Fatores que influenciam o comportamento de consumo
Teoria de Maslow e as motivações do sujeito
Por que estudar o comportamento do consumidor?
Dica de Ouro

Aprenda mais sobre o comportamento do consumidor e todas as suas influências

Descubra o que leva os consumidores a comprar e saiba identificar todas as influências externas no comportamento do consumidor.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Aprenda mais sobre o comportamento do consumidor e todas as suas influências

Conhecemos como comportamento do consumidor tudo que engloba o processo de compra dos indivíduos. Isto é, a reflexão do que motiva os consumidores a comprar.

Considerando esse fato, o comportamento de consumo vai além da experiência de compra, ele visa também descobrir os fatores que influencia a tomada de decisão do cliente e quais as motivações que o levam até o produto ou serviço.

Dessa forma, entender melhor sobre o assunto ajuda melhor ao empreendedor compreender mais sobre a sua persona e criar um planejamento estratégico de acordo com cada perfil estudado.

Para saber mais informações sobre o assunto, abordaremos a seguir os seguintes tópicos:

  • Fatores que influenciam o comportamento de consumo
  • Teoria de Maslow e as motivações do sujeito
  • Por que estudar o comportamento do consumidor?

Vamos lá?

Fatores que influenciam o comportamento de consumo

Para todo comportamento humano, há um estímulo que o elicia.

Dessa forma, saber os fatores que agem sob as nossas decisões é muito importante tanto para entender o comportamento da persona, quanto para definir o seu público alvo dentro de uma empresa.

Contudo, podemos definir três grupos que agem com uma força intrínseca sob as nossas decisões e comportamentos de decisão de compra, estes são:

Cultura

Engloba todos os valores morais, normas e crenças de uma determinada sociedade. Essa, por sua vez, está completamente ligada em como o indivíduo aprende a sua percepção sobre o outro e o mundo.

A cultura é um grande fator que influencia o comportamento de consumo, pois age como uma padronização de pensamento de uma determinada sociedade.

Dentro de uma cultura, podemos delimitar o que o consumidor terá como preferência na hora da sua compra com base no que a sua cultura tem como padrão.

Grupos

São uma parte segmentada da cultura como um todo.

Para a análise do comportamento de consumo é importante a observação dos grupos, pois são neles que os indivíduos interagem entre si e que compartilham suas necessidades, objetivos ou seus valores e crenças.

Contudo, existem dois tipos de grupos: aqueles que denominamos de primários, que são compostos por família e amigos, e os secundários, que são formados por trabalho, associações religiosas e políticas.

Classes sociais

Influenciam no comportamento do consumidor com base em seu estilo de vida.

Faz parte da influencia das classes sociais no consumo do indivíduo identificar quanto ele gasta e como ele gasta o seu dinheiro, por isso, a importância de identificar exatamente esses fatores que podem influenciar na tomada de decisão e no comportamento de compra.

Diante disso, pessoas com um status quo mais elevado tendem a procurar produtos de preços elevados enquanto pessoas com status quo baixo tendem a procurar produtos de preços mais baixos.

Tudo depende da intenção da sua persona e do seu padrão social, econômico e comportamental.


Legal não é mesmo? Saber como as influências externas agem sobre o nosso comportamento é muito importante não só para nossa gestão pessoal, mas também para o próprio autoconhecimento.

Fique com a gente e saiba mais sobre a Teoria de Maslow e as motivações do sujeito.


Está preparado?

Teoria de Maslow e as motivações do sujeito

Como visto no tópico anterior, temos vários fatores que influenciam no nosso comportamento humano.

Dessa forma, Abraham Maslow em sua teoria das motivações, expressou a relação de necessidades que um indivíduo tem com a sua criação da pirâmide hierárquica das necessidades.


Veja mais:

piramide de maslow

A pirâmide hierárquica das necessidades pode ser uma grande bússola para a criação de um funil de vendas focado na excelência e qualidade.

Se você é empreendedor e busca uma gestão de alta performance, analisar o comportamento do consumidor pode ser o primeiro passo para o seu sucesso.

Levando em conta os fatores e as motivações humanas, você consegue delimitar os gatilhos mentais certos para impactar a sua persona na tomada de decisão para a compra do seu produto.

Assim como Maslow define dentro de sua teoria, as realizações pessoais se encontram no topo da pirâmide das necessidades humanas.

Visto isso, apenas depois de satisfeitas as vontades primárias é que o ser humano encontrará a sua realização plena.

Para facilitar o seu trabalho, indicamos pra você o Kit de Marketing e Vendas.

Com ele voce pode estrategicamente planejar e estudar o comportamento da sua persona.

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas


Podemos observar que as técnicas de gatilhos mentais usam muito a teoria de Maslow.

Um exemplo disso é que, quando usamos o gatilho da reciprocidade, afetamos a base da pirâmide das necessidades, oferecendo segurança e estabelecendo uma relação com a persona, e isso por sua vez, ajuda muito a prender a atenção do consumidor e levar o mesmo a ter uma ação diante do visto.

Continue com a gente e entenda mais sobre o por que estudar o comportamento do consumidor.

Veja só!

Por que estudar o comportamento do consumidor?

Estudar o comportamento do consumidor é de extrema importância para o seu negócio.

Isso porque, com a identificação das influências, você pode aprender a como persuadir a sua persona da maneira correta.

Além disso, você pode identificar quem é a sua persona de fato.

Dessa forma, separamos alguns motivos pelos quais você deveria buscar conhecer mais sobre o comportamento do consumidor:

  • Você pode entender os indivíduos e suas coletividades que lhes permitem interpretar diferentes situações de formas distintas de acordo com o seu grupo e enquadramento social.
  • Você pode passar a tomar decisões com maior consistência
  •  A partir do momento em que você entende o comportamento humano você possibilita  a compreensão também,  do comportamento do seu principal público-alvo.
  •  Você pode tornar os próprios consumidores mais conscientes em relação ao seu comportamento de compra 

O comportamento do consumidor é uma peça chave para a sua gestão. A partir dele você pode aplicar metodologias eficazes para atrair a sua persona para o seu negócio!

Dica de Ouro

Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?

Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

Pensando nisso, te convido a conhecer o nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendas, que te preparará para trabalhar com os principais gatilhos utilizados pelas maiores empresas no mercado, embasado pelos principais best-sellers sobre vendas.

Além disso, para cada gatilho você verá exemplos de sucesso que lhe darão embasamento para a implementação imediata em suas próximas vendas.

Vamos nessa? Então se inscreva agora mesmo no nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendase seja um exímio vendedor!

Gatilhos Mentais Para Vendas

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gatilhos Mentais Para Vendas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.