Você se sente feliz no seu trabalho? Embora essa pareça uma pergunta um tanto quanto batida, ela tem base. Afinal, quantas pessoas podem realmente dizer que estão satisfeitas no que fazem?

De certa forma, é até curioso pensar que em um mundo com cada vez mais oportunidades de escolha de carreira, as pessoas têm tido cada vez mais dificuldade em encontrar a realização profissional. Mas isso é que tem acontecido de fato. Se esse não é o seu caso, você certamente conhece alguém que passe por isso.

Mas como encontrar essa realização? Continue lendo este artigo para receber algumas dicas a respeito do assunto.

 

Fazer o que gosta e gostar do que faz

 

Esse é um ponto chave para a realização profissional. Você provavelmente já ouviu a frase: “faça aquilo que goste e não trabalhará um dia sequer”, certo? Mas a questão não se trata apenas da utopia de fazer somente o que gosta, mas aprender a gostar daquilo que faz.

Para qualquer um que deseja ser realizado em seu trabalho, é essencial que tenha prazer no que está fazendo. Mas como conseguir alcançar esse sentimento de recompensa no trabalho? Bem, você precisa aprender a se motivar, criar condições que o mantém impulsionado.

Traçar metas, construir relacionamentos, buscar feedback, todas essas são formas de se manter a motivação no trabalho, o que terá papel fundamental na busca pela felicidade no emprego.

 

Estabeleça limites

 

Na busca por ser reconhecido na empresa, muitos profissionais acabam ignorando seus próprios limites. Um emprego que se torna abusivo não te trará bem algum, pelo contrário, você se sentirá cada vez mais infeliz.

Por isso, é extremamente que você estabeleça limites que não serão ultrapassados. Condições de trabalho que ferem sua dignidade ou que estão prejudicando de forma considerável a sua saúde devem ser repensadas.

Lembre-se que, como empregado da empresa, você tem deveres com os quais deve cumprir, mas você possui igualmente direitos que devem ser cumpridos também.

 

Busque a realização pessoal

 

Para se alcançar a realização profissional, é preciso saber conciliar bem a vida pessoal e profissional. Ao contrário do que se pensa, não são as pessoas produtivas que são felizes, mas sim as pessoas felizes que são produtivas.

Essa busca pela realização pessoal pode ser definida como os momentos em que você deixa de pensar no trabalho e investe um tempo de qualidade em você e nas pessoas que te cercam. São os momentos de lazer, onde você relaxa e permite com que seu cérebro e seu corpo se recuperem da exaustiva jornada de trabalho.

O mais curioso é que são nesses momentos que muitas das melhores ideias acabam surgindo, pois o fato de não estar tão tenso favorece a criatividade. Sendo assim, aproveite esse tempo para se dedicar a algum hobby, passear com a família, ou simplesmente não fazer nada.

Não querendo soar clichê demais, mas nunca ouvi falar de alguém que no final de sua vida tenha dito “me arrependo de não ter trabalhado mais”. Pelo contrário, geralmente há um arrependimento por não ter dedicado mais tempo às pessoas amadas.

Não estou dizendo para relaxar no trabalho, inclusive falo o contrário no próximo tópico, mas sim para saber separar o que é trabalho e o que é lazer.

 

Não se acomode

 

Um dos maiores segredos das pessoas bem sucedidas e realizadas profissionalmente é a constante busca por algo mais. Não se acomodam com a situação em que já estão, mas querem crescer cada vez mais. E por que isso? Simples.

A acomodação gera uma sensação de que se está fazendo sempre a mesma coisa, e isso acaba resultando naquele tédio que faz com que o que antes era desafiador e motivador se torne apenas mais um dia de cumprimento da rotina.

Se a zona de conforto parece tão agradável por envolver zero esforço, ela precisa ser superada. Mas como? Com atitude positiva, “garra” e disciplina. Buscar uma capacitação a mais, traçar metas para si mesmo, objetivos a serem alcançados, são boas formas de deixar a acomodação de lado.

 

E quanto a você?

 

Agora que você já aprendeu alguns dos segredos para se alcançar a realização profissional, conte para nós a sua experiência. Não deixe de conferir também os outros conteúdos do nosso Blog sobre Carreira e Desenvolvimento Pessoal.

Se você tem alguma dica que acha válido compartilhar acerca do assunto, deixe seu comentário abaixo, pois servirá de ajuda para outros leitores.