O que é inteligência de dados?
Qual é a importância da inteligência de dados para os negócios?
Como implementar a inteligência de dados nos negócios?
Venha se capacitar com a gente!

Conheça a inteligência de dados nos negócios e saiba como implementá-la!

Entenda o que é a inteligência de dados nos negócios, qual a sua importância para obter crescimento e saiba como é possível implementá-la.

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Conheça a inteligência de dados nos negócios e saiba como implementá-la!

Em um mundo com constantes mudanças, as inovações vem sendo cada vez mais implementadas por quem está presente no mercado de trabalho. Dentre elas, a inteligência de dados nos negócios está tendo um grande impacto. 

Assim, sabemos que não se adaptar à transformação digital é sinônimo de ficar para trás frente aos seus concorrentes, já que suas decisões estratégias não chegam aos pés das de quem se adapta.

Por isso, entender do que se trata a inteligência de dados, porque ela é importante e como implementá-la é de extrema importância para que uma empresa continue em posição de destaque.

Desse jeito, vamos te ajudar entender como utilizar essa tecnologia a favor de um negócio nos seguintes tópicos:

  • O que é inteligência de dados?
  • Qual é a importância da inteligência de dados para os negócios?
  • Como implementar a inteligência de dados nos negócios?

O que é inteligência de dados?

A inteligência de dados é todo o processo de coleta, organização e análise de informações, ou seja, as ferramentas e os métodos analíticos que são utilizados para coletar e entender as informações coletadas, com a finalidade de auxiliar na tomada de decisão e consequentemente, na melhoria de serviços.

Atualmente, as empresas que estão presentes no mercado digital necessitam lidar com um grande volume de dados sobre seus usuários ou leads em potencial. Para isso, os softwares de automação são muito utilizados, pois tornam o processo muito mais eficiente.

Dessa forma, a inteligência de dados está diretamente relacionada com a inteligência artificiale as ferramentas de machine learning, pois com elas é possível que os negócios realizem processos humanamente impossíveis de maneira rápida e confiável.

Assim, resumindo tudo que falamos, a inteligência de dados trata de um processo de análise avançada de dados.

Mas qual a importância dessa análise para a inteligência de negócios? É o que vamos te explicar agora!

Qual é a importância da inteligência de dados para os negócios?

A importância da inteligência de dados para os negócios está no fato de que com ela, a estratégia de uma empresa é aprimorada e a incidência de erros reduzida, pois os gestores passam a ter um melhor entendimento de quais processos podem ser otimizados e quais podem ser eliminados.

Esses fatores geram uma consequente redução de custos e maior competitividade no mercado, acabando a frente de dois terços dos que fazem parte dele.

Dentre as mudanças estratégias que podemos citar se encontram: novas oportunidades de receita, aperfeiçoamentos na experiência do usuário, além de uma maior eficiência operacional. Isso pois, com a inteligência de dados, o negócio é impulsionado a partir de análises de dados assertivos e poderosos insights

Além disso, ao adotar uma transformação digital e passar a empregar a inteligência de dados, a empresa se torna capaz de tomar decisões data-driven, que são responsáveis por melhorar seus resultados. 

Visto isso se, conhece a cultura data-driven, temos uma pergunta para você: Quanto da cultura data-driven sua organização possui?

Caso não saiba respondê-la, vamos te ajudar com isso! Criamos um teste que vai te auxiliar a descobrir essa resposta, te dando uma noção de quanto ela possui, e ainda, onde ela pode melhorar!

Veja só:

Faça agora o Teste Quanto da Cultura Data-Driven sua Organização Possui? e tenha uma noção do nível de cultura data-driven que sua organização possui e poderá identificar onde melhorar. Além disso, poderá entender mais sobre a importância da aplicação do pensamento orientado por dados!

A cultural Data-Driven é uma orientação baseada em dados (data-driven). São os dados que irão guiar a tomada de decisão. Entender onde encontrá-los, além de interpretar de forma sensata, é essencial.

Faça agora nosso teste e descubra agora se sua organização precisa estimular a cultura data-driven!

cultura data driven

Ainda, a inteligência de dados nos negócios busca driblar a dificuldade que muitos encontram quando se trata de coletar informações precisas do big data, um processo considerado muito complexo por conta das quantidades de dados existentes.

Até então já te explicamos o que é a inteligência de dados e qual a sua importância para um negócio, agora, iremos te dar orientações de como realizar a sua implementação. Vamos lá:

Como implementar a inteligência de dados nos negócios?

Para colocar a inteligência de dados nos negócios em prática você deve:

Estabelecer objetivos

Primeiramente, é necessário implementar uma cultura voltada para dadosdentro da organização. Após isso, com os colaboradores cientes dessa nova cultura, deve-se definir quais objetivos almejam ser alcançados a partir do uso da inteligência de dados.

Além do mais, esses objetivos devem estar inseridos dentro de um planejamento. Por isso, é preciso estudar a empresa, fazendo um levantamento do que deve ser aprimorado com relação ao uso de dados, e também os seus pontos que já são fortes.

Dessa forma, com a compreensão do contexto interno do negócio, é possível traçar quais são esses objetivos que devem ser alcançados.

Determinar prioridades

É importante saber como estabelecer as prioridades de um negócio. Para isso, entender como os concorrentes atuam tem grande importância. Analisar como eles fazem o uso da inteligência de dados, e estabelecer as prioridades a partir disso.

Ainda, a prioridade número um de qualquer empresa deve ser uma boa experiência do usuário. Depois dessa, determine as outras prioridades e organize suas etapas, pois assim é possível que cada coisa seja realizada com excelência e em seu tempo certo.

Possuir boas ferramentas

Quando falamos de boas ferramentas, nos referimos aos softwares de automação que mencionamos anteriormente. Escolher bons softwares é o que vai permitir que o grande volume de dados seja gerenciado de forma mais eficiente.

Instruir seu time

As ferramentas de automação não são nada sem alguém que saiba manuseá-las, não é mesmo? Ainda que muitas possuem funções intuitivas e fáceis de serem utilizadas, as equipes precisam ser treinadas a fim de que saibam realizar análises mais profundas e que melhorem a interpretação de conjuntos de dados.

Quando os membros do time não sabem trabalhar com base em informações, o trabalho geral acaba sendo comprometido. 

Dessa maneira, é preciso treinar as equipes, ensiná-las como utilizar as ferramentas, quais são os processos a serem executados, e determinar qual será a responsabilidade de cada um, e assim o fluxo de trabalho será bem melhor.


Como você viu, a inteligência de dados faz parte da realização da transformação digital nos negócios, e saber lidar com essa transformação e estar conectado com as novas tecnologias é crucial para se destacar no mercado de trabalho, principalmente para áreas como a engenharia. 

Por isso, a Voitto desenvolveu o curso de Transformação Digital para Engenheiros, a fim de proporcionar uma capacitação completa para esses profissionais que desejam estar preparados para as tendências do futuro. 

Se você ficou interessado, veja só:

Venha se capacitar com a gente! 

O mundo está cada vez mais dinâmico e as inovações e tendências da tecnologia não param de surgir!

Por isso, alinhar as expectativas para se adaptar à transformação digital é tão importante. Diante disso, a Engenharia não poderia ficar para trás, afinal, o avanço da tecnologia acarreta em novas ferramentas e estratégias para que os resultados na engenharia sejam ainda mais satisfatórios!

Por isso, não perca a oportunidade de aprender mais sobre esse assunto, clique na imagem:


Transformação Digital para Engenheiros

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Transformação Digital para Engenheiros

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Transformação Digital Para Engenheiros

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.