As ferramentas de gestão para clínicas médicas facilitam o trabalho de gerenciamento, auxiliando não apenas no atendimento aos pacientes, mas também mantendo o gestor no controle das finanças.

Em um período como o atual, em que os médicos também devem atuar como um empreendedor, as ferramentas de gestão ganham cada vez mais relevância na área de saúde.

Por isso, para você conhecer melhor os tipos e as funcionalidades das ferramentas, nesse artigo você vai ficar por dentro dos seguintes tópicos:

  • Importância das ferramentas de gestão para clínicas e consultórios;

  • Ferramentas para facilitar o atendimento e marcar consultas;

  • Ferramentas que viabilizam a comunicação interna da clínica;

  • Ferramentas de gestão financeira;

  • Ferramentas para gestão de projetos;

  • Ferramentas de Marketing.

 

Importância das ferramentas de gestão para clínicas e consultórios

 

Hoje em dia os consultórios médicos cada vez mais possuem as características de uma empresa. Ou seja, eles contam com equipes de funcionários, possuem gastos com equipamentos e com estrutura. 

Diante disso é importante que o gestor, no caso o médico, tenha acesso a todos os dados importantes desse empreendimento, tais como o fluxo de caixa, confirmação de consulta, cronogramas e fichas dos pacientes.

Graças a um eficiente software de gestão, o médico pode acessar todos esses recursos de maneira rápida e prática. Além disso, as ferramentas de gestão para clínicas são essenciais para promover a segurança das informações e de dados importantes.  

Veremos abaixo as principais ferramentas para cada necessidade de controle. Vem com a gente!

 

Ferramentas para facilitar o atendimento e marcar consultas

 

plataforma NeoAssist

Imagem: neoassist.com

 

As ferramentas de gestão para clínicas que facilitam o atendimento e também o cancelamento ou a confirmação de consultas proporcionam uma melhor organização para o consultório médico. 

Graças a elas os pacientes podem ser atendidos de forma ágil, evitando com isso erros de horários, por exemplo. Além disso, esses softwares de atendimento viabilizam o prontuário eletrônico, muito mais eficiente, rápido e seguro que o tradicional prontuário de papel. Veja alguns abaixo:

 

Google Agenda

Um software de gestão bastante útil nessa parte de atendimento em clínicas é o Google Agenda, que pode ser integrado com outros serviços importantes do Google, tais como o Gmail e o Drive.

 

Neoassist

Outra ferramenta bastante útil é o Neoassist. Essa solução se adapta perfeitamente ao tamanho da clínica, é intuitiva e facilita o agendamento das consultas.

 

Prontuário Eletrônico

O Prontuário Eletrônico, também conhecido como PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) consiste em um prontuário médico digital. 

Ele tem o objetivo de auxiliar o médico, disponibilizando acesso rápido à várias informações relevantes sobre o paciente. Entre os benefícios que ele fornece também estão:

Exames arquivados: ele pode armazenar fotos e cópias de exames dos pacientes, conferindo para o médico as noções básicas sobre o tratamento realizado, bem como os procedimentos a serem adotados.

Segurança: tecnologia de segurança dos prontuários eletrônicos é eficiente, impedindo qualquer tipo de violação. Além disso, apenas o médico responsável e pessoal autorizado por ele possuem acesso.

Intuitivo: é de fácil manuseio, o que possibilita consultas sempre rápidas e seguras ao conteúdo armazenado. 

Mais precisão no atendimento: otimiza o preenchimento das informações, beneficiando o atendimento, auxiliando o médico no diagnóstico clínico e reduzindo possíveis erros. 

 

 Ferramentas que viabilizam a comunicação interna da clínica

 

Slack

Imagem: slack.com

 

Se o atendimento aos pacientes é importante, a comunicação interna em uma clínica também faz parte de um gerenciamento bem sucedido. 

É fundamental que médicos, secretárias e demais integrantes do consultório estejam em sintonia, cientes das reuniões e das consultas marcadas. 

Por isso, entre as ferramentas de gestão para clínica, é sempre bom levar em conta também aquelas que facilitam a interatividade da equipe. Uma delas é o Slack.

 

Slack

Esse software de gestão viabiliza a comunicação entre os colaboradores, apresentando para isso uma dinâmica intuitiva, como se fosse uma rede social para a sua clínica.

Uma das vantagens do Slack é dividir as conversas por meio de canais. Desse modo, o médico pode estabelecer uma hierarquia nos assuntos, dando prioridade para alguns e facilitando a gestão da sua equipe.

 

ERPs

ERP’s são softwares capazes de integrar várias áreas e departamentos de uma empresa. 

Esse tipo de tecnologia pode ser uma ótima solução para sanar problemas de fluxos de informações de uma clínica e assim evitar falhas de comunicação e procedimentos. 

 

CRM

Diferente dos ERP’s, os CRM’s são focados nas informações dos clientes (ou pacientes) e pode fazer toda a diferença quando envolvem ações comerciais. 

Esse tipo de sistema pode concentrar dados dos pacientes, bem como contratos e outras informações como perfil e dados de registros. Além disso, os CRM’s são ótimos para gerar relatórios precisos sobre os pacientes.

 

Ferramentas de gestão financeira

 

 

Organizze

Imagem: organizze.com.br

 

Além do atendimento, outro aspecto importante no gerenciamento de uma clínica é a gestão financeira. Ter um amplo controle do fluxo de caixa confere para o empreendedor mais tranquilidade ao administrar o consultório, afinal, as finanças são extremamente importantes.

Na hora de ter que adquirir algum equipamento importante, ou até mesmo efetuar um conserto ou reforma na estrutura da clínica, é necessário saber quanto pode ser gasto e o quanto deve ser poupado. Conheça algumas ferramentas de gestão para clínicas que podem te ajudar:

 

Excel

Por isso, quando se fala em controle das finanças, a utilização do Excel traz uma série de vantagens. O Excel é fácil de usar, permite a realização de cálculos e a separação de gastos em tabelas e planilhas.

 

Organizze

Outra ferramenta útil na questão das finanças é a Organizze. Essa solução também é intuitiva e centraliza as finanças em um só local, o que facilita muito o gerenciamento.

 

Ferramentas para a gestão de projetos

 

Trello

Imagem: trello.com

 

Em uma clínica médica é comum que a equipe solucione diferentes tipos de situações, desse modo, para ter um controle geral da gestão, uma alternativa viável é contar com uma ferramenta que apresenta todos os recursos básicos para um bom gerenciamento de tarefas.

 

Trello

Nesse caso, o Trello é uma das mais lembradas e recomendadas, pois também funciona perfeitamente como uma ferramenta de gestão para clínicas. 

Por ser viável para diferentes tipos de projetos, o Trello pode ser utilizado individualmente por um médico, com o intuito de gerenciar agendas e horários de consultas.

Por outro lado, ele pode ser utilizado também por uma equipe de médicos, com o objetivo de dar andamento a uma reunião ou analisar os resultados de uma consulta, por exemplo.

O Trello tem o que é essencial para uma gestão eficiente, ou seja, ele é intuitivo e possui uma interface simples e dividida em “boards” e “cards”. Esses “boards” e “cards” são espaços onde é possível listar tarefas, agendar consultas e tudo o que uma clínica necessita para funcionar.

Além disso, há recursos no Trello em que o gestor pode nomear e ordenar as listas conferindo a elas cores diferenciadas. É também possível utilizar essa ferramenta para estabelecer tarefas para outros integrantes da equipe.

 

Ferramentas de marketing para clínicas médicas

 

RD Station

Imagem: rdstation.com

 

Além das ferramentas de gestão para clínicas e projetos, o marketing da clínica também deve receber a atenção por parte do gestor. Graças a um bom gerenciamento é possível divulgar a clínica, captar novos pacientes e estabelecer um bom posicionamento de marca. 

 

RD Station

Para isso, uma ferramenta que realiza essas funções de forma centralizada em um só local é a RD Station. Entre os recursos que ela proporciona é captação de leads, criação de campanhas de e-mail marketing e acompanhamento dos resultados.

 

Lead Lovers

Quando falamos em marketing digital e ferramentas de gestão para clínicas, a Lead Lovers também se destaca como uma solução completa para projetos de automatização de Marketing e Vendas. 

 

As ferramentas de gestão para clínicas são soluções rápidas e inteligentes

 

Na era do marketing digital e da internet, uma clínica também necessita de recursos para modernizar a sua gestão. E é aí que as ferramentas de gestão para clínicas entrem em cena. 

Portanto, para que um médico e sua equipe proporcionem o atendimento qualificado que os pacientes merecem, não dá para deixar de lado os softwares de gestão e as soluções disponíveis no mercado. 

E foi pensando nisso que eu trouxe um presente para você: um curso GRATUITO sobre os Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira

Com essa formação você será capaz de controlar as finanças da sua empresa e a crescer de forma sustentável. 

Clique no botão abaixo e veja tudo o que você irá aprender:

fundamentos essenciais da gestão financeira