O que é o programa Minitab?
Antes de continuarmos com a leitura do artigo, quero compartilhar uma oferta imperdível com você!
Aplicações do Minitab
Dica de ouro!

Entenda o que ele é e em quais setores ocorre a aplicação do Minitab

A aplicação do Minitab em diversos setores permite a concretização de análises estatísticas e facilita o processo de tomada de decisão.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que ele é e em quais setores ocorre a aplicação do Minitab

O Minitab, como veremos, é um programa que nos permite realizar análises estatísticas. Qualquer profissional, Green Belt e Black Belt, deve usar o software para facilitar sua vida. As aplicações do Minitab são inúmeras.

Para esclarecer os principais conceitos desses temas, organizamos os seguintes tópicos para você:

  • O que é o programa Minitab?
  • Aplicações do Minitab

O que é o programa Minitab?

O Minitab é um programa que ajuda a analisar dados. A análise de dados é uma parte muito importante do Six Sigma e quando falamos das etapas Medir e Analisar do DMAIC.

O Minitab fornece uma solução rápida e efetiva para o grau de análise demandado pela maior parte dos projetos de melhoria Six Sigma.

Em resumo, o software foi desenvolvido especificamente para as necessidades de profissionais que utilizam o Six Sigma.

Assim, podemos fazer a entrada de dados, manipulação destes, identificar tendências e padrões, além de pensar em respostas para os problemas de maneira muito simples e rápida.

O Minitab possui uma série de elementos que auxiliam os profissionais Six Sigma a trabalhar com dados e estatísticas. Desse modo, ele inclui diagramas de caixa, cartas de controle de variáveis, gráficos de dispersão e histogramas. Além disso, ainda podemos gerar estatísticas descritivas.

Antes de continuarmos com a leitura do artigo, quero compartilhar uma oferta imperdível com você!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Aplicações do Minitab

Agora que você já aprendeu o que é o Minitab e suas características, nós vamos ensinar a você em quais setores ele é aplicado. Vamos lá!

1. Aplicação no Setor Público 

A primeira das aplicações do Minitab é essa. O programa é utilizado no setor público para fazer a análise do perfil socioeconômico, demográfico e territorial de uma população.

Assim, os funcionários públicos responsáveis por cada área podem criar políticas públicas adequadas às características e necessidades das pessoas.

Um bom exemplo de uma das aplicações do Minitab no setor público é a sua utilização no sistema de saúde.

Ineficiências, inconsistências e desperdícios no sistema podem afetar a qualidade do serviço de saúde prestado e aumentar os custos para os hospitais. Sistemas de saúde que adotam os princípios Lean podem reduzir esses problemas.

Nesse sentido, ao usar o Minitab, podemos desenvolver protocolos práticos baseados em evidências e aplicá-los no fluxo de trabalho clínico.

Por conseguinte, as informações coletadas realimentam o sistema por meio de um ciclo de aprendizado constante, que reduz desperdícios, diminui os custos e melhora o cuidado com o paciente.

O Minitab também auxilia na parte prática do tratamento e otimizando os resultados do paciente. Assim, analisando diferentes métodos de tratamento, os médicos e profissionais da saúde de diferentes áreas podem definir os prós e os contras de cada um.

Por meio dessa análise, o hospital pode prever melhor os resultados e tomar ações mais assertivas, reduzindo custos.

Outro exemplo de uma das aplicações do Minitab no setor público é a análise do resultado de eleições. Utilizando dados de entrada como idade, faixa salarial e escolaridade, podemos criar um panorama geral de como cada categoria vota.

Isso é um importante retrato social de uma população, uma vez que essas informações são úteis para a elaboração de campanhas e revelam as preferências políticas de determinadas classes.

Ainda nessa área, o Minitab pode ajudar os gestores públicos a entenderam o feedback da população sobre determinada política ou serviço.

Diante dessas aplicações do Minitab, podemos ver que é um software muito poderoso e que pode ser usado para análise dos mais variados dados. Agora vamos à sua próxima aplicação.

2. Aplicação no Setor Financeiro

O setor financeiro trabalha com grandes quantidades de dados qualitativos, como tipos de produto, perfil de consumidores, diferentes demandas dos clientes, entre outras.

Por isso, esta é uma das aplicações do Minitab que mais trazem impacto. O software auxilia muito as instituições a analisarem e utilizarem esses dados adequadamente.

Como o Lean Six Sigma teve origem com as iniciativas de melhoria de processos de manufatura, é normal pensar que ele se restringe a isso. Entretanto, o setor de serviços pode tirar muito proveito dessa metodologia.

Nesse sentido, os setores bancários e financeiros se encaixam nessa categoria, pois utilizam muito a ideia de melhoria contínua de processos em várias áreas. Isso torna os serviços bancários mais confortáveis para os clientes e aperfeiçoa procedimentos internos.

Este programa permite perceber erros na coleta e na manipulação de dados, o que poderia causar sérios prejuízos. Assim, podemos coletar grandes quantidades de dados de processos, identificando potenciais riscos.

Além disso, com o Minitab, podemos importar os dados nas planilhas, criar gráficos atrativos e editá-los. Desse modo, os dados ficam mais visíveis e didáticos, facilitando a apresentação.

Também temos ferramentas importantes para o setor financeiro, como o gráfico de Pareto, o gráfico de valores individuais, entre outros.

Eles podem ser criados facilmente e categorizados de acordo com informações como região, unidade, produto, etc. Gostou dessa aplicação? Espere até ver a próxima.

3. Aplicação na Engenharia 

Muitas vezes, pensa-se na aplicação do Lean Seis Sigma e do Minitab somente nos setores de produção ou serviços.

Porém uma das aplicações do Minitab é justamente nas companhias da indústria "pesada": mineração, produção de ferro, construção e energia. Essas empresas têm utilizado o Minitab para resolver problemas, fazer planejamento de experimentos e melhorar a qualidade.

Os engenheiros de minas usam o Minitab para descobrir os jeitos mais eficientes de extrair metais preciosos das minas. Já os engenheiros civis tem feito análises baseadas no Minitab para determinar o nível de produtos químicos aceitáveis no tratamento de água para reduzir custos.

Nesse sentido, os engenheiros de produção utilizam o software para otimizar seus processos e criar produtos mais seguros e resistentes e os engenheiros de logística o utilizam para avaliar diferenças de qualidade entre dois potenciais fornecedores.

Desse modo, a metodologia Seis Sigma utiliza estatísticas e dados concretos para criar melhorias de processos. Por isso, o Minitab é a ferramenta ideal para profissionais do Six Sigma.

Assim como o instrumento de trabalho de profissionais de escritório é o Microsoft Office, o dos profissionais de Six Sigma é o Minitab.

No entanto, não é preciso ser um Master Black Belt para utilizar o programa. Mesmo Green Belts com pouco treinamento no software conseguem fazer coisas bastante interessantes.

Agora que você já entendeu o conceito e aplicações do minitab, é hora de se capacitar. No próximo tópico iremos mostrar o motivo de se inscrever no nosso curso de Minitab.

Dica de ouro!

O software Minitab é uma ferramenta para executar análises estatísticas. É utilizado em mais de 80 países, em milhares de empresas e ensinado em mais de 4.000 universidades. É frequentemente aliado à metodologia Seis Sigma, por meio de aplicações práticas de ferramentas estatísticas, contribuindo para melhorar os processos existentes. 

O programa conta com uma rica plataforma, ao mesmo tempo simples e dinâmica, que possui um alto nível de aplicação para com o uso de inúmeras ferramentas estatísticas e da qualidade.

O treinamento de Análises Estatísticas no Minitab 18 se destina a todos os profissionais interessados em se qualificar na utilização do Minitab 18 de forma prática e focada na realidade do mercado.

Não fique de fora e garanta a sua inscrição agora mesmo!

Análises Estatísticas no Minitab 18, garanta sua inscrição!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.