O que é o Spotify?
Como o Spotify começou?
Quanto custa o Spotify? Conheça os planos!
Quais são os artistas mais ouvidos no Spotify?
O que é pré Save no Spotify?
O que é streams no Spotify?
O que é EBANX e qual a relação com Spotify?
Curiosidades sobre o Spotify
Como se usa o Spotify?
Como salvar músicas no Spotify
Rivalidade entre Spotify e Apple
Como cancelar assinatura do Spotify?
Aumente os seus conhecimentos em marketing e vendas!

Você conhece a história do Spotify? Aprenda tudo sobre a plataforma!

O Spotify é considerado um dos maiores streamings existentes, veja neste artigo como utilizar da melhor forma as funções disponíveis no aplicativo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você conhece a história do Spotify? Aprenda tudo sobre a plataforma!

Lançado em 2008, o Spotify é a plataforma de streaming de músicas, podcasts e vídeos mais popular do mundo.

O serviço é concorrente de outras plataformas como Deezer, YouTube Music e Apple Music. Contudo, apesar de ter chegado no Brasil apenas em 2014, o Spotify caiu no gosto popular, tornando-se rapidamente utilizado em todos os cantos do país.

Para você ter uma ideia, em 2022, o Spotify acumula mais de 430 milhões de usuários no mundo inteiro, sendo 190 milhões assinantes do plano premium.

Quem nunca selecionou aquela playlist no Spotify para ouvir com a galera no churrasco de domingo? Ou postou um story no Instagram mostrando a música que você está ouvindo?

Se você é amante do Spotify como nós e não aguenta ficar sem ouvir aquela musiquinha, mas também tem curiosidade de saber como surgiu essa startup que revolucionou a indústria musical mundial, acompanhe nosso tópicos:

  • O que é o Spotify?
  • Como o Spotify começou?
  • Quanto custa o Spotify? Conheça os planos!
  • Quais são os artistas mais ouvidos no Spotify?
  • O que é pré save no Spotify?
  • O que é streams no Spotify?
  • O que é EBANX e qual a relação com Spotify?
  • Curiosidades sobre o Spotify;
  • Como se usa o Spotify?
  • Rivalidade entre Spotify e Apple;
  • Como cancelar assinatura do Spotify?

Vamos lá?

O que é o Spotify?

O Spotify é uma plataforma que disponibiliza conteúdos de multimídia (músicas, podcasts e vídeos) para serem ouvidos e vistos em tempo real.

O Spotify é o maior serviço de streamingde músicas do mundo. Mas, o que isso significa?

Streaming é uma forma de distribuição digital, na qual as informações não ficam armazenadas no dispositivo do usuário (como celular e computador, por exemplo), isso é ótimo porque não ocupa a memória no disco rígido. Outro exemplo desse tipo de serviço é a Netflix.

Além disso, o usuário reproduz o conteúdo de forma legalizada, sem violar os  direitos autorais.

Como o Spotify começou?

O Spotify surgiu em 2006, num cenário onde a pirataria tomava conta da Internet. As opções legais eram muito caras ou limitadas. O iTunes, por exemplo, já existia, mas você precisava comprar cada música que quisesse escutar.

É aí que entra Daniel Ek, um exímio programador que ficou milionário desenvolvendo sites e abrindo várias empresas.

Juntamente de Martin Lorentzon, um empreendedor sueco que havia comprado uma das empresas de Ek, o Spotify foi criado.

Os dois fundadores viram no problema com a pirataria a oportunidade criar algo bom pros dois lados.

Para o usuário, uma plataforma de fácil manuseio, com um grande acervo de músicas e que fosse financeiramente acessível. Para os artistas e gravadoras, uma forma de ganhar dinheiro e se inserirem no mundo digital, já que com a pirataria algumas gravadoras chegaram perto da falência.

Quando se trata do nome “Spotify”, especula-se que Lorentzon disse essa palavra ou algo parecido enquanto os dois discutiam qual seria o nome utilizado.

Após a criação do Spotify, seus fundadores enfrentaram aproximadamente 2 anos e meios de busca por investidores e de negociações com gravadoras e distribuidoras, por isso a plataforma de streaming começou a funcionar de fato em 2008.

Mas foi no ano de 2011 que o Spotify se popularizou, tornando-se conhecido e usado em todo o mundo.

A importância do Spotify para a indústria da música é tão grande que na Suécia a pirataria diminuiu em 25% com apenas 2 anos de seu lançamento.

Repasses a artistas

Cerca de 70% da renda é repassada a artistas e gravadoras. O pagamento é feito de acordo com a quantidade de vezes que a música é reproduzida, o que gera muita polêmica entre os músicos menos conhecidos.

O Spotify teve lucro pela primeira vez no último trimestre de 2018, após mais de 10 anos de seu lançamento.

Quanto custa o Spotify? Conheça os planos!

A causa para o Spotify ter demorado tanto para ter lucro pode estar justamente aqui. Existe uma versão gratuita e uma versão para assinantes.

Na versão gratuita são reproduzidos anúncios durante os áudios, o usuário não pode pular músicas. Já na versão paga, os assinantes podem escutar as músicas na ordem que quiser, pular, voltar, sem anúncios e fazer download dos conteúdos para escutar offline.

A assinatura individual comum custa R$19,90, a versão para estudantes custa R$9,90 e a familiar R $34,90, podendo ter até 6 usuários. Para acumular assinantes, o Spotify disponibiliza os 3 primeiros meses de forma gratuita. Após esse período, o usuário paga pelo valor da assinatura individual.

A questão é que nem metade dos usuários do Spotify são pagantes e esse número ainda precisa aumentar muito para que a empresa se torne lucrativa.

Quais são os artistas mais ouvidos no Spotify?

Todo final de ano o Spotify disponibiliza uma retrospectiva para os usuários. Em 2022, o Spotify Wrappedmostrou que, no Brasil, os artistas mais ouvidos são:

  1. Marília Mendonça;
  2. Henrique & Juliano;
  3. Jorge & Mateus;
  4. Gusttavo Lima;
  5. Maiara & Maraisa.

Já no mundo, os que lideraram foram:

  1. Bad Bunny;
  2. Taylor Swift;
  3. Drake;
  4. The Weeknd;
  5. BTS.

E aí, qual deles você mais ouviu?

O que é pré Save no Spotify?

O pré Save é uma ferramenta disponibilizada pelo Spotify que permite que os usuários salvem uma música que ainda não foi lançada. Essa opção é importante porque garante mais engajamento aos artistas.

O pré Save é realizado através de um link. Para isso, basta acessar as redes sociais do artista em questão e procurar pela postagem que contenha a informação.

O que é streams no Spotify?

Stream”, no inglês, é um termo que significa “fluxo” ou “transmitir”. Sendo assim, “dar um stream” nada mais é que reproduzir uma música ou um podcast no Spotify.

O que é EBANX e qual a relação com Spotify?

Fundada em 2012, a EBANX é uma empresa brasileira que permite transações financeiras entre compras realizadas no Brasil com empresas globais. Dessa forma, a EBANX é a principal responsável pelas faturas do Spotify, assim como outros serviços estrangeiros: Airbnb, Shein e Shopee.

Curiosidades sobre o Spotify

  • No primeiro ano do Spotify no Brasil, foram ouvidas 200 milhões de horas de músicas, o que equivale a 23 mil anos.
  • Em agosto de 2009, Mark Zuckerberg, criador do Facebook, elogiou o Spotify em seu perfil.

Mark Zuckerberg elogia spotify

  • A cantora Taylor Swift tirou todos os seus álbuns do Spotify no ano de 2014 por se dizer insatisfeita com os valores repassados pela plataforma de streaming. O Spotify tentou negociar,mas a cantora não aceitou, voltando apenas em 2017, quando lançou um clipe exclusivo para selar a paz.
  • O cantor Prince também chegou a tirar os seus álbuns do catálogo, mas logo após sua morte eles voltaram a exibir as faixas por decisão da gravadora.
  • A primeira música a atingir 500 milhões de reproduções foi “Thinking Out Loud", do cantor Ed Sheeran.
  • A música mais reproduzida da história do Spotify é “Shape of You”, também de Ed Sheeran, com mais de 1 bilhão de reproduções.
  • No Brasil, a recordista é “Vai Malandra”, de Anitta, sendo reproduzida mais de 1000000 de vezes no mesmo dia e chegando a estar entre as top 20 globais.
  • O Spotify utiliza um algoritmo que procura prever o que você quer ouvir.

Como se usa o Spotify?

O Spotify pode ser utilizado tanto no celular, disponível para download, como em computadores desktop.

Para começar a utilizar, basta fazer um cadastro ou entrar com o Facebook.

Como utilizar o spotify


Depois, caso você tenha a intenção de se tornar premium, basta selecionar a opção “Seja Premium”. Aí, é só preencher com seus dados pessoais!:

Prontinho! É só pesquisar a música que você quer ouvir!

Ouvir música no spotify

Como salvar músicas no Spotify

O Spotify oferece a possibilidade de se escutar as músicas no modo offline. Para isso, elas devem ser baixadas. Lembre-se que para poder salvar as músicas a sua conta deve ser Premium!

Se você está usando a plataforma pelo computador, escolha qual playlist será baixada e clique no símbolo de download sinalizado abaixo:

Salvar playlist Spotify


Se estiver pelo celular, o passo é quase o mesmo! Selecione a playlist desejada e toque no mesmo botão.

Salvar playlist pelo Spotify no celular

Rivalidade entre Spotify e Apple 

As duas plataformas de streaming são rivais desde o começo do Spotify.

Atualmente, a Apple Music conta com mais de 100milhões de músicas, enquanto o Spotify conta com 80 milhões de músicas na plataforma. Os preços das duas e os planos se assemelham, porém o Spotify possui uma versão gratuita.

Se você quer saber mais sobre essa estratégia de disponibilizar uma versão gratuita, acesse o nosso pocketbook: Free: O Futuro dos Preços.

Atualmente, a rivalidade das duas vem se acirrando mais, uma vez que o Spotify denunciou a Apple na justiça acusando a empresa da maçã de práticas desleais.

Como cancelar assinatura do Spotify?

Se você é assinante do plano Premium do Spotify, saiba que o cancelamento pode ser realizado de uma forma simples e rápida, mas que voltará a ter acesso ao player gratuito, limitado e com anúncios.

Para cancelar, você deve:

  1. Acessar a página da conta pelo navegador spotify.com/account e fazer login;
  2. Seguir para a página de “Planos”, rolar a tela até encontrar o botão “Mudar de plano”;
  3. Role até a opção “Spotify Free” e toque no botão “Cancelar o Premium”. Confirme a sua escolha.

Lembre-se que após efetuar o cancelamento, a assinatura ainda vai permanecer até o período em que o plano seria renovado. Entretanto, não se preocupe! Essa data vai ser mostrada na etapa de confirmação do cancelamento do plano Premium.

Aumente os seus conhecimentos em marketing e vendas!

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.