O que é Disciplined Agile?
Quais os ciclos de vida no Disciplined Agile?
Preparado para dar o próximo passo?

Descubra o que é Disciplined Agile e como usá-lo

Entenda de que forma o método híbrido de Disciplined Agile pode implementar a agilidade na sua empresa, potencializando seus resultados.

Alice Becker
Por: Alice Becker
Descubra o que é Disciplined Agile e como usá-lo

Para as companhias interessadas em usar a agilidade dentro de suas estruturas, é um grande desafio escolher o método mais adequado para a sua realidade. O Disciplined Agile (DA) adota diversas ferramentas para auxiliar no processo de decisão, orientando as equipes e as empresas para otimização do seu way of working (WoW) ou, em português, modo de trabalhar.

O Disciplined Agile parte da ideia de que você deve começar onde você está, faça o melhor possível na situação atual, sempre buscando melhorar. Nesse sentido, é muito mais do que um framework, é um kit de ferramentas que ajuda o aprendizado e guia as corporações para dar o próximo passo.

Diferentemente de muitas técnicas, o Disciplined Agile é um método híbrido, que pode ser usado também com outros métodos como, por exemplo, Scrum ou Kanban. Para que você possa aprender o essencial sobre o Disciplined Agile, organizamos as principais informações, nos seguintes tópicos:

  • O que é Disciplined Agile?
  • Quais os ciclos de vida no Disciplined Agile?

Pronto para saber um pouco sobre o DA? É só continuar a leitura!

O que é Disciplined Agile?

O Disciplined Agile, também chamado como DA, é tido, não como um framework, mas como um kit de ferramentas, que engloba e ajuda a utilizar diversas estratégias ágeis, sendo também chamado de kit de ferramentas ágeis. Esse framework propõe uma abordagem híbrida e adaptável para que os usuários possam escolher quais características serão melhor utilizadas para seus contextos.

Esse método, que surgiu em 2009, foi criado por Scott Ambler e Mark Lines, na IBM Rational, sendo usado em agile software. Em 2012, foi publicado o primeiro livro sobre esse framework, intitulado "Introdução ao Disciplined Agile Delivery", que hoje está em sua segunda edição.

Em 2012, esse framework passou para o domínio da Disciplined Agile Consortium, que atualmente se encontra em sua quinta versão. Em 2019, foi comprado pela PMI.

Na época anterior a compra, o DA contava com 12 mil practitioners, em mais 30 países, e mais 50 mil cópias de livros vendidos. Incrível, não é mesmo?

O Disciplined Agile Delivery (DAD) foca nas decisões que precisam ser feitas e nas opções que estão disponíveis. Você pode usar o DA para identificar atividades que precisam ser feitas e escolhas específicas para cada situação. Ele considera as seguintes questões:

  1. Baseia-se em fundamentos agile e lean.
  2. Descreve específicos papéis e responsabilidades, de acordo com a função desempenhada.
  3. Prevê um fluxo de trabalho dinâmico.
  4. Descreve técnicas que buscam fazer o time avançar, usando práticas de alto nível.

Deu para perceber por que essa técnica é vista como sendo um modelo híbrido? Fala-se isso especialmente pelo fato de que ela é responsável por unir práticas e métodos ágeis, com fundamentos lean para buscar as melhores soluções.

Para você ter ideia, o Disciplined Agile adota estratégias dos seguintes métodos ágeis:

O mindset ágil está no coração dessa metodologia cujos princípios essenciais são:

  • Satisfazer os clientes
  • Ser incrível
  • Levar em conta o contexto
  • Ser pragmático
  • Otimizar o fluxo
  • Organizar-se de acordo com produtos e serviços
  • Ter escolhas é bom
  • Manter a empresa consciente.

Você já deve ter percebido como o Disciplined Agile pode ajudar times ágeis, com suas diversas ferramentas. Uma delas, que é muito usada atualmente, é o Scrum.

Dica extra!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum


Curioso para saber como o fluxo de trabalho torna-se dinâmico? É só ler o próximo tópico, que fala um pouco mais sobre os ciclos de vida do DA!

Quais os ciclos de vida no Disciplined Agile?

Uma das características incríveis do Disciplined Agile Delivery é que ele não prescreve um único ciclo de vida como, por exemplo, o Scrum. Muito pelo contrário! De acordo com o livro sobre DAD, existem ciclos a serem adotados conforme o contexto de cada empresa.

Quer saber um pouco mais sobre eles? Continua a leitura para conferir!

1. Ciclo de vida ágil: ciclo de vida baseado em Scrum

A ideia desse tipo é ampliar o ciclo trazido pelo Scrum, com uma visão mais detalhada para o DAD, tendo em vista que esse método apresenta mais funções específicas.

2. Entrega contínua: ciclo de vida ágil

Nesta subseção, as equipes evoluem nos ciclos de vida de forma iterativa, com períodos de, mais ou menos, 1 semana.

3. Ciclo de vida lean: ciclo de vida baseado em Kanban

Traz um fluxo contínuo de trabalho, redução de gargalos, em que as próximas tarefas são iniciadas de acordo com a capacidade da equipe.

4. Entrega contínua: ciclo de vida lean

É uma versão enxuta do ciclo de vida lean. Nela, o produto é enviado para produção regularmente.

5. Ciclo de vida exploratório

É baseado nos princípios de Lean StartUp, podendo ser com outros ciclos de vida.

6. Ciclo de vida do programa para um time de times

Esse tipo organiza um fluxo de trabalho que auxilia os gerentes do programa, facilitando a organização.

Podemos notar como o Disciplined Agile pode se adaptar facilmente a várias realidades, fornecendo um bom suporte para a execução e o gerenciamento de projetos.

Preparado para dar o próximo passo?

O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!

Para te ajudar nesse desafio, criamos a Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos, que une as práticas internacionalmente reconhecidas em Gerenciamento de Projetos e descritas no Guia PMBOK, até a metodologia mais utilizada no mundo para a Gestão Ágil de Projetos, o Scrum.

Ao realizar o curso, você será capaz de mesclar desenvolvimento ágil e preditivo em seus projetos; implementar uma cultura de agilidade em sua organização e, é claro, se tornar um Gerente de Projetos e um Especialista em Scrum reconhecido internacionalmente!

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialistas em Gestão Ágil de Projetos.

Formação de Especialista em Gestão Ágil de Projetos

Alice Becker

Alice Becker

Grad. em Engenharia Acústica, pela Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Movimento Empresa Júnior como membro da Base Jr. Participou de projeto de pesquisa relacionado ao desempenho acústico de alvenaria estrutural. Conquistou 3º lugar no I Concurso Nacional Conrado Silva de Acústica de Salas. Possui formação em Scrum, Produção de Conteúdo Web, Copywriting e Marketing de Conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.