No início de sua jornada, o programador iniciante se depara com centenas de linguagens de programação, cada uma com suas particularidades. Ele precisa escolher uma para começar a se aprofundar. Então, por que aprender Python?

Por quais razões ele deveria escolher Python, entre tantas outras linguagens? Quais benefícios isso trará? Como isso irá impactar o seu trabalho?

Nesse artigo, vamos te mostrar 11 motivos que comprovam porque aprender Python pode fazer a diferença na sua carreira profissional. Mas antes, vamos entender melhor essa linguagem e seus benefícios:

  • O que é Python?
  • Por que aprender Python vai impulsionar a sua carreira?
  • 11 motivos para aprender Python;

Vamos lá?

 

O que é Python?

 

Python é uma linguagem de programação criada pelo holandês Guido Van Rossum, em 1991. É reconhecida por ser muito versátil, com ênfase na legibilidade do código, e por ter uma abordagem que permite aos programadores desenvolverem algoritmos melhor estruturados.

Ela é orientada por uma lista de 19 princípios chamada de “The Zen of Python”. Alguns deles são:

  • Bonito é melhor do que feio;
  • Explícito é melhor do que subentendido;
  • Simples é melhor do que complexo;
  • Legibilidade é importante.

Por conta dessas características, a linguagem Python se tornou uma das preferidas dos programadores. De acordo com o ranking TIOBE, que indica a popularidade das linguagens de programação, Python é a terceira mais utilizada pelos desenvolvedores.

 

Por que aprender Python vai impulsionar a sua carreira?

 

Aprender a programar é um diferencial que pode alavancar qualquer carreira. Isso porque a informatização abrange cada vez mais áreas, e profissionais capacitados para simplificar e digitalizar processos têm grandes vantagens sobre aqueles que não têm noções de programação.

E por que aprender Python, especificamente? Porque Python é uma das linguagens de programação mais fáceis e versáteis. Apesar de ser simples, você pode executar projetos de todos os tamanhos com ela.

Por isso, se você quer começar a programar em Python, saiba que é a linguagem ideal. E se você é um programador e quer aprofundar seus conhecimentos, saber Python é fundamental.

 

11 motivos para aprender Python 

 

Agora que você já sabe a importância da programação, vamos te apresentar 11 motivos que vão te deixar querendo aprender a programar em Python já:

 

1. Facilidade

 

Python é uma linguagem muito fácil de aprender. Usando uma sintaxe bastante simples, ela permite explorar recursos complexos de linguagens mais complicadas (como Java e C++) com uma dificuldade muitas vezes menor.

Para exemplificar, comparamos como seria escrever uma mensagem em Java e em Python:

Java

Java

Python

Python

 

2. Aumento de produtividade

 

O segundo motivo de por que aprender Python é que essa praticidade contribui para que seja bastante intuitivo programar nessa linguagem. Consequentemente, vão haver menos erros no código, poupando tempo.

Além disso, com conhecimentos básicos de Python, você já pode automatizar uma série de processos que teria de fazer a mão, facilitando bastante sua vida.

 

3. Comunidade ampla e popularidade

 

Por ser uma linguagem bastante popular, é muito fácil achar material de aprendizagem na internet. Há sites como o Stack Overflow, por exemplo, onde você pode fazer perguntas, e uma grande comunidade de programadores está sempre disposta a colaborar e tirar dúvidas.

Também existem diversas bibliotecas disponibilizadas gratuitamente por outros desenvolvedores, que possibilitam executar funções ainda mais elaboradas.

 

4. Utilização versátil

 

Outro motivo de por que aprender Python é que sua extensão nos permite executar diversas operações integradas com outras linguagens de programação (as chamadas operações cross-language), como Java, bibliotecas C e C++ e componentes .NET.

Além disso, várias plataformas suportam Python, como Windows, Linux e Macintosh.

 

5. Inteligência Artificial

 

Os códigos construídos nessa linguagem utilizam estatísticas que permitem aos computadores desempenhar diferentes ações. Por isso, ele é bastante utilizado na Inteligência Artificial, sendo mais um motivo para aprender Python.

Por exemplo, existem bibliotecas como a Keras, que permite testar redes neurais artificiais, elemento do Machine Learning que simula o sistema nervoso central dos seres vivos, permitindo que a máquina reconheça padrões e aprenda. Outras bibliotecas utilizadas nesse sentido são a Tensor Flow, Theano e Scikit-learn.

 

6. Programação web

 

Spotify e Reddit são dois exemplos de sites famosos que funcionam utilizando estruturas em Python. Existem diversas bibliotecas que tornam o desenvolvimento web bem mais simples e fácil.

Por exemplo, o framework Django reúne diversos componentes já prontos que você pode utilizar, como autenticação de usuários, upload de arquivos e formulários. Existem ainda mais bibliotecas como CherryPy, Pyramid, web2py, entre outras.

 

7. Gerenciamento de Big Data

 

Outro motivo que responde por que aprender Python é sua utilização para gerenciar Big Data. Isso porque existem diversas bibliotecas que fazem a análise de dados, como a Pandas, Dask e Pyspark. Elas permitem fazer o processamento de informações com bastante praticidade.

Essa interação com bancos de dados e a possibilidade de lidar com milhares de informações torna Python muito útil para diversas aplicações. Você pode utilizá-lo para tarefas mais simples, como extrair e organizar dados em uma planilha no Excel, ou para tarefas mais complexas, como interpretar dados de tráfego de internet.

E, para unir o conhecimento do Python com o Excel não basta só conhecer a linguagem de programação mas também conhecer essa ferramenta da Microsoft. Para te ajudar nesse processo nós temos um curso gratuito de Introdução ao Excel!

Desenvolvendo essa habilidade, você será um profissional com maior adaptabilidade em empresas e terá um diferencial no currículo. Então, clique no botão abaixo para começar o curso e se qualificar!

Curso de Introdução ao Excel

 

8. Computação Gráfica

 

Podemos utilizar Python para construir interfaces gráficas de usuário (GUI – Graphic User Interface), através da biblioteca “Tkinter”, que já vem com a instalação padrão de Python para Windows, Linux e Mac. É um modo fácil e rápido de criar um programa em Python, seja ele online, offline, grande ou pequeno.

Existem ainda outras bibliotecas similares, como o PyQt e WxPython.

 

9. Automação

 

Além de tudo, Python ainda é uma linguagem de script. Isso quer dizer que com ela, é possível automatizar a execução de tarefas que seriam feitas por um operador humano, uma a uma. Essa automação pode reduzir substancialmente o tempo e energia que seriam gastos.

Uma vantagem é que um script de Python pode ser usado por outros scripts. É como se suas funções fossem “emprestadas” para outros projetos, importando elas como biblioteca.

 

10. Mercado amplo

 

As possibilidades profissionais para quem programa nesta linguagem são bem variadas. Grandes empresas como Google e Apple procuram profissionais para desenvolver em Python.

A Netflix, por exemplo, conta com 55 programadores especializados somente em sua sede na Califórnia.

De acordo com uma pesquisa feita pelo site Coding Dojo, Python é a terceira linguagem de programação mais procurada pelo mercado, atrás somente de JavaScript e Java.

 

11. Salário

 

As principais atividades que um programador dessa linguagem desempenha hoje estão relacionadas a desenvolvimento web e banco de dados. Por isso, as formações exigidas nessa área são graduação em Ciência da Computação ou Análise de Sistemas.

Com essas características, o salário de um programador de Python pode chegar a R$7000,00.

 

Aprenda a utilizar ferramentas de análise de dados


 

Assim como o Python é uma excelente opção para a ciência de dados, outros softwares específicos podem ser utilizados para análise de dados de negócios, como o Power BI.

O Power BI é uma ferramenta de Business Intelligence desenvolvida pela Microsoft que vem sendo amplamente utilizada por grandes empresas para diagnósticos empresariais.

Então, para ser um analista de dados completo com um currículo competitivo para o mercado de trabalho, conheça agora essa ferramenta por meio do nosso curso gratuito de Introdução ao Power BI!

Com o curso você será capaz de realizar análises e interpretar relatórios para tomar decisões melhor estruturadas! Comece agora gratuitamente o curso clicando no botão abaixo!

Curso de Introdução ao Power BI