No atual contexto, em que o termo “médico empreendedor” cada vez mais ganha destaque quando o assunto é medicina, a compreensão de como estruturar eficientes estratégias de marketing para clínicas médicas também adquire relevância.

Hoje em dia, para quem veste o jaleco de médico, é fundamental que também esteja pronto para se deparar com termos como “técnicas de SEO”, “CAC”, “branding”, “links patrocinados” e outros conceitos que fazem parte do universo do empreendedorismo na indústria 4.0.

Mas como e por onde o médico empreendedor pode iniciar essa jornada no mundo das estratégias de marketing para clínicas médicas? A resposta está neste artigo, onde você saberá mais sobre: 

  • O que é o marketing para clínicas e qual é a sua importância?;

  • O que é preciso saber sobre marketing para começar?;

  • 4 estratégias de marketing para clínicas médicas;

  • O marketing para clínicas é essencial para o sucesso de qualquer profissional de medicina.

 

O que é o marketing para clínicas e qual é a sua importância?

Estratégias de marketing para clínicas

O marketing para clínicas é aquele que contém estratégias destinadas para a área de saúde, divulgando o consultório médico e atraindo novos pacientes. 

Ele é importante pelo fato de que as clínicas possuem as mesmas características de empresas. Ou seja, elas necessitam de uma boa gestão, bem como devem pensar em maneiras de como se aproximarem do seu público-alvo, no caso, os pacientes.

No entanto, existem outras razões que denotam a importância do marketing para clínicas médicas. Confira mais a seguir!

 

Divulgação

Em um cenário concorrido como o segmento dos serviços de saúde, é essencial poder se destacar para o seu público-alvo. Nesse caso, uma boa estratégia de marketing deve auxiliar muito, criando um elo entre médico e paciente.

 

Credibilidade

Assim como uma empresa, uma clínica médica representa uma série de valores. Nesse aspecto, tais valores compreendem ética, cuidado e compromisso com o bem estar dos pacientes.

Por isso, diante de um marketing bem feito, é possível reforçar a marca de uma clínica, transmitindo para o público esses valores e estabelecendo credibilidade.

 

Atendimento

O marketing para clínicas médicas é importante também porque melhora o atendimento, pois ele amplia os canais de comunicação com o público. Exemplo disso é a utilização correta de redes sociais como Instagram e Facebook.

Quer saber mais sobre as estratégias de marketing? Baixe agora o nosso Kit gratuito de planilhais de Marketing e Vendas e potencialize os seus resultados.

 

Kit de Planilhas de Marketing e Vendas

 

O que é preciso saber sobre marketing para começar

 

Antes de colocar em prática qualquer estratégia, o ideal é saber que o marketing para clínicas possui algumas particularidades que o diferenciam do marketing direcionado para outros empreendimentos.

Diante disso, na hora de elaborar estratégias, é importante que o médico empreendedor conheça o Manual de Publicidade Médica.

Visto que o marketing para clínicas médicas, assim como qualquer outro, deve ser feito com responsabilidade, esse manual determina quais são os códigos de ética e de divulgação dos serviços médicos e de saúde. 

Sendo assim, não é permitido fazer propagandas sensacionalistas ou que possuam conteúdo capaz de confundir ou constranger o paciente. Além disso, nada de usar fotos de pacientes em materiais divulgação ou fazer “selfies” com os clientes durante o atendimento, por exemplo.

Quanto ao marketing propriamente dito, é fundamental que o médico empreendedor esteja a par de alguns termos relevantes acerca desse assunto, como os que veremos abaixo. 

 

Marketing Digital

É aquele que utiliza o meio digital, especialmente o online, por meio do envio de newsletter, bem como postagens em blogs e redes sociais. Como podemos ver, a criação e a propagação de conteúdo é um dos pilares do marketing Digital.

Pelo fato de que hoje em dia a internet está onipresente no dia a dia de todos os segmentos de público, é impossível não mencioná-lo quando o assunto é empreendimento, principalmente, no marketing para clínicas.

 

Público-alvo e persona

O público-alvo corresponde ao público de possíveis pacientes da clínica. Já a persona é uma pessoa fictícia, criada pela equipe de marketing, que sintetiza o perfil básico do público-alvo.

Estabelecer quem é o público-alvo e a persona facilita a tomada de decisões assertivas e deve fazer parte das estratégias adotadas pela clínica.

 

Search Engine Optimization

Também conhecida como SEO, essa sigla consiste em um conjunto de técnicas que permite um bom posicionamento do site da sua clínica no Google. É por culpa das técnicas de SEO que os clientes e pacientes ficam aptos a encontrar rapidamente o seu site.

As boas práticas de SEO consistem no uso correto de palavras-chaves no blog, da inserção de imagens e também na construção adequada de links. Se bem utilizada, pode ser a ferramenta mais poderosa do marketing para clínicas médicas.

 

Branding

É uma estratégia relacionada com o gerenciamento da marca da clínica. É o branding que trabalha o modo como o paciente vai perceber a sua marca. Desse modo, ele atua por meio de ações que visam fazer o público se identificar da melhor maneira possível com ela.

Tais ações implicam em estudar as melhores opções de cores, de formatos e logotipia. Tudo isso dentro de um conceito que reforça os valores da clínica.

 

ROI

ROI é a sigla para Return On Investment, que significa Retorno Sobre Investimento. O ROI permite que o gestor saiba se o dinheiro investido em marketing está sendo bem aplicado e trazendo retornos reais.

 

CAC

O CAC é o Custo de Aquisição por Cliente. Ele consiste em um cálculo que aponta o quanto a clínica gasta para angariar os seus pacientes. Esse indicador é importante, pois permite restringir o orçamento das campanhas e evita gastos exorbitantes.

 

4 estratégias de marketing para clínicas médicas 

 

Após conhecer alguns dos termos mais utilizados hoje em dia no atual contexto do marketing, vale pensar na elaboração das melhores estratégias para divulgação e crescimento do consultório.

É importante destacar que a maioria das estratégias de marketing fundamentais para as clínicas envolve uma eficiente produção de conteúdo e o uso planejado dos canais online. 

 

1 - Criar um site

Possuir um site é fundamental. Trata-se de um recurso essencial para assegurar uma boa presença online. Ainda mais se levarmos em consideração que hoje em dia o primeiro lugar onde as pessoas vão buscar um consultório é no Google.

É por essa razão que as técnicas de SEO se mostram relevantes, pois elas permitem que o site da sua clínica fique bem posicionado nas páginas de resultado do Google.

Além disso, atualmente não é difícil criar um site. Existem plataformas de construção gratuitas, intuitivas e dotadas de vários recursos que facilitam o procedimento.

 

2 - Use as redes sociais

Além do site, para reforçar ainda mais a sua presença digital e estabelecer conteúdo relevante para o público, utilize as redes sociais.

Hoje em dia existem várias redes, porém é fundamental estar presente naquelas que o seu público-alvo utiliza. Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, são algumas das redes mais usadas hoje em dia por vários tipos de público.

A vantagem das redes sociais é o custo baixo, pois elas funcionam como um canal barato e direto com os pacientes da sua clínica. Além disso, diante do fato de que o conteúdo é um dos pilares das estratégias de marketing, elas funcionam como eficientes canais de conteúdo.

Elas permitem a divulgação de imagens, textos com dicas de saúde e também vídeos. Porém, é importante conhecer a estrutura de cada uma delas antes de fazer postagens. Estude estratégias, analise quais os melhores horários de postagem e quais os conteúdos mais pertinentes.

 

3 - Ofereça conteúdo de qualidade

A presença online só será vantajosa para a sua clínica se o conteúdo disponibilizado for atrativo e de qualidade.

No caso específico das clínicas médicas, as dicas de como levar uma vida saudável são importantes. Porém, esteja atento ao monitoramento dos seus canais de conteúdo, analise as reações do público e sempre responda qualquer tipo de dúvida.

 

4 - Fique atento para o Conselho de Ética

A credibilidade e o profissionalismo são as bases para que clínica médica tenha uma boa imagem perante o seu público-alvo. Por isso, ao postar conteúdo, conheça o manual de publicidade médica e cuide para não ferir nenhuma regra do código de ética.

 

O marketing para clínicas é essencial para o sucesso de qualquer profissional de medicina

 

Estratégias de marketing auxiliam qualquer empreendimento, inclusive a gestão de clínicas e empresas do ramo médico e de saúde.

Mas para uma gestão promissora é interessante uma capacitação ainda mais ampla, aprendendo a utilização de diversas outras ferramentas para a potencialização dos resultados do seu negócio.

Sendo assim, para você se aprofundar ainda mais sobre esse tema, vale a pena conhecer o nosso Curso de Formação Empreendedora.

 

Curso de Formação Empreendedora

 

O curso traz conceitos, teorias e exemplos práticos que podem ser aplicados perfeitamente na gestão de um consultório e aprimorar ainda mais as atividades da sua clínica médica.