O que significa comportamento profissional?
A importância de desenvolver o comportamento profissional de um colaborador
Maneiras de desenvolver o comportamento profissional na equipe

Saiba como desenvolver o comportamento profissional de sua equipe

O comportamento profissional são ações que um colaborador adota no ambiente de trabalho, podendo ser elas boas ou ruins.

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Por: Parceiro
Saiba como desenvolver o comportamento profissional de sua equipe

Ainda hoje é possível ver empresas contratando profissionais com base apenas no currículo, ou seja, considerando somente as habilidades técnicas. Mas o mercado tem mudado e é possível observar no novo movimento a importância de considerar as competências pessoais e comportamentais desde o processo seletivo.

A competência técnica é relativamente fácil de ser construída, a partir de um bom plano de treinamento ou do fornecimento de oportunidades, a empresa consegue levar o aperfeiçoamento profissional para o ambiente de trabalho. Já as habilidades sociais não funcionam desse jeito, é preciso de muito mais do que um treinamento para desenvolvê-las.

Apesar de ser desafiante desenvolver habilidades comportamentais, são elas que fazem a diferença no ambiente de trabalho, sendo importante identificar meios para aprimorar o comportamento profissional da sua equipe e, assim, garantir os benefícios que elas podem gerar para o ambiente corporativo.

Pensando nisso, resolvemos compartilhar algumas das melhores dicas sobre como desenvolver o comportamento profissional de sua equipe nos seguintes tópicos:

  • O que significa comportamento profissional?
  • A importância de desenvolver um comportamento profissional de um colaborador
  • Maneiras de desenvolver o comportamento profissional dentro de uma equipe

Se interessou? Então continue com a leitura e descubra mais sobre junto com a gente!

O que significa comportamento profissional?

comportamento profissional

Comportamento profissional é a soma de atributos pessoais e condutas adotadas pelo profissional no ambiente de trabalho. Em outras palavras, são as escolhas, atitudes e ações cometidas nas mais diversas situações no trabalho que constitui a postura do profissional, podendo ser ela boa ou ruim.

Isso significa que além das habilidades técnicas, o colaborador precisa se adequar ao modo de agir e sua apresentação pessoal às condutas da empresa. Mas não só as políticas da organização, é importante que a postura do profissional considere também o bom senso e demais características necessárias para um bom convívio com os demais colaboradores no ambiente de trabalho.

Assim, de forma geral, ter profissionalismo quer dizer se comunicar de maneira clara e respeitosa e possuir compromisso com o trabalho, sendo, portanto, o comportamento profissional um requisito essencial para o sucesso na carreira e que está diretamente relacionado à capacidade de crescimento do profissional.

A importância de desenvolver o comportamento profissional de um colaborador

equipe trabalhando junta


A postura do colaborador no ambiente de trabalho pode ser assimilada a sua identidade como profissional, logo são as competências comportamentais que verdadeiramente mostram quem ele é.

É um conjunto dos seus traços de personalidade, preferências e condutas adotadas que o caracterizam um profissional maduro ou determinam que é preciso desenvolver melhor o comportamento profissional.

Ter esse controle no ambiente de trabalho é essencial porque a maturidade profissional tem a ver com respeitar as condutas da empresa e estar alinhado aos valores que ela dispõe.

Se o colaborador é imaturo e ignora essas questões, ele traz uma série de malefícios para a empresa, como gerar desmotivação aos demais colaboradores, falhar na tomada de decisão e não conseguir trabalhar em equipe, havendo grandes chances de afetar inclusive as finanças do negócio.

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Maneiras de desenvolver o comportamento profissional na equipe

equipe unida


Desenvolver o comportamento profissional do time é um desafio que envolve diversas práticas. Além disso, a empresa precisa entender que o resultado das ações não é imediato, ao contrário, é possível observá-lo a médio ou longo prazo.

Se certifique que sua empresa tem um código de conduta

O código de conduta é responsável por apresentar ao profissional no instante da contratação as diretrizes que regem a empresa e que precisam ser respeitadas durante todo o período que ele fizer parte da corporação.

Nele há orientações sobre boa convivência com os demais profissionais, regras para a utilização de recursos, dresscode e boas práticas a serem levadas para além da empresa, como não compartilhar informações importantes e particulares com indivíduos que não fazem parte da organização.

Defina suas competências-chave

Antes de fazer qualquer coisa com objetivo de promover o desenvolvimento comportamental do profissional no ambiente de trabalho, sua empresa precisa identificar quais são as competências-chave fundamentais para o seu negócio, aquelas que vão permitir que ele alcance os resultados que deseja.

Além disso, nessa etapa é importante também identificar quais aspectos da postura profissional que são essenciais no perfil da sua equipe.

Por exemplo, na equipe comercial, quais as soft skills que ela precisa dispor para desempenhar seu trabalho com toda eficiência que sua empresa precisa? Talvez dominar a comunicação, para saber melhor se relacionar com o cliente. Esses aspectos, você precisará analisar na sua empresa, especificamente.

Saiba quais são os treinamentos necessários

Fazer um levantamento para analisar as necessidades de um treinamento comportamental, é outra prática que sua empresa pode adotar a fim de desenvolver o comportamento profissional da sua equipe.

É necessário mapear as competências atuais e as que sua empresa gostaria de ter porque acredita que elas são imprescindíveis para seu crescimento (ética profissional, liderança, oratória, entre outros).

Após isso, sua empresa precisa também definir a melhor maneira de aperfeiçoar essas habilidades em seus colaboradores.

Aposte nas estratégias de gamificação

A gamificação é um recurso que utiliza a mecânica de jogos para diversas finalidades. No ambiente empresarial, ele é utilizado para treinamento, engajamento profissional e no processo de onboarding.

Quando se trata sobre desenvolver o comportamento profissional da equipe, a gamificação se torna uma ferramenta certeira, pois pode trabalhar comumente no engajamento do colaborador, ou seja, no interesse dele pela organização, como no desenvolvimento ou aperfeiçoamento das soft skills.

Acompanhe os resultados

Não adianta apenas pensar em alternativas para desenvolver o comportamento profissional da equipe, o sucesso da estratégia definida só será visto se a empresa acompanhar os resultados de perto.

Esse momento é desafiador, porque as métricas que mensuram aspectos comportamentais são um tanto complexas. Mas existem softwares que podem auxiliar nessa tarefa. Inclusive há plataformas de gamificação que geram automaticamente relatórios sobre o desempenho do profissional.


Este post foi produzido pela equipe do Ludos Pro, uma plataforma de aprendizagem e engajamento gamificada.

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