O Power BI pode se conectar a uma grande variedade de fontes de dados, incluindo bancos de dados locais, arquivos do Excel e serviços online, como páginas Web e nuvem.
Essa função é muito útil, pois, muitas vezes, nos deparamos com uma situação em que temos todos os dados prontos e organizados em uma planilha do Excel, por exemplo, e desejamos elaborar um relatório a partir dessas informações.

Isso é possível através do Power BI Desktop, onde você pode importar, tratar e refinar esses dados de maneira simples, e ainda possibilita, posteriormente, a geração dos relatórios desejados com demais informações.

Antes de te mostrar como você pode importar seus dados de maneira simples, tenho uma oportunidade incrível para você!

Preparamos um curso totalmente GRATUITO de Introdução ao Power BI, onde, além do embasamento teórico, você contará com práticas dos componentes apresentados através de demonstrações simples, diretas e objetivas.

Não vai perder essa oportunidade, não é? Então corra, clique no botão abaixo e se inscreva!

Quer aprender agora, como importar os seus dados da planilha do Excel para o Power BI?

Então venha comigo que vou te ensinar o passo a passo de como você pode fazer isso de forma fácil e eficiente.

 

Como importar dados no Power BI?

 

Uma grande vantagem do Power BI é a sua semelhança com outras soluções da Microsoft, pois fica mais intuitivo o passo a passo de como trabalhar com ele.

Esta etapa de importação de dados é feita de forma muito similar ao Excel e ao Access. 

 

1º Passo - Ir à opção “Obter Dados”

 

Para importar a nossa primeira consulta, vamos na guia “Página Inicial” e em seguida em “Obter Dados”.

 

 

2º Passo - Escolher o tipo de arquivo que será importado

 

O Power BI conta com mais de 59 serviços de nuvem diferentes e você pode importar informações de diversas fontes, incluindo serviços online como blogs, Google Analytics, Facebook, entre outros, como podemos ver na imagem abaixo:

 

 

Neste post, vamos importar dados de uma fonte do Excel. Para isto selecionamos o campo do “Excel” na janela “Obter Dados”, depois clicamos em “Conectar”.

Em seguida, será aberta uma janela na qual você deverá selecionar o arquivo que deseja importar. Após escolher o arquivo, basta clicar nele e depois em “Abrir”.

  

3º Passo - Carregar o arquivo

 

Após o passo 2, você será redirecionado para uma janela de navegação do Windows, como esta:

 

 

O Navegador exibirá as tabelas de fontes de dados e, ao clicar em uma delas, você terá uma visualização do conteúdo. Em seguida, você pode importar as tabelas selecionadas imediatamente ou selecionar “Editar” para transformar e limpar seus dados antes da importação.

 

 

Repare que aqui temos uma prévia do conteúdo que será importado para o nosso projeto do Power BI. Dependendo do tamanho da base de dados, ela poderá aparecer apenas como uma amostra, na sequência da seguinte mensagem: “Os dados na visualização foram truncados devido ao limite de tamanho”.

Depois de selecionar as tabelas que você gostaria de inserir no Power BI, você poderá optar por carregá-los selecionando o botão “Carregar” ,no canto inferior direito do Navegador.

 

4º Passo - Visualização do arquivo importado

 

A partir da inserção da planilha escolhida no Power BI, podemos ver que, no canto direito, temos uma lista com cada coluna da planilha que selecionamos.

 

 

Uma outra forma de visualizarmos o arquivo e trabalharmos com ele é acessando da seguinte forma:

 

 

E desta forma finalizamos a importação dos dados do Excel para o Power BI, a partir deste ponto a sua planilha já está inserida na ferramenta com a qual você irá trabalhar.

 

Uma dica incrível que você não pode perder

 

O Power BI é a ferramenta de business intelligence da Microsoft, e tem sido adotada cada vez mais por empresas de todo porte no mundo.

E para não te deixar fora dessa evolução do mercado, nós preparamos para você a formação de Especialista em Power BI, em que você terá um aprendizado mais profundo sobre todas as suas funcionalidades.

Ao fazer o curso, você terá acesso ao certificado da Voitto, reconhecido em todo o Brasil. Então não perca tempo e venha se qualificar!

Não se esqueça de nos contar nos comentários o que achou deste artigo, o seu feedback é de extrema importância para nós.

Ah! E também envie este artigo para aquele amigo que esteja querendo aprender como importar os dados do Excel para o Power BI de maneira simples e eficiente.