Existem duas formas para fazer o cálculo do preço de venda de um serviço: com base nos custos ou analisando o mercado e os preços dos concorrentes. Qual é o melhor método? Os dois. Isso porque adotar o preço de venda de um serviço pelo simples cálculo de seus valores pode fazer com que este serviço deixe de ser condizente com o praticado no mercado.

Por outro lado, adotar o valor somente pelo mercado também é um grande erro, pois, se não houver o cálculo dos custos, o serviço pode ser vendido a preço abaixo do necessário para se pagar, gerando prejuízo para a empresa.

A precificação de serviços consiste em: com base nos custos fixos e variáveis, preços praticados de mercado e o intuito de margem de lucro, determinar o preço de venda próximo do ideal para ser praticado.

O objetivo principal desta planilha é auxiliar na definição do custeio do seu serviço, levando em consideração custos fixos e variáveis mas também auxilia-lo a levar outras variáveis em consideração na hora de definir o preço de venda final.

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha:

 

Entenda a Ferramenta abaixo:

O Painel inicial da planilha dá acesso, rápido e fácil, à quatro principais etapas para a precificação de serviços, sendo elas Controle de Horas, Custos, Preços e Diferenciais Competitivos. Passo-a-passo vamos mostrar como cadastrar as informações e extrair analises da planilha. Vamos lá?

 

Controle de Horas Cadastrando os Custos

A primeira aba da planilha, além do Painel Principal, é o “Controle de Horas” que conforme mostra a figura abaixo tem o objetivo de demostrar as horas disponíveis de trabalho no período e as horas utilizadas para prestar o serviço, com o objetivo de fazer um divisor proporcional de custos (das horas utilizadas para prestar o serviço e das horas disponíveis).

 

Já na aba “Custos” vamos entrar com os custos fixos e variáveis para a prestação do serviço. Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso da prestação ou não do serviço ou do número de serviços prestados pela empresa, já os custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de atividades que são desempenhadas.

A figura demonstra a tabela para cadastro dos custos fixos e também o gráfico para análise instantânea da contribuição de cada custo para a precificação de serviço.

 

 

Da mesma forma é necessário cadastrar os custos variáveis para o período, sendo cadastrados conforme mostra a figura abaixo e podendo ser analisadas as contribuições conforme o gráfico para análises.

 

 

Por fim nessa aba também é possível analisar os custos atrelados ao serviço, relacionando a porcentagem dos custos fixos em relação aos variáveis.

 

Note que juntamente com o cadastro de dados você já obtém automaticamente gráficos e informações que te permitem fazer a análise gradativa de seus custos à medida que cadastra as informações.

DICA: se for necessário acrescentar mais informações (mais linhas) além das já existentes, procure adicionar uma nova linha sempre no meio da tabela em questão, assim você garante que os gráficos e formulas também irão pegar esses dados. E não se esqueça que se existirem formulas nas linhas será necessário copiar as formulas para a nova linha criada.

Analisando o Preço do Serviço

Na aba “Preços” encontramos as informações conforme podem ser visualizadas na figura abaixo:

 

Nesta aba deverão ser cadastradas as porcentagens de impostos, comissão de venda, cartão, outros custos variáveis e também o Mark-up Unitário.

No final da mesma é dado o Preço de venda do serviço que trata-se da principal saída desta ferramenta.

Também são obtidas outras informações que podem ser utilizadas na análise para precificação de serviços.

 

 

Analisando Diferenciais Competitivos

Conforme demonstra abaixo, a aba Diferenciais Competitivos tem o intuito de auxiliar o usuário na precificação de serviços, não apenas através dos custos, mas de uma análise qualitativa dos preços praticados por concorrentes e de qual o público alvo que este pretende atingir.

Aba Diferenciais Competitivos

 

 

 

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