O que é precificação de serviços?
Como é feita a precificação de serviços?
Como fazer precificação de serviços no Excel?
Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha
Passo a passo para o preenchimento da Planilha de Precificação de Serviços
Quer aprender mais sobre Excel?

Aprenda como fazer a Precificação de Serviços da sua empresa no Excel!

Aprenda agora um método descomplicado para fazer precificação de serviços por meio de uma planilha completa no Excel.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como fazer a Precificação de Serviços da sua empresa no Excel!

Existem duas formas para fazer o cálculo do preço de venda de um serviço: com base nos custos ou analisando o mercado e os preços dos concorrentes. Qual é o melhor método? Os dois. Isso porque adotar o preço de venda de um serviço pelo simples cálculo de seus valores pode fazer com que este serviço deixe de ser condizente com o praticado no mercado.

Por outro lado, adotar o valor somente pelo mercado também é um grande erro, pois, se não houver o cálculo de todos os custos, o serviço pode ser vendido a preço abaixo do necessário para se pagar, gerando prejuízo para a empresa.

Então para te ajudar nisso, neste artigo você vai conferir como fazer uma precificação de serviços da maneira correta, com o auxílio de uma planilha do Excel.

Vamos lá?

O que é precificação de serviços?

A precificação de serviços determina o preço dos serviços que são oferecidos por uma empresa. O cálculo da precificação deve passar por uma revisão periódica para que o valor cobrado seja adequado para a realidade da empresa conforme o passar do tempo.

Como é feita a precificação de serviços?

A precificação de serviços é calculada com base nos custos fixos e variáveis, preços praticados de mercado e também levando em consideração o valor desejado para a margem de lucro. Dessa forma, determina-se o preço de venda próximo do ideal para ser praticado.

Como fazer precificação de serviços no Excel?

Fazer precificação de serviços no Excel é muito fácil com nossa planilha gratuita e totalmente adaptável para a realidade do seu negócio.

O objetivo principal desta planilha é auxiliar na definição do custeio do seu serviço, levando em consideração custos fixos e variáveis mas também auxiliá-lo a levar outras variáveis em consideração na hora de definir o preço de venda final.

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a Planilha de Precificação de Serviços e fazer o passo a passo com a gente!


Clique no botão abaixo e faça o download!

[planilha] precificacao-de-servicos


Agora que você já tem em mãos sua planilha, que tal assistir uma videoaula que vai te ensinar como ela funciona?

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha

Passo a passo para o preenchimento da Planilha de Precificação de Serviços

O Painel inicial da planilha dá acesso, rápido e fácil, à quatro principais etapas para a precificação de serviços, sendo elas Controle de Horas, Custos, Preços e Diferenciais Competitivos. De maneira detalhada, vamos mostrar como cadastrar as informações e extrair analises da planilha. Vamos lá?

1. Controle de horas

A primeira aba da planilha, além do Painel Principal, é o "Controle de Horas" que conforme mostra a figura abaixo tem o objetivo de demostrar as horas disponíveis de mão de obra no período e as horas utilizadas para prestar o serviço, com o objetivo de fazer um divisor proporcional de custos (das horas utilizadas para prestar o serviço e das horas disponíveis).

Imagem de gráfico que exibe horas trabalhadas e faturamento

2. Cadastrando os custos

Já na aba "Custos", vamos entrar com os custos fixos e variáveis para a prestação do serviço. Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso da prestação ou não do serviço ou do número de serviços prestados pela empresa, já os custos variáveis são aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de atividades que são desempenhadas.

A figura a seguir demonstra a tabela para cadastro dos custos fixos e também o gráfico para análise instantânea da contribuição de cada custo para a precificação de serviço.

Gráfico de pizza que exibe os custos fixos

Da mesma forma, é necessário cadastrar os custos variáveis para o período, sendo cadastrados conforme mostra a figura abaixo, e podendo ser analisadas as contribuições conforme o gráfico para análises.

Gráfico de pizza que exibe os custos variáveis do serviço prestado

Por fim, nessa aba também é possível analisar os custos atrelados ao serviço, relacionando a porcentagem dos custos fixos em relação aos variáveis.

Gráfico de pizza que mostra a relação entre custo atrelado e serviço prestado

Note que, juntamente com o cadastro de dados, você já obtém automaticamente gráficos e informações que te permitem fazer a análise gradativa de seus custos à medida que cadastra as informações.

DICA: se for necessário acrescentar mais informações (mais linhas) além das já existentes, é preciso adicionar uma nova linha sempre no meio da tabela em questão, assim você garante que os gráficos e fórmulas também irão pegar esses dados. Além disso, não se esqueça que, se existirem fórmulas nas linhas, será necessário copiá-las para a nova linha criada.

3. Analisando o preço do serviço

Na aba "Preços", encontramos as informações conforme podem ser visualizadas na figura abaixo:

tabela com custos de venda, serviço e o preço de venda

Nesta aba, deverão ser cadastradas as porcentagens de impostos, comissão de venda, cartão, outros custos variáveis e também o Mark-up Unitário.

No final da mesma, é dado o Preço de venda do serviço que trata-se da principal saída desta ferramenta.

Também são obtidas outras informações que podem ser utilizadas na análise para precificação de serviços.

Gráfico que mostra o balanço geral do serviço

4. Analisando diferenciais competitivos

Conforme demonstra abaixo, a aba Diferenciais Competitivos tem o intuito de auxiliar o usuário na precificação de serviços, não apenas por meio dos custos, mas de uma análise qualitativa dos preços praticados por concorrentes e de qual o público alvo que este pretende atingir.

Tabela que mostra todo o descritivo da empresa e o comparativo com o concorrente

Quer aprender mais sobre Excel?

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder essa dica!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Esse artigo te ajudou? Deixe seu feedback nos comentários!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download da planilha!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Precificacao De Servicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.