhecer alguém que pode te ajudar a conseguir uma vaga de emprego ou estabelecer parceria com alguma empresa é grande. Certo?!

Mas não é por isso que você deve sair adicionando todo mundo que o Linkedin sugerir para você, pois para fazer um bom networking é fundamental que você adicione as pessoas certas. Lembre-se daquela famosa expressão: “quantidade não é qualidade”.

Escolha adicionar aqueles profissionais que estejam alinhados com o seu objetivo, ou seja, se você está procurando um emprego, adicione colegas que atuem na mesma área que a sua.

Um outra boa opção é enviar um convite para o profissional de RH daquela empresa que você tem interesse. Porém, nesse caso, não se esqueça de mandar uma mensagem personalizada junto com o convite.

Além disso, é possível entrar em grupos de assuntos relacionados com a sua área de atuação e interagir com os demais participantes. Dessa forma você tem uma ótima chance de ser bem visto pelos seus colegas de profissão e recrutadores.

 

Faça um perfil completo

 

Quanto mais informações tiver na sua página do LinkedIn mais visto o seu perfil pode ser. Dessa maneira é necessário que você faça um perfil completo, pois ele pode fazer toda a diferença.

Insira todas as suas experiências profissionais e acadêmicas, mas não se limite em apenas escrever sobre as suas funções. Deixe que a pessoa que entre na sua página saiba qual foi o seu diferencial naquele cargo e como você acrescentou para empresa ou projeto de graduação que participou.

E se você tem como público alvo uma empresa multinacional ou deseja fazer negócios com pessoas de outros países, utilize o seletor de idiomas do Linkedin a fim de que as pessoas possam visualizar a sua página em mais de um idioma.

 

Mantenha o seu perfil atualizado  

 

Perfil pronto? Então que tal usar o linkedin tanto quanto você utiliza outras redes sociais?

Pois para atingir os seus objetivos com esta ferramenta você deve atualizá-lo sempre que tiver uma informação relevante.

Não se esqueça de inserir aquela palestra que você assistiu ou aquele curso que você fez pela internet recentemente. E se você tiver participado de algum trabalho voluntário também é uma boa colocar essa informação, os headhunters observam essa parte.

Além disso, você deve  colocar os seus certificados no seu perfil a fim de mostrar que está sempre em buscas de melhorias para a sua carreira.

Também é importante que você compartilhe conteúdos relevantes, porque, além de auxiliar outros usuários deste site, você aumenta a chance das pessoas visitarem o seu perfil.

 

Conclusão

 

Aquele domingo não foi só um dia em que me perguntaram “Como andam os namoradinhos?”, foi um dia em que eu recebi um conselho que abriu inúmeras portas na minha vida profissional.

Então agora que você já sabe o que é LinkedIn não deixe de fazer o seu. Mas não se esqueça de seguir as nossas dicas para conseguir um excelente emprego e fazer um bom networking.

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