Chocolate é um dos doces mais consumidos no mundo. Além do seu delicioso sabor, ao ser ingerido ele gera um aumento na produção de serotonina, uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer.

Não é de grande surpresa essa informação, não é mesmo? Afinal quem nunca desejou ter aquele chocolate no auge de uma TPM? Ou depois de uma notícia ruim? Ou até mesmo apenas para deliciar o seu maravilhoso sabor?

Difícil encontrar uma pessoa que não goste de nenhuma das variações do chocolate.

Você sabia que atualmente no Brasil a maior rede de produção do tão desejado chocolate é a Cacau Show? E que a história desta empresa é incrível?

Se você ficou curioso para saber como se iniciou a Cacau Show e quer descobrir quem foi o grande empreendedor e fundador que fez a Cacau Show ser o que é hoje, então venha comigo que vou te contar tudo!

 

O que é a Cacau Show?

 

 

Cacau Show é uma empresa alimentícia brasileira que se tornou uma das maiores redes de lojas de chocolates finos do mundo.

É uma empresa de excelência em produtos e serviços, sendo referência em gestão do negócio de chocolate.

Sua missão é proporcionar ao maior número de pessoas uma experiência memorável.

 

Como surgiu a Cacau Show?

 

Tudo começou com o espírito de empreendedorismo de Dona Vilma, mãe de Alexandre Costa (fundador da Cacau Show), que trabalhava de porta em porta com vendas de produtos através de revistas como Natura e Tupperware.

Com a intenção de crescer, Vilma criou alguns catálogos, nos quais revendia produtos que ela mesma comprava em lojas, ou de outros fornecedores, e um desses catálogos inventados por ela foi o da Cacau Show, como é mostrado abaixo.

 

 

Nesse empreendimento, Vilma comprava chocolate de uma fábrica artesanal pequena.

Nessa época, Alexandre Costa tinha 14 anos e já trabalhava na empresa dos pais, recebendo o pedido das vendedoras, passando o pedido para o fabricante, recebendo os chocolates que chegavam, etiquetando e calculando o faturamento.

Até que em uma páscoa o fabricante da família não entregou o pedido. Isso teve um efeito terrível na empresa, pois as vendedoras ficaram frustradas e não quiseram mais vender. Depois desse baque a empresa foi fechada.

Logo após o fechamento da empresa, Alexandre Costa foi trabalhar em um posto de gasolina.

Até que, aos 17 anos, Alexandre decide retomar o negócio de chocolates da família.

Pegou os catálogos de Dona Vilma que estavam jogados em um canto da casa e disse aos seus pais: “O que deu errado para vocês no passado, pode ser que não dê errado para mim agora”.

Alexandre foi atrás, buscou um novo fornecedor, saiu vendendo chocolates de fusca e conseguiu atingir uma venda de dois mil ovos de 50 gramas, porém esses ovos não existiam, pois o atual fabricante não tinha esse produto em seu portfólio.

Nesse momento, ele se encontrou em uma situação semelhante à que a sua mãe tinha passado, porém agora ele decidiu não desistir. Foi então que ele teve a ideia de ir em vários supermercados procurar ovos de páscoa para comprar e entregar aos seus clientes.

Numa dessas idas ao supermercado ele conheceu a Dona Cleusa Trentin. A senhora que deu a ele a incrível ideia de comprar os ingredientes necessários para fabricar os ovos e ainda o convidou para ir até a sua casa, para que ela o ajudasse nessa fabricação.

Ele pegou então US$500 emprestados com o seu tio, comprou todos os ingredientes que precisava e foi para casa de Dona Cleusa como mostrado na imagem abaixo.

 

 

Os dois trabalharam por 18 horas diárias, durante três dias. Dessa forma Alexandre conseguiu entregar os ovos de páscoa a tempo para seus clientes.

Nessa páscoa, ao receber o dinheiro dos ovos vendidos, ele pagou ao seu tio e à Dona Cleusa, e, ao final, obteve o lucro de US$500.

Após esse episódio, Alexandre decidiu fazer uma análise de mercado, e foi então que viu uma oportunidade de investir em chocolates finos.

Como um bom empreendedor, ele foi de cabeça nessa ideia, investiu o lucro que tinha obtido com a venda dos ovos e toda a sua energia, e foi assim que as coisas começaram a dar certo para ele.

Ao longo dos anos, Alexandre, fundador da Cacau Show, estudou e se especializou em chocolates finos e com isso foi melhorando a qualidade de seus produtos até chegar aos excelentes chocolates  que encontramos hoje em todas as lojas da Cacau Show.

 

 

E aí, o que achou da história inspiradora da Cacau Show?

 

É inspirador como o grande empreendedor, Alexandre Costa, fez a marca Cacau Show se tornar referência no mercado brasileiro, mesmo diante de algumas dificuldades encontradas no caminho.

Para o fundador da Cacau Show, tudo isso tem um significado ainda maior, como ele mesmo diz: “Cada trufa, tablete ou bombom é uma forma de despertar um sorriso”.

 

Curiosidades da Cacau Show

 

  • Em 2008, a Cacau Show ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e se tornou a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo;
  • O Instituto Cacau Show foi fundado em 2009, com o objetivo de oferecer gratuitamente atividades educacionais, esportivas, culturais e de formação para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos;
  • Um dos objetivos do fundador da Cacau Show era chegar ao ano de 2010 com mil lojas em todo o país, e ele conseguiu atingir a meta colocada;
  • Nesse mesmo ano aconteceu o lançamento do livro, “Uma trufa e...1000 lojas depois!”, escrito por Alexandre;
  • Em setembro de 2011, Alexandre Costa adquiriu três fazendas de cacau em Linhares (ES). Chamadas São José, Ceará e Dedo de Deus, as novas aquisições tiveram como objetivo suprir primeiro a qualidade e depois a quantidade de produtos da marca.

 

Conheça as histórias de outras empresas de sucesso!

 

 

Dica Bônus

 

Quer ir além? Quer uma dica gratuita para alavancar os seus negócios?

Então lá vai: a Voitto preparou um curso TOTALMENTE GRATUITO especialmente para você, uma pessoa visionária, que não gosta da zona de conforto e está sempre em busca de melhorar e se profissionalizar.

Não perca tempo, clique no botão abaixo e venha conferir o nosso curso GRATUITO de Agile Scrum, o método mais ágil utilizado no mundo para impulsionar carreiras e negócios.

Ah! Não se esqueça de nos contar nos comentários o que achou deste artigo, o seu feedback é de extrema importância para nós.

Compartilhe também este artigo com um amigo que quer saber mais sobre a história da Cacau Show.