O que é Capabilidade do Processo?
Quais são os índices de Capabilidade do Processo?
Seja um solucionador de problemas!
Qual é a diferença entre Capacidade e Capabilidade do Processo?
Como analisar a capabilidade de processo?
Como realizar a aplicação do controle de Capabilidade de Processos?
A importância de um sistema de medição de desempenho
Conheça a fórmula de projetos sem falhas!

Aprenda a atender às expectativas do cliente sabendo a Capabilidade do Processo!

Veja a importância de se analisar a Capabilidade do Processo, quais são os seus índices e aprenda como efetuar essa análise de forma efetiva nos processos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda a atender às expectativas do cliente sabendo a Capabilidade do Processo!

A capabilidade do processo são métricas, ou KPIs, que fazem parte da metodologia de melhoria contínua, onde se projeta a possibilidade do processo em atender as expectativas dos clientes.

O meio de chegarmos até ele é pelo Controle Estatístico de Processos (CEP), uma ferramenta estatística que possui como objetivo controlar os resultados de um processo entregando a menor variabilidade possível.

O CEP é muito empregado em projetos Seis Sigma por favorecer a conquista de constantes retornos financeiros através da manutenção do desempenho conquistado por projetos de melhoria que alcançaram estes novos indicadores.

A própria métrica Seis Sigma não deixa de obedecer esta mesma premissa, onde a existência de apenas 3,4 defeitos por milhão de oportunidades (DPMO) é resultante de processos com este nível de performance.

Mesmo que projetos Seis Sigma não necessariamente busquem um desempenho dessa metodologiaem seus processos, de qualquer forma, eles procuram sempre elevar e controlar seus resultados conforme os objetivos estratégicos do projeto e os fundamentos do CEP, respectivamente.

Neste artigo você aprenderá:

  • O que é Capabilidade do Processo?
  • Quais são os índices de Capabilidade do Processo?
  • Qual é a diferença entre Capacidade e Capabilidade do Processo?
  • Como analisar a Capabilidade de Processo?
  • Como realizar a aplicação do controle de Capabilidade de Processos?
  • A importância de um sistema de medição de desempenho.

Continue lendo o artigo e confira!

O que é Capabilidade do Processo?

A capabilidade do processo é a habilidade de se gerar produtos dentro de uma faixa de especificação definida pela empresa ou pelo cliente.

Assim, o estudo de capabilidade do processo é feito por meio da comparação da faixa característica, que mostra como ele se porta na prática, com a faixa de especificação, dada pelo limite inferior e o limite superior.

gráfico de capabilidade do processo


Dessa forma, para apresentar uma boa capacidade, o processo deve estar dentro dos limites de controle, como mostra a imagem acima.

Ok, mas como isso se dá na prática?

Na prática, a capabilidade do processo é dada em função de um grupo de índices de capacidade que avaliam o quanto o processo está apto a atender às necessidades e expectativas do cliente. Aí, você deve estar se perguntando…

Por que realizar cálculos de Capabilidade?

O principal motivo é melhorar a experiência do usuário através do controle e análise de cada etapa que constitui um processo, de acordo com as expectativas do consumidor. É fundamental para garantir a satisfação do cliente, um processo meticuloso que de enfoque nos detalhes que garantirão uma padronização no produto final.

Mas para entender melhor como funciona, veja alguns índices utilizados pela metodologia!

Quais são os índices de Capabilidade do Processo?

Há quatro índices que podem ser utilizados para a análise da capabilidade do processo, os quais são:

Índices


A razão (índice) da capacidade do processo - Cp, pode também ser interpretada da seguinte forma:

P

Ou seja, como a porcentagem da faixa de especificação usada pelo sistema.

Outro termo utilizado na Capabilidade do Processo

Além dos explicados acima existe, também, o índice de performance de centralização do processo, Ppk, que analisa a relação da centralização da amostra com a especificação.

Enquanto o Cpk é importante para uma análise do curto prazo, o Ppk possibilita uma visão do longo prazo, considerando o histórico do processo.

Seja um solucionador de problemas!

E se eu dissesse que é possível se tornar um expert em resolução de problemas com apenas uma metodologia?

Para isso existe o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar. Este processo é um dos mais usados atualmente por sua eficiência nos processos. Quer aprender e ser capaz de gerenciar projetos com altos resultados?

Então se prepare, pois nós da Voitto vamos te dar um presente: o curso White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração e certificação ao completá-lo. Basta introduzir o cupom BLOG100 para se capacitar gratuitamente!

Curso White Belt

Qual é a diferença entre Capacidade e Capabilidade do Processo?

Uma das perspectivas de análise resultantes do CEP é quanto a capacidade e a capabilidade do processo produtivo ser eficaz. Enquanto a capabilidade do processo é reconhecida pela abreviatura e variável CP e busca medir a capacidade potencial do processo, a capacidade CPK mostra o real desempenho do processo.

Você sabe a diferença entre exatidão e precisão?

Ser exato é permanecer no alvo, porém, não levando em consideração a dispersão dos dados. Ser preciso é a capacidade de atingir com constância resultados muito próximos um do outro, contudo, não levando em conta a localização central destes dados perante o alvo almejado.

Isto é, a capabilidade do processo (CP) mede a do processo: a capacidade potencial alcançada envolvendo apenas seus níveis de variação. Já a capacidade CPK vai um pouco além: ela representa a capacidade real do processo de permanecer e também preciso.

Para se tomar como exemplo, um processo com indicador CPK igual a 2 corresponde aproximadamente a um processo nível 6 Sigma - que entrega apenas cerca de 3,4 DPMO.

Como analisar a capabilidade de processo?

Sobre os valores de Cp e Cpk pode-se concluir que se Cp = Cpk, o processo é exatamente centrado, quando Cpk < Cp, o processo está descentralizado para algum dos lados e quanto maior essa diferença, mais descentralizado está o processo.

Um processo vai ser tido como capaz quando 6 desvios padrão (99,74%) ou mais do seu processo couberem entre os limites especificados (Cp e Cpk ≥ 1), mesmo não estando perfeitamente centralizado.

Na indústria, geralmente o valor exigido para Cp e Cpk é ≥ 1,33.

Cp


Além disso, quanto mais estreita é curva do gráfico, maiores são os índices de Cp e Cpk e menores são as variações, o que permite concluir que o processo está apresentando desempenho satisfatório.

Agora imagine um processo que apresenta tanto o Cp, quanto o Cpk baixo. Apesar de a distribuição ser centrada, a variação excederá os limites de especificação e o processo será classificado como incapaz.

Processo incapaz


Já no caso em que o Cp é alto, enquanto o Cpk é baixo, apesar de haver pouca variação em relação à faixa dos limites de especificação, a distribuição não está centrada. Assim, o processo também se mostra incapaz.

Processo capaz

Assim, ao analisar a capabilidade do processo, é necessário que o processo esteja centralizado e apresente baixa variação em relação aos limites de especificação para ser considerado capaz.

Como realizar a aplicação do controle de Capabilidade de Processos?

Tá, mas como eu começo? É bem simples, mas trabalhoso. Isso requer um bom conhecimento de como realizar coleta de informações e análise. Então se liga nesses tópicos para te guiar na aplicação do controle de capabilidade:

  • Escolha um projeto e recolha informações de preferência da clientela;
  • Coleta de dados do projeto atual;
  • Visualização dos dados, seja através de planilhas ou, preferencialmente, dashboards;
  • Comparação analítica dos dados, momento de eliminação de riscos e buracos na produção ou no processo em geral;
  • Avaliação geral, onde também se começa os próximos passos para a resolução da ineficiência.

A importância de um sistema de medição de desempenho

As Cartas de Controle contam com as medições obtidas do processo, os limites de especificação e controle pré-estabelecidos, além do alvo a ser atingido. Com estas informações alocadas em um gráfico, ao longo da coleta de amostras e do seguimento do processo, os próprios operários conseguem manter o processo estável ajustando-o quando recomendado.

Todavia, a ferramenta que sugere a execução de ações preventivas para manter o processo sob controle e estável, como vimos, chama-se Controle Estatístico de Processos (CEP).

É através dela que a companhia pode adotar técnicas estatísticas para intervir no processo de modo efetivo com o apoio das informações contidas nas Cartas de Controle.

O CEP pode ser considerado, assim como o Seis Sigma, como um excelente sistema de medição de desempenho que, com base em um histórico de dados obtidos perante ferramentas primárias - como o caso das cartas de controle, o levantamento de informações e indicadores de análise mais apurados se mostra convidativo e oportuno.

Afinal de contas, sem um sistema de indicadores de desempenho não existe a possibilidade de analisar o progresso de desempenho de determinado processo e justificar a necessidade de investimentos, não é mesmo?

Conheça a fórmula de projetos sem falhas! 

Está pronto para saber o segredo de todo projeto bem-sucedido?

O avanço das empresas como Nike, Ford, Sony e General Eletric estão fundadas na base da metodologia Lean Seis Sigma! Ela é a nova sensação para a realização de projetos de alto impacto!

Confira agora a nossa Checklist para definição de projetos Lean Seis Sigma e coloque em prática todos os ensinamentos da metodologia Lean Seis Sigma!

Um Projeto Lean Seis Sigma deve ter o objetivo de resolver um problema de difícil solução, ou seja, não gaste esforço realizando um projeto para um problema que podemos resolver utilizando um PDCA ou simplesmente “ver e agir”. Para isso este Checklist foi planejado e criado para que você alcance resultados na prática e se organize para atingir a excelência operacional.

Está esperando o que? Utilize nosso checklist de preenchimento e tenha bons resultados!

checklist lean seis sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Descubra o seu nível na metodologia Lean Six Sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Descubra O Seu Nível Na Metodologia Lean Six Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.