Apesar de ter se tornado dono de uma das maiores cadeias de restaurantes do Brasil, a história de Robinson Shiba com a culinária aconteceu por acaso.

Sem dúvida, esse foi um dos melhores acasos que ocorreu na vida desse grande empresário.

Sua história teve uma reviravolta interessantíssima, após uma viagem feita por ele para aprimorar o seu inglês.

Ficou curioso para saber essa incrível história? Então venha comigo descobrir como Robinson se tornou esse grande empresário que é hoje.

 

O que é China in Box?

China in Box é a maior rede de delivery da América Latina e a principal rede de fast-food de comida chinesa do Brasil.

O cardápio do China in Box é bastante variado, contendo mais de 40 opções de comida chinesa, entre entradas, prato principal e sobremesas.

A entrega das comidas é realizada em caixinhas práticas e eficientes, as quais mantêm a temperatura e o sabor da refeição.

Essa comodidade permite que o cliente consuma o produto onde ele quiser, de uma forma confortável, em qualquer lugar.

China in Box revolucionou não somente o mercado de comida chinesa no Brasil, mas também o mercado de delivery, pois antes dele só existia delivery de pizzas e alguns sanduíches.

 

Como foi a trajetória de Robinson Shiba?

 

 

Robinson, quando jovem, decidiu estudar nos Estados Unidos para aprimorar o seu inglês.

Naquela época, o empresário era estudante de odontologia. Para conseguir viajar, teve que reunir todas as suas economias.

Porém seu sonho acabou se tornando um pesadelo, pois foi quando acabou sendo assaltado e teve que entregar todas as suas economias.

Após esse episódio, Shiba começou a passar dificuldade financeira, mas o sonho de continuar mantendo os estudos nos EUA se manteve vivo.

Robinson decidiu então conseguir um emprego, para ter uma renda fixa, e assim continuar os seus estudos.

Foi nesse momento que o empreendedor começou a trabalhar em restaurantes como lavador de pratos e, posteriormente, como entregador de pizza e de outros alimentos de fast-food. E foi com esse dinheiro que ele começou a se sustentar.

Trabalhando para os delivery nos EUA, ele conseguiu enxergar uma oportunidade de mercado que ainda não existia no Brasil. Foi aí que ele viu a chance de um novo empreendimento.

Shiba começou a estudar e pesquisar sobre os fast-food dos EUA e ver qual dava mais certo, avaliando também qual seria mais adaptável à realidade do Brasil.

Ao voltar para o Brasil, Shiba finalizou o curso de odontologia, vendeu os seus consultórios, reuniu suas economias juntamente com o seu pai e decidiu batalhar pelo seu grande sonho: ter o seu próprio negócio.

 

Como começou o China in Box?


 

Shiba, então, resolveu adaptar os sabores da comida chinesa ao paladar brasileiro e juntar tudo isso em uma caixinha, que seria levada até o seu cliente.

O início desse sonho não foi nada fácil. Apesar de Shiba ser oriental, não dominava em nada a culinária chinesa, então decidiu recorrer à ajuda de quem entendia do assunto, contratando, assim, o seu primeiro funcionário.

A primeira unidade do China in Box foi inaugurada no dia 8 de Outubro de 1992, no bairro de Moema.

Com muito trabalho e dedicação de Robinson, a empresa foi se tornando cada vez mais bem-sucedida e, posteriormente, o empresário começou a abrir novas unidades.

Com esse crescimento, ele decidiu então padronizar toda a metodologia do China in Box, para que a empresa se tornasse franqueável, para que, através do modelo de franquia, ele pudesse crescer ainda mais.

E, como podemos ver, deu muito certo. Hoje o China in Box é, sem dúvida, um sucesso e uma referência no mercado de comida chinesa dentro do Brasil.

 

E aí, o que achou da história inspiradora do China in Box?

 

O fundador do China in Box, sem dúvida é uma inspiração de vida a se seguir. Mesmo com diversas dificuldades que surgiram ao longo do caminho, ele não desistiu.

Shiba conseguiu enxergar um nicho de mercado que poderia ser explorado no Brasil, e batalhou para conseguir abrir o seu próprio negócio dentro dessa oportunidade que ele enxergou.

 

Curiosidades do China in Box

 

  • Toda franquia do China in Box possui a cozinha à vista, sendo separada por um vidro, e isso foi desenvolvido para que os clientes conseguissem ver a preparação dos alimentos e perdessem o preconceito da comida chinesa, que até então existia;
  • Alguns dos sucessos do cardápio do China in Box são: os famosos frangos empanados, frango crispy e o tão desejado rolinho primavera;
  • O empreendedor Shiba possui mais de 160 lojas franqueadas, distribuídas em 22 estados brasileiros;
  • Em 2000, o China in Box entrou para a associação brasileira de franchising.

 

Conheça as histórias de outras empresas de sucesso!

 

 

Saia da zona de conforto!

 

Quer ir além? Quer uma dica gratuita para alavancar os seus negócios?

Então lá vai: a Voitto preparou um curso TOTALMENTE GRATUITO especialmente para você, uma pessoa visionária, que não gosta da zona de conforto e está sempre em busca de melhorar e se profissionalizar.

Não perca tempo, clique no botão abaixo e venha conferir o nosso curso GRATUITO de Agile Scrum, o método mais ágil utilizado no mundo para impulsionar carreiras e negócios.

Ah! Não se esqueça de nos contar nos comentários o que achou deste artigo, o seu feedback é de extrema importância para nós.

Compartilhe também este artigo com um amigo que quer saber mais sobre a história do China in Box.