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O que é Redação SEO?
Por que usar o SEO?
Como fazer um texto otimizado para SEO?
Quais os principais pontos do SEO?
Como começar em SEO?
Como medir os resultados das ações de Marketing Digital?

Entenda o que é a Redação para SEO e como aplicar essa estratégia de otimização no seu blog

Aprenda o que é a Redação para SEO e confira um guia sobre como escrever textos persuasivos e relevantes para alcançar os melhores resultados no seu blog.

Juliana Kaíza
Por: Juliana Kaíza
Entenda o que é a Redação para SEO e como aplicar essa estratégia de otimização no seu blog

A redação para SEO é uma ação que visa melhorar a visibilidade e o ranqueamento de um site nos resultados de pesquisa orgânica. SEO significa "Search Engine Optimization" ou, em português, "Otimização para Mecanismos de Busca".

Dentro do universo digital, em que milhões de informações são compartilhadas todos os dias, fazem-se necessárias ferramentas e estratégias para alcançar um local de destaque e autoridade em meio a todas as outras fontes de conteúdo na internet.

A redação para SEO, portanto, age de maneira inteligente e efetiva na otimização do texto postado, tornando o site mais amigável para o público-alvo, mais estruturado para os mecanismos de pesquisa e melhor quando o quesito é atender as necessidades dos leitores.

Se você deseja entender como aplicar o SEO na otimização do conteúdo do seu blog,  continue a leitura deste artigo. Abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é Redação SEO?
  • Por que usar o SEO?
  • Como fazer um texto otimizado para SEO?
  • Quais os principais pontos do SEO?
  • Como começar em SEO?

Vamos lá?

O que é Redação SEO?

A redação SEO é uma técnica usada para melhorar o ranqueamento, impulsionar o tráfego, aumentar a escaneabilidade e consequentemente a otimização dos mecanismos de busca. É focada em abordar e desenvolver conteúdos de qualidade ao mesmo tempo em que busca atingir altas performances.

Na prática, a redação fica responsável por alavancar seu site e fazer seu conteúdo aparecer na primeira página do Google, por exemplo.

Dessa maneira, se o consumidor em potencial tem fácil acesso ao seu conteúdo e consegue resposta para todas as suas necessidade apenas lendo o seu material, a satisfação e o posicionamento do seu site se tornam mais fortes no mercado.

Já no SEO são utilizadas técnicas de estruturação, hierarquização, palavras-chave e facilidade de leitura.

Por que usar o SEO?

O SEO auxilia no aumento da visibilidade e da presença do site nos resultados de pesquisa dos principais mecanismos, como o Google e Yahoo.

Quanto mais alto o posicionamento do site nos resultados, maior a chance de ser visto pelos usuários em potencial. A visibilidade resulta em um aumento no tráfego orgânico, ou seja, visitantes que chegam ao site de forma natural e não por meio de publicidade paga.

Além disso, o SEO também melhora a experiência do usuário. Os mecanismos de busca consideram fatores como velocidade de carregamento, facilidade de navegação e conteúdo relevante ao classificar os sites.

Logo, ao otimizar esses aspectos, o site se torna mais agradável e útil para os visitantes, o que aumenta a probabilidade de eles retornarem e se engajarem mais.

Como fazer um texto otimizado para SEO?

Para escrever uma redação para SEO é essencial destacar e planejar alguns tópicos, como relevância do conteúdo, assessoria de busca orgânica e encontrabilidade.

Relevância do conteúdo

Um texto para SEO deve se iniciar com o processo de pesquisa e organização de ideias, momento em que é realizada a curadoria de conteúdo sobre o tema escolhido e é feita a filtragem das informações com base em sua qualidade e pertinência.

Essa etapa é de extrema importância, já que para se destacar da concorrência é preciso apresentar exclusividade e relevância.

Assessoria de busca orgânica

Do mesmo modo, também deve ser levado em consideração a estrutura do texto, com introdução, desenvolvimento e conclusão, apresentando parágrafos curtos (entre 3 e 4 linhas).

Vale ressaltar a necessidade de se fazer uma boa introdução, pois será o primeiro contato do leitor com o seu texto e isso pode ser decisivo para a continuidade da leitura.

Esse tipo de organização auxilia no posicionamento e ranqueamento do site, que são definidos através dos algoritmos dos buscadores que realizam varreduras e definem quais sites possuem maior qualidade e relevância para cada pesquisa.

Encontrabilidade

Sobre o conteúdo abordado, é importante que seja feita uma pesquisa de público-alvo e tendência para que se defina a palavra-chave e suas variações, já que serão através delas que os usuários encontrarão seu texto.

Uma dica é que a palavra-chave deve aparecer de 1% a 3% do total de palavras e deve ser negritada para obter maior destaque.

Quais os principais pontos do SEO?

Uma redação para SEO deve apresentar características e elementos que visam dinamizar e agregar valor à leitura do consumidor ao mesmo tempo em que busca otimizar e converter resultados para o site. Os elementos em questão são:

1. Título e intertítulos

É de fundamental importância criar um título que chame a atenção do leitor na hora da escolha do conteúdo que ele irá consumir.

Sem um título bom, todos os outros processos serão desvalorizados. Já os intertítulos têm a capacidade de prender a atenção do leitor por mais tempo dentro do texto, pois permitem uma leitura mais dinâmica e leve.

2. Palavra-chave

A presença da palavra-chave serve para identificação do leitor na hora da busca por resultados para sanar suas dúvidas.

Dessa maneira, seu conteúdo será facilmente relacionado e entregue para pesquisas que apresentem a intenção de busca correspondente. Sempre procure apresentar a palavra-chave e seus sinônimos ao longo do texto

3. Linguagem para o público-alvo

Identifique o público-alvo do seu site ou blog e procure abordar a linguagem normalmente utilizada por ele. Isso facilitará o entendimento e a identificação da personacom o conteúdo apresentado.

É recomendável que a escrita seja feita de maneira simples e objetiva, permitindo uma maior acessibilidade e absorção do material entregue.

4. Listas

Organizar o conteúdo em listas é uma prática vantajosa, pois aumenta a praticidade da leitura e facilita o entendimento do leitor.

Além disso, parágrafos como esse aqui, que listam e enumeram elementos, fazem muito sucesso. As pessoas costumam gostar de conteúdo assim, então tente fazer sempre que possível.

5. Link Building

Apresentar links externos e internos é uma boa prática de SEO. O link buildingdeve ser aplicado de maneira que faça sentido dentro do conteúdo do texto, mostrando conexão, agregando valor e aprofundamento em certos tópicos.

Além disso, tem como objetivo aumentar a classificação dos mecanismos de pesquisa da página que julgam a popularidade e relevância de um site.

6. CTA

A Call to Action(CTA), que em português se traduz como “chamada para ação”, é uma estratégia que busca converter resultados e gerar engajamento orgânico. É através de uma CTA bem escrita que você fará seus leitores tomarem alguma iniciativa desejada, como a compra de algum produto/serviço ou a inscrição em uma newsletter, o que normalmente é a finalidade de um conteúdo.

Como começar em SEO?

Para começar a trabalhar com as técnicas de SEO é preciso dedicação, estudo e aprofundamento no conjunto de estratégias utilizadas. Também é necessário ter em mente que um dos aspectos mais importantes do SEO é a consistência, pois se trata de uma prática com resultados a longo prazo.

Como medir os resultados das ações de Marketing Digital?

Os indicadores de Marketing Digital são os números que devem ser acompanhados e analisados constantemente para comprovar se as estratégias, como a própria redação para SEO, estão funcionando como deveriam.

Separamos um material gratuito para auxiliá-lo na mensuração dos resultados! Faça o download da nossa planilha “Indicadores de Marketing Digital” totalmente editável para gerenciar os indicadores e entender como o seu público reage ao conteúdo postado!

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Juliana Kaíza

Juliana Kaíza

Graduanda em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes em Aracaju - SE. Possui certificação em Copywriting, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo para Web. Atua com produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento e SEO do Grupo Voitto.

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