O que é Digital Business?
Como a transformação digital está criando novas oportunidades?
Quais são os produtos mais vendidos no mercado digital?
Quais são as próximas tendências de transformação digital?
Como construir um negócio digital?

Como aproveitar as oportunidades no mercado de Digital Business para o seu negócio?

Com a transformação digital, os mercados estão cada vez mais ligados à internet. Confira como funciona o Digital Business e como aplicá-lo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como aproveitar as oportunidades no mercado de Digital Business para o seu negócio?

O termo digital business tem sido cada vez mais usado. Os novos modelos de negócio focam na utilização de tecnologias, na incorporação de inteligência artificial e na modernização das abordagens e interfaces com o cliente.

Apesar de parecer algo complexo, o digital business apenas acompanha a transformação digital e as tendências de um mercado cada vez mais competitivo.

Por isso, quer aproveitar as oportunidades dessas mudanças? Fique aqui e conheça tudo o que você precisa saber sobre digital business colocar esse conceito em prática para o seu negócio!

  • O que é Digital Business?
  • Como a transformação digital está criando novas oportunidades?
  • Quais são os produtos mais vendidos no mercado digital?
  • Quais são as próximas tendências de transformação digital?
  • Como construir um negócio digital?

Vamos lá!

O que é Digital Business?

Na sua tradução literal, digital business consiste em quaisquer negócios digitais. Sejam eles modelos simples de e-commerce ou até mesmo os próprios marketplaces mundialmente conhecidos.

Apesar de serem exemplos muito distintos, eles compartilham diversas características, como:

  • Utilização da tecnologia como pilar estratégico e fundamental do negócio;
  • Investimento em business intelligence e ferramentas digitais, como anúncios;
  • Definição do público-alvo através do contato com a internet e as novas tecnologias.

Sendo assim, o digital business é visto como uma oportunidade de criar negócios em todos os ramos, com a vantagem de poder ser operado de qualquer lugar e de ter um investimento inicial baixo.

Quer entender mais sobre as oportunidades de negócios digitais? Confira a seguir.

Como a transformação digital está criando novas oportunidades? 

A transformação digital permite com que novas e únicas experiências sejam criadas para melhorar a vida dos clientes, dando mais agilidade para a resolução de problemas.

Com isso, surgem diferentes oportunidades. Afinal, a cada desafio que o mercado enfrenta, há novas ideias de negócios para superá-lo.

Nesse sentido, o digital business pode ter diferentes abordagens, como:

  • Criar novas formas e experiências para os usuários;
  • Melhorar a eficiência de processos operacionais internos e externos;
  • Aumentar a escalabilidade de um negócio, bem como o faturamento do mesmo;
  • Criar vantagens competitivas de destaque;
  • Incentivar as inovações até mesmo em mercados considerados tradicionais;
  • Ter como pilar a análise de dados para provocação de novas vertentes de atuação.

Sendo assim, a transformação digital vem para mudar os mercados, seja pelo incentivo de novas soluções ou até mesmo melhoria de abordagens já consolidadas.

Nesse contexto, as empresas são instigadas a buscarem a melhor experiência para o cliente. Não podendo portanto se acomodarem com o que já oferecem. Dessa forma, toda a sociedade ganha com a melhoria contínua das organizações, serviços e produtos.

Quais são os produtos mais vendidos no mercado digital? 

O mercado online pode ser considerado um dos mais democráticos. Afinal, permite com que pequenas e grandes empresas usem a comunicação digitalcomo forma de atrair e conquistar clientes.

Por isso, não existe uma fórmula padrão para ter sucesso em um digital business. No entanto, há alguns setores que se destacam nesse contexto. Por exemplo:

  • Infoprodutos: são produtos comercializados digitalmente, sem versão física. Como os próprios aplicativos e e-books;
  • E-commerces: plataformas de empresas que oferecem produtos e serviços com a experiência completa de maneira digital;
  • Marketplaces: sites que tem função de intermediar negócios entre empresas e clientes com ganho de comissão das vendas fechadas, como Amazon e Magazine Luiza;
  • Conteúdos: informações também são considerados negócios digitais. Eles podem ser comercializados através de blogs de conteúdos ou plataformas de cursos, por exemplo;
  • Serviços: com o ganho de popularidade do marketing digital, os serviços ligados a ele também se tornam negócios. Como o desenvolvimento de sites, planejamento de mídias sociais e até mesmo redação SEO. 

Quais são as próximas tendências de transformação digital? 

Os negócios digitais têm ganhado cada vez mais destaque. Não é difícil encontrar exemplos de empresas que atuam no digital business superando vendas em relação às lojas físicas, shopping centers e estratégias sem uso de tecnologia.

De acordo com a Associação Brasileira de E-commerce (ABComm), esse fato pode ser atestado pelo aumento de 57,4% no número de compras através de e-commerce quando se compara o primeiro trimestre de 2021 com o mesmo período de 2020.

Com isso, o crescente faturamento dessas modalidades ganha foco nas elaborações de novas estratégias de negócios.

Apesar desse impulso nos resultados terem vindo pela pandemia e pelo isolamento social, esse estilo de compra permanece sendo o preferido de boa parte da população.

Sendo assim, a transformação digital e a comodidade que ela traz para os clientes continua a gerar novas oportunidades, além do comércio. Como por exemplo:

  • Telemedicina; 
  • Educação à distância;
  • Sistemas de monitoramento de segurança.

Quer aproveitar essas e outras oportunidades que o digital business oferece? Confira a seguir o passo a passo para construir um negócio digital.

Como construir um negócio digital? 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como abrir uma empresa, principalmente no mercado digital.

Se você é uma delas, não se preocupe. Separamos uma lista de passos que podem facilitar esse processo e impulsionar as suas vendas com a transformação digital.

Faça diferente

Um dos pontos mais importantes quando o assunto é digital business é a validação de ideias de maneira a conquistar e fidelizar clientes. Por isso, ao entender o nicho que você quer atuar, invista em:

Foque na experiência do cliente

Em comparação com o mercado tradicional, o digital pode ter a vantagem de maior alcance. No entanto, isso também pode ser um desafio. Afinal, ao ir a uma loja, o atendente estará com foco em resolver o seu problema.

Já no mundo online, não é bem isso. A demora nas respostas, frases mal interpretadas e problemas não resolvidos podem ser o bastante para que o cliente nunca mais compre de novo, além de fornecer avaliações ruins.

Por isso, além de crescer e aumentar o faturamento, é preciso acompanhar na mesma direção a qualidade do atendimento e da experiência do seu usuário.

Crie estratégias para acompanhar e superar os concorrentes

No mercado digital tudo muda o tempo todo. Por isso, crie estratégias e áreas que estejam antenadas ao que acontece à sua volta. Assim, será mais fácil acompanhar as evoluções do mercado.

Algumas dos focos podem ser:

  • Novos modelos de negócios permitidos pelo digital;
  • Inovações portfólio de produtos e serviços;
  • Tecnologia e sistemas;
  • Coleta de dados e uso de informações;
  • Conteúdo, mídias sociais e canais de venda e contato com o cliente.

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.