O que é o moodboard?
Para que serve o moodboard?
Como fazer um moodboard?
Super dica!

Saiba como o Moodboard pode te ajudar no processo criativo

Aprenda o que é e como criar um moodboard, ferramenta muito utilizada para projetos criativos e inovadores do mundo todo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba como o Moodboard pode te ajudar no processo criativo

Quantas ferramentas você conhece para ajudar na organização de ideias em um ambiente virtual? Com certeza, já pensou em inúmeras. Mas aqui, você vai desvendar todas as principais funcionalidades de uma das mais completas: o moodboard.

Com o objetivo de facilitar e tornar mais visual o processo de criação, criar um moodboard permite que você tenha em apenas um lugar imagens, vídeos, ilustrações, vetores e muito mais elementos visuais.

Agora que você já sabe que essa ferramenta pode ser um ponto de partida para instigar o processo criativo, conheça mais a fundo sobre o moodboard a seguir!

●     O que é o moodboard?

●     Para que serve o moodboard?

●     Como fazer um moodboard?

O que é o moodboard?

O moodboard, também conhecido como painel semântico ou quadro de humor, é um local para que as pessoas criem um ambiente de inspiração. Por isso, algumas áreas tem se destacado no uso da ferramenta, como:

●     Design de interiores;

●     Design gráfico;

●     Arquitetura;

●     Moda;

●     Publicidade.

Como você pôde perceber, os setores que exigem mais criatividade usam mais da ferramenta. Isso acontece pois as referências visuais servem como um painel de inspiração, possibilitando que as ideias fluam com mais facilidade.

Quer saber mais para que serve e como criar moodboards? Continue a leitura até o final!

Para que serve o moodboard?

Como você já sabe, um moodboard é um local apropriado para juntar imagens e outros elementos visuais para se inspirar.

Vamos pensar juntos em um caso prático! Imagine uma marca de pijamas que quer produzir com referência a sensação de plenitude do céu ou maciez das nuvens.

O desenvolvedor criativo tanto dos produtos quanto da campanha pode criar um moodboard com uma paleta de cores voltada para tons de azul mais claros. Além disso, colocar também inspirações de plumas e imagens tiradas de avião.

Ao visualizar o painel de inspiração, é possível que as ideias surjam de maneira mais direcionada ao propósito do produto. Sendo assim, há mais eficiência no processo de criação.

Amplie o seu conhecimento!

Com o kit de ferramentas Gestão de Projetos, você receberá 3 templates de slides e 2 planilhas para monitorar o desempenho dos seus projetos através de KPI's, além de organizar e gerenciar seu tempo de forma eficiente. Dentre elas estão um Cronograma e uma Planilha de Acompanhamento de projetos!

Para ter acesso gratuito a essas ferramentas basta clicar no botão abaixo!

gestao de projetos

Legal, não é mesmo? Agora é a hora que você mais esperava! Vamos te mostrar como criar o seu próprio moodboard com dicas práticas e eficazes.

Vamos lá?

Como fazer um moodboard?

Existem inúmeras maneiras de fazer um moodboard. Afinal, essa é uma ferramenta livre e que a sua própria criação já pode esbanjar criatividade e pensamentos fora da caixa.

Essa liberdade compreende o espaço, tempo e também o fluxo de composição.

Traduzindo para a prática, você pode optar por modelos onlines ou físicos, compartilhados ou individuais, entre diversas outras opções.

Mas vamos ao que interessa! Separamos as principais dicas para que você comece agora mesmo a montar o seu moodboard.

Escolha o melhor formato

Como você já sabe, o moodboard pode ser feito de maneira virtual ou não. Por isso, antes de mais nada é preciso definir qual versão será a melhor para o seu projeto.

Por exemplo, se você escolhe as maneiras onlines, pode optar por ferramentas como:

●     Redes sociais, principalmente o Pinterest;

●     Photoshops;

●    Jamboards;

●     Aplicativos de criação, como o Canva;

●     Programas de design e computação gráfica.

Já se você optar pelas versões físicas poderá contar com:

●     Quadros de cortiça e pins;

●     Cartolinas para colorir, desenhar e fazer colagens;

●     Paredes com a possibilidade de colocar as suas inspirações.

Defina o estilo

Os moodboards podem ser considerados o lado visual de um projeto. Por isso, é necessário que ele seja composto com a mesma essência do que ele irá ajudar a desenvolver.

Por isso, escolher o estilo é fundamental. Entre alguns dos mais usados, estão:

●     Minimalista: com foco em menos informações e cores mais sóbrias;

●     Clássico: voltado para manter o básico, como a identidade visual da marca;

●     Inovador: com composições nada óbvias, associando elementos diferentes.

Para que você entenda a importância disso, pense em uma marca de roupas formais. As inspirações precisam estar mais voltadas para os estilos sóbrios e com cores menos chamativas.]

Defina a paleta de cores

Definir a paleta de cores que é utilizada em um moodboard também é um passo muito importante. Afinal, a partir dela os elementos visuais estarão conectados e poderão ajudar nas inspirações mais direcionadas.

Essa é uma das maneiras de manter a harmonia visual, assim fica mais fácil ser criativo no ambiente de trabalho.

Reúna as principais referências

O processo de criação de um moodboard é contínuo e por isso pode levar semanas. No entanto, para começar é necessário reunir um compilado com as principais referências.

Para instigar a inovação, use as redes sociais e encontre inspirações sobre o assunto que você deseja colocar no moodboard. Assim, você já começará o projeto com um norte de identidade visual utilizado com recorrência no tema.

Explore diferentes elementos visuais

Se você quer chamar a atenção, é preciso explorar diferentes recursos visuais. Pensando nisso, para a maior parte dos projetos é necessário sair da caixa e não focar apenas nas imagens.

Por isso, busque inspirações em músicas, vídeos, documentários e muito mais!

Imagine que você queira criar uma linha de móveis que remetem à natureza. Nada melhor que além das cores, também observar sons do dia a dia que possam ajudar a compor as ideias para o projeto.

Essa é uma dica essencial para trabalhos individuais, mas deve ser utilizada ainda mais como recurso visual para se comunicar com equipes remotas. Afinal, eles materializam o que cada um está pensando.

Busque contrastes

Uma das maiores habilidades de um empreendedorou de pessoas que trabalham com a criatividade, é a capacidade de tirar ideias de lugares que inicialmente não são óbvios.

Por isso, é hora de combinar texturas, experimentar diferentes composições de materiais e até mesmo testar cores. Essa dica vale principalmente para projetos de arquitetura e moda.

Em um moodboard é possível testar diferentes tipos de tecidos ou acabamentos.

Além de verificar a questão visual, também possibilita a criação de projetos mais inovadores e personalizados!

Super dica!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.