Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso estar sempre um passo à frente na hora de concorrer a uma vaga de trabalho.

E nesse texto vou apresentar 9 motivos que irão te mostrar que ter conhecimento em Power BI é o diferencial que vai te deixar à frente.

Afinal, qual empresa não quer um profissional que saiba otimizar o processo de armazenamento de todos os dados e informações da empresa? E ainda por cima que consiga gerar incríveis relatórios totalmente completos e de fácil acesso? 

Então, para que seu conhecimento sobre Power BI não seja um limitador em sua vida profissional, é importante aprender a usar o software e estar capacitado para não correr o risco de ser eliminado no momento da seleção. 

Ah, e como tenho certeza que ao ler esse post você vai querer aprender Power BI o quanto antes, tenho uma oportunidade para você começar agora mesmo!

A Voitto preparou para você um curso totalmente GRATUITO de Introdução ao Power BI.

Não vai perder essa oportunidade, não é? Então corra, clique no botão abaixo e se inscreva!

 

 

Agora, vamos lá!

 

Quais são os motivos para aprender Power BI?

 

1. Power BI é muito barato ou até mesmo grátis

 

 

O Power BI possui quatro versões que podem ser utilizadas, são elas:

 

  1. Power BI Desktop - é a versão free (gratuita);
  2. Power BI PRO - essa versão custa $9,99 por usuário por mês;
  3. Power BI On-Promises - é a versão que te permite utilizar o Power BI e publicar seus dados sem utilizar a nuvem da Microsoft; e
  4. Power BI Premium - é a união dos dois melhores mundos, ela te dá um espaço na nuvem, e nela você não paga mais por licença de usuário, agora você só paga por uma cota de uso.

 

Basicamente, a diferença entre as versões é a capacidade de armazenamento disponível, assim como o sigilo e segurança das informações, caso sejam  exportadas para a nuvem do sistema.

A seguir temos uma comparação, feita pela Microsoft, de diferentes situações em que você pode se encontrar e qual é a melhor versão a ser utilizada em cada caso:

 

 

2. Power BI tem análises automáticas com insights

 

 

Dentro do Power BI existe uma ferramenta de insights rápidos, que é utilizada para dar sugestões de melhoria. E como isso funciona?

Após carregar o relatório, a ferramenta de insights rápidos analisa os dados e, através disso, são dadas algumas sugestões que você pode ou não aceitar.

A análise que é feita pode trazer para o usuário até 50 fatos interessantes sobre os dados que foram analisados, fazendo com que sua mente se abra para novas alternativas em que talvez não tivesse pensado antes.

 

3. Power BI se integra com o Excel

 

 

O Power BI pode se conectar a uma grande variedade de fontes de dados, incluindo bancos de dados locais, arquivos do Excel e serviços online como páginas Web e nuvem.
Um belíssimo exemplo disso é quando se vai exportar dados: normalmente, após a procura dos dados desejados, é feita a exportação para o Excel e, após isso, é feita a análise de dados.

No Power BI é bem mais simples, basta ir aos dados desejados e clicar na opção “Analisar no Excel” que o Power BI Service vai conversar com o Excel  de forma nativa, sem precisar exportar os mesmos. 

 

4. Power BI se integra com o PowerPoint

 

 

Quando pensamos em preparar uma apresentação, seja para uma reunião de trabalho, para uma palestra ou mesmo para apresentar a um pequeno grupo de pessoas, pensamos logo em utilizar o PowerPoint, certo?

Então saber que o Power BI tem uma ligação com o PowerPoint é magnífico e facilita bastante. Mas como funciona essa ligação?

Essa integração é feita de uma maneira bem simples e objetiva, através da opção de “exportar os relatórios para slides”, através disso você consegue apresentar os seus relatórios de uma maneira mais familiar e tranquila.

 

5. Power BI é rápido para manipular uma grande quantidade de dados

 

 

Toda empresa sabe que seu bem mais valioso é o tempo. Ao utilizar o Power BI na resolução de problemas, o seu trabalho poderá ser automatizado, economizando muitas horas de tarefas repetitivas.

Assim, aprender Power BI é uma forma de administrar, compartilhar e analisar dados numerosos de forma rápida e eficiente para ganhar tempo.

 

6. O conhecimento em Power BI faz com que você se destaque no trabalho

 

 

Profissionais que estão sempre dispostos e determinados em conseguir algo a mais, sem dúvida se destacam, seja em uma seleção de admissão de colaboradores ou em promoções de cargos.

Agora, por que o conhecimento em Power BI será um grande destaque para a sua carreira nesse momento?

Porque, através dessa ferramenta, você vai se tornar um profissional que consegue otimizar um dos processos mais importantes dentro de uma empresa, que é o tratamento e a análise adequada dos dados, para que desta forma ocorra uma tomada de decisão correta e não equivocada ou demorada.

 

7. Power BI pode ser usado de 3 formas diferentes

 

 

Um dos diversos diferenciais dessa ferramenta é a sua disponibilidade de utilização, através de três formas diferentes que são:

 

  • Power BI Desktop, um aplicativo de área de trabalho do Microsoft Windows;
  • Serviço do Power BI, um serviço SaaS online (Software como serviço); e
  • Aplicativo móvel do Power BI, podendo ser acessado em telefones ou tablets com Windows, ou em dispositivos com os sistemas Apple iOS e Google Android.

 

Dessa forma, é possível criar, compartilhar e analisar as informações necessárias da maneira que for mais agradável ao usuário.

 

8. No Power BI você pode criar relatórios completos

 

 

Para que as empresas possam atender aos seus clientes da melhor forma possível, é essencial coletar dados, criar gráficos, analisá-los, tirar conclusões e apresentar essas informações para a diretoria.

E sabemos que, no geral, a quantidade de dados é bem considerável. Então, ter uma ferramenta que faça isso de uma forma melhor é, sem dúvida, algo indispensável.

Exatamente nesse ponto é que entra o Power BI, para você trabalhar com esses dados, obter as informações necessárias em seguida e, a partir disso, criar incríveis relatórios, facilitando a tomada de decisão ao final das reuniões.

 

9. Power BI é o futuro

 

Business intelligence ou BI estará no futuro das empresas, e a sua proliferação é inevitável. Então, quanto antes você se preparar para esse mercado, mais chance você tem de arrasar nos seus negócios.

E o Power BI é a solução de business intelligence da Microsoft, na qual é possível trabalhar com uma grande base de dados de maneira eficiente.

Além disso, esta é uma ferramenta de fácil instalação, pois se parece muito com as outras soluções do Office.

 

Ficou empolgado?

 

Se você ficou empolgado e quer aprender mais sobre Power BI e obter todas as vantagens que listamos, preparamos para você a formação de especialista em Power BI, em que você irá aprender, por exemplo:

 

  • O que é Business Intelligence;
  • Ambientação com a interface do Power BI Desktop;
  • Como importar, tratar e salvar uma base de dados;
  • Como formatar uma consulta, transformar dados e utilizar as funções dessa ferramenta;
  • Como trabalhar com relações, criar gráficos e relatórios;
  • Gerenciar  Dashboards.

 

Além de tudo isso, ao fazer o curso conosco, você terá acesso ao certificado da Voitto, reconhecido em todo o Brasil. Então não perca tempo e venha se qualificar!

Ah! Não se esqueça de nos contar nos comentários o que achou deste artigo. O seu feedback é de extrema importância para nós.

Compartilhe também este artigo com um amigo que quer saber mais sobre essa incrível ferramenta.