O que é Link Building?
Para que serve Link Building?
Como fazer Link Building?
Aprofunde seus conhecimentos!

Como o Link Building pode te ranquear melhor nos mecanismos de pesquisa?

Entenda como a estratégia de criar conteúdos com Link Building faz com que você esteja melhor ranqueado nos resultados de busca.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como o Link Building pode te ranquear melhor nos mecanismos de pesquisa?

Se você já ouviu falar ou estudou sobre as estratégias de SEO, sabe que o link building é uma das formas utilizadas para dar mais visibilidade para as suas publicações.

Essa ferramenta consiste em construir uma rede de links, adicionando aos seus posts referências de outras postagens.

Assim, é possível mostrar ao algoritmo do Google que você é autoridade no assunto e merece estar nas primeiras colocações dos mecanismos de busca.

Como você já deve imaginar, essa técnica é indispensável para o sucesso de um site. Por isso, entenda neste conteúdo tudo que você precisa saber sobre link building e como aplicar essa estratégia.

Acompanhe o nosso artigo e descubra:

  • O que é Link Building?
  •  Para que serve Link Building?
  •  Como fazer Link Building?
  • Aprofunde seus conhecimentos! 

Vamos lá?

O que é Link Building?

A estratégia de link building é uma das técnicas de SEO aplicadas ao marketing digital mais utilizadas. Com o objetivo de construir conteúdos que tenham conexão entre si, ela permite que o site aumente o seu tráfego e ainda se mostre com mais autoridade.

Mas não pense que colocar qualquer hiperlink irá ajudar na visibilidade da sua página! É preciso conseguir links que façam sentido para o leitor e que melhorem a experiência do usuário nas redes sociais.

Pensando nisso, o link building pode ter duas vertentes principais. Vamos entender mais sobre elas?

Link Building Externo

Quando uma publicação é construída com links de qualidade, o algoritmo do Google mostra a autoridade do conteúdo perante ao mercado. Isso porque ele encontra padrões de boas referências, sites confiáveis e populares.

Com isso, a estratégia de link building pode e deve ser aplicada com referências externas ao próprio site. Esses links podem ser chamados de backlinks ou inbound links.

Eles podem ser de notícias sobre o assunto, pesquisas de empresas renomadas ou até mesmo sites governamentais. O importante é que esses outros sites sejam confiáveis.

Mas como saber se o conteúdo que você irá relacionar é de qualidade? Existem ferramentas que podem ser utilizadas para para isso, como por exemplo:

●     Google Search Console;

●     Moz;

●     Screaming Frog;

●     Ahrefs;

●     Majestic.

Link Building Interno

Além disso, também são utilizadas estratégias de link building interno. Isso significa que a conexão será feita para outra página do mesmo domínio. Para isso, é necessário relacionar palavras chave de um conteúdo com o outro.

O Google interpreta que essas conexões geram uma melhor user experience, dando ao consumidor maneiras de se aprofundar em assuntos. Outro ponto positivo é o fato de que isso também aumenta o tráfego interno.

O termo Storytelling vem do inglês "contando histórias" e, diz respeito a capacidade de falar sobre um assunto, através de uma narrativa envolvente e persuasiva.

Hoje, essa habilidade é uma das mais exigidas no mercado, principalmente no ramos de vendas e marketing.
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Agora que você já entendeu as duas vertentes do link building, é hora de aprofundar mais sobre o seu objetivo. Descubra para que serve essa técnica!

Para que serve Link Building?

Com o link building o objetivo é mostrar para o algoritmo do Google que o conteúdo é relevante e por isso deve ocupar as primeiras posições no mecanismo de busca. Mas na prática, vamos entender como isso pode favorecer um negócio.

Quantas vezes você já fez uma pesquisa e abriu algumas das primeiras opções que o mecanismo de busca destacou?

Mesmo sem conhecer a empresa, é comum que as pessoas entrem nos links mais bem ranqueados. Isso faz com que o tráfego do seu site aumente, mais pessoas do seu público alvo conheçam a sua marca e ainda gera a chance delas se tornarem consumidoras.

Pensando ainda mais a fundo, a estratégia de link building pode também ajudar a fortalecer a sua imagem para os potenciais clientes que já entraram pelo bom ranqueamento.

Com as conexões internas, eles poderão conferir conteúdo de qualidade e entender que eles falam sobre assuntos de seu interesse.

Chegou a hora de saber como colocar em prática as estratégias de link building. Vamos nessa?

Como fazer Link Building?

Com a transformação digital nas empresas, se destacar nas redes sociais e mecanismos de busca se tornou muito importante para ganhar visibilidade.

Pensando em como isso pode te ajudar a construir as suas estratégias de empreendedorismo digital, selecionamos algumas das dicas mais importantes para construir a sua estratégia de link building na prática.

Entenda o que o mecanismo de busca avalia

Antes de traçar a sua estratégia, você deve estar por dentro dos quesitos avaliados pelo algoritmo do Google. Por isso, se atente aos seguintes critérios:

●     Quantidade de links: números de páginas que fazem referência e conexão ao seu conteúdo;

●     Contexto da conexão: validação de que a referência tem sentido dentro da publicação;

●     Diversidade de links: variedade de domínios que colocam seus conteúdos em hiperlink, bem como os diferentes domínios que você referência nas publicações;

●     Confiabilidade das conexões: credibilidade dos sites que você pode fazer hiperlinks;

●     Rapidez do ganho de menções: espaço de tempo em que se passa entre duas referências feitas ao seu site. Receber links mostra ganho de autoridade e popularidade.

Conheça as técnicas de link building

O SEO é uma das melhores estratégias para ganhar visibilidade no marketing digital, no entanto, há uma imensa variedade de opções para colocá-lo em prática através do link building.

Algumas das técnicas mais utilizadas são:

●     Infográficos: maneiras visuais de se passar informação e prender a atenção do leitor, fazendo com que ele fique mais tempo na página;

●     Links quebrados: alguns links com o passar do tempo deixam de existir ou se modificam. Pensando nisso, é possível conectá-los ao seu site e com isso ser o destino de hiperlinks feitos no passado por outras páginas;

●     Conteúdos de qualidade: hoje em dia mais do que criar um conteúdo, é necessário fazer com que ele seja mais completo e atrativo para os usuários do que aqueles que já estão bem ranqueados;

●     Guest Posts: essa técnica pode ser entendida como uma parceria. Ela consiste em criar conteúdos para outros sites com hiperlinks para o seu domínio. Isso pode ser feito como uma troca de publicações ou até mesmo com a compra de oportunidades.

Planejamento de conteúdo

Para que o link building interno seja efetivo, é necessário que os posts tenham conexão entre si, correto? Por isso, o planejamento de conteúdos é fundamental.

Uma das estratégias utilizadas para isso é chamada de topic clusters. Por meio dela, você gera conteúdos principais e através deles cria postagens com temas secundários.

Exemplificando: caso um site seja voltado para finanças, uma publicação principal pode ser a respeito de renda fixa. Depois disso, é possível explorar em outras postagens a respeito dos produtos que o mercado financeiro oferece nesta vertente.

Esses conteúdos secundários são chamados de satélites. Ao usar as redes sociais para empreender eles podem gerar autoridade para sua marca e visibilidade para o seu site e outras páginas.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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