O que é o core business?
Tenho um presente para você!
Como definir o core business da sua empresa?
O que distingue o core business do core competence?
Se você chegou até aqui, tenho algo para te contar…

O que é o core business? Entenda como definir o da sua empresa em 5 simples passos!

Se você não sabe qual é a essência da sua empresa, o crescimento dela está sendo prejudicado. Portanto, conheça o Core Business!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é o core business? Entenda como definir o da sua empresa em 5 simples passos!

Você sabe dizer de maneira assertiva qual é a atividade principal da sua empresa? Caso você não saiba, você precisa aprender sobre o core business!


Não compreender o que de fato o seu negócio proporciona para seu cliente pode ser muito prejudicial para a estratégia de crescimento da sua empresa, principalmente a longo prazo.


Afinal, independentemente do tipo, toda empresa tem sua atividade principal, aquela atividade que está relacionada a sua essência e atuação no mercado, mesmo que ainda essa empresa atue em outras áreas.


Se você ficou interessado em saber mais a respeito do core business, fique aqui conosco! Separamos alguns tópicos para facilitar a compreensão a respeito do tema:

  • O que é o core business?
  • Como definir o core business da sua empresa?
  • O que distingue o core business do core competence?

Para melhor compreensão, é fundamental que você leia este artigo atentamente. Está pronto?

O que é o core business? 

A definição de Core Business é a atividade principal de um negócio, a alma do negócio e aquilo que ela representa perante seus clientes. Em uma tradução livre, o significado da palavra core business é “centro de negócio” ou “núcleo de negócio”.


Por que a sua empresa existe? Quais dores dos seus clientes você busca atender? Qual é o diferencial da sua empresa? Quais seus principais produtos ou serviços?


Como sua empresa será capaz de superar a concorrência na sua atividade principal? Como ser escalável? Você tem bem definido seu público alvo?


Se você conseguiu responder as perguntas acima, você tem o core business da sua empresa definido.


Por exemplo, imagine uma empresa de varejo, há diversas atividades que esse negócio desempenha, vendas, relacionamento com os clientes, gestão, marketing e etc. Porém, seu core business é o comércio.


Se você tem seu core business definido, fica muito mais fácil criar um planejamento estratégico adequado para seu negócio. Desta forma, você poderá definir suas metas de maneira sustentável e crescer cada vez mais.


Vale ressaltar que core business e modelo de negócios são termos distintos. Enquanto o core business busca compreender a essência da empresa e sua área principal, o modelo de negócios busca definir como a empresa vai se portar e desempenhar as atividades.

Tenho um presente para você!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Power BI - [TEMPORARIAMENTE EXCEL]

Como definir o core business da sua empresa?

Definir o core business da sua empresa é algo de extrema importância, pois, este, é o pontapé inicial no mundo dos negócios.


Mas não se preocupe, há muitas atividades chaves que serão descobertas ou modificadas ao longo dos anos de existência de seu negócio. O que é mais importante, é saber de maneira assertiva sobre elas.


Além de saber se diferenciar perante a concorrência, é necessário que você saiba provar as vantagens de sua companhia, bem como, seu valor para seus clientes.


Então, vamos seguir alguns passos para você identificar o core business de sua companhia?

1. Saiba a proposta de valor da sua empresa

O primeiro passo é identificar a proposta de valor da sua empresa. Não basta apenas saber o que sua empresa vende. É necessário que você saiba o que este produto está proporcionando para seu cliente.


Por exemplo, uma empresa de veículos elétricos não está vendendo simplesmente patinetes elétricos para seus clientes, e sim, soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade urbana.

2. Conheça o seu diferencial perante a concorrência

O que você oferece de diferente dos seus concorrentes para os seus clientes?


Para você conseguir expandir seu negócio é necessário ter clareza a respeito desta resposta.


Afinal, existem milhares de empresas competindo por espaço no mercado, e, infelizmente aquelas que não se destacarem e não tiverem diferenciais perante as outras, tendem a perder seu espaço.


O diferencial não precisa necessariamente ser no produto, ele pode estar no relacionamento com o cliente, no custo-benefício, na sua relação com o meio ambiente e etc.

3. Busque por oportunidades no mercado

Como foi dito anteriormente, é bem provável que ao longo da vida da sua empresa você encontre novas oportunidades no mercado.


Ou seja, não é porque você tem um core business definido que não é possível você expandir suas áreas de atuação.


O importante aqui, é que antes de começar a expansão de fato, é necessário que você já esteja executando sua atividade principal com excelência. Caso não, você poderá rever seu core business sem problema algum.


Achar oportunidades que façam sentido para seu negócio pode ser muito benéfico para seu crescimento e diferencial competitivo.

4. Defina seu público-alvo

Ao definir qual é o seu público-alvo, é possível identificar as dores das pessoas e com isso sua empresa saberá se o core business está indo de encontro com as necessidades dos consumidores.


Uma boa forma de fazer isso é criando uma personificação do seu cliente ideal (Persona).


É preciso deixar claro que persona e público-alvo são diferentes. A Persona é a idealização de uma pessoa apenas, enquanto o público alvo apresenta informações mais genéricas. Porém um complementa o outro.

5. Tenha uma estratégia de crescimento

Acredito que qualquer empresa deseja crescer, não é verdade? E caso esse crescimento venha, você e seu Business Partner, se for o caso, devem estar preparados para este crescimento.


Então, para isso é necessário que você tenha uma estratégia de crescimento definida, e para que ela seja eficiente, ela deverá ser criada a partir do seu core business.


É necessário que na sua estratégia de crescimento você procure saber sobre quais ações de marketing serão necessárias, quais atividades futuras que a empresa poderá desempenhar e qual será o capital de giro no futuro.

O que distingue o core business do core competence?  

Apesar dos termos core business e core competence serem diferentes, um termo complementa o outro.


Isso porque, enquanto o core competence relaciona o conjunto de ações que sua companhia executa, o core business busca compreender a atividade principal da empresa, como vimos anteriormente.


Por ser praticamente impossível uma companhia executar todas as atividades de forma excelente, é necessário definir, dentre as core competences, aquela atividade que é realizada com excelência e que é a essência do negócio, responsável pelo seu crescimento.


De modo geral, o core competence relaciona as atividades que são essenciais para o bom funcionamento da empresa, como, método de produção, atendimento ao cliente, método de gestão e etc.

Se você chegou até aqui, tenho algo para te contar…

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.