Como surgiu a Amazon?
Quais foram as estratégias de Jeff Bezos para o  crescimento da Amazon?
Quais são as principais inovações da Amazon?

Conheça a história da Amazon e como ela se tornou a marca mais valiosa do mundo!

Confira a história da Amazon, a empresa de varejo online de Jeff Bezos, que ultrapassou a Apple e o Google e revolucionou o mercado.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Conheça a história da Amazon e como ela se tornou a marca mais valiosa do mundo!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da Amazon ou já comprou algo através do site, certo? A empresa de varejo online criada por Jeff Bezos, vende desde dispositivos domésticos inteligentes até livros e e-books.

Além disso, a Amazon é conhecida por sua entrega rápida e variedade de produtos, visto que o site é conhecido como o lugar onde se vende tudo, de A a Z. Mas, você sabe como ela surgiu e ganhou esse grande reconhecimento?

Então, hoje nós iremos te contar sobre como surgiu a marca mais valorizada do mundo, através dos seguintes tópicos:

  • Como surgiu a Amazon? 
  • Quais foram as estratégias de Jeff Bezos para o  crescimento da Amazon?
  • Quais são as principais inovações da Amazon? 

Vamos lá!

Como surgiu a Amazon? 

Em 1994, o engenheiro e empresário Jeff Bezos deixou de trabalhar como analista em Wall Street, nos Estados Unidos, para criar um negócio de venda de livros físicos na garagem de sua casa, juntamente com sua esposa Mackenzie.

Inicialmente, os nomes considerados para o seu novo negócio foram “Cadabra” ou “ Relentles”. Mas, tais não foram aprovados pelas pessoas próximas a Bezos, visto que não causariam o impacto pretendido.

Diante disso, a proposta de nomear o negócio com Amazon surgiu devido à inspiração no Rio Amazonas, que é reconhecido mundialmente pelo seu grande impacto e grandiosidade.

Vale ressaltar que o diferencial da empresa que vendia livros através da garagem de Bezos era a forma de fazer pedidos: totalmente online. Dessa forma, ele foi o pioneiro do e-commerce e do modelo de negócios online.

Além da venda online de livros, outras características como a entrega rápida e a diversidade de opções foram determinantes para o início da marca e seu crescimento.

Isso porque, receber rápido e sempre ter o livro que você quisesse disponível era uma proposta muito interessante para o final dos anos 90.

O primeiro livro vendido pelo site foi “Conceitos de fluidos e analogias criativas” de Douglas Hofstadter. Após a primeira venda, milhões de vendas estavam por vir.

Logo, a proposta de Jeff foi muito bem recebida pelos norte-americanos e pelo mundo: no primeiro mês, a empresa já tinha clientes em todos os estados dos EUA e em quase 50 países do mundo.

Muito interessante, não é mesmo? Continue a leitura para saber mais sobre a continuação dessa história de sucesso.


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Quais foram as estratégias de Jeff Bezos para o  crescimento da Amazon?

Desde o início, a Amazon foi uma proposta muito bem aceita pelo público. Ainda no primeiro ano, foram vendidos cerca de 2,5 milhões de livros e arrecadados mais de US $148 milhões de dólares.

Apesar disso, Bezos sempre se apresentou frio e calculista, segurando a empolgação dos acionistas da marca, falando sempre da possibilidade de até mesmo a Amazon falir.

Diante disso, para ele, os 5 anos iniciais seriam para direcionar os investimentos para o fortalecimento da Amazon.

Dessa maneira, esse período foi voltado para a criação de infraestruturas e estratégias para fortalecer a marca. Com isso, em 2000, a Amazon lançou o seu Marketplace, juntamente com a ascensão da internet.

Em consequência disso, em 2001, a empresa recebeu seu primeiro saldo positivo. A partir disso, a empresa começou a lançar as inovações, que mais tarde a fizeram ficar conhecida como o site que vai desde a entrega de comida até a exploração espacial.

Logo, não deixe de conferir o próximo tópico para saber mais sobre as inovações que surgiram da Amazon.

Quais são as principais inovações da Amazon? 

Entre as principais inovações da Amazon, temos a criação da Amazon Prime e do Prime Vídeo, em 2005, onde os clientes têm acesso à entrega rápida e oferta exclusivas por meio de uma assinatura de streaming.

Em 2006, foi criada a Amazon Web Services, utilizada para armazenamento e hospedagem em nuvem. Tal, em 2015, alcançou a marca de 1 milhão de usuários pelo mundo.

Em 2007, a Amazon revolucionou o mercado de e-books, lançando o dispositivo Kindle, que significa “acender um fogo”. Tal, impulsionou a venda de e-books e virou uma das principais características da marca.

Já em 2014, a Amazon lançou um dos seus principais fracassos, que foi o “Fire Phone”, um smartphone móvel que não apresentava muitas características interessantes e acabou não tendo destaque no mercado.

Entretanto, ainda nesse mesmo ano, a Amazon lançou o dispositivo de inteligência doméstica “Alexa”, em concorrência a dispositivos como Siri e Cortana.

Hoje, a Amazon tem um valor de aproximadamente US $315,5 bilhões de dólares e já ultrapassou empresas renomadas como Apple e Google.

Entre os principais projetos futuros da empresa, podemos destacar a Prime Air que pretende realizar entregas com drones e a Amazon Go, que pretende estabelecer uma mercearia sem a presença de humanos.

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Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

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