ANIVERSÁRIO VOITTO

A MAIOR OFERTA DO ANO! TODO SITE COM ATÉ50% OFF

Quais são as funções básicas do Python?
Dica bônus!

Começando a programar? Aprenda as funções básicas do Python

Saiba como programar cada uma das funções do Python por meio deste artigo e domine essa linguagem de programação tão importante atualmente.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Começando a programar? Aprenda as funções básicas do Python

Ao contrário de outras linguagens de programação, podemos fazer muito conhecendo as funções básicas doPython. Códigos simples, mas muito úteis, podem ser elaborados a partir disso.

Por esse motivo é que resolvemos criar esse artigo, para ensiná-lo a programar em Python e desenvolver essa capacidade em você. Então, vamos ao próximo tópico.

Quais são as funções básicas do Python?

As funções básicas do Python são necessárias a qualquer programador. Por isso, listamos cada uma delas abaixo.

Assim, sabendo as coisas básicas da linguagem, podemos fazer muitas coisas interessantíssimas. Então, vamos aprender mais sobre as funções básicas do Python abaixo.

1. Conceito de variáveis

De maneira simples, uma variável é um “local” onde podemos guardar algum tipo de informação.

Para ilustrar, vamos imaginar uma caixa de sapatos. Essa caixa pode receber qualquer coisa em seu interior, desde que caiba nela. Isso é, basicamente, o conceito de uma variável.

Em programação, trabalhamos com diversas informações que podem ser manipuladas. Números, palavras, binários, enfim. É uma infinidade de tipos de informação que são armazenadas dentro das variáveis.

Toda variável recebe um nome: x, y, z, a, b, c. São vários os nomes possíveis. Esses nomes servem como uma marca para que possamos salvar a informação em uma memória.

Desse modo, criar uma variável em Python é muito simples. Basta atribuir um valor a ela. Vamos ver um pouco mais sobre os principais tipos de variáveis:

INT

As variáveis do tipo INT são aquelas que armazenam números inteiros. 1, 2, 3, 4, 5, e assim por diante.

STRING

Já as variáveis STRING armazenam uma cadeia de caracteres. Podem ser palavras ou letras randomicamente concatenadas.

FLOAT

Esse tipo de variável engloba números que utilizam vírgula, os números racionais. Uma das características interessantes das variáveis em Python é que você não precisa declarar seu tipo.

A própria linguagem já define quando trata-se de uma string ou de uma int e também muda seu tipo caso o valor da variável seja alterado.

Outro ponto importante: dentro de um programa, podemos ter funções. A função é como um programa dentro do programa. Em outras palavras, é um algoritmo criado dentro do código principal que executa alguma tarefa automaticamente quando é referenciado.

A definição da função em Python se dá pela adição do termo ‘def’ antes de seu nome.

Quando elaboramos funções, elas podem conter alguma variável específica em uma palavra reservada para ela.

Esse termo não poderá ser usado no código principal. Para que isso seja possível, é necessário usar variáveis globais, ou seja, variáveis que podem ser usadas em qualquer parte do código, criadas fora de uma função.

Em Python, podemos criar uma variável global dentro de uma função usando a marcação “global”.

2. Estrutura de controle

A estrutura de controle é um bloco do programa que analisa as variáveis e escolhe o próximo evento que irá acontecer de acordo com certos parâmetros.

De maneira simplificada, uma estrutura de controle é uma decisão que o computador terá que fazer. Por isso, é uma das funções básicas mais fundamentais do Python.

Esse processo básico de tomada de decisão do programa define como um software irá responder quando receber certas condições ou parâmetros.

Ele também é chamado de controle de fluxo, justamente porque define qual caminho o programa irá tomar.

Existem dois elementos básicos na programação: dadose instruções. Consequentemente, elas são fundamentais para a compreensão das funções básicas do Python. Quando trabalhamos  com dados, precisamos entender sobre as suas variáveis e seus tipos.

Já com as instruções, lidamos com estruturas de controle e enunciados (ou declarações). Os controles de fluxo de qualquer programa são implementados seguindo três estruturas básicas: sequência, seleção e repetição.

A sequência é caracterizada pela execução de enunciados um após o outro. Quando uma declaração é satisfeita, é passado para a próxima, em ordem.

A seleção já é utilizada para decisões entre duas ou mais alternativas. O formato básico de um enunciado desse tipo é “se o valor de x for 2, então x é verdadeiro”.

Já a repetição é utilizada para criar loops, ou seja, repetições de um trecho de código várias vezes.

Todas essas estruturas de controle podem aparecer juntas e combinadas dentro de um programa de computador, às vezes até uma dentro da outra.

Em Python, para criar as estruturas de controle temos, dentre outras, as seguintes declarações:

IF (SE)

É uma condicional que estabelece ramificações dependendo da análise de uma variável. Por exemplo, imagine que o resultado de uma operação matemática é x. Uma possível estrutura de controle utilizando a declaração IF seria:

if x > 50:

print(“x é maior do que 50”)

ELSE (OU)

Esse enunciado dá continuidade ao programa caso a declaração IF seja falsa. No exemplo anterior, se essa situação fosse confirmada (se x fosse igual a 49, por exemplo), nada aconteceria. Para que alguma ação ocorresse, teríamos que adicionar uma declaração ELSE:

if x>50:

print(“x é maior do que 50”)

else:

print(“x é menor do que 50”)

WHILE (ENQUANTO)

Essa é uma declaração que cria loops. Enquanto uma condição for satisfeita (ou seja, for verdadeira), o programa executará uma série de ações.

while (x>50):

print(“o programa apresentará essa mensagem até que o resultado de x seja outro”)

Todos os códigos trabalharão usando essas e outras estruturas. Por isso, é uma das funções básicas do Python mais importantes, inclusive para o aprendizado de outras linguagens.

3. Comandos básicos

Vamos ver algumas funções básicas do Python que você pode utilizar em seus códigos:

Print

Essa é uma das funções básicas do Python mais utilizadas. Quando é executado, ele “imprime” alguma mensagem na tela de comando ou em outro dispositivo especificado.

Essa mensagem pode ser uma variável do tipo string ou qualquer outro objeto, que será convertido em string antes de ser exibido na tela.

Sum

Essa função retorna um número, a soma de todos os elementos de uma lista.


numbers = [1,2,3,4]

sum(numbers)

10

Eval

Essa é uma das funções básicas mais úteis do Python e transforma uma string em um enunciado, além de ser muito útil para criar expressões matemáticas.


x = 1

eval('x + 1')

2

Min

O comando min() retorna o valor do menor item, muito útil para ser utilizado em sequências. Assim, se as variáveis comparadas são strings, é feita uma comparação alfabética.


x = min(5, 10)

print(x)

5

Max

Ao contrário do anterior, o comando max() retorna o item de maior valor, também podendo ser utilizado em uma sequência.

Da mesma forma, se os valores comparados são strings, a comparação alfabética é realizada.


x = max(5, 10)

print(x)

10

Range

Outro exemplo de função básica do Python é a range, que retorna uma sequência de números.


for i in range(6):

print(i)

0,1,2,3,4,5

Dica bônus!

Nesse artigo você aprendeu um pouco mais sobre as funções básicas do Python e como utilizá-las.

Deseja aprender mais sobre Python e não saber por onde começar?

Foi pensando nisso que desenvolvemos o Ebook Primeiros passos com Python ! Um material que é mais do que essencial para o estudo inicial de programação em Python.

Com ele você verá os principais fundamentos e sintaxes da linguagem para dar start nos conhecimentos de programação.

Seja o profissional que o mercado procura e baixe agora o nosso Ebook Primeiros passos com Python!

Primeiros passos com Python, baixe agora!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.