Com o crescimento da competitividade em esfera internacional, estratégias de melhoria de desempenho mais eficazes se mostram como valiosas ferramentas para toda empresa se manter sustentável e competitiva.

Atualmente, um dos programas que mais tem se popularizado e difundido no mundo empresarial é o Lean Seis Sigma, que busca, através de ferramentas estatísticas, a melhoria contínua de processos.

Esta metodologia estratégica gerencial, tem o objetivo de elevar exponencialmente os ganhos da companhia aderente, através da redução de custos e desperdícios, além do aumento significativo da eficiência e da performance da gestão de processos.

Esses ganhos podem ser tanto produtivos, quanto administrativos através do projeto Lean.

Uma das especialidades mais procuradas para capacitação dentro deste programa é a certificação Black Belt. Porém, não é difícil encontrar inúmeros profissionais e estudantes universitários que ficam com dúvidas quando o assunto é:

 

  • É possível e devo me capacitar na certificação Black Belt sem antes ter feito o Green Belt?

  • Quais as especialidades dentro de cada programa? Como saber qual devo escolher?

  • A formação de Black Belt realmente é a melhor escolha para o meu caso?

  • Sou engenheiro, mas não atuo com função de coordenação ou gerência, devo me capacitar em Black Belt?

 

Para acabar com essas dúvidas muito comuns no ambiente empresarial e industrial, neste artigo, você conhecerá:

 

  • O que faz um Black Belt;

  • Quais são os níveis hierárquicos geralmente por ele ocupados;

  • Quais são os pré-requisitos para se tornar um;

  • Quais as sutis diferenças entre as especialidades da metodologia Lean Seis Sigma;

  • Qual a melhor certificação para o seu caso.

 

O que faz um Black Belt?

 

 

Quem conclui a certificação Black Belt em Lean Seis Sigma torna-se um profissional extremamente requisitado dentro do programa por possuir competências analíticas, de comunicação e de gerenciamento, que são muito bem empregadas de acordo com os planos estratégicos da empresa.

A certificação Black Belt é muito procurada por engenheiros, coordenadores, gerentes administrativos e de produção para satisfazer a performance de seus resultados através da otimização de seus processos decisórios.

Por contar com um robusto engajamento analítico e estatístico, esta especialidade aumenta a exatidão e a precisão das decisões diariamente tomadas e gerenciadas por estes profissionais.

Estes mesmos profissionais capacitados na certificação Black Belt não necessariamente devem depois ocupar esta função na companhia. Eles podem muito bem seguir com as atividades que já exerciam na organização, seja qual for à função que ocupavam.

Um dos principais benefícios deste treinamento é atrelado ao melhor desempenho certeiro que este colaborador terá em suas responsabilidades de atuação.

Agora, os Black Belts, que ocupam exatamente esta função dentro do programa Lean Seis Sigma, são responsáveis por ajudar a destrinchar, ao lado da direção da empresa, as metas mensuráveis e alcançáveis de desempenho nos projetos de melhoria, de acordo com as estratégias que a companhia possui para se inserir cada vez mais no mercado.

Através deste desdobramento de metas com base no plano estratégico da organização, o profissional com a certificação Black Belt também fica responsável por orientar, gerenciar e até desenvolver alguns destes inúmeros projetos que são empregados em todos os níveis da companhia, com ativa participação de outras especialidades, como: Green Belts, Yellow Belts e White Belts.

Por ser um treinamento que aperfeiçoa tanto habilidades de resolução de problemas quanto de comunicação e gerenciamento, o profissional formado na certificação Black Belt, seja um funcionário ou um estudante, acaba sendo muito desejado por toda companhia.

 

Qual a melhor certificação para você?

 

Você sabe qual a diferença entre as certificações listadas abaixo?

 

 

Continue lendo este artigo e detalharemos cada certificação, mostraremos as diferenças entre elas e você descobrirá qual é a mais indicada para você!

 

Certificação White Belt em Lean Seis Sigma  

 

Os White Belts são os profissionais que atuam na base operacional, implementando ações diárias de direcionamentos dos colaboradores para os conceitos do programa Lean Seis Sigma.

O profissional que possui essa certificação deve auxiliar os outros belts no andamento do projeto, realizar a manutenção dos resultados alcançados e buscar de forma constante, a melhoria de processos.

É o primeiro passo para quem deseja se especializar na metodologia Lean Six Sigma e se tornar um Yellow, Green, Black ou Master Black posteriormente.

Se você se encontra nesse estágio, tenho uma ótima notícia para você!

O curso de formação em White Belt em Seis Sigma da Voitto é completamente gratuito e você pode começar a adquirir essa certificação agora mesmo! Clique no botão abaixo e inicie a sua evolução:

 

 

Certificação Yellow Belt em Lean Seis Sigma

 

Os profissionais que detêm o título de Yellow Belt são aqueles que possuem um bom conhecimento sobre o que a metodologia Lean Seis Sigma estipula e como ela deve ser implementada.

Os Yellow Belts são responsáveis por auxiliar o andamento do projeto com a aplicação diária das ferramentas Seis Sigma e também em contribuir para o trabalho dos Green Belts e Black Belts.

A forma de atuação de um Yellow costuma se dar pela realização de pequenos projetos de baixa complexidade para promover a melhoria contínua da organização a nível local, que devem possuir curta duração.

 

Certificação Green Belt em Lean Seis Sigma   

 

Ao contrário do que muitos pensam, o Green Belt não tem uma relação hierárquica com os Black Belts, já que a relação entre eles é puramente funcional.

A certificação em Green capacita o profissional com a metodologia Lean Seis Sigma para que este possa liderar projetos de melhoria.

O profissional é responsável por instruir a equipe a utilizar ferramentas estatísticas na busca pela otimização de processos, já que possui uma base teórica mais aprofundada na área de estatística.

O Green Belt possui alta capacidade de resolver problemas, reduzir custos, melhorar a qualidade e aumentar a competitividade da organização.

E aí, depois de descobrir qual o papel do Green Belt dentro do programa Seis Sigma, que tal conferir mais sobre o curso?

 

 

Certificação Black Belt em Lean Seis Sigma   

 

O profissional Black Belt possui dedicação exclusiva ao projeto Seis Sigma. Ele deve atuar na execução e monitoramento do programa.

Com uma base de conhecimentos ainda maior, o Black é capaz de resolver problemas de alta complexidade utilizando artifícios estatísticos.

Os Black Belts podem conduzir diversos projetos em diversas áreas da empresa ao longo do tempo.

Se identificou com o Black Belt e quer se tornar um? Que tal conhecer um pacote com uma solução completa para você?

Este treinamento já conta com o Green Belt integrado, assim como o upgrade para o Black Belt. Com ele, você terá as competências analíticas e de gestão necessárias para ter um desempenho profissional ainda melhor!

 

 

Certificação Master Black Belt em Lean Seis Sigma

 

O profissional Master Black Belt deve entender o fluxo do processo de gerenciamento da melhoria, entender em que consiste o seu papel no processo, e as responsabilidades de cada indivíduo em cada etapa do processo, além de viabilizar os recursos para cada fase do projeto.

O Master Black Belt é o cérebro da metodologia Seis Sigma, pois fornece as diretrizes para todas as mudanças que devem ser implementadas e coordena todos os demais belts.

Esse especialista deve saber como se relacionar tanto com analistas e engenheiros, quanto com gerentes e diretores.

E você sabe o que tem que fazer para se tornar um Master? Clique no banner a seguir e se inscreva no nosso Pacote Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma e dê um upgrade na sua carreira.

 

 

Vamos dar uma recapitulada geral?

 

Em resumo, enquanto que o White Belt, normalmente, é um treinamento empregado ao nível operacional, o Yellow Belt é utilizado por líderes e técnicos, o Green Belt por engenheiros, analistas e supervisores, o Black Belt por engenheiros, coordenadores e gerentes, e o Master Black Belt também por gerentes e coordenadores.

Entretanto, como escrevi lá na introdução, esta aplicação hierárquica é genérica e deve ser analisada caso a caso!

Para tomarmos como um exemplo, em algumas situações um analista ou engenheiro de uma empresa pode possuir as competências de um Green Belt e estar apto a atender a função que ocupa, enquanto que em outros casos, este mesmo profissional com a certificação Black Belt pode agora aumentar suas chaves de promoção e também elevar o seu desempenho na função que já ocupa.

Independente da sua necessidade de acordo com suas formações e experiências profissionais, os treinamentos em Lean Seis Sigma são tidos hoje como uma excelente forma de elevar sua empregabilidade e de se tornar mais competitivo no mercado.
Temos também um artigo que conta os 5 motivos para você buscar a certificação Six Sigma, não deixe de conferir clicando aqui.

E aí, pronto para impulsinar sua carreira? Se ainda ficou com alguma dúvida, comente aqui em baixo, ficaremos muito felizes em ajudar! Ah, não se esqueça de mandar esse artigo para algum amigo que ainda tem dúvidas sobre qual certificação buscar!