Um dos meios eficientes para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório, é o uso contínuo dos sistemas de controles internos. Estes proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecido sejam atingidos. Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenho meios de controlá-los, que variam de acordo com a complexidade dos mesmos.

O principal objetivo da planilha é proporcionar um gerenciamento claro e objetivo da performance de adwords da empresa. Esse gerenciamento se dará por meio da gestão dos mesmos, bem como através de indicadores estratégicos fornecidos. Para isso, vamos te ensinar como fazer o cálculo de performance de adwords no Excel.

 

Faça junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha. Basta clicar no botão abaixo:

 

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha:

 

 

Entenda a Ferramenta

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

 

Dicionário

 

A planilha de Dicionário servirá apenas para esclarecer o significado de cada sigla utilizada no decorrer da ferramenta, bem como suas definições.

 

 

Informações

 

A intenção dessa parte é que você coloque o funcionamento “normal” do seu funil de visitas para que a planilha te ajude com questões quanto às vendas, visitas, dentre outras. Essa aba é essencial para o cálculo de performance de adwords.

O primeiro passo é preencher campos referentes às visitas:

  • Visitas: quantidade de visitas recebidas;

  • Cadastros: quantidade de cadastros realizados;

  • Cadastros/visitas: será informada a taxa de cadastros realizados em função da quantidade de visitas recebidas;

  • Vendas: quantidade de vendas referentes;

  • Vendas/visitas: será informada a taxa de vendas realizadas em função da quantidade de visitas recebidas;

  • Receita: valor obtido com as vendas referentes;

  • Ticket médio: informa a receita por venda;

  • Margem de lucro unitária: a porcentagem do valor que você pode reservar para venda de uma unidade do produto.

 

 

Os mesmos dados informados acima, deve ser informado na parte de planejamento, ou seja, valores esperados com base nas ações a serem tomadas:

 

 

Plano de Investimento

 

Um plano de investimento é uma aplicação de fundos escassos que geram rendimentos durante certo período de tempo, de forma a maximizar o lucro da empresa. Enquanto a aplicação de fundos gera rendimento, o plano é um negócio para a empresa, que pode ser implementado ou não conforme a avaliação relativa às alternativas de investimento.

Nessa etapa, o plano de investimento será divido em duas partes: site de vendas de produtos e conteúdo de blogs, indicando que geralmente são utilizadas duas frentes de investimentos. Para tanto, basta informar os valores das células em branco, que os demais campos serão atualizados. Um correto preenchimento é importante para que o cálculo de performance de adwords no Excel seja feito corretamente.

 

 

Análise

 

O objetivo dessa aba do cálculo de performance de adwords no Excel é que você faça a análise da performance de palavras-chave frente as metas que você escolheu na aba anterior. O ideal é que sejam feitas análises diárias ou semanais e em períodos mais longos, como mensais, com a finalidade de verificar o grau de efetividade das ações.

Nessa planilha deve-se preencher apenas os dados nas colunas cujos títulos estão em células com fundo cinza: impressões, cliques, valores, cadastros, vendas e receitas. As colunas cujos títulos estão coloridos não devem ser preenchidas, pois serão atualizadas automaticamente.

 

 

 

Já conhece as principais funções do Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!