O que é Computação Gráfica?
História da Computação Gráfica
Por que utilizar Computação Gráfica?
Como trabalhar com Computação Gráfica?
Como é o mercado de Computação Gráfica?
Computação Gráfica e Python
Capacite-se em Python e invista no seu futuro!

O que é Computação Gráfica? Descubra as melhores oportunidades na área!

Aprenda o que é Computação Gráfica, suas principais áreas de atuação e como se preparar para entrar nessa área que está se tornando cada vez mais essencial.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Computação Gráfica? Descubra as melhores oportunidades na área!

A computação gráfica é um ramo da computação que se destina à criação de informações visuais por meio de técnicas que permitem a manipulação e análise de objetos reais.

A tecnologia é um mercado em constante evolução. Se há 20 anos você ouvisse falar em armazenamento em nuvem, vídeos chamadas e mensagens instantâneas, provavelmente acharia fora da realidade. Muitas dessas inovações se devem à computação gráfica.

Esta área tem como foco principal trabalhar gráficos e imagens para que as mesmas tenham maior qualidade e quando combinadas forneçam a melhor experiência para o usuário, além de mais eficiência para as empresas.

Pensando nisso, a computação gráfica hoje é imprescindível desde a indústria de games até as áreas de medicina através de modelos 3D e construção civil pelas projeções de construção.

Quer se aprofundar sobre o assunto e conhecer mais sobre computação gráfica? Confira os seguintes tópicos:

  • O que é Computação Gráfica?
  • História da Computação Gráfica;
  • Por que utilizar Computação Gráfica?
  • Como trabalhar com Computação Gráfica?
  • Como é o mercado de Computação Gráfica?
  • Computação Gráfica e Python.

Vamos lá?

O que é Computação Gráfica? 

A computação gráfica é a área tecnológica que estuda e realiza a manipulação de dados visuais e geométricos. Isso nada mais é do que materializar todas as animações, gráficos e informações que são vistas no dia a dia através das redes sociais, por exemplo.

Como você já deve imaginar, a computação gráfica pode ser aplicada em diversas áreas, entre estas estão:

  • Edição de imagens;
  • Processamento de imagens;
  • Efeitos especiais;
  • Geração de imagens;
  • Criação de modelo 3D;
  • Desenvolvimento de interfaces gráficas.

Além disso, com os dados coletados e trabalhados pela computação gráfica pode ser definida a forma e o design de produtos. Por isso, vale sempre lembrar que essa é a área que transcende o virtual, dando forma também para bens materiais.

Mas afinal, qual a história da computação gráfica e como ela foi criada? Descubra a seguir!

História da Computação Gráfica 

A história da computação gráfica pode ser considerada recente, mas é inegável como o seu avanço foi exponencial. Tudo começou nos anos 1950, quando pesquisadores do MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts) criaram um computador capaz de processar imagens em três dimensões.

No entanto, apesar dessa ser uma grande conquista, a década de 70 marcou um dos maiores desenvolvimentos da ciência da computação como um todo. Ivan Sutherland e David Evans foram capazes de desenvolver um aplicativo que gerava e modelava gráficos.

Além dessa conquista, anos depois também foram esses estudiosos que deram vida às imagens, criando o início do modelo 3D. Esse foi um passo importante para que na década seguinte as animações ganhassem vida tridimensional e o novo estilo fosse incorporado pelos filmes da Disney e da Pixar.

Outros marcos importantes na história da computação gráfica devem ser destacados. Como, por exemplo:

  • Lançamento do Macintosh nos anos 80 pela Apple;
  • Na década de 90 a criação de programas como Adobe Photoshop, o Mosaic e o GIMP;
  • Criação de programas avançados como Autocad no ramo de engenharia e arquitetura;
  • Criação de gráficos vetoriais que geram imagens sem pixels que podem ser redimensionadas sem perda da qualidade;
  • Criação do computador quântico.

Em resumo, a evolução da computação gráfica fez com que ela se tornasse uma área fundamental para diversos setores, desde a indústria cinematográfica até a construção de casas com modelos 3D na construção civil.

Por que utilizar Computação Gráfica?

A computação gráfica pode ser aplicada para aperfeiçoar a visualização de informações que podem ser manipuladas a qualquer momento. Além disso, pode ser aplicada na área computacional, seja para sites, sistemas operacionais ou softwares, como também pode ser utilizada para animações, jogos, geoprocessamento e design.

Como trabalhar com Computação Gráfica?

Trabalhar com computação gráfica é um desafio, pois exige conhecimentos aprofundados sobre diversos temas. No entanto, existem cursos específicos que podem fazer com que o profissional consiga se qualificar e ter mais facilidade para entrar nesse mercado de trabalho.

Para quem busca fazer uma graduação, algumas das melhores opções para a área são:

Produção multimídia: foco principal no desenvolvimento das habilidades em diferentes mídias com a possibilidade de especialização em computação gráfica. Esse curso permite mais habilidades com a interface de textos, vídeos, imagens, sons, entre outros recursos.

Design gráfico: o design gráfico é uma das portas de entrada para a computação gráfica. O curso oferece amplos conhecimentos sobre manipulação de imagens e desenvolvimento de identidades visuais, por exemplo. Essa é uma vertente cada vez mais procurada no quesito de melhoria da experiência do usuário.

Engenharia da computação: apesar de ser um curso mais abrangente, a engenharia da computação é uma opção muito procurada por quem quer dar os primeiros passos na área gráfica. Afinal, é mais comum a oferta dessa graduação do que das demais.

Design de games: focado na criação de jogos para computadores, tablets, vídeo games e celular, o curso promove a aplicação da computação gráfica para a realidade virtual e a animação.

Mas também existem possibilidades para pessoas que buscam possibilidades de curta duração. Um deles é a qualificação em Autocad que permite que a computação gráfica seja aplicada para a projeção de casas, por exemplo.

Além disso, outra forma de se aproximar da área de computação gráfica são os cursos de linguagens de programação, softwares com computer aided design (desenho assistido por computador) e até mesmo Photoshop.

Mas, como é o mercado de trabalho e as possibilidades depois de se qualificar? Continue lendo para descobrir!

Como é o mercado de Computação Gráfica? 

Como você pode ver até aqui, a computação gráfica é uma área muito utilizada no ramo virtual. Por isso, existem muitas possibilidades no setor de jogos, cinema, publicidade e propaganda. Mas as opções não se restringem a isso.

Atualmente, a computação gráfica é a área que tem se tornado apoio para muitos outros setores. Com as modelagens 3D, os gráficos podem ajudar a gerar a visualização final de um produto, antes mesmo que ele esteja fisicamente pronto.

Sendo assim, a computação e a programação estão alinhadas para otimizar custos de diversas indústrias e ajudar na construção de processos mais eficientes. Por isso, entenda a importância do Python para a área.

Computação Gráfica e Python 

A aplicação da computação gráfica muitas vezes exige conhecimentos sobre as linguagens de programação. Por isso, é muito importante que os profissionais da área tenham domínio sobre Python.

Dessa maneira, quem tem a intenção de se qualificar na área deve dedicar tempo de estudos sobre as suas funções básicas até que chegue ao nível avançado. Só assim, conseguirá trabalhar imagens para melhora de qualidade, movimento e até mesmo aplicá-las em modelos 3D.

Capacite-se em Python e invista no seu futuro! 

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Primeiros passos com Python, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Primeiros Passos Com Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.