O que é um IDE?
Quais as Características de um IDE?
Quais as Vantagens Desses Ambientes?
5 IDEs Para se Usar em Python
Continue Indo Além!

Conheça O que é uma IDE Python, Como Usar e Quais são as 5 Principais

Quer começar a desenvolver um software? Um IDE Python fornece as ferramentas necessárias para isso. Descubra as 5 principais para Python.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça O que é uma IDE Python, Como Usar e Quais são as 5 Principais

Os programadores contam com diversas ferramentas para facilitar o desenvolvimento de seus projetos. Entre elas, temos o IDE Python, um utensílio valioso que merece atenção, ajudando na elaboração de softwares.

Segundo uma pesquisa do Stack Overflow, Python é considerada a linguagem mais amada por 73% dos programadores. Utilizando um IDE, fica mais fácil ainda desenvolver programas nessa linguagem.

Para que você possa saber um pouco mais sobre esse assunto, preparamos os seguintes tópicos:

  • O que é um IDE?
  • Quais as características de um IDE?
  • Quais as vantagens desses ambientes?
  • 5 IDEs para se usar em Python;

Preparado para entender as principais características e vantagens desses ambientes de desenvolvimento? Vamos lá!

O que é um IDE?

IDE é um acrônimo para Integrated Development Environment, em português, Ambiente de Desenvolvimento Integrado, em português. Ele é um programa que reúne ferramentas necessárias para a construção de outros softwares.

A utilização de um IDE ajuda muito os programadores e empresas, pois torna mais rápido o desenvolvimento de aplicações, aumentando a produtividade e reduzindo custos.

Bom, para poder desenvolver um programa, antes de tudo, é necessário você dominar uma linguagem de programação como, por exemplo, o Python.


Deseja aprender mais sobre Python e não saber por onde começar?

Foi pensando nisso que desenvolvemos o Ebook Primeiros passos com Python ! Um material que é mais do que essencial para o estudo inicial de programação em Python.

Com ele você verá os principais fundamentos e sintaxes da linguagem para dar start nos conhecimentos de programação.

Seja o profissional que o mercado procura e baixe agora o nosso Ebook Primeiros passos com Python!

Primeiros passos com Python, baixe agora!

Todos esses programas possuem características em comum. A seguir, mostramos para você todas elas!

Quais as Características de um IDE?

Agora que você sabe o que é um IDE, vamos ver algumas particularidades que ele contém:

Editor de Código-Fonte

Permite escrever e fazer a edição do código nas linguagens de programação suportadas pelo IDE. Alguns exemplos famosos são Sublime Text e o Visual Studio Code.

Preenchimento Inteligente

Esse é um recurso trazido pelos IDEs que agiliza o desenvolvimento, pois escreve automaticamente trechos do código como, por exemplo, comandos de função.

Refatoração

A refatoração otimiza constantemente o software, reduzindo a possibilidade de ocorrência de bugs e tornando o código mais rápido para ser executado.

Compilador

O compilador transforma o código que você escreveu em uma determinada linguagem de programação para a linguagem de máquina, de modo que os computadores o entendam.

Debugger

É outra ferramenta que contribui para auxiliar noprocesso de encontrar e de resolver defeitos no código-fonte, melhorando o desempenho do programa.

Geração de Código

Com esse recurso, é possível predefinir trechos de códigos para serem usados de modelo em outros projetos, agilizando o desenvolvimento de trabalhos futuros.


Agora que você já sabe as principais características, entenda um pouco mais dos benefícios que o uso desses programas podem te trazer!

Quais as Vantagens Desses Ambientes? 

Como podemos ver, os IDEs reúnem diversas ferramentas que tornam mais simples a vida dos programadores. Vamos listar alguns benefícios que a utilização desses programas pode trazer para seus projetos:

  • Reduz o tempo gasto em cada aplicação;
  • Permite o desenvolvimento de um código mais limpo, organizado e legível;
  • Aumenta a produtividadedos desenvolvedores e das empresas;
  • Reduz a quantidade de bugs e falhas no código-fonte;
  • Reúne diversas ferramentas em um só lugar.

Quer começar a usar um IDE, mas não sabe qual? Confere a lista que preparamos para você!

5 IDEs Para se Usar em Python

Vamos as 5 principais IDEs usada para programar em Python. Confira a lista:

1. Spyder

O Spyder é uma ferramenta leve, simples e ao mesmo tempo poderosa. É um IDE Python de código aberto que conta com elementos avançados de edição, depuração e testes interativos.

Ele é bastante utilizado para o aprendizado de Data Science, apesar de não fornecer ferramentas tão avançadas nesse sentido como outras disponíveis. Mas ele é prático e seu depurador destaca bem funções, variáveis e erros.

Conta também com um recurso de exploração de variáveis, que exibe os conteúdos armazenados dentro de cada uma. Isso poupa a escrita de comandos de impressão de variáveis na tela.

2. IDLE

O IDLE é um IDE Python que vem com o pacote de instalação padrão do Python. Ele é completamente escrito em Python e é feito utilizando o Tinker (a biblioteca de Python para construção de GUIs).

IDLE, quer dizer Integrated Development and Learning Environment ou, em português, Ambiente Integrado de Desenvolvimento e Aprendizagem.Ele é bem simples e pode ser usado em diversos projetos de menor porte.

Conta com um editor de textos multi-janela que tem destaque em sintaxe, preenchimento inteligente, indentação automática e outras funcionalidades, além de um depurador integrado com passo a passo.

3. PyCharm Community

O PyCharm é o melhor IDE para iniciantes. Ele possui diversas funcionalidades para tornar o ambiente de desenvolvimento em Python mais familiar, além de disponibilizar funções de Python internamente. Permite ainda visualizar tutoriais básicos dentro da aplicação e acesso rápido a bibliotecas.

Esse IDE Python fornece recursos de análise de código, gerenciamento de sistemas de controle de versão e ainda suporta a programação de aplicações web com Django, um dos frameworks Python mais famosos.

4. Jupyter

É um IDE Python gratuito, utilizado principalmente na análise e ciência de dados. Ele é fácil e intuitivo, proporcionando um bom ambiente para iniciantes em Python. Também conta com muitos materiais de referência, tornando-se um dos IDEs mais utilizados pela comunidade.

Ele trabalha muito bem com grandes conjuntos de dados. Além disso, é ótimo para a estética do código e atua como uma ferramenta de demonstrações. É possível visualizar e editar facilmente seu código para deixá-lo mais atraente e apresentável.

Por exemplo, é possível usar outros recursos de bibliotecas de visualização de dados, como a Matplotlib, para mostrar gráficos no mesmo documento em que o código Python está ou exportar o código-fonte para PDF.

Ele possui ainda integrações com HTML, por exemplo, que fazem a diferença principalmente na hora de apresentar projetos ou utilizá-los para o aprendizado.

5. Ninja IDE

O nome Ninja IDE é um acrônimo para Not Just Another IDE, em português, não somente mais uma IDE. Seu foco é no desenvolvimento integrado e na utilização multiplataforma. Por isso, o Ninja IDE oferece suporte para quase todo sistema operacional, como GNU Linux, Mac OS e Windows.

Além disso, este IDE Python torna a programação mais fácil, rápida e tranquila, permitindo a criação de softwarespara os mais variados objetivos. Isso se deve também a sua extensibilidade.

Ele fornece um editor de código completo, com realçamento de termos, conclusão de código, assistente para importações, navegação, etc. Podemos também estender a funcionalidade editor utilizando plugins.

Além disso,outra funcionalidade interessante para o desenvolvimento web é que podemos executar um arquivo HTML no editor do IDE, para visualizar como as mudanças ficariam em uma aba do navegador.


Incrível, não é mesmo? A melhor parte disso tudo é que você pode escolher qual IDE está mais adequado para a sua realidade como desenvolvedor.

Continue Indo Além!

Confira o Ebook gratuito Guia de carreira para novos cientistas de dados e confira mais sobre a carreira de novos cientistas de dados.

Você aprenderá como dar início na carreira de dados, em quais áreas aperfeiçoar suas habilidades e entenderá por que o cientista de dados é um dos mais buscados pelo mercado.

Se interessou? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso eBook.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais para Python, Se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Para Python

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.