Está cansado de demorar dias para gerar um relatório? De ter aquela pilha de papel te esperando em cima da mesa, para ser analisada e compactada em um relatório, que muitas vezes não fica tão bom assim? Então você está no lugar certo!

A nova ferramenta de Business Intelligence da Microsoft, o Power BI, trouxe a possibilidade do usuário criar relatórios que sejam de fato eficientes e que realmente tragam insights que irão gerar resultados para a sua empresa.

Além disso, outro benefício que vale ressaltar do relatório no Power BI é a comodidade e praticidade, pois através do app do Power BI, você pode ter os relatórios na palma da sua mão, seja para uso pessoal, para apresentar para o chefe ou para demais pessoas que tenham interesse.

Creio que já deu para ter uma ideia da importância de aprender a utilizar essa ferramenta.

Então, antes de começarmos a falar mais sobre os objetos que o Power BI disponibiliza para a criação do seu relatório, te convido a conhecer e se inscrever no curso gratuito de Introdução ao Power BI, em que você poderá dar início à sua jornada de conhecimento. Clique e confira!

Agora vamos entender como funciona a aba de relatório no Power BI Desktop, para que você possa aproveitar ao máximo a capacidade que essa incrível ferramenta tem.

 

O que é Relatório no Power BI?

 

Segundo a Microsoft, criadora dessa incrível ferramenta de Business Intelligence, o relatório no Power BI é uma exibição de um conjunto de dados em várias perspectivas, com visuais que representam as diferentes descobertas e informações obtidas por meio desse conjunto de dados.

Um relatório pode ter um único visual ou páginas repletas de visuais, como é demonstrado abaixo.

Se você notar, ao final da imagem, temos três páginas neste relatório e estamos visualizando a página de Resumo Geral.

 

Diferença entre Dashboards e Relatórios

 

Muitas pessoas acabam confundindo e não sabendo diferenciar os Dashboards dos relatórios que são possíveis fazer no Power BI, e para isso trouxe uma tabela que a Microsoft disponibilizou mostrando as principais diferenças.


 

Itens do relatório

 

São oferecidos diversos itens que podem ser adicionados para o desenvolvimento de um relatório no Power BI, e é sobre eles que falaremos agora.

 

Gráficos

 

Na lateral direita são apresentados diversos modelos de gráficos que você pode utilizar, como gráfico de pizza, rosca, dispersão, cascata, barras empilhadas, entre outros, como é mostrado a seguir:

 

 

Ao passar o mouse sobre o ícone do gráfico desejado, aparecerá o nome daquele gráfico.

 


Ao adicionar um gráfico, na lateral direita aparecerá a seguinte janela:

 

 

Nos campos são inseridas informações de eixos através das colunas e medidas criadas, assim como os valores para alimentar os gráficos.

Já o formato, que tem o símbolo de um rolinho de tinta, como podemos ver na imagem acima, é responsável por toda formatação dos blocos, seja de cor, tamanho ou fonte.

 

Abas

 

É possível criar abas nos relatórios de forma independente; assim como no Excel, as abas estão na parte inferior do relatório; você pode também nomeá-las com um duplo clique e adicionar novas clicando no “+”.

No exemplo abaixo, criamos três abas em nosso relatório.

Imagem

 

Para adicionar imagens, logomarcas e afins, dentro do relatório no Power BI, basta ir à barra superior, no ícone de imagem, como é mostrado abaixo:

Ao adicionar a imagem, você pode movê-la livremente pelo relatório, e a estrutura é guiada por uma grade quando chega ao centro, às extremidades ou está alinhada a outro bloco; isso facilita e muito na hora de alinhar as imagens e os demais itens que compõem o relatório no Power BI.

Formas

 

Podemos também utilizar as formas, que são estruturas geométricas básicas que auxiliam na personalização do relatório no Power BI.

Por exemplo, podemos criar uma linha para dividir a página Resumo Geral no meio, como é mostrado abaixo:

E para auxiliar na centralização da linha, exatamente no topo e no meio da página, utilizamos novamente a grade.

Podemos também prolongar a linha até o final, e escolher a cor que desejamos, como é mostrado a seguir:

 

Caixa de texto

 

Você também pode inserir uma caixa de texto para inserir um título ou uma descrição dentro do relatório no Power BI.

Ao inserir a caixa de texto, você poderá formatar o texto e posteriormente posicioná-lo na página do relatório como fizemos ao inserir a logomarca da Voitto no item acima.

 

Matriz

 

A matriz, dentro do Power BI, muitas vezes é comparada com a Tabela Dinâmica do Excel devido à sua grande semelhança.

O ícone da matriz pode ser encontrado logo abaixo dos tipos diferentes de gráficos, como podemos ver aqui:

Dentro do relatório no Power BI, a matriz é usada para expor os dados de uma maneira mais clara e dinâmica, como podemos ver no exemplo da imagem abaixo, o qual nos mostra quantos clientes por área uma empresa fictícia possui.

5 Dicas de leitura para aprender mais sobre o serviço do Power BI

 

Se você está empenhado e interessado em realmente aprender Power BI e colocar em prática, segue uma lista com outros artigos superinteressantes sobre fontes de dados e outros assuntos relacionados:

 

 

Preparado para começar?

 

O segredo para um bom relatório, é saber primeiramente qual o seu real objetivo e, assim, definir quais informações você quer extrair do mesmo, para que desta forma você possa se guiar no desenvolvimento do relatório no Power BI.

É importante também personalizar, dinamizar e tornar mais atrativo o conteúdo gerado no relatório, para que assim ele seja compreendido facilmente.

Então, para te ajudar a se capacitar mais nesta incrível ferramenta de Business Intelligence que a Microsoft lançou, preparamos um curso completo sobre Power BI para você.

Clique no botão abaixo e venha ser um Especialista em Power BI e gerar os mais incríveis relatórios para que, assim, você tenha insights que realmente vão trazer resultados para a sua empresa.

E aí, preparado para colocar a mão na massa e começar a fazer o seu relatório? Me conte aqui nos comentários.

Ah, e não se esqueça de compartilhar este artigo com um amigo que está precisando daquela forcinha no Power BI.