O que é Âncora de Carreira?
Quais são as 8 Âncoras de Carreira?
Qual o papel das Âncoras de Carreira no campo profissional?
Indicações de livros sobre Âncoras de Carreira
Seja parte do grupo de profissionais com melhor desempenho!

Âncoras de Carreira: entenda a importância do autoconhecimento nas decisões profissionais.

Aprenda sobre as Âncoras de Carreira, qual é a representação de seus talentos e valores, bem como o impacto das decisões na construção da sua carreira.

Lícia Calvet
Por: Lícia Calvet
Âncoras de Carreira: entenda a importância do autoconhecimento nas decisões profissionais.

As Âncoras de Carreira podem te ajudar a tomar decisões profissionais alinhadas aos seus valores, facilitando a realização no trabalho.

Você já se perguntou o porquê escolheu uma profissão e não outra? Ou porque permanece ou quer mudar da empresa em que trabalha?

Essas decisões dizem respeito às suas necessidades, valores e talentos, fala da sua identidade profissional e do que é importante para você.

Interessado em saber mais sobre Âncoras de Carreira e descobrir qual a sua? Continue a leitura desse artigo e aprenda:

  • O que são Âncoras de Carreira?
  • Quais são as Âncoras de Carreira?
  • Qual o papel das Âncoras de Carreira com relação a escolha profissional?
  • Indicações de livros sobre Âncoras de Carreira.

O que é Âncora de Carreira?

Âncoras de Carreira são motivações, o seu porquê de seguir fazendo o que faz, elas devem ser a sua base de avaliação e decisão ao fazer escolhas profissionais, como uma bússola que te guia em decisões alinhadas ao seu propósito profissional.

Segundo Schein, criador dessa expressão, Âncora de Carreira é uma combinação de áreas percebidas das quais não abrimos mão, representam o próprio eu.

Ou seja, é a representação das motivações profissionais. Determinam a relação de cada profissional com seu trabalho, com a organização em que atua, por isso, conhecer suas Âncoras de Carreira, auxilia também na escolha da organização que melhor se alinha com você.

E você deve saber que a comunicação entre empresa-colaborador é essencial para que essa relação dê certo e resulte em motivação do funcionário e resultados para organização, certo?

Conhecer suas Âncoras de Carreira é importante também para empresários e empreendedores, esse alinhamento trará mais conexão com seus colaboradores o que pode resultar em mais produtividade e envolvimento com a cultura da organização.

Quais são as 8 Âncoras de Carreira? 

Cada pessoa pode ter uma ou outra das 8 Âncoras de Carreira predominando ao longo da vida, e entender com qual você mais se identifica exige autoconhecimento, são elas:

  1. Autonomia e Independência (AI);
  2. Competência Administrativa Geral (CAG);
  3. Competência Técnica e Funcional (CTF);
  4. Criatividade Empresarial (CE);
  5. Dedicação a uma Causa (DC);
  6. Desafio Puro (DP);
  7. Estilo de Vida (EV);
  8. Segurança / Estabilidade (SE).

Autonomia e Independência (AI)

Pessoas cuja âncora predominante é Autonomia e Independência são aquelas com baixa tolerância para seguir regras e procedimentos pré-estabelecidos.

Essas pessoas buscam evitar restrições. e gostam de auto liberação para fazer coisas à sua maneira, como ter poder de escolha de quando trabalhar, precisam de liberdade e independência.

Quem mais costuma se identificar com essa âncora são profissionais liberais, consultores e empreendedores.

Competência Administrativa Geral (CAG)

Quem tem a Âncora Competência Administrativa Geral, também chamada de Competência Gerência Geral, como predominante , costuma se identificar com posições como supervisão, liderança, influência e gerenciamento de um grupo.

Fazem parte de uma minoria de profissionais que consideram o sucesso da empresa o seu próprio sucesso. Tem como motivação a articulação e integração de esforços entre membros da equipe e resultados atingidos com responsabilidades compartilhadas.

Gerentes, gestores, CEO’s, supervisores e coordenadores costumam se identificar com essa âncora

Competência Técnica e Funcional (CTF) 

Pessoas com a Competência Técnica e Funcional, também chamada de Competência Técnica e Profissional, como âncora predominante são aquelas voltadas para suas habilidades técnicas específicas.

A realização profissional está relacionada com carreira em uma mesma profissão/área e possuem necessidade de exercitar seus talentos e capacidades pessoais na área de interesse.

Costumam se identificar com esse tipo de âncora os profissionais com várias especializações em uma mesma área, técnicos, especialistas.

Criatividade Empresarial (CE)

A âncora Criatividade Empresarial, também chamada de Criatividade Empreendedora, quando predominante, representa aquelas pessoas voltadas ao uso da criatividade.

A criação é o que as motiva. Se sentem realizadas quando criam coisas novas, correm riscos e enfrentam desafios. Arquitetos, desenvolvedores de jogos e softwares e profissionais da área de inovação e tecnologia costumam ter esse tipo de âncora.

Dedicação a uma Causa (DC)

A âncora predominante Dedicação a uma Causa é uma característica de pessoas que deixam passar trabalhos que são alinhados aos valores pessoais.

Gostam de se comprometer com causas importantes. Uma das características mais marcantes é o relacionamento interpessoal e a devoção a ensinar/ajudar o outro e a tornar o mundo melhor.

Se sentem felizes quando ajudam e estão a serviço do outro. Os profissionais que se identificam com essa âncora podem ser trabalhadores voluntários e professores.

Desafio Puro (DP)

Desafio Puro, enquanto âncora predominante, representa pessoas que buscam desafios que parecem impossíveis de superar.

São indivíduos sedentos por desafiar-se, seja por problemas de difícil resolução ou disputa com oponentes mais fortes.

Bons exemplos de profissões com esse tipo de âncora são Lutadores e Scrum Masters.

Estilo de Vida (EV)

A âncora Estilo de Vida como predominante representa as pessoas voltadas a dedicar-se de forma quase igualitária à carreira e à vida pessoal.

Buscam equilibrar necessidades pessoais e profissionais, de forma a viver a vida sem que um desses pilares se sobreponha ao outro.

Pessoas com essa âncora costumam ser mães e pais, consultores e profissionais em home office, os conhecidos nômades digitais.

Segurança e Estabilidade (SE) 

Uma pessoa com âncora predominante Segurança e Estabilidade é aquela que faz escolhas com tendência a baixa volatilidade.

Busca garantia de segurança, benefícios e pensa na aposentadoria. O foco são empregos de longo prazo.

Profissionais que se identificam com essa âncora são felizes em profissões como: concursados, profissionais com anos de atuação na mesma empresa.

Conseguiu se identificar com alguma dessas âncoras? Conte para a gente.

Qual o papel das Âncoras de Carreira no campo profissional?

As Âncoras de Carreira, enquanto uma base de autoconhecimento, tem influência na orientação profissional. Portanto, é importante sua identificação para que você escolha profissões, áreas, cargos que tenham a ver com você.

Um profissional que consegue adequar o seu tipo de Âncora de Carreira a função que exerce dentro de uma empresa, não só sente-se mais realizado como traz mais resultados à organização onde trabalha. Quer entender mais sobre como esse fator pode implicar na sua satisfação em relação à escolha profissional e das empresas em que trabalhará? Fique aqui!

Na escolha profissional

Decidir que curso fazer é uma das escolhas mais difíceis a se fazer, visto que essa decisão é um pontapé para sua carreira, de construção a longo prazo.

Nessa situação, o conhecimento de suas Âncoras de Carreira permite que você escolha profissões alinhadas com seus desejos e valores. Essa congruência é a base para não só uma carreira com melhores resultados, já que leva em conta seus talentos, mas que também propicia uma realização no trabalho.

Você já ouviu falar que quem gosta do que faz não trabalha, não é mesmo? Essa expressão representa a pessoa que escolheu uma carreira condizente com o que gosta, com o que faz sentido para ela.

E para te ajudar a traçar os seus objetivos profissionais, assista ao vídeo a seguir e aprenda com especialistas como fazer esse planejamento:

Na escolha de empresas

Um profissional motivado e que dá resultados é aquele que gosta do que faz e que tem conhecimento e interesse para a execução dessas atividades!

Quando buscamos uma empresa, é interessante procurar uma empresa que atenda suas necessidades e preocupações relacionadas ao seu tipo de âncora, quando isso acontece, temos um match!

A contratante precisa investigar as Âncoras de Carreira dos candidatos a colaborador para entender sobre suas motivações e verificar se há compatibilidade entre os valores da empresa e do profissional.

Ainda não entendeu a importância de saber sobre as Âncoras de Carreira?

Imagine uma pessoa com âncora estilo de vida que vai trabalhar em uma empresa que demanda uma jornada de trabalho grande e presencial e ainda viagens longas e periódicas.

Será que as características desse trabalho facilitam a essa pessoa equilibrar vida pessoal e profissional? Isso pode gerar uma frustração pelo lado profissional se sobressair e o lado pessoal ser deixado mais de lado. E você se lembra da preocupação da pessoa dessa âncora? É o equilíbrio.

Agora imagine que essa mesma pessoa encontre um trabalho home office e com flexibilidade de horários. Sem precisar enfrentar trânsito, ela poderá fazer atividade física antes do expediente e ainda almoçar com a família.

Em qual dessas empresas a pessoa tem mais chance dessa pessoa de conseguir produzir mais com seu trabalho?

Indicações de livros sobre Âncoras de Carreira

Edgar H. Schein, estudioso em desenvolvimento organizacional tem alguns escritos sobre identidade profissional e Âncoras de Carreira, pontos responsáveis pelas motivações dos colaboradores na empresa.

Outros autores abordam a importância de alinhar os interesses e valores pessoais com os profissionais, a leitura pode te ajudar na jornada do autoconhecimento que irá te fortalecer nas escolhas profissionais.

Quer ler mais sobre essas temáticas? Anota as dicas de livros!

Seja parte do grupo de profissionais com melhor desempenho!

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Gostou desse conteúdo? compartilhe!

Lícia Calvet

Lícia Calvet

Grad. em Psicologia (UFMA) e Pós-Grad. em MBA Gestão Estratégica de Pessoas (ESTRATEGO). Experiência de mais de 3 anos em Empresa Júnior, onde assumiu 4 cargos de liderança: Diretora, Vice-Presidência, Presidência e Conselho Fiscal. Participante de Grupo de estudos e pesquisas sobre trabalho e subjetividade. Formação Master DISC Fundamental com Tecnologia para Gestão de Perfil. Apaixonada pela Psicologia Organizacional e gestão de negócios, com foco em carreira e desenvolvimento pessoal e profissional de líderes. Atua no RH do Grupo Voitto, com ênfase em gestão de pessoas.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.