O Scaled Agile Framework (SAFe) é uma estrutura de trabalho que procura levar a agilidade, como o Scrum, e os princípios Lean a nível organizacional numa empresa. Já imaginou ter crescimento em produtividade, qualidade de produtos, aumento no time-to-market e, de brinde, melhorar o engajamento e satisfação de funcionários? 

Então, tudo isso pode ser tornar realidade com a aplicação desse framework que usa conceitos e práticas de competências Lean, Agile e DevOps. Ficou interessado em alavancar o seu negócio? Confere o que preparamos para você na forma de tópicos, nesse artigo.

  • O que é Scaled Agile Framework?
  • No que o Scaled Agile Framework é utilizado?
  • Como implementá-lo?
  • Como funciona a certificação?

Preparado para expandir seus conhecimentos sobre SAFe? Vamos lá!

 

O que é Scaled Agile Framework?

 

Criado em 2011, o SAFe, acrônimo que representa o Scaled Agile Framework, procura tornar os princípios ágeis e enxutos escaláveis, podendo ser aplicados nas empresas como um todo. Esse método promove alinhamento entre as equipes e a gerência, já que funciona a nível corporativo.

Desde sua criação, esse framework já sofreu diversos updates, estando atualmente na versão Scaled Agile Framework 5.0. As versões são atualizadas pela mantenedora Scaled Agile, que fornece diversos conteúdos especializados para os interessados no tema.

Com o amplo uso de métodos ágeis em equipes, surgiu o questionamento da possibilidade de se expandir essas metodologias como, por exemplo, Scrum e Extreme Programming, para atingirem todas as dimensões de uma organização.

Nesse sentido, o SAFe baseou-se em princípios integrados, comprovados e práticos para empresas enxutas. Uma de suas vantagens é que esse método pode ser rapidamente compreendido graças a criação da Big Picture, isto é, uma visão ampla e geral.

A Big Picture nada mais é que um grande esquemático em forma de imagem que permite o entendimento dos fluxos, papéis e atividades dentro do SAFe. Com isso, o tempo de aprendizado da metodologia é reduzido para, em média, uma semana.

Confira na imagem abaixo, um exemplo de Big Picture diretamente trazido da especialista Scaled Agile.

Big picture SAFe

Fonte: Scaled Agile.

Além disso, esse framework funciona em três níveis organizacionais: team (equipe), program (programa) e portfolio (portfólio). A nível de equipe é fornecido um modelo de processo para equipes ágeis, o que auxilia em nível operacional. 

Já a nível de programa ocorre a integração entre as equipes ágeis buscando fornecer produtos de maior valor para clientes. Essa atuação será a nível estratégico.

Por fim, a nível de portfólio verificam-se os programas e seu alinhamento à estratégia presente no negócio e para investimentos. Isso será a nível gerencial.

Achou interessante como o SAFe pode ser aplicado na sua empresa? Que tal conhecer um pouco mais sobre Scrum? Com curso completamente gratuito de Introdução ao Agile Scrum, você aprenderá como utilizar esse framework no seu dia a dia.

Clique aqui para se inscrever

 

No que o Scaled Agile Framework é utilizado?

 

O SAFe é utilizado para integrar toda a organização dentro de uma estrutura ágil. Isso significa que, a partir desse método, todas as partes da empresa passam a usar práticas e ferramentas ágeis e não só a equipe de desenvolvimento.

Além disso, o SAFe é útil para reduzir o tempo de lançamento de um produto no mercado; para aumentar a produtividade e a qualidade; e, por fim, para motivar e engajar seus funcionários.

De acordo com estudos de caso, as empresas que fizeram uso do SAFe obtiveram:

  • 20 - 50% aumento de produtividade;
  • 25 - 75% melhora em qualidade;
  • 30 - 75% mais rápido time-to-market;
  • 10 - 50% melhora em motivação dos empregados.

Já imaginou ter um resultado como esse na sua empresa? É realmente incrível! Agora confere o próximo tópico para descobrir como implementá-lo na sua organização!

 

Como implementá-lo?

 

A implementação do Scaled Agile Framework acontece por meio de um roadmap que contém 12 passos. Um roadmap nada mais é do que um recurso visual, como o nome sugere, um mapa, que guia os passos a serem adotados durante a implementação.

Os 12 passos recomendados são:

  1. Atingir o momento de virada;
  2. Treinar agentes de mudança lean-ágil;
  3. Treinar executivos, gerentes e líderes;
  4. Criar um centro de excelência lean-ágil;
  5. Identificar fluxos de valor e ARTs (Agile Release Trains);
  6. Criar plano de implementação;
  7. Preparação para lançamento de ART;
  8. Treinar times e lançar o ART;
  9. Treinar a execução do ART;
  10. Lançar mais ARTs e fluxos de valor;
  11. Ampliar o portfólio;
  12. Acelerar;

O custo de implementação é gratuito, isto é, não é necessário adquirir uma licença para utilizá-lo.

 

Como funciona a certificação?

 

Existem vários tipos de certificação SAFe cujos treinamentos levam de 2 a 4 dias. Você poderá escolher qual certificação se aplica melhor à sua realidade e buscar um treinamento próximo de você.

Os treinamentos podem ser encontrados diretamente na mantenedora Scaled Agile.

 

Expanda seus conhecimentos!

 

Percebeu como o uso de ferramentas enxutas e ágeis podem melhorar (e muito) o rendimento da sua empresa? Um bom lugar para começar a expandir seu conhecimento nessa área é realizar uma formação de Scrum Master.

Para isso, nós do Grupo Voitto preparamos para você esse Curso de Formação de Scrum Master Exin!

É só clicar no botão abaixo para começar a sua jornada sobre esse conhecimento tão importante para o mercado atual.

Clique aqui para se inscrever