Tipos de estrutura organizacional
A importância de definir um modelo para sua empresa
Como escolher o tipo certo de estrutura para o seu negócio
Dica de ouro

Saiba o que são as estruturas organizacionais e como elas atuam nas empresas

Entenda como as estruturas organizacionais atuam nas empresas e descubra como identificar a certa para o seu empreendimento.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Saiba o que são as estruturas organizacionais e como elas atuam nas empresas

A estrutura organizacional é um conjunto de ideias que dá forma a toda divisão empresarial que se transforma em grupos segmentados.

Dessa forma, esses grupos são formados hierarquicamente e seus componentes são delegados a desempenhar determinadas funções internamente dentro de uma empresa.

As estruturas organizacionais agem de forma facilitadora nos processos de gestão das empresas e podemos exemplificá-la em alguns cargos que já conhecemos, como: recursos humanos, gerente, produtor, desenvolvedor, etc.

Todos esses, juntos, fazem parte de uma estrutura organizacional dentro de um negócio.

Visto isso, a forma com que a gestão de uma empresa age frente ao mercado, se inova e se mantém, depende muito do tipo da sua estrutura e como ela funciona.

Para você saber mais detalhadamente sobre o assunto, dividimos o artigo nos seguintes tópicos:

  • Tipos de estruturas organizacionais
  • A importância de definir um modelo para sua empresa
  • Como escolher o tipo certo de estrutura para o seu negócio

Está preparado? Fique com a gente e amplie o seu conhecimento!

Tipos de estrutura organizacional

Com a mudança nos parâmetros da sociedade, a chegada da tecnologia e os fatores políticos e econômicos mundiais, o mercado precisou se reinventar para conseguir se manter.

Considerando esse fato, as estruturas organizacionais mudaram muito com o decorrer dos anos, e hoje, podemos afirmar que temos uma forma mais flexível de empreender e gerir pessoas, que geralmente estão entre os seguintes tipos:

  • Estrutura Funcional: Consiste na divisão das funções por especialidades e é estruturada com uma hierarquia centralizada.Nesse tipo de estrutura cada setor tem um responsável que corresponde a sua função determinada.
  • Estrutura Linear: É característica por ser inflexível e dominada por um líder superior, no qual suas ordens estão acima da de qualquer um.
  • Estrutura Divisional: É formada por equipes multidisciplinares e cada setor pode realizar a venda de um determinado produto de segmentos diferentes. Exemplo: Equipe de marketing venderá cursos e equipe comercial venderá produtos x.
  • Estrutura Colegiada: Nesse tipo de estrutura não há uma hierarquia consolidada. Nela há um grupo de diretorias que em consenso trabalham nas tomadas de decisão.
  • Estrutura Matricial: Atua com o objetivo de manter a hierarquia e as funcionalidades a fim de promover uma maior participação dos envolvidos e o máximo de rendimento de seus empregados.
  • Estrutura por projeto: Consiste na tentativa de promover um desenvolvimento constante a partir da criação de projetos inovadores e temporários.

Legal não é mesmo? Os tipos de estruturas organizacionais tendem a mudar de acordo com a cultura organizacional, dessa forma, podem ser criados mais estilos e inovações trabalhando de forma flexível ao que o mercado demanda.

Agora que vimos os tipos de estrutura, vamos comentar um pouquinho sobre qual a importância de definir um modelo para sua empresa.

Vamos lá?

A importância de definir um modelo para sua empresa

Para o seu negócio alcançar o sucesso, é essencial que haja um planejamento estratégico e a criação de uma identidade para o seu empreendimento.

Juntamente com a análise desses fatores, você terá a opção de escolher diferentes tipos de estrutura organizacional.

Como visto antes, as estruturas organizacionais atuam na promoção da gestão de pessoas e rege pela padronização de cada departamento e cada área a ser determinada, dessa forma, os benefícios dessa implantação com sabedoria podem alavancar o seu negócio frente ao seu concorrente.

Organização e planejamento é o pilar de qualquer empresa. Se bem definidas, não há erro.

Escolhendo uma estrutura organizacional que mais se adapta ao objetivo da sua empresa você pode:

  • Se destacar no mercado;
  • Ter uma equipe produtiva;
  • Inovar com constância;
  • Ter oportunidade de crescimento.

Se você está pensando em começar a empreender e criar o seu próprio negócio, estude os diferentes tipos de estruturas e identifique a que mais se encaixa com o seu perfil, e o da sua empresa.

Para você fazer isso, como uma escola de negócios que se compromete em trazer o melhor do conhecimento para você, trouxemos alguns pontos que podem te ajudar nessa escolha.

Confira o eBook Planejamento de Metas Para Empresa e aprenda, de uma vez por todas, como traçar metas para alcançar um novo patamar de execução na sua empresa!

Com o Planejamento de Metas Para Empresas você aprenderá Metodologias de Planejamento Estratégico, Ferramentas de Gestão, Planos de Ação e outros conteúdos que te ajudarão a planejar metas para sua empresa.

Não perca essa oportunidade e baixa agora o seu!

planejamento de metas para empresas

Curtiu? Vem com a gente no próximo tópico e saiba como escolher o tipo certo de estrutura para o seu negócio!

Como escolher o tipo certo de estrutura para o seu negócio

Escolher o tipo de estrutura organizacional que o seu empreendimento vai seguir é essencial para que a sua gestão empresarial seja eficaz e de muito resultados.

Dessa forma, os primeiros passos para você conseguir identificar o modelo certo para a sua empresa são:

  • Definindo o seu objetivo: Antes de colocar o seu negócio em prática, saiba exatamente onde você quer chegar com ele e como você quer chegar. Seu objetivo pode ser a sua bússola nessa escolha tão importante.
  • Planeje suas pretensões salariais: Antes de escolher um certo tipo de modelo, faça um orçamento de quanto você estará disponível para pagar os seus colaboradores e realize uma pesquisa de mercado para ver se a sua empresa conseguirá arcar com esses gastos. A implantação de algumas estruturas organizacionais podem custar mais do que outras!
  • Defina os cargos: Assim que você definir o seu objetivo e orçamentar a sua disponibilidade financeira, defina os cargos que você pretende ter dentro da sua empresa.
  • Identifique o modelo certo: Após seguir esses passos, veja se o que você conseguiu anotar bate com aquela estrutura que você havia desejado. Pesquise mais sobre ela e coloque em ação o seu plano!

Gostou do conteúdo? Fique de olho no nosso Blog e não perca os melhores artigos e notícias do mundo da educação.

Dica de ouro

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.