Você sabe quais são suas âncoras de carreira? Conhecê-las pode ajudar você a tomar decisões profissionais alinhadas aos seus valores, o que facilita a realização no trabalho.

Você já se perguntou o porquê escolheu uma profissão e não outra? ou O porquê permanece ou quer mudar da empresa em que trabalha? 

Essas decisões dizem respeito as suas necessidades, valores e talentos, fala da sua identidade profissional e do que é importante para você.

Interessado em saber mais sobre âncoras de carreira e descobrir qual a sua? Nesse artigo você aprenderá:

  • O que são âncoras de carreira?
  • Quais são as âncoras de carreira?
  • Qual o papel das âncoras de carreira com relação a escolha profissional?
  • Teste âncoras de carreira
  • Indicações de livros sobre âncoras de carreira

 

O que é âncora de carreira?

 

Âncora de carreira é sua base de avaliação e decisão ao fazer escolhas profissionais. 

Segundo Schein, criador dessa expressão, âncora de carreira é uma combinação de áreas percebidas em competências, motivos e valores dos quais não abrimos mão, representam o próprio eu.

Ou seja, são a representação das motivações profissionais. Determinam a relação de cada profissional com seu trabalho, com a organização em que atua. 

E você deve saber que a comunicação entre empresa-colaborador é essencial para que essa relação dê certo e resulte em motivação do funcionário e resultados para organização, né?

 

Quais são as âncoras de carreira? 

 

  1. Autonomia e Independência (AI)
  2. Competência Administrativa Geral (CAG) 
  3. Competência Técnica e Funcional (CTF) 
  4. Criatividade Empresarial (CE)
  5. Dedicação a uma Causa (DC)
  6. Desafio Puro (DP)
  7. Estilo de Vida (EV)
  8. Segurança / Estabilidade (SE) 

 

Autonomia e Independência (AI)

Pessoas cuja âncora predominante é Autonomia e Independência são aquelas com baixa tolerância para seguir regras e procedimentos pré-estabelecidos.

Buscam evitar restrições. Gostam de autoliberação para fazer coisas à sua maneira, a exemplo, ter poder de escolha de quando trabalhar.

Preocupação: Liberdade e independência.

Exemplo de profissional com essa âncora: Profissionais liberais, consultores, empreendedores.

 

Competência Administrativa Geral (CAG)

A âncora Competência Administrativa Geral, também chamada de Competência Gerência Geral, como predominante é comum em pessoas voltadas a supervisão, liderança, influência e gerenciamento de um grupo.

Fazem parte de uma minoria de profissionais que consideram o sucesso da empresa o seu próprio sucesso.

Preocupação: Articulação e integração de esforços entre membros da equipe e resultados atingidos por compartilhamento de responsabilidade.

Exemplo de profissional com essa âncora: Gerentes, gestores, CEO, supervisores, coordenadores.

 

Competência Técnica e Funcional (CTF) 

Pessoas com a Competência Técnica e Funcional, também chamada de Competência Técnica e Profissional, como âncora predominante são aquelas voltadas a suas habilidades técnicas específicas.

A realização profissional está relacionada com carreira em uma mesma profissão/área. 

Preocupação: Exercitar seu talento/capacidade pessoal na área de interesse.

Exemplo de profissional com essa âncora: Profissionais com várias especializações em uma mesma área, técnicos, especialistas.

 

Criatividade Empresarial (CE)

A âncora Criatividade Empresarial, também chamada de Criatividade Empreendedora, quando predominante, representam aquelas pessoas voltadas ao uso da criatividade.

Gostam de criação, é isso que as motiva.

Preocupação: Criar coisas, correr riscos/ter desafios.

Exemplo de profissional com essa âncora: arquitetos, desenvolvedores de jogos/softwares, profissionais da área de inovação e tecnologia.

 

Dedicação a uma Causa (DC)

A âncora predominante Dedicação a uma Causa (SD) é característica de pessoas que deixam passar trabalhos que são alinhados aos valores pessoais.

Gostam de se comprometer com causas importantes. Uma das características mais marcantes é o relacionamento interpessoal e a devoção a ensinar/ajudar o outro e a tornar o mundo melhor. 

Preocupação: Ajudar/Estar a serviço do outro.

Exemplo de profissional com essa âncora: Trabalhadores voluntários, professores.

 

Desafio Puro (DP)

Desafio Puro, enquanto âncora predominante, representa pessoas que buscam desafios/obstáculos que parecem impossíveis superar. 

Sedentos por desafiar-se, seja por problemas de difícil resolução ou disputa com oponentes mais fortes.

Preocupação: Resolução de problemas, desafios.

Exemplo de profissional com essa âncora: Lutadores, Scrum Master.

 

Estilo de Vida (EV)

A âncora Estilo de Vida como predominante representa as pessoas voltadas a dedicar-se de forma quase igualitária à carreira e à si/ à família.

Buscam equilibrar necessidades pessoais e profissionais, de forma a viver a vida sem que um desses pilares se sobreponha ao outro.

Preocupação: Equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Exemplo de profissional com essa âncora: Mães/Pais consultores, profissionais em homeoffice.

Quer saber mais sobre o novo padrão de trabalho e como ser produtivo mesmo em formato remoto? Acesse nosso ebook e webinar Como se adaptar ao Home Office de forma ágil e produtiva e saiba como estruturar seu espaço de trabalho considerando seu perfil comportamental :) 


Ebook + Webinar Como se Adaptar ao Home Office de forma ágil e produtiva

 

Segurança e Estabilidade (SE) 

Uma pessoa com âncora predominante Segurança e Estabilidade é aquela que faz escolhas com tendência a baixa volatilidade.

Busca garantia de segurança, benefícios e pensa na aposentadoria. O foco são empregos de longo prazo.

Preocupação: Segurança e estabilidade.

Exemplo de profissional com essa âncora: Concursados, profissionais com anos de atuação em mesma empresa.

Conseguiu se identificar com alguma dessas âncoras?

 

Qual o papel das âncoras de carreira no campo profissional?

 

As âncoras de carreira, enquanto uma base de autoconhecimento, tem influência na orientação profissional.  Portanto, é importante sua identificação para que você escolha profissões, áreas, cargos que tenham a ver com você.

Quer entender mais sobre como ela pode implicar na sua satisfação em relação à escolha profissional e das empresas em que trabalhará? Fique aqui!

 

Na escolha profissional

Decidir que curso fazer é uma das escolhas mais difíceis a se fazer, visto que é decisão pontapé para sua carreira, de construção a longo prazo.

Nessa situação, o conhecimento de suas âncoras de carreira permite que você escolha profissões alinhadas com seus desejos e valores. Essa congruência é a base para não só uma carreira com melhores resultados, já que leva em conta seus talentos, mas que também propicia uma realização no trabalho.

Você já ouviu falar que quem gosta do que faz não trabalha, né? Essa expressão representa a pessoa que escolheu uma carreira condizente com o que gosta, com o que faz sentido para ela.

 

Na escolha de empresas

Um profissional motivado e que dá resultados é aquele que gosta do que faz e que tem conhecimento/talento para a execução dessas atividades, correto?

Relativo ao profissional que busca emprego, é interessante ele pesquisar sobre a empresa que almeja trabalhar. Se as suas necessidades/preocupações, 

representadas pelas âncoras, são satisfeitas pela empresa, temos um match!

Relaciona a empresa (contratante), é importante investigar as âncoras de carreira dos candidatos a colaborador para entender sobre suas motivações e verificar se há compatibilidade entre valores da empresa e valores do profissional. 

Ainda não entendeu a importância de saber sobre as âncoras de carreira?

Imagine uma pessoa com âncora estilo de vida que vai trabalhar em uma empresa que demanda uma jornada de trabalho grande e presencial e ainda viagens longas e periódicas. 

Será se as características desse trabalho permitem/facilitam a essa pessoa equilibrar vida pessoal e profissional? Isso pode gerar uma frustração pelo lado profissional se sobressair e lado pessoal ser deixado mais de lado. E você lembra a preocupação da pessoa dessa âncora? É o equilíbrio.

Agora imagine que essa mesma pessoa encontre um trabalho home office e com flexibilidade de horários. Sem precisar enfrentar trânsito, ela poderá fazer atividade física antes do expediente e ainda almoçar com a família.

Em qual dessas empresas têm mais chance dessa pessoa estar motivada e feliz com seu trabalho e conseguir produzir mais? 

 

Teste âncoras de carreira

 

O teste âncora de carreira, ou inventário de âncora de carreira, pode favorecer o autoconhecimento e o entendimento de seus valores pessoais no âmbito profissional. Quer descobrir quais âncoras direcionam suas escolhas de carreira?

Acesse: Teste Âncoras de Carreira.

 

Indicações de livros sobre âncoras de carreira

 

Edgar H. Schein, estudioso em desenvolvimento organizacional tem alguns escritos sobre identidade profissional e âncoras de carreira, pontos responsáveis pelas motivações dos colaboradores na empresa.

Quer ler mais sobre essas temáticas? Anota as dicas de livros!


Quero estar alinhadx com minha âncora!

 

Você já deve ter entendido que a motivação e satisfação relativa ao trabalho são mais facilmente realizadas quando relacionadas aos seus valores e objetivos, certo?

Portanto, para garantir esse match entre seus valores e os da empresa, é necessário um poder de oratória de forma que consiga transmitir seus desejos e necessidades de forma assertiva.

Quer aperfeiçoar sua comunicação, melhorar sua performance e alavancar na sua carreira? Não perca tempo e inscreva-se no Curso de Oratória e Técnicas de Apresentação!


Curso Oratória e Técnicas de Apresentação

 

Gostou desse conteúdo? compartilhe!

Se ficou com alguma dúvida, comente.