O que é Engenharia Aeronáutica?
Como funciona a Engenharia Aeronáutica?
Como é a faculdade de Engenharia Aeronáutica?
O que estuda a Engenharia Aeronáutica?
Ferramentas que auxiliam na Engenharia Aeronáutica
Onde o profissional de Engenharia Aeronáutica pode trabalhar?
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Aeronáutica X Ciências Aeronáuticas
Onde estudar Engenharia Aeronáutica?
Qual a melhor Faculdade de Engenharia Aeronáutica do Brasil?
Quanto ganha um Engenheiro da Aeronáutica?
Pronto para construir seu próprio jatinho?
Descubra o poder da metodologia Lean Seis Sigma com o curso White Belt!

Conheça o curso de Engenharia Aeronáutica, ramo que vem ganhando destaque no mercado!

Conheça sobre o curso de Engenharia Aeronáutica e a prática profissional do engenheiro que constrói aeronaves e garante a segurança dos voos!

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Conheça o curso de Engenharia Aeronáutica, ramo que vem ganhando destaque no mercado!

A Engenharia Aeronáutica é um ramo da engenharia que se dedica ao projeto, desenvolvimento, fabricação e manutenção de aeronaves e sistemas aeroespaciais. Essa área engloba aeronaves civis e militares, helicópteros, foguetes, satélites, drones e outras tecnologias relacionadas.

Para os que pensam em seguir carreira na Engenharia Mecânica, mas são apaixonados por aviões, a Engenharia Aeronáutica pode ser uma boa ideia.

Porém, como são diversas as formas de atuar no ramo da aviação (Engenharia Aeronáutica, Engenharia Aeroespacial, Ciências Aeronáuticas, etc), é importante se informar mais sobre o curso antes de fazer a escolha.

Sendo assim, que tal continuar a leitura do texto e se agora vamos nos aprofundar na Engenharia Aeronáutica?

Nesse artigo você verá:

  • O que é Engenharia Aeronáutica?
  • Como funciona a Engenharia Aeronáutica?
  • Como é a faculdade de Engenharia Aeronáutica?
  • Softwares que auxiliam na Engenharia Aeronáutica;
  • Onde o profissional de Engenharia Aeronáutica pode trabalhar?
  • Engenharia Aeroespacial;
  • Engenharia Aeronáutica X Ciências Aeronáuticas;
  • Onde estudar Engenharia Aeronáutica?
  • Quanto ganha um Engenheiro da Aeronáutica?

O que é Engenharia Aeronáutica?

A Engenharia Aeronáutica é a ciência que aborda as técnicas de construção de aviões e outros segmentos dentro da aviação. Apesar de não pilotar, o engenheiro aeronáutico projeta e constrói a aeronave, garantindo a segurança do voo e de seus tripulantes.

Para ingressar nessa área, é essencial ter aptidão para matemática e física, pois a maior parte de sua grade necessita de conhecimentos aprofundados nessas áreas. Além disso, o gosto pela tecnologia e mecânica também são importantes.

Como funciona a Engenharia Aeronáutica?

A Engenharia Aeronáutica forma profissionais que irão projetar, construir e realizar manutenção de aeronaves. Portanto, o engenheiro aeroespacial estuda para estar apto a atuar em sistemas aeroespaciais. Pode, então, atuar em indústrias ou companhias aéreas.

Como é a faculdade de Engenharia Aeronáutica?

A Engenharia Aeronáutica forma profissionais que irão projetar, construir e realizar manutenção de aeronaves. Portanto, o engenheiro aeroespacial estuda para estar apto a atuar em sistemas aeroespaciais. Pode, então, atuar em indústrias ou companhias aéreas.

O que estuda a Engenharia Aeronáutica?

Para você que está curioso em saber a grade curricular de engenharia aeronáutica, trouxe alguns exemplos de matérias estudadas durante o curso:

  • Aerodinâmica;
  • Dinâmica de Estruturas Aeronáuticas;
  • Projetos Aeron. Assistidos por Computador;
  • Controle de Aeronaves;
  • Manutenção de Aeronaves;
  • Eletrotécnica de Aeronaves;
  • Processos de Fabricação Aeronáutica;
  • Fadiga e Mecânica da Fratura.

Porém, os nomes das disciplinas e também sua carga horária podem variar dependendo da grade da instituição.

Além disso, temos ao final do curso o estágio obrigatório e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Como atividades extras, se destacam as competições de aerodesign e foguetes.

Ferramentas que auxiliam na Engenharia Aeronáutica

Para auxiliar o aluno e o profissional da área no desenvolvimento de projetos de forma rápida e otimizada, são utilizados alguns softwares, como:

  • Ansys Fluent: realiza análises de transferência de calor e de estruturas dinâmicas e estáticas. Além disso, avalia a integridade física de estruturas de diferentes tamanhos e complexidade;
  • Simulia: esse software simula conexões com fixadores independentes de malha, modela material composto (incluindo pré e pós-processamento) e prevê possíveis danos e falhas em materiais compostos;
  • CATIA: software de CAD/CAM/CAE que desenvolve, através da criação de desenhos tridimensionais, operações de moldagem e análise de cinemática, projetos da indústria aeronáutica de alta confiabilidade;
  • Altair: com ele é possível realizar testes preditivos virtuais, prever com precisão danos, impactos e propagação de trincas potenciais, além de simular eventos de vulnerabilidade dos equipamentos.

Dê um upgrade em suas habilidades com o curso Fundamentos de Excel!

Domine essa ferramenta essencial para o mercado de trabalho. Aprenda desde as funcionalidades essenciais do Excel. Manipule dados, crie gráficos e automatize as suas tarefas.

Não perca tempo! Invista em sua carreira e destaque-se no mercado de trabalho. Inscreva-se agora mesmo no curso Fundamentos de Excel e utilize o cupom BLOG100 para ter acesso a esse curso de forma gratuita!

Aproveite esse preço promocional e comece a se destacar!

Banner do curso Fundamentos de Excel.


Assim, fica mais fácil para você se preparar e também para entrar com tudo no curso de engenharia que escolher!

Onde o profissional de Engenharia Aeronáutica pode trabalhar?

Para você que deseja saber o que faz o profissional de Engenharia Aeronáutica, trouxe exemplos de áreas de atuação onde o Engenheiro Aeronáutico pode trabalhar:

1. Planejamento

Nessa área, o profissional atua planejando atividades e projetos de criação e desenvolvimento das aeronaves e outros componentes, além de desenhar a estrutura e definir os materiais que serão utilizados.

Os ensaios, testes e simulações também são responsabilidade desse profissional.

2. Coordenação de tráfego aéreo

Fica a cargo do profissional garantir a segurança de um voo. Ele estuda e gerencia o fluxo das aeronaves, a velocidade, a rota e a altitude, atentando-se para as condições meteorológicas e cartográficas do espaço aéreo.

3. Fiscalização

Aqui, é feita a parte de fiscalização das normas definidas pela Agência Nacional de Aviação (ANAC). O engenheiro faz cumprir as normas em aeroportos, companhias aéreas, aeroclubes e empresas de táxi aéreo.

4. Manutenção 

Nessa área, o engenheiro atua na manutenção (preditiva e preventiva) e fiscalização de aeronaves e de seus componentes. São feitos reparos e inspeções periódicas em toda a estrutura e em seus sistemas.

5. Sistemas de controle

Esse segmento abrange o projeto, construção, instalação e testes de sensores e instrumentos que farão o controle do veículo.

São definidas as especificações desses mecanismos que controlam os componentes da aeronave, como o trem de pouso, a alimentação de combustível e a pressurização da cabine.

6. Estudo e Diagnóstico

Nessa área, é feita a análise para encontrar a melhor maneira de utilizar a infraestrutura aeronáutica, assim como a otimização das condições de uso de aeronaves.

7. Desenvolvimento de tecnologias

Aqui, o engenheiro aeronáutico é responsável pela criação de novas tecnologias e pelo gerenciamento da utilização das tecnologias disponíveis e viáveis, para melhorar o desempenho de aeronaves.

Essas são pequenas prévias das atribuições de um engenheiro aeronáutico. Qual delas te chamou mais atenção?

Engenharia Aeroespacial 

A Engenharia Aeroespacial é um termo mais global que abrange os conhecimentos em estruturas de aeronaves e também de espaçonaves e satélites, ou seja, sistemas que se mantêm na atmosfera e os que são lançados para o espaço.

Muitas pessoas ainda confundem os dois cursos, que também são vistos como especialização uma da outra, como mestrado ou pós-graduação. Porém, instituições como o ITA oferecem essas graduações separadamente.

Engenharia Aeronáutica X Ciências Aeronáuticas

Os cursos de Ciências Aeronáuticas e Engenharia Aeronáutica tratam de uma área parecida, porém com focos distintos.

A graduação em Ciências Aeronáuticas é voltada para a formação de pilotos comerciais e para a atuação na gestão e supervisão das equipes que permanecem em terra e nas torres de controle dos aeroportos.

Já o curso de Engenharia Aeronáutica tem seu foco no projeto, construção e manutenção de componentes e estruturas de aeronaves, tanto na indústria quanto nas companhias aéreas. Realiza, então, revisões periódicas e as simulações que precisam ser feitas constantemente.

Onde estudar Engenharia Aeronáutica?

No Brasil, ainda não são muitas as universidades que oferecem o curso de Engenharia Aeronáutica. Temos 8 instituições no país credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) que ofertam o curso, sendo 3 públicas e 5 privadas:

  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA);
  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal de Uberlândia (UFU);
  • Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos (ETEP);
  • Universidade de Taubaté (UNITAU);
  • Universidade do Vale da Paraíba (UNIVAP);
  • Universidade FUMEC (FUMEC);
  • Universidade Paulista (UNIP).

Qual a melhor Faculdade de Engenharia Aeronáutica do Brasil?

Apenas a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conseguiu a pontuação máxima no ENADE (nota 5).

Todavia, caso você queira maiores informações sobre as outras avaliações desses cursos disponibilizadas pelo MEC, consulte o portal e-MEC (no site, vá em Consulta Textual).

Quanto ganha um Engenheiro da Aeronáutica?

Se você está pronto para iniciar sua carreira nesse curso, é importante estar por dentro do salário que o profissional da área recebe. Aqui no Brasil temos a Lei 4.950/A, de 22 de abril de 1966, que dispõe sobre salário mínimo dos profissionais de Engenharia:

  • Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos;
  • Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos;
  • Jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos.

Contudo, em valores reais que encontramos no mercado, variações costumam ocorrer. Os fatores que podem influenciar no valor do salário são: o porte da empresa, a sua localização no país e o nível de experiência profissional.

Veja cargos de engenharia nas empresas:

  • Trainee: até 2 anos no cargo;
  • Júnior: de 2 a 4 anos;
  • Pleno: de 4 a 6 anos;
  • Sênior: de 6 a 8 anos;
  • Master: mais de 8 anos.

De acordo com uma pesquisa do site Salario.com.br, com 912 salários de amostra, a média salarial do engenheiro aeronáutico com uma carga horária de 42 horas aqui no Brasil, é de R$13.566,50.  A faixa salarial mostrada fica entre R$12.000,00 e R$27.245,79.

Empresas que contratam Engenheiros Aeronáuticos

Existem várias empresas que contratam engenheiros aeronáuticos no Brasil. De acordo com o site Glassdoor, algumas das principais empresas do setor aeroespacial e de aviação e suas médias salariais são:

  • Embraer: R$12.000/mês;
  • Força Aérea Brasileira (FAB):  R$13.160/mês;
  • LATAM: R$8.181/mês;
  • Azul - Linhas Aéreas Brasileiras: R$6 mil - R$9 mil/mês.

Apesar do país reservar boas oportunidades nos grandes centros, as maiores oportunidades no mercado de trabalho para esse engenheiro se encontram em São José dos Campos (SP).

O polo tecnológico e espacial localizado na cidade engloba organizações da Força Aérea Brasileira, como o  Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Pronto para construir seu próprio jatinho?

Tanto o curso quanto a profissão de Engenharia Aeronáutica estão crescendo cada vez mais no país e ganhando seu merecido destaque. Sendo assim, você deve investir sem medo nesse curso caso tenha interesse na área.

Se você chegou até aqui, entendo que está comprometido em ser um bom profissional, acertei? Para isso, nada melhor que dar o primeiro passo na sua carreira começando a estudar uma metodologia aplicável e demandada no mercado hoje.

Descubra o poder da metodologia Lean Seis Sigma com o curso White Belt!

Com o curso Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, você vai aprender os fundamentos e técnicas para impulsionar a eficiência e a qualidade dos processos.

Tenha o conhecimento necessário para se destacar no mercado. Seja um agente de mudança nas empresas!

Aproveite essa oportunidade e garanta esse curso de forma gratuita com o cupom BLOG100. Clique no banner abaixo e comece a desenvolver essa nova habilidade!

Banner do curso Treinamento em White Belt em Lean Seis Sigma.

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Manual Do Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.