Já reparou no modo de funcionamento de uma clínica ou consultório? Além de toda a estrutura administrativa, também há a necessidade de se investir em ações comerciais e de divulgação. Por essa razão, o marketing médico aparece como uma abordagem necessária.

Entender e aplicar as estratégias de marketing médico é fundamental para atrair mais pacientes, bem como para gerar maior interesse e confiança no mercado.

Para compreender melhor como aplicar e o quanto ele é importante para a área da saúde, neste artigo vamos abordar os seguintes tópicos:

  • O que é o marketing médico?

  • Por que investir em marketing médico?

  • Limitações legais para a realização do marketing médico;

  • Passo a passo para ter sucesso no marketing médico;

  • Estratégias e ferramentas para o marketing médico;

  • Quer saber mais sobre estratégias de negócios?

 

O que é o marketing médico?

 

O marketing médico consiste em estratégias e em esforços de comunicação destinados à área de saúde. Ele é fundamental para atrair novos pacientes e divulgar os serviços da clínica ou consultório.

Vale destacar também que o marketing médico vai além da propaganda, ele é utilizado para mostrar ao paciente a qualidade dos serviços e se eles atendem as suas necessidade de tratamento de saúde.

Assim como o marketing para outros segmentos exige estratégias voltadas para públicos segmentados, o marketing médico também deve se adaptar a seu público, que nesse caso são os pacientes das clínicas e consultórios, pessoas que buscam por um atendimento para identificar ou tratar um problema de saúde.

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Por que investir em Marketing Médico?

 

É importante investir em marketing médico porque ele direciona e ajuda na divulgação do trabalho da clínica de maneira correta, utilizando métodos de comunicação que não fogem das regras estabelecidas pelo código de ética.

Ainda que a tradicional divulgação boca a boca continue relevante para qualquer empreendimento, é arriscado depender apenas dela para se comunicar com o público.

No caso de um consultório médico, que tem o objetivo de angariar e ajudar os pacientes, o marketing médico cada vez mais se torna fundamental, pois ele também serve para mostrar os serviços disponíveis na clínica.

Entre os benefícios que mostram o quanto o Marketing Médico é um bom investimento, vamos citar alguns a seguir:

 

Gera mais credibilidade

Um consultório médico deve trazer confiança para o seu público-alvo, mostrar que ele é o lugar para quem quer cuidar da saúde.

Sendo assim, com boas estratégias de marketing e trazendo conteúdos relevantes sobre a sua área de atuação, é possível gerar a credibilidade que a sua clínica precisa para conquistar mais clientes.

 

Aumenta o alcance de pacientes

Atingir mais pessoas com baixo custo é uma dos bons motivos para a utilização do marketing digital. Sendo assim, anúncios em Google AdwordsFacebook Ads, blogs e mídias sociais são algumas ações que alcançam um bom número de pessoas.

 

Limitações legais para a realização do Marketing Médico

 

A lei apresenta alguns limites quando o assunto é a divulgação e a publicidade de serviços relacionados com a área de saúde. Por isso, na hora de investir no marketing médico, é fundamental conhecer o Manual de Publicidade Médica.

Esse manual foi criado pelo Conselho Federal de Medicina e determina como deve ser feita a divulgação de materiais publicitários voltados para consultórios e clínicas. Confira abaixo algumas das recomendações do manual.

 

Divulgação de equipamentos, serviços e custos

É possível efetuar a divulgação dos equipamentos usados na realização dos serviços do consultório. Contudo, a propaganda não deve deixar explicitamente a mensagem de que os equipamentos e os serviços terão 100% de êxito.

Além disso, não é permitido divulgar preços e nem fazer uso de termos como “o mais barato”, “o melhor” ou “obtenha resultados garantidos”.

 

Fotos de pacientes

Na questão da utilização de imagens e fotos, não é permitida a utilização de fotos de pacientes com o intuito de divulgar serviços em anúncios televisivos, impressos ou na internet.

Vale salientar ainda que essa proibição ainda persiste mesmo que o paciente autorize o uso da sua imagem.

 

Realização de entrevistas

É possível conceder entrevistas, porém o objetivo delas deve ser apenas de sanar dúvidas do público e abordar temas pertinentes para promover a saúde e o bem estar da população.

O profissional da área até pode divulgar o seu título de especialista e o seu registro no Conselho Federal de Medicina, todavia, é necessário mencionar apenas duas especialidades.

 

Passo a passo para ter sucesso no Marketing Médico

 

Assim como em outras áreas, o Marketing Médico também deve seguir alguns preceitos básicos que são comuns ao mercado e outros específicos para área. Veja a seguir quais são eles!

 

1. Siga o Manual da Publicidade Médica

 

O primeiro passo para o marketing médico não poderia ser diferente. No tópico anterior foram citadas as limitações legais para a divulgação das clínicas. Assim, é de extrema importância que a empresa siga as orientações para não enfrentar problemas com a justiça e o conselho de medicina.

Dessa forma, esteja atento as orientações passadas, crie uma equipe especializada para a divulgação ou contrate um serviço de marketing que esteja de acordo em seguir essas limitações.

 

2. Tenha objetivos bem definidos

 

O segundo passo é estabelecer objetivos. Assim como qualquer gestor de empresas, é essencial que o médico empreendedor estabeleça metas e objetivos para criar suas estratégias de marketing. Para definir os objetivos é possível utilizar como base a missão, visão e valores do consultório.

Diante disso, se torna mais fácil estabelecer quais são os seus objetivos principais. De uma forma geral, eles podem ser:

  • Atração e fidelização de pacientes;

  • Aumento da credibilidade no segmento de atuação;

  • Educar e conscientizar a população.

O fato é que ao definir com exatidão quais são os seus objetivos com a clínica, se torna mais fácil estabelecer quais as estratégias serão utilizadas para o andamento das suas campanhas.

Além de que, essa certeza facilita também a criação de uma identidade visual que vai prevalecer em toda a sua campanha.

 

3. Utilize métricas para mensurar os resultados

 

Não se esqueça de adotar métricas de mensuração para avaliar com precisão os resultados obtidos da sua campanha.

Em determinadas situações algumas mudanças podem ser exigidas para que os seus objetivos sejam atingidos.

Além do mais, nesse contexto é pertinente contar com ferramentas e softwares que podem ajudar no acompanhamento.

Para saber mais sobre como mensurar os resultados e que dados analisar nós temos um artigo específico sobre isso que conta com 7 métricas para clínicas, então não deixe de conferir o conteúdo!

 

4. Tenha atenção às informações divulgadas

 

O marketing médico ajuda a dar visibilidade ao negócio, mas tenha cuidado para não apresentar informações duvidosas. Além disso, não divulgue uma especialidade que sua clínica não possui ou um serviço que ela não tem a infraestrutura necessária para oferecer.

Também é necessário estar atento à informações sobre doenças e epidemias que podem criar um pânico social. Neste caso, como nas limitações legais, a equipe de criação de conteúdo é responsável por analisar o que será publicado e deve ser treinada para evitar divulgar esse tipo de dado.

 

5. Estabeleça as suas estratégias

 

Com os objetivos já determinados e com a adoção de métodos eficientes para realizar o acompanhamento do que está sendo feito, chega o momento de definir quais serão as estratégias utilizadas no seu marketing médico.

Há muitas estratégias à disposição, especialmente envolvendo o meio online. Por isso, antes de utilizar uma, avalie bem se ela se encaixa com os seus objetivos propostos. E, não se esqueça de realizar uma boa gestão financeira da clínica para destinar recursos para divulgação. A seguir vamos citar algumas estratégias e meios de divulgação.

 

Estratégias e ferramentas para o marketing médico

 

Logo abaixo você poderá entender um pouco mais sobre as principais ferramentas que são utilizadas na maioria das estratégias de marketing digital, e certamente também devem ser usadas na área médica. Confira!

 

Site

Não dá para falar em presença online da sua clínica sem ter um site apto para a conversão. Um site apresenta todas as informações que o público precisa saber a respeito do seu consultório e ainda pode disponibilizar os horários de serviços e funções de agendamento.

Por essa razão, ele é um ótimo meio para a captação de pacientes. Além disso, não é difícil hoje em dia criar um site, pois existem à disposição ferramentas intuitivas e responsivas como o WordPress, por exemplo.

 

Redes sociais

Se ter um site é importante, é pertinente também não desprezar as redes sociais. Lembre-se que boa parte do público hoje em dia possui conta em alguma rede social. Elas facilitam a interação entre o paciente e a clínica. 

Facebook, Youtube, Instagram e o LinkedIn são apenas algumas das mais conhecidas, e saber como é a dinâmica de cada uma delas é fundamental para gerar bons resultados.

No caso do marketing médico, vale ressaltar algumas redes sociais específicas para quem atua na área da medicina, tais como a Ology e a iMeds.

Além dessas ainda temos o Whatsapp, que pode ser um ótima solução para confirmação de consultas de pacientes.

 

E-mail Marketing

e-mail marketing é perfeito para o empreendedor que almeja criar conteúdo personalizado para um público segmentado. Isso porque ele estabelece uma comunicação direta e exclusiva com aquela parcela do público que já demonstrou interesse nos serviços da sua clínica.

Por essa razão, ele aparece como uma excelente alternativa para consolidar ainda mais essa relação. Sendo assim, você pode enviar conteúdo abordando a importância de determinados exames, bem como dicas de saúde.

Hoje em dia, para tornar mais ágil e eficiente a comunicação via e-mail marketing, é importante poder contar com algumas ferramentas apropriadas para isso. Exemplos disso são o Mailchimp e o RD Station, que permitem a organização de listas de contatos, entre outras funcionalidades. 

 

Google Adwords

Essa ferramenta é uma plataforma de anúncios criada pela Google e que traz várias vantagens para a divulgação. Entre os seus benefícios está a segmentação de público, pois ele possibilita divulgar o seu negócio por região, idade, sexo e outros critérios.

Com o  Adwords, o seu público pode encontrar a sua clínica por meio de anúncios na rede de Display, no Gmail, em anúncios de pesquisa e até no Youtube.

 

Quer saber mais sobre estratégias de negócios?

 

As clínicas também necessitam de estratégias de divulgação e um bom trabalho de gestão para proporcionar atendimento adequado aos pacientes.

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