O que é outsourcing?
Quais os prós e contras de realizar um outsourcing?
Quais os tipos de outsourcing?
Dica de Ouro!

Entenda o que é outsourcing e porque as empresas optam por ele

Veja o que é outsourcing, quais são seus prós, contras e os tipos dessa estratégia de gestão que pode fazer a empresa economizar e produzir mais em menor tempo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é outsourcing e porque as empresas optam por ele

É muito comum que empresas terceirizem serviços específicos dentro de sua cadeia de produção para focar melhor seus recursos financeiros e humanos em atividades chaves da companhia.

Quem atua no mundo dos negócios se depara com frequência com a seguinte situação: a empresa precisa contratar empresas especializadas para executar alguma atividade, podendo focar nos negócios do core business. Essa estratégia de gestão empresarial é o outsourcing.

Ela é muito utilizada e pode trazer vários benefícios para a empresa. Para que você entenda como funciona, vamos ver:

  • O que é outsourcing?
  • Quais os prós e contras de realizar um outsourcing?
  • Quais os tipos de outsourcing?

O que é outsourcing?

O outsourcing é uma decisão estratégica tomada por uma empresa para a redução de custos e aumento da eficiência, contratando outra empresa para realizar tarefas, fornecer serviços ou lidar com operações que antes eram feitas internamente por funcionários.

O termo outsourcing normalmente é traduzido do inglês para o português como terceirização.

A empresa externa, que é chamada de prestadora de serviço ou prestadora terceirizada, utiliza seus próprios trabalhadores na execução das tarefas ou serviços em sua sede, nas próprias instalações da empresa contratante ou em locais externos.

Hoje em dia, as empresas podem terceirizar as mais diversas tarefas ou serviços. É comum vermos o outsourcing de serviços de tecnologia da informação, atendimento ao cliente, recursos humanos e contabilidade.

Assim, tarefas como programação e desenvolvimento de aplicativos, suporte técnico, gestão de RH e controle de folha de pagamento são executadas por profissionais externos. É possível terceirizar divisões inteiras, como todo o departamento de TI, ou apenas partes de um determinado departamento.

Para que uma empresa faça um outsourcing de forma eficaz, é preciso ter em mente que esse processo é mais do que a contratação de serviços. Estamos falando de uma parceria de negócios. Portanto, gerenciar relacionamentos é tão importante quanto a parte logística. Garantir a confiança é essencial para a terceirização.

O outsourcing pode ser visto apenas como uma forma de reduzir custos e ganhar eficiência, porém, está se tornando cada vez mais uma ferramenta estratégica para as empresas. A terceirização é uma ferramenta que oferece economia, mas também a melhoria da flexibilidade de carga de trabalho.

As grandes companhias entendem que terceirizar algumas funções faz sentido do ponto de vista financeiro, e pode ajudá-las a obter uma vantagem competitiva.

Ela permite que essas empresas tenham acesso a conhecimentos e tecnologias inovadoras que não possuem internamente, ajudando a entregar produtos ou serviços mais rapidamente ou permitindo que eles transfiram recursos para alguma área da empresa que é mais crítica.

E fazer o planejamento estratégico de toda empresa é essencial, para que fazendo outsourcing ou não, todos os campos da empresa estejam alinhados com as metas e objetivos, por isso, veja o que preparamos para você!

Você sabe o que é um planejamento estratégico? Ele se refere a um processo sistêmico que permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização, para atingir um ou mais objetivos, dentro de um contexto previamente analisado.

Provavelmente você já ouviu falar bastante sobre isso, não é mesmo? Porém, sabemos que nem sempre é fácil gerenciar todo esse planejamento, então, pensando nisso criamos um planilha que pode te ajudar!

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Você pode já ter notado diversos benefícios do outsourcing, mas sempre existem os lados negativos. Continue lendo para acompanhar os prós e contras desse tipo de organização.

Quais os prós e contras de realizar um outsourcing?

Geralmente, as empresas realizam um outsourcing para reduzir custos, melhorar a eficiência e ganhar agilidade nas operações. A lógica utilizada é que como o fornecedor terceirizado se concentra em uma tarefa específica, ele é capaz de executá-la melhor, mais rápido e mais barato do que a empresa contratante.

Por conta dessa confiança na experiência das empresas terceirizadas, os contratantes decidem terceirizar funções de suporte dentro de seus negócios, para que possam concentrar seus recursos em suas competências essenciais, ajudando-as a obter vantagens competitivas no mercado.

Além dos benefícios mais óbvios já citados, existem muitos outros. Ao fazer o outsourcing, a empresa pode liberar recursos (como dinheiro, pessoal ou instalações) para outras tarefas que oferecem melhor perspectiva de lucro para a empresa do que aquelas funções que foram terceirizadas.

As empresas também podem perceber que é possível otimizar a produção porque os fornecedores terceirizados podem executar mais rapidamente as tarefas. Ou então, em casos mais burocráticos, para transferir o cumprimento de requisitos regulatórios ou obrigações para o provedor terceirizado.

O outsourcing também pode auxiliar quando a empresa não pode contratar funcionários internos em tempo integral com as habilidades especializadas e a experiência necessárias para realizar determinados trabalhos.

Embora existam vários motivos para fazer o outsourcing, ele pode gerar desafios e desvantagens para as empresas.

Em alguns casos, podemos verificar uma perda de controle de gestão e a incapacidade de controlar as operações de atividades ou processos que são terceirizados. Por exemplo, uma empresa pode perder o controle sobre a qualidade do serviço prestado ao cliente ao terceirizar a função de atendimento ao público.

Isso leva a um outro possível problema, o da falta de controle de qualidade. Mesmo que o contrato da empresa com o fornecedor estipule certas medidas de qualidade, normalmente é mais difícil corrigir um fornecedor terceirizado do que corrigir uma equipe interna.

Já do ponto de vista da segurança de dados, as empresas que terceirizam também podem enfrentar maiores riscos de segurança, com a perda de dados confidenciais pela terceirização de atividades ou processos para terceiros.

A troca de informações exclusivas ou dados confidenciais com seus fornecedores terceirizados podem ser mal utilizados, manipulados ou expostos pelo fornecedor terceirizado.

As empresas envolvidas na terceirização precisam gerenciar adequadamente seus contratos e relacionamentos com fornecedores terceirizados, para garantir o sucesso. As empresas terceirizadas podem criar acordos contratuais extensos, abrindo a chance de embutir custos ocultos ou inesperados.

Além disso, as empresas podem encontrar dificuldades para fazer com que seus próprios funcionários se comuniquem e colaborem efetivamente com aqueles que trabalham para fornecedores terceirizados.

Agora que você já entendeu os prós e contras do ousourcing, continue lendo para entender quais são seus tipos.

Quais os tipos de outsourcing?

Existem várias maneiras de fazer o outsourcing de um processo de negócios, dependendo de suas características, finalidades, localização e escopo.

Para processos como programação ou criação de conteúdo, pode ser mais adequado fazer a contratação de freelancers conforme a demanda. Já no caso de uma empresa terceirizando todo o seu departamento de TI, teremos uma parceria de longo prazo com requisitos claramente definidos.

Nos casos em que a atividade a ser terceirizada não é fundamental para o funcionamento da empresa e é específica demais, temos um outsourcing tático. Já quando a dependência entre as duas empresas é maior, geralmente para contribuir com o crescimento da empresa, estamos falando de um outsourcing estratégico.

Uma empresa também pode querer reduzir custos de produção buscando outra empresa em um país onde a mão de obra é mais barata, a matéria prima é mais abundante ou há menos impostos. Nesse caso, temos o chamado offshore, que é quando uma empresa estrangeira é contratada para outsourcing.

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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