O que é Organização Data Driven?
Qual a Grande Dificuldade das Empresas Frente ao Conceito de Data Driven?
Como Criar Uma Cultura Data Driven em Uma Empresa?
Aprenda Mais!

Entenda O que é Data Driven e Como Desenvolver Organizações Orientadas nos Dados

Conheça as maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas frente a implementação de uma Cultura Data Driven e saiba como criar essa cultura em uma organização!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Entenda O que é Data Driven e Como Desenvolver Organizações Orientadas nos Dados

Na atualidade, com a transformação digital, o volume de dados em circulação é gigantesco. Por isso, as empresas têm procurado fazer o uso inteligente desses dados a fim de se desenvolverem. A partir daí, surge a Cultura Data Driven.

Com ela, é possível coletar dados sobre mercado e transformá-los em informações que auxiliam em processos de tomada de decisão, bem como criar modelos de negócios a partir deles.

Além disso, o data driven também pode auxiliar na otimização de processos, criando estratégias cada vez mais assertivas para alcançar as demandas do mercado e os objetivos das organizações.

Portanto, se deseja entender mais sobre data driven a aprender como desenvolver uma cultura data driven em sua organização, prossiga na leitura desse artigo, pois falemos sobre nos seguintes tópicos:

  • O que é Organização Data Driven?
  • Qual a Grande Dificuldade das Empresas Frente ao Conceito de Data Driven?
  • Como Criar uma Cultura Data Driven em uma Empresa?

Vamos começar te explicando melhor sobre esse conceito!

O que é Organização Data Driven?

O data driven diz respeito aos processos relacionados nas organizações que são orientados a dados. Assim, significa que a empresa toma suas decisões e organiza seu planejamento estratégico baseado em dados coletados e analisados, invés de ser em intuições e experiências passadas.

Dessa forma, a ideia por trás da aplicação do data driven está em utilizar a análise computacional de um grande volume de dados a fim de solucionar problemas, gerando informações valiosas e assim proporcionando a captação de insights.

Com esses dados, é possível, por exemplo, descobrir como realizar a redução de custos, como aumentar a produtividade dos processos e também quando lançar novos produtos ou serviços para o público, considerando as necessidades do mercado, entre outros.

Ainda, essa prática conta com tecnologias provenientes das áreas de inteligência artificial e machine learning.

Portanto, as empresas data driven utilizam essas soluções encontradas, que são movidas por algoritmos, com o objetivo de promover suas inteligências corporativas. Por isso, elas alcançam o sucesso do negócio muito mais rápido do que a concorrência.

Dessa maneira, apesar da grande porcentagem de crescimento que a aplicação do data driven proporciona às empresas, muitas ainda enfrentam dificuldades com relação a esse conceito. Assim, vamos te apresentar a seguir quais são elas.

Qual a Grande Dificuldade das Empresas Frente ao Conceito de Data Driven?

Conseguir transformar uma empresa que possui uma gestão tradicional em negócio que que seja orientado a dados não é uma tarefa tão trivial. Por isso, muitos contratempos são encontrados nesse processo.

Visto isso, as principais dificuldades de uma empresa que está investindo na cultura data driven são:

Baixa Receptividade à Transformação Digital

Apesar da necessidade iminente de urgência de se adequar a transformação digital, a grande parte das companhias ainda não admitiram a importância dessa mudança e não investem na implementação de serviços digitais.

Desse modo, se torna mais difícil a instauração de uma cultura data driven, visto que para isso, a equipe de TI necessita de softwares e hardwares, bem como outras soluções digitais.

Ausência de Mão de Obra Especializada em Análise de Dados

Por conta da insistente abordagem tradicional de muitas empresas, a equipe de TI das mesmas na maioria das vezes não conta com profissionais que são especializados na área de análise de dados, como cientistas de dados, analistas, entre outras especializações.

Assim, é praticamente impossível o emprego da cultura data driven, já que para que os dados sejam analisados e soluções sejam geradas, primeiramente é importante que existam profissionais capacitados para isso.

Visto isso, você sabia que uma das linguagens mais utilizadas na análise de dados é a linguagem python? Além disso, ela é uma das linguagens que mais vem sendo utilizada pelo mundo. Se liga na nossa dica a seguir:


Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!


Retornando a cultura data drive, uma maneira de contornar a situação de ausência de profissionais é por meio da contratação de companhias que oferecem serviços de monitoramento e análise de dados, ao invés da contratação de um time própriode profissionais.

Orientação por Dados ser Considerada um Projeto 

Muitas companhias consideram o data driven como um projeto, e não como uma mudança na cultura organizacional. Dessa maneira, novos comportamentos não são estabelecidos, e não há uma real transformação na empresa.

Para que o data driven seja implementado, é necessário que haja uma integração dos processos das companhias, o compartilhamento de informações entre as áreas existentes, a conscientização de todos os colaboradores com relação a segurança de dados, entre outras ações que mudam complementação a cultura das empresas.

Falta de Integração Entre TI e Negócios

Para a real adoção de uma cultura data driven em uma companhia, é importante que a TI esteja integrada com todas as outras áreas da empresa, especialmente com as de marketing e vendas.

Assim, com essa integração, é possível que melhores decisões estratégicas sejam tomadas por essas áreas, traçando objetivos mais adequados a partir da análise dos dados obtidos.

Dificuldades de Comunicação Interna

Para que uma cultura data driven seja efetivamente estabelecida, é fundamental que todos os colaboradores estejam alinhados com relação aos objetivos da empresa assim como com a utilização estratégica dos dados para atingir esses objetivos.

Desse modo, quando a comunicação interna dentro de um negócio não é efetiva, esse estabelecimento é prejudicado. Para que toda a organização seja orientada a dados, a colaboração, comunicação e engajamento dos membros devem estar no melhor estado possível.

Desta maneira, agora que conhecemos as principais dificuldades enfrentadas que as empresas devem se esforçar para superar, vamos te mostrar como é possível desenvolver essa cultura dentro de uma empresa.

Como Criar Uma Cultura Data Driven em Uma Empresa?

Algumas ações são essenciais para criar uma cultura data driven no dia a dia de uma empresa, confira a seguir:

Investindo em Tecnologias 

O primeiro passo para esse processo é o investimento em tecnologias. Possuir um sistema tecnológico que possibilita a captação de dados de maneira sistemática, organizada, automatizada e rotineira é o pontapé para promover a transformação digital na empresa.

Para isso, deve-se investir nos softwares que melhor se adequam à empresa e as suas necessidades, tendo como exemplo dois importantes softwares que vem ganhando notoriedade no mercado de trabalho, o ERP e o MRP.

Distribuindo Informação Estratégica Para Todas as Áreas da Empresa 

Para que a cultura data driven realmente traga grandes resultados para a empresa, as informações estratégicas geradas a partir dos dados devem ser acessíveis e beneficiar todas as áreas da companhia.

Não é suficiente que apenas um setor pratique a análise dessas informações, pois todos os níveis de um negócio necessitam de desenvolver insightse boas estratégias que auxiliem no processo de tomada de decisão e na resolução de problemas.

Planejando Suas Ações 

Até mesmo a coleta dos dados em uma organização com cultura data driven deve ser planejada. Assim, é preciso estabelecer planos a respeito de quais informações precisam ser extraídas para estratégias específicas dentro da empresa.

Ou seja, realizar a escolha de ferramentas, bem como sistemas que possibilitem a organização e a coleta dos dados almejados, e que também realizem o seu tratamento. Dessa forma, as análises serão mais ágeis, e consequentemente, também será a resolução de problemas.

Transformando a Cultura Organizacional

Como já citado anteriormente, não basta tratar o data driven como um mero projeto, mas sim toda a cultura dentro da organização deve ser transformada.

Por isso, as equipes devem ser engajadas nessa alteração de perspectiva, de forma que os colaboradores abram a mente para ideias diferentes e novos modelos de gestão, ou seja, mudem seu mindset, já que as práticas analíticas fazem parte do negócio como um todo.

Dessa forma, é necessário uma abordagem multisetorial, onde todos os departamentos estejam alinhados e possuem uma única visão pautada na atividade de analisar os dados.

Por fim, esperamos que tenhamos te auxiliado a entender melhor sobre o conceito de organizações orientadas a dados e que esse entendimento tenha servido de motivação para buscar mais a respeito. Não deixe de verificar nossa próxima dica!

Aprenda Mais! 

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

10 empresas com cultura data-driven para se inspirar

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

10 Empresas Com Cultura Data Driven Para Se Inspirar

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.