Você provavelmente já ouviu falar do teste DISC, certo? Muitas empresas e recrutadores de Recursos Humanos utilizam esse teste para compreender o perfil do candidato que está almejando uma vaga de estágio ou emprego.

Porém, também é possível utilizar esse teste como um princípio de autoconhecimento, desde que você entenda claramente como potencializar seus resultados a partir do tipo do seu perfil.

Sem mais delongas vamos entender o que é o teste DISC e que significa cada tipo de personalidade, fechou? Então leia até o final, acompanhe os tópicos:

  • O que é teste DISC;
  • Como funciona o teste DISC;
  • Quais são os perfis do DISC;
  • Como o teste DISC pode ser usado;
  • Já sabe qual é o seu perfil no teste DISC? Veja o nosso exemplo!

 

O que é teste DISC?

 

O teste DISC é uma ferramenta sobre personalidade que mapeia as competências comportamentais em quatro perfis, baseado no trabalho de Willian Mouton Masterson, com foco em identificar características nas pessoas.

O resultado do teste DISC classifica as pessoas em Dominantes, Influenciadores, Estáveis e Condescendentes, sendo que sua aplicação se popularizou com o uso para recrutamento e seleção em empresas como ferramenta de avaliação de personalidade e comportamento no ambiente de trabalho, principalmente.

Porém você também pode usá-lo como uma jornada de autoconhecimento para descobrir melhor seus pontos fortes e os de melhoria, podendo então explorar e fortalecer baseado na sua experiência de vida.

Então se quiser começar a sua jornada agora, faça o teste DISC e veja ao final deste artigo um exemplo feito pela a nossa equipe, basta fazer o download clicando no botão abaixo, É TOTALMENTE GRATUITO:

teste disc: descubra o seu perfil profissional

 

Como funciona o Teste DISC?

 

O Modelo DISC funciona baseado na Teoria do Comportamento Humano, que categoriza as pessoas e unifica a linguagem para um melhor compreendimento de si e dos outros. 

Cada um de nós temos variados níveis e apresentamos, em geral, todas as características do DISC, porém existe um perfil predominante que vai ser mais evidentes, sendo essa  justamente a função do teste. Mostrar quais estilos são mais confortáveis e naturais e os que não são.

Baseado nisso temos os quatro traços básicos de comportamento das pessoas. As resultantes dos perfis comportamentais são chamados de:

(D) Perfil Dominante: como você lida com problemas e desafios;

(I) Perfil Influente: como você lida com as pessoas e influências;

(S) Perfil Estável: como você lida com as mudanças; e

(C) Perfil Condescendente: como você lida com regras vindas de terceiros. 

Vale lembrar que o perfil DISC não determina se uma pessoa é capaz ou não de realizar tarefas e muito menos de quão bem sucedida ela será, e sim do modo como ela prefere ou tende a fazer suas ações.

É totalmente possível encontrar líderes de sucesso independente dos tipos de características apresentadas. O que difere essas pessoas é que elas estão cientes do seus pontos fortes e fracos e quais são as áreas que necessitam desenvolver.

Eles são capazes de entender a si mesmos e fazer pequenas modificações no estilo para lidar com pessoas em diferentes situações. 

Não existe um padrão de comportamento melhor que outro. Porém, um determinado comportamento pode ser favorável ou desfavorável de acordo com as necessidades do cargo desejado. Por isso, o autoconhecimento é algo tão importante na vida de um profissional.

 

Quais são os Perfis do DISC?

 

Perfil de Dominância

“Eu sei o que eu quero!”

O profissional dominante possui maior facilidade em lidar com desafios, é firme, objetivo e demonstra muita força de vontade, mas, em compensação, costuma ser criticado por amedrontar os colegas de trabalho. Suas características predominantes são: determinação, exigência, ousadia e domínio sobre a situação.
 

Perfil de Influência

“Juntos somos mais fortes!”

O profissional influente normalmente é carismático e animado, porém pode ser mal visto dentro da empresa por acabar falando demais. Profissionais influentes são pessoas mais emocionais e com grande poder de persuasão. Suas características predominantes são: entusiasmo, persuasão, comunicação efetiva e otimismo.

 

Perfil de Estabilidade

“Prefiro uma abordagem mais calma”

O profissional estável tende a ser gentil e simpático mas tem dificuldade de dizer não. São pessoas que lidam melhor com as rotinas e padrões. Suas características predominantes são: paciência, tranquilidade, confiabilidade, lealdade, persistência, gentileza e previsibilidade.

 

Perfil Condescendente

“Gosto de fazer as coisas do jeito certo!”

O profissional condescendente é detalhista, confiável e organizado, mas também pode ser considerado centralizador. São pessoas que possuem maior facilidade em lidar com regras e processos. Suas características predominantes são: senso analítico e lógico, disciplina, cautela, perfeccionismo e precisão.
 

Como o Test DISC pode ser usado?

 

Depois de identificar os perfis de cada pessoa, o DISC se torna muito útil para determinar o que é melhor para cada função. Veja alguns exemplos:
 

Direcionar talentos

Usar o DISC durante um processo seletivo faz com que se identifique qual candidato se alinha melhor com o fit cultural e os valores da empresa, além claro, do cargo que se busca preencher. Isso inclui uma adaptação mais rápida e diminui a rotatividade (turnover) dos colaboradores.

 

Aprimorar o trabalho de grupo

Como já vimos no trabalho de gestão de pessoas é necessário determinar a melhor forma de organizar uma equipe, isso inclui associar perfis que de certa forma se complementam. Com isso,  é possível formar times equilibrados e mais eficientes.

 

Desenvolvimento pessoal e de liderança

No processo de desenvolvimento pessoal e de liderança mais uma vez o DISC é extremamente proveitoso. Ele permite entender a maneira certa de despertar uma forma de motivar e engajar equipes.

Essas informações são fundamentais para trabalhar o próprio crescimento e também demonstra para a empresa a segurança de quem quer se promover profissionalmente.

 

Resolução de conflitos

Sabendo das principais diferenças de cada personalidade, o teste DISC pode ser usado como uma ferramenta de resolução de conflitos. Isso porque cada perfil sempre vai priorizar a visão do problema predominantemente baseado na característica principal do seu perfil.

Sabendo disso cabe ao gestor ou o próprio indivíduo entender o problema e propor soluções que levem em consideração as diferentes visões.
 

Treinamento de Vendas

As equipes de alta performance e times de vendas podem tirar grande proveito dos aprendizados de perfis advindos do Test DISC. Isso porque cada tipo de cliente vai dar um foco na hora de apresentar objeções no fechamento de um negócio.

Profissionais de vendas podem aprender a identificar comportamentos advindos de seus clientes em potencial para melhorar os resultados de vendas.

 

Já sabe qual é o seu Perfil DISC?

 

Agora que você aprendeu quais são os tipos de perfil e como aplicar em diferentes áreas da vida que tal potencializar seus resultados fazendo o teste gratuitamente disponível para download. Para finalizar deixo algumas dicas:

  • Não há resultado bom ou ruim, por isso, seja sincera(o);
  • Escolha um momento tranquilo para fazer o teste;
  • Não pense muito, a primeira resposta geralmente será a mais correta;
  • Responda pensando em quem você é e não em quem gostaria de ser.

O nosso teste gratuito possui 26 perguntas que devem ser respondidas com a numeração de 1 a 4, onde 1 será a alternativa que você menos se identifica e 4 o oposto. No documento você encontra instruções para realizar o teste e uma análise completa de cada perfil. Abaixo segue exemplo de um teste realizado pela a nossa equipe. 

 

 perguntas do teste disc da voitto

perguntas do teste disc da voitto

perguntas do teste disc da voitto

 

 

exemplo de um teste: gráfico do perfil comportamental
 

Isso é só uma parte da análise e do questionário. Não deixe de fazer o seu!
 

Não fique parado!

 

Nesse cenário de pandemia que estamos vivendo, a Voitto disponibilizou dezenas de cursos e workshops gratuitos para você se capacitar e dar um up na sua carreira!

O treinamento Como ter sucesso em um processo seletivo é uma dessas oportunidades temporárias que estão disponíveis gratuitamente. Clique, conheça e se capacite:



curso como ter sucesso em um processo seletivo
 

Se gostou desse artigo ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo, ficaremos muito felizes em ajudar.