O que é Python?
Por que aprender Python vai impulsionar a sua carreira?
11 motivos para aprender Python
Quero começar a programar!

Por que aprender Python? Veja 11 razões para começar hoje!

Está procurando uma linguagem de programação para começar? Veja por que aprender Python e como isso pode ser um diferencial na sua carreira.

Jamille Rocha
Por: Jamille Rocha
Por que aprender Python? Veja 11 razões para começar hoje!

No início de sua jornada, o programador iniciante se depara com centenas de linguagens de programação, cada uma com suas particularidades. Ele precisa escolher uma para começar a se aprofundar. Então, por que aprender Python?

Por quais razões ele deveria escolher Python, entre tantas outras linguagens? Quais benefícios isso trará? Como isso irá impactar o seu trabalho?

Nesse artigo, vamos te mostrar 11 motivos que comprovam porque aprender Python pode fazer a diferença na sua carreira profissional. Mas antes, vamos entender melhor essa linguagem e seus benefícios:

  • O que é Python?
  • Por que aprender Python vai impulsionar a sua carreira?
  • 11 motivos para aprender Python

Vamos lá?

O que é Python?

Python é uma linguagem de programação criada pelo holandês Guido Van Rossum, em 1991. É reconhecida por ser muito versátil, com ênfase na legibilidade do código, e por ter uma abordagem que permite aos programadores desenvolverem algoritmos melhor estruturados.

Ela é orientada por uma lista de 19 princípios chamada de "The Zen of Python". Alguns deles são:

  • Bonito é melhor do que feio
  • Explícito é melhor do que subentendido
  • Simples é melhor do que complexo
  • Legibilidade é importante.

Por conta dessas características, a linguagem Python se tornou uma das preferidas dos programadores. De acordo com o ranking TIOBE, que indica a popularidade das linguagens de programação, Python é a terceira mais utilizada pelos desenvolvedores.

Por que aprender Python vai impulsionar a sua carreira?

Aprender a programar é um diferencial que pode alavancar qualquer carreira. Isso porque a informatização abrange cada vez mais áreas, e profissionais capacitados para simplificar e digitalizar processos têm grandes vantagens sobre aqueles que não têm noções de programação.

E por que aprender Python, especificamente? Porque Python é uma das linguagens de programação mais fáceis e versáteis. Apesar de ser simples, você pode executar projetos de todos os tamanhos com ela.

Por isso, se você quer começar a programar em Python, saiba que é a linguagem ideal. E se você é um programador e quer aprofundar seus conhecimentos, saber Python é fundamental.

11 motivos para aprender Python 

Agora que você já sabe a importância da programação, vamos te apresentar 11 motivos que vão te deixar querendo aprender a programar em Python já:

1. Facilidade

Python é uma linguagem muito fácil de aprender. Usando uma sintaxe bastante simples, ela permite explorar recursos complexos de linguagens mais complicadas (como Java e C++) com uma dificuldade muitas vezes menor.

Para exemplificar, comparamos como seria escrever uma mensagem em Java e em Python:

Java:

Impressão de caracteres em java


Python:

Impressão de caracteres em Python

2. Aumento de produtividade

O segundo motivo de por que aprender Python é que essa praticidade contribui para que seja bastante intuitivo programar nessa linguagem. Consequentemente, vão haver menos erros no código, poupando tempo.

Além disso, com conhecimentos básicos de Python, você já pode automatizar uma série de processos que teria de fazer a mão, facilitando bastante sua vida.

3. Comunidade ampla e popularidade

Por ser uma linguagem bastante popular, é muito fácil achar material de aprendizagem na internet. Há sites como o Stack Overflow, por exemplo, onde você pode fazer perguntas, e uma grande comunidade de programadores está sempre disposta a colaborar e tirar dúvidas.

Também existem diversas bibliotecas disponibilizadas gratuitamente por outros desenvolvedores, que possibilitam executar funções ainda mais elaboradas.

4. Utilização versátil

Outro motivo de por que aprender Python é que sua extensão nos permite executar diversas operações integradas com outras linguagens de programação (as chamadas operações cross-language), como Java, bibliotecas C e C++ e componentes .NET.

Além disso, várias plataformas suportam Python, como Windows, Linux e Macintosh.

5. Inteligência Artificial

Os códigos construídos nessa linguagem utilizam estatísticas que permitem aos computadores desempenhar diferentes ações. Por isso, ele é bastante utilizado na Inteligência Artificial, sendo mais um motivo para aprender Python.

Por exemplo, existem bibliotecas como a Keras, que permite testar redes neurais artificiais, elemento do Machine Learning que simula o sistema nervoso central dos seres vivos, permitindo que a máquina reconheça padrões e aprenda. Outras bibliotecas utilizadas nesse sentido são a Tensor Flow, Theano e Scikit-learn.

6. Programação web

Spotify e Reddit são dois exemplos de sites famosos que funcionam utilizando estruturas em Python. Existem diversas bibliotecas que tornam o desenvolvimento web bem mais simples e fácil.

Por exemplo, o framework Django reúne diversos componentes já prontos que você pode utilizar, como autenticação de usuários, upload de arquivos e formulários. Existem ainda mais bibliotecas como CherryPy, Pyramid, web2py, entre outras.

7. Gerenciamento de Big Data

Outro motivo que responde por que aprender Python é sua utilização para gerenciar Big Data. Isso porque existem diversas bibliotecas que fazem a análise de dados, como a Pandas, Dask e Pyspark. Elas permitem fazer o processamento de informações com bastante praticidade.

Essa interação com bancos de dados e a possibilidade de lidar com milhares de informações torna Python muito útil para diversas aplicações. Você pode utilizá-lo para tarefas mais simples, como extrair e organizar dados em uma planilha no Excel, ou para tarefas mais complexas, como interpretar dados de tráfego de internet.

E, para unir o conhecimento do Python com o Excel não basta só conhecer a linguagem de programação mas também conhecer essa ferramenta da Microsoft.

8. Computação Gráfica

Podemos utilizar Python para construir interfaces gráficas de usuário (GUI - Graphic User Interface), através da biblioteca "Tkinter", que já vem com a instalação padrão de Python para Windows, Linux e Mac. É um modo fácil e rápido de criar um programa em Python, seja ele online, offline, grande ou pequeno.

Existem ainda outras bibliotecas similares, como o PyQt e WxPython.

9. Automação

Além de tudo, Python ainda é uma linguagem de script. Isso quer dizer que com ela, é possível automatizar a execução de tarefas que seriam feitas por um operador humano, uma a uma. Essa automação pode reduzir substancialmente o tempo e energia que seriam gastos.

Uma vantagem é que um script de Python pode ser usado por outros scripts. É como se suas funções fossem "emprestadas" para outros projetos, importando elas como biblioteca.

10. Mercado amplo

As possibilidades profissionais para quem programa nesta linguagem são bem variadas. Grandes empresas como Google e Apple procuram profissionais para desenvolver em Python.

A Netflix, por exemplo, conta com 55 programadores especializados somente em sua sede na Califórnia.

De acordo com uma pesquisa feita pelo site Coding Dojo, Python é a terceira linguagem de programação mais procurada pelo mercado, atrás somente de JavaScript e Java.

11. Salário

As principais atividades que um programador dessa linguagem desempenha hoje estão relacionadas a desenvolvimento web e banco de dados. Por isso, as formações exigidas nessa área são graduação em Ciência da Computação ou Análise de Sistemas.

Com essas características, o salário de um programador de Python pode chegar a R$7000,00.

Quero começar a programar!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Jamille Rocha

Jamille Rocha

Especialista em SEO e ASO, Grad. em Engenharia Elétrica com Habilitação em Sistemas Eletrônicos - UFJF. Participou do Cesar Summer Job edição 2019, desenvolvendo soluções digitais para a Petrobras, foi Coordenadora de Conteúdo e SEO no Grupo Voitto e atuou como Mobile Growth/ASO Analyst e SEO Analyst.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.