Importância das ferramentas de gestão para clínicas e consultórios
Ferramentas para facilitar o atendimento e marcar consultas
Ferramentas que viabilizam a comunicação interna da clínica
Ferramentas de gestão financeira
Ferramentas para a gestão de projetos
Ferramentas de marketing para clínicas médicas
Planeje sua carreira com a Voitto!

Conheça as principais ferramentas de gestão para clínicas e consultórios médicos

Um negócio na área da saúde também precisa de ferramentas apropriadas. E é aí que as ferramentas de gestão para clínicas entram em cena. Veja as principais!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça as principais ferramentas de gestão para clínicas e consultórios médicos

As ferramentas de gestão para clínicas médicas facilitam o trabalho de gerenciamento, auxiliando não apenas no atendimento aos pacientes, mas também mantendo o gestor no controle das finanças.

Em um período como o atual, em que os médicos também devem atuar como um empreendedor, as ferramentas de gestão ganham cada vez mais relevância na área de saúde, especialmente com o avanço da telemedicina.

Por isso, para você conhecer melhor os tipos e as funcionalidades das ferramentas, nesse artigo você vai ficar por dentro dos seguintes tópicos:

  • Importância das ferramentas de gestão para clínicas e consultórios;
  • Ferramentas para facilitar o atendimento e marcar consultas;
  • Ferramentas que viabilizam a comunicação interna da clínica;
  • Ferramentas de gestão financeira;
  • Ferramentas para gestão de projetos;
  • Ferramentas de Marketing.

Importância das ferramentas de gestão para clínicas e consultórios

Hoje em dia os consultórios médicos cada vez mais possuem as características de uma empresa. Ou seja, eles contam com equipes de funcionários, possuem gastos com equipamentos e com estrutura.

Diante disso é importante que o gestor, no caso o médico, tenha acesso a todos os dados importantes desse empreendimento, tais como o fluxo de caixa, confirmação de consulta, cronogramas e fichas dos pacientes.

Graças a um eficiente software de gestão, o médico pode acessar todos esses recursos de maneira rápida e prática. Além disso, as ferramentas de gestão para clínicas são essenciais para promover a segurança das informações e de dados importantes.

Confira esse eBook Gestão Para Médicos para nunca mais sofrer por falta de controle financeiro, de tempo para a família ou por dificuldade em planejar os seus dias!

Você, médico, se identificou com algum ou todos esses problemas citados? Caso sua resposta seja "sim", fizemos essa Gestão Para Médicos que vai te apresentar 3 fatores fundamentais que todo médico precisa sabercomo gerir seu consultório, seu tempo e suas finanças.

Você vai aprender desde a controlar melhor seu tempo de trabalho à aproveitar mais os momentos com pessoas que você gosta de estar perto. Afinal, para cuidar da saúde do próximo é fundamental que sua saúde, física e mental, esteja em dia!

Gostou? Então, não perca tempo! Baixe agora o nosso eBook Gestão Para Médicos!

gestao para medicos

Veremos abaixo as principais ferramentas para cada necessidade de controle. Vem com a gente!

Ferramentas para facilitar o atendimento e marcar consultas

NeoAssist


Imagem: neoassist.com


As ferramentas de gestão para clínicas que facilitam o atendimento e também o cancelamento ou a confirmação de consultas proporcionam uma melhor organização para o consultório médico.

Graças a elas os pacientes podem ser atendidos de forma ágil, evitando com isso erros de horários, por exemplo. Além disso, esses softwares de atendimento viabilizam o prontuário eletrônico, muito mais eficiente, rápido e seguro que o tradicional prontuário de papel. Veja alguns abaixo:

Google Agenda

Um software de gestão bastante útil nessa parte de atendimento em clínicas é o Google Agenda, que pode ser integrado com outros serviços importantes do Google, tais como o Gmail e o Drive.

Neoassist

Outra ferramenta bastante útil é o Neoassist. Essa solução se adapta perfeitamente ao tamanho da clínica, é intuitiva e facilita o agendamento das consultas.

Prontuário Eletrônico

O Prontuário Eletrônico, também conhecido como PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) consiste em um prontuário médico digital.

Ele tem o objetivo de auxiliar o médico, disponibilizando acesso rápido à várias informações relevantes sobre o paciente. Entre os benefícios que ele fornece também estão:

Exames arquivados: ele pode armazenar fotos e cópias de exames dos pacientes, conferindo para o médico as noções básicas sobre o tratamento realizado, bem como os procedimentos a serem adotados.

Segurança: tecnologia de segurança dos prontuários eletrônicos é eficiente, impedindo qualquer tipo de violação. Além disso, apenas o médico responsável e pessoal autorizado por ele possuem acesso.

Intuitivo: é de fácil manuseio, o que possibilita consultas sempre rápidas e seguras ao conteúdo armazenado.

Mais precisão no atendimento: otimiza o preenchimento das informações, beneficiando o atendimento, auxiliando o médico no diagnóstico clínico e reduzindo possíveis erros.

Ferramentas que viabilizam a comunicação interna da clínica

Slack


Imagem: slack.com


Se o atendimento aos pacientes é importante, a comunicação interna em uma clínica também faz parte de um gerenciamento bem sucedido.

É fundamental que médicos, secretárias e demais integrantes do consultório estejam em sintonia, cientes das reuniões e das consultas marcadas.

Por isso, entre as ferramentas de gestão para clínica, é sempre bom levar em conta também aquelas que facilitam a interatividade da equipe. Uma delas é o Slack.

Slack

Esse software de gestão viabiliza a comunicação entre os colaboradores, apresentando para isso uma dinâmica intuitiva, como se fosse uma rede social para a sua clínica.

Uma das vantagens do Slack é dividir as conversas por meio de canais. Desse modo, o médico pode estabelecer uma hierarquia nos assuntos, dando prioridade para alguns e facilitando a gestão da sua equipe.

ERPs

ERP's são softwares capazes de integrar várias áreas e departamentos de uma empresa.

Esse tipo de tecnologia pode ser uma ótima solução para sanar problemas de fluxos de informações de uma clínica e assim evitar falhas de comunicação e procedimentos.

CRM

Diferente dos ERP's, os CRM's são focados nas informações dos clientes (ou pacientes) e pode fazer toda a diferença quando envolvem ações comerciais.

Esse tipo de sistema pode concentrar dados dos pacientes, bem como contratos e outras informações como perfil e dados de registros. Além disso, os CRM's são ótimos para gerar relatórios precisos sobre os pacientes.

Ferramentas de gestão financeira

Organizze


Imagem: organizze.com.br


Além do atendimento, outro aspecto importante no gerenciamento de uma clínica é a gestão financeira. Ter um amplo controle do fluxo de caixa confere para o empreendedor mais tranquilidade ao administrar o consultório, afinal, as finanças são extremamente importantes.

Na hora de ter que adquirir algum equipamento importante, ou até mesmo efetuar um conserto ou reforma na estrutura da clínica, é necessário saber quanto pode ser gasto e o quanto deve ser poupado. Conheça algumas ferramentas de gestão para clínicas que podem te ajudar:

Excel

Por isso, quando se fala em controle das finanças, a utilização do Excel traz uma série de vantagens. O Excel é fácil de usar, permite a realização de cálculos e a separação de gastos em tabelas e planilhas.

Organizze

Outra ferramenta útil na questão das finanças é a Organizze. Essa solução também é intuitiva e centraliza as finanças em um só local, o que facilita muito o gerenciamento.

Ferramentas para a gestão de projetos

Trello


Imagem: trello.com


Em uma clínica médica é comum que a equipe solucione diferentes tipos de situações, desse modo, para ter um controle geral da gestão, uma alternativa viável é contar com uma ferramenta que apresenta todos os recursos básicos para um bom gerenciamento de tarefas.

Trello

Nesse caso, o Trello é uma das mais lembradas e recomendadas, pois também funciona perfeitamente como uma ferramenta de gestão para clínicas.

Por ser viável para diferentes tipos de projetos, o Trello pode ser utilizado individualmente por um médico, com o intuito de gerenciar agendas e horários de consultas.

Por outro lado, ele pode ser utilizado também por uma equipe de médicos, com o objetivo de dar andamento a uma reunião ou analisar os resultados de uma consulta, por exemplo.

O Trello tem o que é essencial para uma gestão eficiente, ou seja, ele é intuitivo e possui uma interface simples e dividida em "boards" e "cards". Esses "boards" e "cards" são espaços onde é possível listar tarefas, agendar consultas e tudo o que uma clínica necessita para funcionar.

Além disso, há recursos no Trello em que o gestor pode nomear e ordenar as listas conferindo a elas cores diferenciadas. É também possível utilizar essa ferramenta para estabelecer tarefas para outros integrantes da equipe.

Ferramentas de marketing para clínicas médicas

RD Station


Imagem: rdstation.com


Além das ferramentas de gestão para clínicas e projetos, o marketing da clínica também deve receber a atenção por parte do gestor. Graças a um bom gerenciamento é possível divulgar a clínica, captar novos pacientes e estabelecer um bom posicionamento de marca e fazer uso das melhores práticas de marketing médico.

RD Station

Para isso, uma ferramenta que realiza essas funções de forma centralizada em um só local é a RD Station. Entre os recursos que ela proporciona é captação de leads, criação de campanhas de e-mail marketing e acompanhamento dos resultados.

Lead Lovers

Quando falamos em marketing digital e ferramentas de gestão para clínicas, a Lead Lovers também se destaca como uma solução completa para projetos de automatização de Marketing e Vendas.

Planeje sua carreira com a Voitto!

Com o curso de Planejamento de Carreira Médica, prepare-se para levar sua carreira na medicina a outro patamar!

Hoje em dia não basta ser médico para ter sucesso, é preciso alinhar seus sonhos e desejos com o que o mercado mais precisa dentro da sua área de atuação.

Se você precisa entender melhor sobre o que é necessário para ter uma carreira de sucesso e se precisa de ajuda para desenvolver planos de ação, nosso curso de Planejamento de Carreira Médica é para você! Nele aprenderá a alinhar o que você é bom com o que você quer para seu futuro, sendo já médico ou acadêmico.

O planejamento de sua carreira fará você conseguir alcançar os seus maiores objetivos! Não perca tempo e inscreva-se agora!

planejamento de carreira medica

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e baixe agora nosso ebook!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Para Medicos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.