O que é consumer insights?
Qual a importância do consumer insights?
Quais são os pilares do consumer insights?
Como aplicar o consumer insights?
Amplie o seu conhecimento

Quer entender o comportamento dos seus clientes? Conheça o Consumer Insights!

Descubra como usar dados para mapear padrões no comportamento dos consumidores pode ser o segredo para atrair e fidelizar clientes.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer entender o comportamento dos seus clientes? Conheça o Consumer Insights!

O consumer insight é uma metodologia que utiliza dados e informações para identificar o comportamento do consumidor. Com isso, torna o processo de compreensão do que o cliente deseja mais fácil.

Dessa forma, toda a estratégia de pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços é voltada para o ponto mais importante: solucionar as dores e atender as necessidades do seu público-alvo.

Você com certeza já está imaginando como o consumer insight pode ajudar a sua empresa a atrair e fidelizar seus clientes? Então, confira esse conteúdo até o final para aprender o que é e como aplicar essa estratégia. Aqui você vai descobrir:

  • O que é consumer insights?
  • Qual a importância do consumer insights?
  • Quais são os pilares do consumer insights?
  • Como aplicar o consumer insights?
  • Amplie o seu conhecimento!

O que é consumer insights? 

De forma simplificada, consumer insights é a utilização de dados e informações de maneira estratégica para criar fatores objetivos na tomada de decisão, bem como no planejamento e execução de estratégias das áreas de marketing digital, vendas e muito mais.

Mas como é feito isso? Através do mapeamento do ambiente digital, ou seja, das buscas em plataformas como Google e também nas redes sociais. Com isso, são levantados dados que permitem a identificação de padrões de comportamento do consumidor.

Essa coleta de dados pode ser feita de diversas maneiras, as mais usadas são:

  • Pesquisas de mercado;
  • Mapeamento de dados demográficos;
  • Hábitos de consumo/compras e pesquisas na internet;
  • Informações de interação de um usuário com uma publicação.

Com essas informações sobre o comportamento dos potenciais clientes, equipes de profissionais e programas especializados conseguem tomar decisões mais assertivas.

Confira o nosso eBook gratuito Dashboards de Power BI e se especialize no assunto!

Com Dashboards de Power BI, você aprenderá o que são e como utilizá-las para gerenciar bancos de dados de forma realmente estratégica e efetiva na sua empresa.

Aproveite e baixe agora mesmo!


dashboards de power bi

Se impressionou com todas as informações sobre os consumidores e embasamentos para estratégias tão importantes que o consumer insights traz para uma empresa? Veja agora mais a fundo a relevância de colocar em prática essa estratégia.

Qual a importância do consumer insights?

O consumer insights é o entendimento profundo do comportamento humano. Isso significa que sua análise e interpretação permite com que padrões sejam detectados em diversos âmbitos, como:

  • Pensamentos e sentimentos dos consumidores;
  • Decisões de comprade acordo com cada situação;
  • Subconsciente por trás de determinadas atitudes. 

Sendo assim, as inovações e melhorias nos serviços e produtos deixaram de ser com base nas percepções e passam a identificar o que as pessoas querem, precisam e o porquê disso, podendo ir mais a fundo na resolução de uma dor.

Isso tem impacto positivo até nas estratégias de marketing e criação de conteúdo. Afinal, sabendo o problema que será resolvido pelo que o seu negócio oferece, a divulgação será mais assertiva, assim como a conversão de vendas.

Antes de entender como aplicar o consumer insights é uma boa prática saber o que está por trás da metodologia. Por isso, separamos um tópico com os pilares dessa estratégia. Veja a seguir!

Quais são os pilares do consumer insights?

O primeiro passo para obter sucesso aplicando qualquer metodologia é entender como ela é elaborada. Por isso, conhecer os pilares da análise de dados no consumer insights é fundamental.

Vamos entender quais são eles?

Crenças

As crenças são definidas como o início da análise. Elas consistem nas conclusões tiradas pelo consumidor, que são pautadas nas suas próprias experiências e tomadas como verdade absoluta.

Exemplo: é muito difícil fazer investimentos financeiros. 

Motivações

O segundo pilar do consumer insights é a motivação. Essa se caracteriza pelo porquê por trás das crenças.

Seguindo o mesmo exemplo: porque os conteúdos sobre o tema são complexos e não há suporte de bancos e corretoras para o planejamento financeiro pessoal.

Desejos

Os desejos são o terceiro e último pilar do consumer insights e pode ser classificado como o mais importante. Afinal, aqui está o problema que o seu produto ou serviço deve solucionar.

É nesse passo que são detectados os pensamentos e sentimentos do consumidor. Ou seja, aquilo que ele não encontra no mercado, mas é de seu total interesse.

Continuando no exemplo: gostaria de um suporte para ter conhecimento sobre o tema e confiança para fazer aplicações.

Agora que você já sabe os três pilares do consumer insights, vamos desenvolver ações para colocá-los em prática na sua empresa? Confirma como aplicar a metodologia no próximo tópico.

Como aplicar o consumer insights?

Entender o que se passa na cabeça dos consumidores é cada vez mais importante. Afinal, são esses padrões que geram meios mais eficientes para satisfazer as suas necessidades. Por isso, alguns passos devem ser seguidos para chegar às conclusões de maneira assertiva. São eles:

Definir objetivos

Antes de mais nada, para aplicar o consumer insights é de extrema importância definir os objetivos da organização com essa estratégia.

Por exemplo: uma loja de presentes quer criar promoções com kits para diferentes datas comemorativas. Como dia das mães, dos pais, dos namorados, aniversários e natal.

Definir perguntas

Com isso em mente, chega o momento de definir as perguntas que serão capazes de conceder objetivamente as respostas que você precisa.

Por exemplo:

Pergunta: O que te leva a escolher um presente para uma data comemorativa?

Possíveis respostas: preço, qualidade, inovação.

Definir as fontes de informação

Agora que você já sabe quais são as suas perguntas, é hora de descobrir qual estratégia irá usar para alcançar as respostas. É possível utilizar:

  • Pesquisas de mercado: questionários criados e aplicados pela própria empresa ou uma consultoria especializada. Para isso pode-se usar as redes sociais ou Google Forms, por exemplo;
  • Google Trends: é a ferramenta que mapeia em tempo real os assuntos mais pesquisados do momento;
  • Think with Google: plataforma com conteúdos de notícias e estudos específicos sobre comportamento de compra;
  • YouTube ou Google Analytics: ferramentas para verificar o desempenho de conteúdos, sejam eles vídeos ou páginas da internet, respectivamente.

Interpretar os resultados

Depois de coletar os dados, é hora de trabalhá-los a fim de buscar padrões e identificar oportunidades. Por isso, cruze o maior número de informações possível para que o embasamento da tomada de decisão seja robusto. Seguindo com o exemplo: para o dia das mães nota-se que a maior parte das pessoas busca presentes que causarão o sentimento de gratidão. Além disso, elencaram flores, jóias e cestas de café da manhã como boas opções de presentes.

Aplicar os planos de ação

Agora que você descobriu as respostas para as suas perguntas, é hora de validá-las em ações estratégicas. Para isso, o acompanhamento dos resultados é essencial.

No caso da loja de presentes que buscava estratégias de montagem de kits, pode-se ter identificado que a melhor opção era um kit que englobasse comidas caseiras e artesanais, um buquê de flores e uma lembrança sentimental, como um porta retrato ou uma jóia.

  • Depois de se ter anunciado o novo produto, vale verificar:
  • Percentual de aumento de vendas;
  • Satisfação dos clientes após a compra;
  • Número de consumidores que retornaram à loja em outras datas comemorativas.

Amplie o seu conhecimento

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Power Bi Aplicado A Negocios

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.